Os Discus têm sentimentos?


Nuno Carvalho

Recommended Posts

Olá!!

 

Tinha 4 Discus dos quais 2 davam-se muito bem. Nunca acasalaram, nem sequer rituais de acasalamento fizeram, contudo davam-se bem.

À umas semanas um deles morreu (não foi doença, mas sim descuido meu :twisted: ) e desde então o outro não tem sido o mesmo. Anda mais escondido, mais nervoso, demora mais a vir comer (mas acaba por vir e come bem)... Nem parece o mesmo. Os outros dois continuam iguais.

Que acham disto??? Será que sente a falta do seu amigo(a] ?

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Que eles reconhecem o dono, penso que todos os que têm discus, já descobriram. Que tenham saudades dos companheiros não sei, mas porque não?? O que é certo é que se sentem mais felizes em grupos grandes do que sózinhos, ou com pouca companhia.

 

cmts,

AM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voces acreditam mesmo que os peixes conhecem os donos???!!!

Sinceramente não acredito. Com um cérebro tão pequeno não acredito. Acredito sim que conhecam as horas da refeição e o momento em que vão ser alimentados. Quer seja o dono ou outra pessoa a reacção é sempre a mesma. Mas acho que não está provado se sim ou não e é daquelas coisas dificeis de provar!

 

Nuno Loureiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto ao facto dos Discus conhecerem o dono eu também penso que sim. Digo isto pois quem os alimenta sou eu ou a minha filha e o que é facto é que quando eu ou a minha filha nos aproximamos dos aquários existe uma reacção que não acontece quando é a minha mulher a aproximar-se dos mesmos. Outra constatação é que os Discus teem reacções de timidez quando amigos se aproximam do aquário, reacções essas que não existem comigo ou com a minha familia (e estamos a falar no mesmo nº de pessoas).

Quanto ao tamanho do cerebro não tenho bem a certeza se a inteligência é proporcional ao tamanho do mesmo :wink:

Abraços

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Possúo escalares e discos, e acho os discos bem mais inteligentes.

 

O episódio que vou contar é sobre escalares.

Tinha vários casais (formados naturalmente) em aquas separados, que procriavam normalmente.

Um dia, separei o macho de uma fêmea pérola e juntei-lhe outro macho, também pérola.

Ao fim de algum tempo acasalaram e ficaram juntos, talvez, alguns meses.

Quando terminei as criações, juntei os adultos num aqua de 600 l, e não é que quando a fêmea pérola e o "1º amor" se encontraram, voltaram a acasalar novamente, mandando esta o "actual" dar uma curva ?

 

Ora, se estiver certo como penso estar, e os discos forem bem mais inteligentes, do que é que serão capazes ??????????????

 

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não pude deixar de participar num tópico tão interesante como este.

 

Segundo o que li em alguns livros da especialidade, os peixes tropicais, apresentam apenas uma memória de 3 segundos.

 

Na pratica é certo que os meus escalares reconhecem tanto a lata como o saco de comida congelada, cada vez que me aproximo dos aquarios para os alimentar.

 

Em relação à criação e depois de inumeras criações realizadas com diversas especies de ciclideos, tenho a discordar um pouco com alguns autores que afirmam que certas especies de peixes acasalam para toda a vida. Até poderá acontecer se o mesmo casal ficar junto no mesmo aquario, mas no caso de um deles falecer o outro não deixará de procriar.

Já tive casais em que aconteceu um deles falecer e o parceiro procurar de forma quase imediata outro parceiro. Também já separei artifialmente casais e os mesmos não deixaram de procriar com diferentes parceiros.

 

Mas este ponto é sempre um pouco ambiguo, porque há muitos anos atras aconteceu-me o mesmo com dois tubaroes bala. Andavam sempre os dois juntos ( durante largos anos que os mantive em cativeiro ).. e num triste dia um deles faleceu. Desde esse momento o outro nunca mais foi o mesmo, perdendo cada vez mais o apetite voraz que normalmente apresentava até ao dia que acabou por morrer também. O intervalo de tempo entre a morte do primeiro e do segundo não foi mais do que duas semanas.

No final acabei por saber que se tratava de um casal quando um amigo ( medico veterinario ) os abriu depois de mortos.

 

Um abraço

Miguel Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

interessante.

 

se os peixes tiverem uma memória de 3 segundos então os ciclídeos incubadores bocais passados tres segundos com as crias na boca já não se lembram que são crias??????

se isto fosse verdade não havia territorialismo e nenhum peixe conhecia os horários e as cores da lata da comida.

acho que os peixes (especialmente ciclídeos) têm alguma inteligencia (talvez parecida com a de um papagaio) o problema é que eles não conseguem mostrar essa inteligencia pois vivem num meio distinto do nosso e não conseguem interagir directamente coonosco nem com objectos do nosso meio.

relativamente ao tamanho do cérebro ser proporcional á inteligencia isso é uma preposição falsa visto que os elefantes e as baleias têm um cérebro gigantesco e não é por isso que são mais inteligentes que um macaco ou um Homem.

 

é tudo.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

bem...esta discução dava pano para mangas...Tas confundes memória com genética, adquiridos com instinto natural que não se aprende....

fico por aqui :wink:

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Orá cá está um belo dum tema polémico q. b. 8)

 

Gostaria de contribuir um bocadinho mais para aumentar a confusão em redor deste tema (porque não tenho conhecimentos para falar com grandes certezas / veemências), porque ainda ontem foi assunto de conversa entre mim e a minha namorada.

 

Escusado será dizer que não chegámos a nenhuma conclusão :) , mas foi um exercício mental engraçado... :wink: .

 

Por isso, se me permitem, vou aproveitar esta deixa e continuá-lo aqui.

 

Se é que é possível distinguir as seguintes características (haja alguém "destas artes" que me corrija por favor), acho que podemos associar várias reacções dos peixes (e dos restantes animais) a:

 

- inteligência

- sentimentos / emoções

- instintos

 

 

Inteligência: a capacidade de aprender, com experiências do género "tentativa e erro"; com a observação de experiências de outros peixes.

 

O melhor exemplo que eu posso dar da inteligência dos peixes é o seguinte: um Botia que tenho tentado separar (numa pequena maternidade, para o poder alimentar de forma mais "racional" do que o mesmo é capaz de fazer sozinho) já aprendeu já há muito que determinada abertura (rasgão) na rede da maternidade é o passe dele para o mundo-livre além-maternidade.

 

Vai daí, que nem 2 minutos depois de eu o apanhar (a muito custo, porque ele também já aprendeu há muito tempo o que significa ter uma rede a persegui-lo pelo aquário) e o colocar na maternidade, o botia já se anda a pavonear alegremente pelo aquário e a ver a maternidade por um canudo :evil: ...

 

 

Sentimentos / Emoções: reacção a determinada situação. Em minha opinião, serão exemplos a tristeza pela morte de parceiro/parceira e a solidão se o peixe é separado do cardume original e transferido para um aquário individualmente (estava capaz de jurar que foi por isto que me morreu um Platy :oops: ).

 

 

Instintos: reacções inatas nos peixes, que não são inerentes ao meio em que habitam e se desenvolvem. Julgo que poderemos encaixar os seguintes exemplos na categoria dos Instintos:

 

Deve ser unanimemente aceite, que no que diz respeto por exemplo à alimentação, não deve haver muitos peixes que a determinada hora, não associem a aproximação de determinada pessoa / objecto, à hora da refeição, precipitando-se mais ou menos freneticamente para a superfície da água, à espera da refeição que se avizinha.

 

Da mesma forma, não deve ser difícil provar, que também passadas algumas experiências, a esmagadora maioria dos peixes tende a fugir daqueles que com alguma frequência os atacam ou que nadam veloz e ameaçadoramente na sua direcção (medo = instinto de sobrevivência).

 

Também quando o "relógio biológico" faz soar o alarme da reprodução, os peixes fazem o que têm a fazer, aparentemente sem grandes dúvidas :lol:.

 

Muitos peixes (e ao que julgo saber, os Discus são disto um bom exemplo), após o nascimento das crias, têm um comportamento protector relativamente às mesmas, o que denota uma forma de instinto de propagação da espécie.

 

Acho ainda que poderia ser aqui enquadrada a característica territorialidade (mais ou menos acentuada nos peixes, conforme a espécie), por se tratar de uma tentativa de preservar o espaço (e respectivos recursos) para garantir a sobrevivência de determinado indivíduo.

 

* * * *

 

Em face do acima exposto e, sem tentar sequer comparar o grau de inteligência dos peixes com o de outros animais, o meu primeiro comentário a esta questão seria: sim, acho que os peixes têm sentimentos.

 

Concordam?

 

 

PiterMaikal

 

 

P. S.: Desculpem o "tamanhão" do texto, mas, tal como o Tuba disse, este tema dá mesmo pano para mangas ... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Antes de mais, os meus parabéns ao forum. Que continue ainda com mais actividade...

 

Devo dizer que concordo com tudo e discordo de algumas coisas... Contraditorio??? Nem por isso. Se atendermos ao facto que nenhum peixe é geneticamente igual e que como tal têm comportamentos diferentes, se calhar ja começa a fazer algum sentido esta minha afirmaçao. O que os meus discus me "dizem", ou me mostram, é que estao sempre prontos a comer seja quem for a dar-lhes o "tacho". No entanto, acredito que se diga que eles reconhecem o dono, quanto mais nao seja para aumentar o ego do proprio eheh

 

Acredito também que eles tenham memoria, seja ela de 3 segundos ou de 3 dias e que esse seja um ponto de partida para os sentimentos dos peixes, pois caso ñao houvesse memoria do dito parceiro(a) entao eles nunca estranhariam a sua ausencia...

 

Instintos, territorialismos, lei da sobrevivencia estao inerentes a qualquer animal. Sentimentos, memorias, inteligencias, emoçoes fica ao criterio de cada um até prova em contrario. "O meu disco morreu com um optimo estado de saude" - é frequente esta afirmaçao e quem gosta de discus corre este risco, mas porque será??? Serao as emoçoes que os levam a este fim??? Ninguem sabe tudo e quem o disser está a mentir, mas gostaria de uma opiniao especializada dado que este meu texto serviu unicamente para expor o meu ponto de vista.

 

Até breve

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

memoria de 3 segundos...

isso foi uma maneira estupida de tentar dizer que os peixes são estupidos...

 

as pessoas têm a mania de meter tudo em compartimentos...

 

tipo:

 

1-o que vem da alemanhã é bom

2-mamiferos são inteligentes

3-peixes são estupidos

4-invertebrados não têm cerebro.

 

agora venho eu aqui dizer que isto FALHA!

 

4-Os polvos têm MAIS INTELIGÊNCIA que um cão!

está provado!

mesmo que os primos caracóis não façam lá grande coisa....

 

3-peixes

já ouviram falar no peixe nariz de elefante, pois é, ele tem o maior cerebro em termos de rácio corpo/cerebro, até á pouco tempo julgava-se que não era o tamanho mas o tal rácio que importava..

 

o homem está em 4º lugar nos rácios, acho....1º está o nosso nariz de elefante..

 

em tamanhos de cerebro até a vaca tem quase o mesmo tamanho do cerebro do homem...

 

2- mamiferos a preguiça tem cá uma inteliencia....

 

1- O que vem da alemanhã é bom... hum...não concordam comigo?

bang

 

 

os meus discos aprenderam a comer flocos, no inicio tinham má apontaria tavam ali a tentar capturar os flocos e nunca acertavam, agora é logo à primeira... portanto não estamos a falar de instinto

 

consegui também que eles me comessem á mão...

até ao dia que tive de tirar um para o tratar de parasitas nas guelras...

nunca mais veio comer á mão....

ficou na memoria.

agora é mais desconfiado...

isto passou-se há meses... se fosse só 3 segundos já se teria esquecido...

 

se for eu de volta do aquário o gajo fica encolhido mas não se esconde...

se alguem vier para perto do aquário que não eu.. o gajo foge e esconde-se

:lol:

já me conhece... talvez não a cara mas as roupas cores sei lá

porque se vier com roupa não habitual o gajo comporta-se como se não me conhece-se...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao comentário do Nuno Loureiro:

Os peixes conhecem os donos, osmeus peixes seja na hora da comida o noutra hora qualquer em que eu me aproximo do aqua eles fica MALUCOS, nadam contra o vidro e ao longo do aquário muito rapidamente, especialmente o meu acará azul de 7cm.

quando chega outra pessoa perto do aqua que não seja eu, nem lhe dão bola, "mandam" a pessoa da banho ao cão.

Por isso Nuno, ou você não sabe tratar de peixes e ele não gostam de si ou então não tem peixes.

 

Um abraço

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Õ Nuno tem peixes tem...

 

foi ele que me mostrando o aquário que ele tem de 1,2 metros me aliciou para este mundo..

:2gunfire:

 

O Nuno tem que compreender que um peixe não é um cão..não gosta de festas...

:morning:

 

se reconhece o dono ou não, não sei...(mas parece-me que sim)

 

até nos gatos não sei garantidamente dizer se estes conhecem o dono...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Os peixes morrem, mas julgo que não ha sentimentos no caso pode haver situações de descontrolo no meio, ou algo do tipo.

Mas sentimentos, se fossem oscares... os discus são peixes timidos que não interagem muito com os humanos, mesmo quando criados em casa.

Se fosse como perguntas morriam quando nas lojas muito tempo, era bonito, mas os discus não são assim devias era medir a dureza da água o ph e ver as tmps nível de amonia... tu sabes...

quem sabe mudar a alimentação ou desinfectar a que dás.

 

abraços

César Laranjo

CPA Sócio N.49

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

O Nuno tem que compreender que um peixe não é um cão..não gosta de festas...

:)

 

Antonio Victor

 

Um amigo meu que tinha um Oscar que morreu recentemente, e ele diz-me que nunca mais quer peixe nenhum porque ele fazia festas a este Oscar, e ele virava-se para o mirar, e para ... (isto parece exagerado, mas foi o que ele me contou ) lhe agradecer as festas. Se este meu amigo está ou não a exagerar, não sei, mas tenho visto neste fórum algumas referencias ao facto de que o Oscar gosta de festas.

"A inspiração existe, mas tem de te encontrar a trabalhar."

(Picasso)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS PESSOAL

Em Primeiro lugar gostava de cumprimentar o autor deste tópico, que para alem de polémico, vimos exprimidas algumas ideias erradas.

É certo que nem todos somos iguais, nem temos a mesma inteligência, cientificamente só utilizamos +/-10% do nosso cérebro, assim acontece com os nossos amigos peixes, só com uma pequena diferença eles utilizam os seus 100%. ;)

Eu tenho um OSCAR que neste momento tem perto de 20 cm e a única pessoa a dar-lhe comida sou eu, mas por um motivo, A primeira vez que a minha esposa o tentou fazer, foi mordida num dedo.:)

Cada vez que estou no sofá e o meu gato se vem por no meu colo, o aquário fica com uma decoração nova e o OSCAR com uns galos a mais. :)

Podia enumerar mais uma meia dúzia de situações que demonstram a “Inteligência ” deste peixe, mas acho que a mais gente neste fórum que já passou por este tipo de experiência.

Em conclusão nem todos os peixes são espertos mas cada um a sua maneira, pelo menos usam o cérebro. :)

Abraço

FLECHANEGRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello, sem me querer alongar muito eu vou-vos relatar uma história que se passou há uns tempos aqui no meu aqua.

 

Eu tive 2 discos, que andavam sempre juntos... embora não fossem adultos ainda, eles simplesmente não se largavam até ao dia que um morreu (fungos grrrr!!!). A partir desse dia o outro disco que restou passou a comer menos, e nunca saía do canto do aquário, ou então passava o dia atrás de uma planta qualquer, sempre escondido.

 

Acabou por morrer passado algum tempo também, mas a causa de morte é... incerta! ;):)

 

Coincidência ou não, foi isto que se passou aqui... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao acredito que os peixes têm memorias de 3 segundos pois vejamos:

 

:) O meu escalar sabe que sou eu que o alimento pois mete a boca fora de agua sempre que abro a tampa do aquario.Os 3 segundos mais longos que eu ja tive a oportunidade de passar

 

:) Imaginemos que eu por descuido magoei um peixe ,ele vai se esconder.No outro dia se for preciso ele quando me vir vai se esconder outra vez.Um dia nao sao 3 segundos.

 

Os peixes sao intelegentes:nao como nos claro esta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Em relaçao a memoria de 3 segundos vou contar uma historia...

 

O meu Andava a tentar apanhar um dos meus ca's um yellow lab, com a rede tentei e tentei e tentei e nada... até que consegui apanhalo com a rede encostada ao vidro teve la cerca de 10 segundos.

Quando o ia a tirar ele conseguiu fugir... :)

 

Moral da historia (e passado um mes do acontecimento) agora qnd ponho a rede no aquario todos os peixes entram e saem dentro dela com naturalidade, aquele cada vez que la ponho a rede vai para o canto oposto de aquario ehehehe

 

Memoria de 3 segundos ? n acredito... Instinto natural ?? é uma rede...

 

 

Fikem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

E já agora a minha experiência. Concordo que os peixes teeem alguma inteligencia e memoria suficiente para reconhecer o dono ou aquele que mais lida com eles.

O local aonde tenho os aqaurios é num anexo, aonde também tenho uma arca frigorifica e a máquina de lavar roupa.

Pois a qualquer hora que abra a arca (aonde tenho a comida congelada) todos os meus cerca de 25 discus se juntam aos vidros frontais dos aquários à espera da comida.

Tenho um casal que inicialmente o macho não fecundava os ovos e então quando eu achava que não valia a pena estar mais tempo à espera fazia a limpeza do cone aspirando os respectivos ovos. Como uzo na ponta do tubo de aspiração uma ponta de mangueira verde para ser mais facil a aspiração o macho deste casal ganhou uma aversão a essa mangeira que sempre que faça uma limpeza ao aquario ele atira-se como um doido contra essa mangueira quer na altura tenha postura de ovos ou não. Por isso sempre que esse casal tem desovas ou criação faço a aspiração com outro tubo só para não ver aquele desgraçado feito um touro a marrar na mangueira.

Por vezes quando existem criação nos aquarios e não sou euque entro nesse anexo e é outra pessoa por exemplo a minha mulher é uma desgraça já tenho perdido criações por isso. Mas se ela entrar comigo já todos ficam calmos embora desconfiados não ficando stressados.

Até à próxima

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julgo que somos todos amantes de peixes por isso é dificil falar de quem se ama sem romance :cry:

 

Eu pessoalment, gosto de todos os peixes, sem contar com a a raça.

 

Por experiência senti que os oscares respondiam a reflexos condicionados com mais estimulos.

 

Abraços a Todos

César Laranjo

CPA Sócio N.49

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem lançar muito mais confusão sobre este tópico apenas vos posso transmitir uma situação pessoal.

 

Os meus discus (principalmente dois dos mais antigos - Um axelrody e um Sunshine), alem de, aparentemente me conhecerem, fazem algo mais.

Se na altura de colocar a comida, colocar ao mesmo tempo o meu dedo dentro de água, este dois acima mencionados, tocam várias vezes com o corpo no meu dedo antes mesmo de começar a comer. E atenção não estou a falar de confundir o dedo com comida, porque, nem tentam morder, apenas se encostam ao dedo como (espante-se) gatos.

 

Um abraço a todos

 

Nuno Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos, todos temos experiências com peixes mais ou menos especiais, mas em mais de um decada de aquarofilia, na qual fiz reprodução de escalares e de discus, tive oscares, etc...

tenho de dizer que os peixes que mais olham para o humano sem ser como Pavlov explica um reflexo condicionado, são as Coridoras, estranho mas é o que sinto, estes peixes ficam parados a olhar e mexem os olhos de forma expressiva.

Se é verdade ou não que esão a pensar ou a sentir não sei.

Nuno, deve ser muito bonito ver essa relação entre ti e os teus Amigos discus, acredito que seja uma relação mesmo.

de qualquer modo os discus usam as folhas de plantas para limpar os olhos, sabias? será que estão a fazer caricias, não estou a ir contra a tua ideia, apenas a fazer pensar.

 

Abraços

César Laranjo

CPA Sócio N.49

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro autor

 

Bem ja li aqui umas coisas engraçadas, e outras que talvez ate não fazem muito sentido, mas que respeito!!

Em relação á memoria de 3 segundo não me acredito muito que isso possa acontecer, porque senao qdo eu colocasse a rede no aquario os peixes não se escondiam nem se importavam com a rede dento de agua, isto para mim, é que os peixes sabem que essa rede, poderá ser a captura deles para varios fins!!

O que eu acho é que os peixes, nomeadamente os ciclideos são ate muito espertos!!

Eu tenho um oscar adulto que veio para o meu aqua muito pequeno, e hoje em dia é realmento o oscar que me lembra de o alimentar!

As vezes chego do trabalho e sento-me no sofá ao lado do aqua e ponho me a ver t.v, e acredita que o oscar da um salto e manda me a tampa do aquario para o chão!! (como quem diz "ainda não comi hoje") bem, eu ai tenho que me levantar e apanhar a tampa, e aproveito e dou comida!!

O que pergunto a todos é : Isto é inteligencia,fome,vontade de eu lhes dar atençao,saudades etc...???

O que posso dizer é que realmente eles sabem quem é que gosta deles e quem é o dono deles!!!

 

Obrigado

 

Alex Santana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ah meu deus, estou a ficar com medo, como vcoês relatam, todos os casais cujo um deles morreu, o outro não dura nem 1 mês...

 

 

Obs: tenho 1 casal de discus, e 1 de oscar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais