Alguns dos meus bettas


aumore

Recommended Posts

Boas amigo

Os bettas não necessitam de adornos nos aquarios, pois eles já são belos por natureza!

Boa alimentação e agua de qualidade é o que necessitam

Sim, somente possuo bettas dragon e são das minhas reproduções

Cumprs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os bettas não necessitam de adornos nos aquarios, pois eles já são belos por natureza!

Ok, mas de certeza estariam melhor num habitat mais perto do real, digo eu...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta tirar toda a mobilia que tens em casa e depois vem aqui dizer se realmente só precisas de comida e boa qualidade de ar, para teres um boa vida...

  • Votar + 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta tirar toda a mobilia que tens em casa e depois vem aqui dizer se realmente só precisas de comida e boa qualidade de ar, para teres um boa vida...

Exactamente!!!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, estou mesmo a ver que de bettas percebem vocês....

É tramado explicar a quem nunca fez criação selectiva de uma espécie o que ela necessita para ser saudável. Se procurarem na net e no forum criadores de discos os aquários não têm decoração porque dificulta a manutenção da qualidade da água e reprodução. E os peixes ao contrário das pessoas não ficam deprimidos com uma casa vazia mas sim com nitratos. Um dos problemas das pessoas em geral é que tentam humanizar os animais, para um animal desde que as condições biológicas estejam respeitadas ele terá uma boa vida. Nós é que achamos que um peixe fica contente quando nos aproximamos do aquário e que gosta de nós. O que ele gosta é dos flocos a cair na água e não daquele ser estranho que está a olhar para ele fora de água.

Para quem tem centenas de bettas os bettas são mantidos em baterias com a devida filtragem onde é possível colocar plantas flutuantes, não era viavel ter um aqua para cada betta com filtragem e aquecimento individual

Editado por rpereira2009
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é necessário explicar, pois percebo perfeitamente que não dá para ter um aqua p cada um, nas devidas condições para quem tem os bettas apenas p criação (seja p ganhar dinheiro ou p exposição ou selecção). Se também o fizesse de certeza que não conseguia ter .

 

Agora não me venham dizer que o peixe não fica mais saudável/feliz num aqua maior com plantas, etc...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, estou mesmo a ver que de bettas percebem vocês....

 

De bettas e muitas mais espécies...

 

É tramado explicar a quem nunca fez criação selectiva de uma espécie o que ela necessita para ser saudável. Se procurarem na net e no forum criadores de discos os aquários não têm decoração porque dificulta a manutenção da qualidade da água e reprodução. E os peixes ao contrário das pessoas não ficam deprimidos com uma casa vazia mas sim com nitratos. Um dos problemas das pessoas em geral é que tentam humanizar os animais, para um animal desde que as condições biológicas estejam respeitadas ele terá uma boa vida. Nós é que achamos que um peixe fica contente quando nos aproximamos do aquário e que gosta de nós. O que ele gosta é dos flocos a cair na água e não daquele ser estranho que está a olhar para ele fora de água.

Para quem tem centenas de bettas os bettas são mantidos em baterias com a devida filtragem onde é possível colocar plantas flutuantes, não era viavel ter um aqua para cada betta com filtragem e aquecimento individual

 

Mais tramado é explicar ás pessoas que os animais não são objectos.

Tenho vários anos de criação selectiva de guppies e criação de outras espécies, entre elas os bettas. Sei bem do que falo...

 

Quando digo que os peixes têm uma vida melhor se não estiverem em condições tão estéreis, tem a ver com a maneira como o peixe age dentro do aquário.

Deves saber bem que o comportamento do peixe, se só tiver vidro é um e se estiver num aquário natural é outro.

 

Compreendo a razão porque maioria dos criadores mantém os aquarios só vidro, mas não quer dizer que concorde, pois é apenas para o bem estar da pessoa que os cria, que evita uma manutenção mais complicada e demorada e não porque realmente é melhor para o peixe... Daí não concordar com a manutenção prolongada de nenhum animal em ambientes estereis.

 

Independentemente do animal os estimulos são uma parte importante da saúde e bem estar.

Dizerem que um peixe, que é um predador por natureza, vive em perfeitas condições se tiver apenas comida e água, sem o estimulo da predação é porque não vêm o animal como um animal mas sim como uma coisa.

 

"Os bettas não necessitam de adornos nos aquarios, pois eles já são belos por natureza!".

 

Frases como esta demonstram bem o respeito das pessoas em geral pelos animais.

Não humanizo os animais, apenas não os trato com a mesma indiferença com que trato um eletrodoméstico...

  • Votar + 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é tratar um animal como um objecto, mas lá estão novamente a falar em felicidade... Como se fosse gente. Em termos de dignidade um animal deve ser visto com algo superior a uma coisa mas num patamar diferente do ser humano. Um peixe quer lá saber se o aqua é bonito ou feio o dono é que se preocupa com isso.

Quanto ao estímulo ,quem cria bettas trata disso quando coloca os bettas a verem-se, mas devido à sua natureza agressiva não podem ser mantidos juntos como na natureza .

Se tivessem realmente respeito pelos bettas não os compravam em lojas onde são mantidos na mesma água semanas a fio sem filtragem nem aquecimento.

Editado por rpereira2009
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é que vai aqui uma açorda... :agrue:

Eu sou a favor de que os peixes prioritariamente, devam ser "mantidos" em águas com parâmetros iguais ou idênticos aos que tem se vivessem na natureza. E em segundo plano a recriação do habitat ou "decoração". Neste caso como é para criação não vejo motivo para tanto alarido, como o já foi referido estes aquários encontram-se despidos pois facilita a manutenção e reprodução. É claro que um pé ou outro de um feto não fazia mal nenhum (aparte da mobília...). Isto não é aquascaping...

Desde que sejam bem alimentados e tenham água de qualidade eles são saudáveis. Que se vê pelas fotos.

Parabéns pelos peixes que ai tens!

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bons e bonitos esses bettas.

Tal como todos os peixes quando são bem tratados (higiene, qualidade da água e alimento) são super saudáveis.

E isso da mobília, não vamos chegar tão longe ok?

É que senão também digo que és um ser humano feliz mas cruel, que com tanta pobreza manténs aquários (vê se percebem o que quero dizer)

E o que ele faz aplica-se a corys, Discus, Escalares, e podes ter a certeza que por eles serem tão tristes como dizes, na malásia eles chegam a custar mais que provavelmente um mês de salário da maioria dos portugueses.

 

Abraço e presenteia-nos com mais dessas fotos

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é tratar um animal como um objecto, mas lá estão novamente a falar em felicidade... Como se fosse gente. Em termos de dignidade um animal deve ser visto com algo superior a uma coisa mas num patamar diferente do ser humano. Um peixe quer lá saber se o aqua é bonito ou feio o dono é que se preocupa com isso.

Quanto ao estímulo ,quem cria bettas trata disso quando coloca os bettas a verem-se, mas devido à sua natureza agressiva não podem ser mantidos juntos como na natureza .

Se tivessem realmente respeito pelos bettas não os compravam em lojas onde são mantidos na mesma água semanas a fio sem filtragem nem aquecimento.

 

Quem te disse a ti que os animais não sentem felicidade? Vai a um canil que vês lá muitas expressões de infelicidade... E se sentem infelicidade, não sentem felicidade porquê? Porque são animais e não pensam? ...

 

Eu não falo do aquário ter coisas para ficar bonito, mas para criar um ambiente mais natural aos peixes.

Custava ter um pouco de areão e plantas? Tanto um como o outro melhoram a qualidade da água. A questão é que prejudicam a facilidade da manutenção. É apenas uma questão de comudismo, que é a principal razão porque recrimino essa prática, seja com que espécie de peixe ou de outro animal qualquer.

 

 

Muito bons e bonitos esses bettas.

Tal como todos os peixes quando são bem tratados (higiene, qualidade da água e alimento) são super saudáveis.

E isso da mobília, não vamos chegar tão longe ok?

É que senão também digo que és um ser humano feliz mas cruel, que com tanta pobreza manténs aquários (vê se percebem o que quero dizer)

E o que ele faz aplica-se a corys, Discus, Escalares, e podes ter a certeza que por eles serem tão tristes como dizes, na malásia eles chegam a custar mais que provavelmente um mês de salário da maioria dos portugueses.

 

Abraço e presenteia-nos com mais dessas fotos

 

Porque não morre, é saudavél? ok... Então não sei porque razão chamam a algumas doenças de psicológicas.

Se as pessoas e animais (sim, os animais também são afectados por isso), não morrem é porque estão saudaveis!

 

Então concordas que se eu mantiver um cão dentro de uma caixa toda em vidro, com espaço suficiente apenas para ele dar 2 passos e em que lhe dou tudo o que ele precisa em termos de comida e ar, o animal vai ser super saudavél?

Vê alguns estudos/ documentários sobre animais criados em laboratórios que se calhar mudas de opinião...

"Ah e tal é um peixe, não é um cão..." São ambos animais com necessidades, tal como todos nós!

 

Sim percebo o que queres dizer e se a pobreza dependesse de mim para acabar, já tinha acabado à muito tempo...

O problema é que a grande parte da civilização dos dias de hoje, dá mais valor ao dinheiro do que à Vida, seja ela humana ou não...

 

Se achas que o facto de serem caros, é porque são felizes, por mim tudo bem, cada um com os seus ideais...

 

Houve um senhor que um dia disse: " O grau de evolução de um povo, mede-se pela forma como tratam os animais"

 

E por mim chega de combater moínhos de vento. Cada um que pratique a aquáriofilia que quiser, como quiser. Desde que durmam descansados à noite, é o que interessa...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

Bem já vi este tópico que iniciei está muito interessante, gosto disso pois é a forma de aprendermos algo mais !

Já aqui foi afloradas várias opiniões sobre como manter peixes em aquario e neste caso específico bettas.

Eu tenho aquário comunitário com 1 metro onde ali possui grande quantidade de plantas e adornos naturais.

Neste tipo de aquario sem dúvida que procurou patrocinar aos peixes que ali vivem a maior semelhança com o seu habitat.

Não há duvidas que se consegue isso e fica bonito de ver.

Agora em relação a bettas e para quem sabe da sua reprodução, manutenção, selecção, enfim ao seu manuseamento geral, a coisa já não funciona bem assim.

É possível sim senhor ter um belo aquario de bettas com plantas, substrato, filtro quando somente temos um macho.

Também é possível ter essas condições quando possuímos um conjunto de femeas.

 

Agora meus amigos no caso de reprodução selectiva com o objectivo principal de desenvolver e aprimorar o betta temos que nos direcionar para outro criterio de manutenção dos aquarios ou betteiras.

 

Quem tem bettas sabe bem o que é ter numa reprodução dezenas de machos que ao fim de dois meses temos que pensar em separar.

 

Então nesse caso o que iríamos fazer arranjar um belo aquario e coloca-los juntos? bem adivinha-se o que aconteceria...

 

Vamos separa-los num aquario individual com areia, plantas? dezenas...

 

Não me parece que conseguimos manter a agua com os parâmetros corretos nessa quantidade de aquarios.

 

Nitratos, nitritos são sim os maiores inimigos para os peixes e claro para os nossos bettas.

 

No caso da areia ou areão ali colocado, ao fim de pouco tempo restos de comida e fezes iriam sem duvida alterar os parametros e causar a morte aos bettas.

 

Seria viável fazer a manutenção correta em todos esses aquarios?

 

Falou-se em felicidade, bem um betta saudável e vistoso não há duvida que é feliz.

 

Infeliz é um betta sujeito às adversidades dos parametros de agua incorretos e que lhe originam doenças.

 

Falou-se aqui na comparação entre um peixe com um cão.... completamente desenquadrada esse ponto de vista.

 

Bem, estaríamos aqui uma eternidade a falar e descutir a tese como manter bettas, certo é que não iríamos chegar a consenso algum, uma vez que é fazer a reprodução selectiva de bettas não é a mesma coisa de termos um exemplar destes.

 

Por ultimo deixo a conversa e posto mais umas fotos que aqui tenho.

 

Saudações aquariofilistas.

 

 

 

085v.jpg071plz.jpg032hu.jpgtigl.jpg035ix.jpg032kc.jpg010see.jpg066wj.jpg035ek.jpg068zz.jpg016wil.jpg070bs.jpg019tb.jpg089uq.jpg080at.jpgls0o.jpg

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa é a "felicidade" outra é a saúde.
Não vejo porque não se pode comparar com cães ou outro animal, a única diferença será a interacção mais directa com o dono e a chamada "inteligência". Mas até se conseguem treinar peixes para fazer truques, por isso...

 

Não duvido que os teu bettas sejam saudáveis e que tenham parâmetros da água correctos, até porque para reprodução exiges de certeza os peixes mais saudáveis, agora ter tantos no mesmo aqua como a foto das fêmeas acho cruel e errado. Não consigo precisar o tamanho do aqua, mas são para cima de 30/40 peixes num aqua pequeno demais para eles. Nesse aqua consegues manter os parametros correctos? Grande filtragem e TPA's por certo.

 

Mais uma vez reitero e admito que não seja "fazível" manter aquas plantados para tantos bettas, pois se tiveres 10 machos terias que ter 10 aquas no minimo de 10/15l todos apetrechados, etc. Não há tempo e espaço para tudo isso, compreendo. Não quero com isto dizer que concordo, mas que compreendo, agora que não são as melhores condições de vida para os peixes, não são.

 

Gostava de criar bettas, mas não tenho tempo nem espaço para tal, logo não me aventuro (por agora) nesse projecto.

 

Os machos estão bonitos e parecem saudáveis, mas esses são os que passam no teu controlo de qualidade, o que acontece aos que não servem? Os que não preenchem os teu requisitos? A tal selecção...?

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

o aquario que vês com muitos bettas, não são femeas na sua totalidade mas sim juvenis dos dois sexos.

 

São bettas no aquario de engorda, podemos dizer assim têm o tamanho adequado para a sua população pois caso contrario estariam já alguns massacrados com bicadas

 

Eles estão amontoados porque chegamos perto e associarem a nossa presença com a eventualidade de administrarmos comida.

 

É bom sintoma denota saúde.

 

Outra coisa que falas-te é a tal seleção, bem amigo se deixarmos a própria natureza fazer o seu trabalho certo que aqueles que nascem com deficiências não sobrevivem à idade adulta.

 

No seu habitat é o que acontece, como por exemplo nunca vi na lota uma sardinha ou carapau ou outra espécie qualquer deficiente, porquê..?

 

 

Também é certo que mesmo assim se sobreviverem com um grau de deficiência que lhe permitam viver, há duas soluções a meu ver.

Não devem ser reproduzidos

 

OU

 

A eutanásia em casos em que a deficiência provoque um sofrimento ao peixe.

 

Ainda em relação ao critério de seleção se os exempleres que não tiverem as caracteristicas completas referente ao seu padrão, não serão reproduzidos

 

Há muita gente que não recusa a oferta de um betta, ou seja não serve para quem o reproduz mas para outros servirá para ter em casa.

 

Cumprs

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem, estou mesmo a ver que de bettas percebem vocês....

Recentemente estive na Tailândia onde faziam reprodução maciça de bettas, desde ja digo que "alguidares" eram onde cada um deles se encontrava, TINHAM UMA PLANTA no seu interior, pois assemelha se ao seu habitat natural, como todos sabemos nao é necessário que a agua do betta esteja tao "cristalina "... uma planta favorece a sua reprodução e ate mesmo o seu bem estar...

Cumptos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Muita sorte ter estado na tailandia é um privilégio.

 

Sim a agua não necessita estar cristalina, usa-se chá ou folha de terminalia capatta para a reprodução e manutenção e é nesse habitat com a agua amarela que os bettas são felizes e saudáveis.

 

As plantas superficiais, musgo de java são muito uteis também para os alivins

 

cumprs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Lindíssimos Bettas. Nota-se que o "aumore" dedica bastante tempo à criação e manutenção dos mesmos. Parabéns tem bettas com muita qualidade.

Obrigada pelo comentário

 

Sim, sem duvida que uma boa parte do meu tempo livre é passado junto deles, mas sem dedicação não se consegue chegar aos nosso objectivos.

 

Cumprs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Fiquei meio apaixonado pelos Dragons.

Tenho um beta malhado, tem tons verdes, vermelhos, branco e zonas das barbatanas translucidas. Acho o bicho incrível.

Achas que daria no futuro (ele ainda é novo e eu não tenho muito tempo) para cruza-lo com uma fêmea dragon?

Daria 50%/50% de cada, ou os genes do dragon iriam "desaparecer"? Não sei se influencia ser f1's.

Mas gostava de testar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais