ruben02 Posted September 14, 2013 Share Posted September 14, 2013 Olá a todos ! Estou a montar um novo aquário 100 (larg) x 45 (alt) x 25 (prof) e no meu layout pretendia ter uma árvore submersa. Vi vários exemplos na net e decidi meter mãos à obra. Em cerca de 2 horas ficou a árvore pronta. Escolha do material: - Como o meu novo aquário é bastante estreito procurei um tronco que se ajustasse ao meu projeto. Encontrei um tronco redwood perfeito para o que queria. - Em seguida comprei uma grande quantidade de musgo de java. - Para fazer a copa, usei fio de nylon e abraçadeiras de jardinagem. Descrição da montagem: Efetuei vários furos no tronco na zona da copa e comecei a enfiar sob pressão o fio de nylon nos furos. Tentei entrelaçar o máximo os fios de nylon para a copa ter uma boa cobertura. Com o tronco pronto, comecei a fazer fios de musgo de java e enrolei-os nos diversos fios de nylon. Não foi necessário prender o musgo com fio de pesca porque ao enrolar ficou bem preso. Resultado final: Árvore no aquário presa provisoriamente com duas pedras: Agora é esperar que o musgo cresça e fazer alguma poda para formar a copa. Abraços ! Ruben Cumprimentos, Ruben Vasconcelos Link to comment Share on other sites More sharing options...
dg12 Posted September 14, 2013 Share Posted September 14, 2013 Viva ruben02, Muito fixe esse DIY. Imagino que se com o substrato fizesses uma espécie de colina ou desnível e colocasses essa árvore na zona mais elevada ou então fizesses tipo uma estrada pelo centro do aquário com areão de outra cor e colocasses numa das 'bordas da estrada' ficaria brutal Já tens planos e casa para esse tronco? cumps, David Link to comment Share on other sites More sharing options...
rmgbatista Posted September 14, 2013 Share Posted September 14, 2013 Olá Ruben, Muito fixe essa árvore. Parabéns. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vasco Matos Posted September 14, 2013 Share Posted September 14, 2013 Boas! Pode ficar muito fixe essa árvore. Porém acho que para ficar mais realista, com a grossura desse tronco a copa deveria ser maior, mais alta e mais larga. Podes consegui-lo com podas e deixando o musgo crescer e encorpar. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Batmax Posted September 14, 2013 Share Posted September 14, 2013 (edited) Muito fixe aonde posso arranjar dessa madeira ? Edited September 14, 2013 by Batmax Link to comment Share on other sites More sharing options...
ruben02 Posted September 14, 2013 Author Share Posted September 14, 2013 Viva ruben02, Muito fixe esse DIY. Imagino que se com o substrato fizesses uma espécie de colina ou desnível e colocasses essa árvore na zona mais elevada ou então fizesses tipo uma estrada pelo centro do aquário com areão de outra cor e colocasses numa das 'bordas da estrada' ficaria brutal Já tens planos e casa para esse tronco? cumps, David Olá David, Muito obrigado ! A ideia é precisamente fazer uma colina do lado esquerdo do aquario onde vai ficar a árvore, com umas pedras na base e um tapete de relva. Além do aspeto estético, espero que o facto de a árvore ficar alta e por isso mais perto da luz, permita ao musgo de java crescer de forma saudável. Também deve facilitar a poda. Este tronco vai para um aquário novo que fiz de 100 (larg) x 45 (alt) x 25 (prof) que tem o propósito de decorar uma parte da sala e terá apenas 1 peixe. Um ryukin com cerca de 5 anos e que já merece uma casa nova. Quero criar um ambiente agradável, simples e pouco exigente. Vamos lá ver o que isto vai dar, que a minha experiência em aquariofilia é muito pouca. Cumps, Ruben Cumprimentos, Ruben Vasconcelos Link to comment Share on other sites More sharing options...
ruben02 Posted September 14, 2013 Author Share Posted September 14, 2013 Olá Ruben, Muito fixe essa árvore. Parabéns. Obrigado Rui ! E obrigado também por me teres despertado o bichinho da aquariofilia ! Abraço ! Cumprimentos, Ruben Vasconcelos Link to comment Share on other sites More sharing options...
ruben02 Posted September 14, 2013 Author Share Posted September 14, 2013 Boas! Pode ficar muito fixe essa árvore. Porém acho que para ficar mais realista, com a grossura desse tronco a copa deveria ser maior, mais alta e mais larga. Podes consegui-lo com podas e deixando o musgo crescer e encorpar. Boas ! Eu espero que sim que fique com uma copa maior. Quando coloquei o fio de nylon como suporte, tentei alargar o máximo mas mantendo as proporções em relação à profundidade do aquario de apenas 25 cm. Eu vou encostar o tronco atrás e queria que a copa tivesse espaço até ao vidro da frente. Quanto à altura estou a contar com o crescimento do musgo e com as podas. Não tenho nenhuma experiência na poda mas já li bastante. Vamos ver como vai correr. Obrigado ! Cumps, Ruben Cumprimentos, Ruben Vasconcelos Link to comment Share on other sites More sharing options...
ruben02 Posted September 14, 2013 Author Share Posted September 14, 2013 Muito fixe aonde posso arranjar dessa madeira ? Obrigado ! Comprei o tronco baratinho numa loja de animais no ArrabidaShopping em Gaia. Mas já vi igual noutras lojas, Por acaso este tronco tinha precisamente o formato que pretendia. Cumps, Ruben 1 Cumprimentos, Ruben Vasconcelos Link to comment Share on other sites More sharing options...
snake-bite Posted September 25, 2013 Share Posted September 25, 2013 Apesar de já um bocado batido a ideia da árvore ficou 5*. Parabéns! Cmpts, Tiago Gomes Calha 2x24W em Acrílico Link to comment Share on other sites More sharing options...
AndrePeixoto Posted August 19, 2015 Share Posted August 19, 2015 Fio de algodão é bem melhor... Onde arranjar essa madeira ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts