E se de repente...


Recommended Posts

com uns musgos nos intervalos das pedras e a tentativa de um tapete de Elatine (parece que tb cresce com pouca luz) e tinhas aí um aquário magnifico... mas isto sou eu a complicar biggrin.png' alt=':biggn:'>

Acho que se colocares algumas variedades de musgo dependendo dos sítios ficará muito bom.

 

Algo deste género

Weeping moss nas pontas dos ramos, phoenix moss entre algumas pedras e talvez o christmas nas bases dos troncos! Acho que ficaria muito bem.

Os fetos no lado direito atrás das pedras, mas se usares o mini fica melhor mantens a escala.

 

Podias até tentar colocar a Ammania sp. Bonsai que tais no Crystal Beach na base do tronco maior!

 

 

Pois aqui preciso mesmo das vossas opiniões, como disse antes isto é tudo low cost, usei material que tinha cá por casa e o mesmo se passará com as plantas pois pretendo utilizar o que tenho nos outros aquários. Do que posso utilizar tenho:

 

- Monosolenium tenerum, Fissidens fontanus, Riccardia chamedryfolia e Vesicularia ferriei 'Weeping'.

- Ammannia sp. ‘Bonsai’, Echinodorus tenellus, Hydrocotyle tripartita, Marsilea hirsuta , Staurogyne repens e Cladophora aegagrophila.

- Anubias barteri var. nana, Bolbitis heudelotii, Microsorum pteropus.

- Limnobium laevigatum.

 

Outras espécies só se houver alguém interessado em trocas. :naughty:

O que me aconselham e onde?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vinil Cinza Fosco: 12 votos

Gippsy, A. Ferreira, jmrocha, João Branquinho, Miguel Reis, mergulhops2, kevin 69, JoaoRRM, tiagojoaopintodias, demanuel, Domm, clik

 

Vinil preto: 10 votos

mmsantos, Stevens, BrunoMikez, Vasco Matos, pmgsr, ThunderDrum, tmiravent,Paulo SS Conceição, Tiago Nicolau, maxir5

 

Votação pelo Facebook:

 

Tiago Ferreira, Fábio Silva, Luis Pedro Gonçalves,João Marujo, Bruno Bastos, Paulo Lisboa e João Costa - todos escolheram o fundo preto.

 

Assim o preto foi eleito por larga maioria, 5 votos a mais que o vinil cinza fosco. Curiosamente houve aqui claramente uma divisão entre os aquascapers e os camaroneses :) o que significa que apesar de ser para camarões há uma aposta no aquascaping da parte de alguns que vêem nisto algum potencial, espero não vos desiludir.

Obrigado a todos pela ajuda prestada, o vinil preto já foi colocado e aproveitei para forrar também a calha de leds de preto.

 

Agora agradecia a vossa ajuda para o tipo de plantas que posso colocar e onde colocar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão Kevin 69, eu tinha deixado pistas mas sendo mais especifico, o aquário será para camarões, depois de cheio e estabilizado e de acordo com os parametros que apresentar escolherei que espécie de camarão.
Quanto ao equipamento, vou começar com um filtro de cascata sun sun hbl 601 que faz 500L/h fortemente carregado de matérias filtrantes e como iluminação a calha de leds para experimentar o seu efeito. Co2 logicamente não vou usar com os camarões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chateei a Claire para me dar umas ideias e ela fez-me isto :)

large.1233364_10151868983818748_1215969404_n_zps53a98350.JPG

O que acham?

Se tiverem mais ideias estejam à vontade, aceito desenhos, fotomontagens ou cheques :default_naughty:

Editado por Tozé Nunes
edição links imagens
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Claire, muito fixe.

epá eu tenho lá eu casa uns cheque já fora de validade, de uma conta que não existe, queres que te envie na mesma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cuidado que este tapete é do Oliver Knott! XD

 

bem... sim digamos que foi uma ideia... de quem ainda não viu a montagem ao vivo! não sejam maus...

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tivesses tu falado com a Claire no fim de semana e tinhas enviado isto para o AGA. :lol:

 

Um brinco se seguires a ideia da Claire! Preenchendo um pouco mais o lado direito e ficaria muito bom, António.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou mais tentado a colocar uns fetos no meio do tronco e a hydrocotyle como trepadeira nuns troncos, agora um tapete desses com o que tenho para lhes dar duvido, de qualquer maneira vou pedir emprestada a tesoura do Miguel para conseguir mexer dentro do aqua :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a não ser a pinnatifida :naughty: , só la coloquei as plantas que me falaste menos 2/3, mas sim sem duvida que vais ter que repensar algumas, de qualquer maneira tenho aqui a petchii para experimentares caso queiras entre outras. ainda assim não gosto da bolblitis a esq, talvez um feto mais central... tens é de por a mão na massa! para quando esta montagem????

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem ... tenho que navegar por outras áreas para além do Aquascaping porque ainda a perder posts como este.

 

Que belos vizinhos que tu tens ... E que agradável montagem que fizeste num aquário dessas dimensões.

 

Penso que já te comentaram todos os pontos mais críticos do aquário mas de qualquer forma, aqui vai os meus bitaites :medieval_mace:

 

Essa madeira tem o problema dos cortes dos ramos. Olhando para a tua montagem só consigo reparar nos cortes da madeira. Tipicamente, usam musgos para corrigir essas imperfeições, mas no teu caso, acho que deves ter muito cuidado com o uso de musgo. O que valoriza o layout é o contraste entre o escuro das pedras e o castanho claro da madeira. Ao usares musgo escuro, vais estragar o equilíbrio entre estes dois elementos. Qual é a solução? A malta dos bonsais usam a técnica do maçarico para trabalhar madeira morta. Acho que o devias fazer para corrigir o corte do tronco mais fino. Quando ao tronco mais grosso, acho que deves, mantendo o layout, colocar o ramo do tronco fino preso ao tronco mais grosso e tapar o corte e até a apontar ligeiramente para baixo e para a esquerda - Tenta dar a ideia de um único tronco. A ligação dos dois concos podes tapar como marsileia - sim, prende marsileia aos dois troncos e será brindado com a marsileia a sair do aquário com um apsecto fantástico (depois mostro fotos da minha).

 

Quanto às pedras, nao gosto muito da orientação da pedra que está do lado direito (pedra comprida) à frente. Experimentar virar 180º, ou seja a parte mais bicuda da pedra a apontar para o lado contrário.

 

Quanto às plantas, cuidado com o uso de musgo pois pode estragar o equilíbrio das pedras com a madeira. Se fores usares CO2, acho que não podes deixar de usar a pinnatifida. O tapete tem que ser um verde vibrante (sem CO2, usas a marsileia).

 

Por fim, o declive do substrato teria ficado melhor se usasses esquadro :naughty:

 

Abraço,

Francisco

 

 

 

 

 

 

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/09/2013 at 23:31, Miguel Reis disse:

Comigo não há empréstimos. Pegou = pagou!

Quanto custa o aluguer? :mrgreen:

On 17/09/2013 at 10:00, Claire disse:

a não ser a pinnatifida :default_naughty: , só la coloquei as plantas que me falaste menos 2/3, mas sim sem duvida que vais ter que repensar algumas, de qualquer maneira tenho aqui a petchii para experimentares caso queiras entre outras. ainda assim não gosto da bolblitis a esq, talvez um feto mais central... tens é de por a mão na massa! para quando esta montagem????

A petchii e a amannia, :priere: conto contigo ;) Para já é epoca de desmontagens, isto é um paliativo para o que me vai na alma agora. :cry4:

On 18/09/2013 at 10:12, Francisco Matos disse:

Bem ... tenho que navegar por outras áreas para além do Aquascaping porque ainda a perder posts como este.

Que belos vizinhos que tu tens ... E que agradável montagem que fizeste num aquário dessas dimensões.

Penso que já te comentaram todos os pontos mais críticos do aquário mas de qualquer forma, aqui vai os meus bitaites :medieval_mace:

Finalmente consegui arranjar uma opinião de peso :twisted: a qual agradeço.

On 18/09/2013 at 10:12, Francisco Matos disse:

A malta dos bonsais usam a técnica do maçarico para trabalhar madeira morta. Acho que o devias fazer para corrigir o corte do tronco mais fino.

Queres que eu pegue fogo à madeira? :onfire:

On 18/09/2013 at 10:12, Francisco Matos disse:

Quando ao tronco mais grosso, acho que deves, mantendo o layout, colocar o ramo do tronco fino preso ao tronco mais grosso e tapar o corte e até a apontar ligeiramente para baixo e para a esquerda - Tenta dar a ideia de um único tronco.

On 18/09/2013 at 10:12, Francisco Matos disse:

Quanto às pedras, nao gosto muito da orientação da pedra que está do lado direito (pedra comprida) à frente. Experimentar virar 180º, ou seja a parte mais bicuda da pedra a apontar para o lado contrário.

Tipo isto?

large.IMG_2154_zpsa04fd8b3.JPGlarge.IMG_2156_zpsb0e2534b.JPGlarge.IMG_2157_zps0f8f1276.JPG

On 18/09/2013 at 10:12, Francisco Matos disse:

Por fim, o declive do substrato teria ficado melhor se usasses esquadro :default_naughty:

Mesmo que quisesse usar não cabia lá dentro :lol: assim usei um pincel 8)

Editado por Tozé Nunes
edição links imagens
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 18/09/2013 at 22:53, António Nunes disse:

Finalmente consegui arranjar uma opinião de peso :twisted: a qual agradeço.

Pá, quem não me conhece os meus cento e poucos (sim, são poucos) kg, ainda pensa que eu percebo alguma coisa disto.

On 18/09/2013 at 22:53, António Nunes disse:

Queres que eu pegue fogo à madeira? :onfire:

E porque não? Queres que te empreste um maçarico?

On 18/09/2013 at 22:53, António Nunes disse:

Tipo isto?

large.IMG_2154_zpsa04fd8b3.JPGlarge.IMG_2156_zpsb0e2534b.JPGlarge.IMG_2157_zps0f8f1276.JPG

Olha, na minha opinião conseguiste disfarçar o cortado tronco grande o que melhorou o layout, mas não gosto tanto dos troncos finos de trás tão direitos, não podes inclina-los para o lado esquerdo do aquário?

A pedra... Não sei... Não gosto do corte da pedra virado para a frente. Talvez rodando sobre o eixo para procurar uma frente mais gira.

Um grande abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/09/2013 at 00:11, Francisco Matos disse:

Olha, na minha opinião conseguiste disfarçar o cortado tronco grande o que melhorou o layout, mas não gosto tanto dos troncos finos de trás tão direitos, não podes inclina-los para o lado esquerdo do aquário?

Nesta altura não queria mexer mais no tronco, como já disse antes isto está à justa :fart004:

On 19/09/2013 at 00:11, Francisco Matos disse:

A pedra... Não sei... Não gosto do corte da pedra virado para a frente. Talvez rodando sobre o eixo para procurar uma frente mais gira.

E que tal assim? large.IMG_2160_zps45ef8d68.JPGlarge.IMG_2159_zps049eb084.JPG

Editado por Tozé Nunes
edição links imagens
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande António, vai sair daqui um aqua todo catita.

Só eu é que não arranjo assim um vizinhos eheh.

 

Estou a gostar de ver todo o planeamento, já estou mortinho por ver isso com plantas :D

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo na minha... tira os troncos e pelo menos tenta um layout só com pedras. Podes surpreender-te :)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo aquário, gostei muito das pedras. Acho que devias seguir a ideia do pmgsr, essas pedras são formidáveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Calma, moço :) Este é para fazer nas calmas, primeiro há o arrumar da casa, neste momento tenho 2 aquários a precisar de muita tesourada e um provisório que ainda se pode tornar efectivo :P Sobra este brinquedo que terá que esperar pela sua vez. mas não está esquecido!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para mim que nada entendo disto, esta brutal .

 

Gosto muito do contraste do preto das rochas com o castanho claro da madeira!

A akadama se estava a pensar usar, passou a ser dado adquirido.

 

 

E claro, ideias vão ficar para a minha 1ª experiência com camarões... para breve pois o aqua já cá mora :dance:

 

 

 

Vou ficar atento para velo completo

 

Cumprimentos

Tiago Narciso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos, novidades por aqui, andei a mudar as coisas na sala :)

large.IMG_2241_zps6f48c814.jpg

e decidi usar uma serra para cortar os ramos que se encontravam à frente e eis o resultado:

large.IMG_2250_zps0f1dd279.jpg

Ora quanto mais olho para o resultado mais acho que fiz m**da, espero as vossas opiniões.

Editado por Tozé Nunes
edição links imagens
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.