iluminação e tampa


jcvm

Recommended Posts

Olá a todos, estou a construir um aquário com 110x40x50 e a minha duvida é com a construção da tampa e com a iluminação.
Tenho duvidas quanto aos materiais e á forma da mesma, a minha ideia é usar fita de leds em principio coladas na tampa só não sei a que altura devem de estar da agua, também tinha ideia de colocar um vidro entre a agua e a iluminação por causa da umidade mas não sei se cortará o efeito da iluminação.
De momento a minha ideia é fazer a tampa com lambrim de pvc.
Peço a vossa ajuda para sugestões, ideias ou qualquer coisa que me possam ajudar para este projeto..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de aquário estás a pensar montar?

Que LED´s vais usar?

Editado por João Abóbora

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro, desculpa só agora responder a tua pergunta, o aquário que estou a montar,

como já referi noutros tópicos que criei vai ser um comunitário tropical e com algumas plantas

de fácil tratamento, nada de muito complicado.

De momento já tenho o aquário todo colado, só está esperando que seque para encher de agua,

depois só falta fazer a tampa que vai ser de lambri de pvc com a armação em cantoneira de alumínio.

A duvida agora é com a altura da iluminação até a coluna de agua, o projeto que tenho com a tampa direita por cima

fica mais ou menos com 10 cm da agua até a iluminação, não sei se será pouco mas como não gosto de ver a tampa

muito alta pensei em fazer assim.

A iluminação vai ser com duas fitas de leds com um metro cada e com 30 leds por metro e podem ser submersos, o tipo de leds e a potencia não sei dizer

só sei que são de luz fria mas já experimentei e dá para iluminar uma casa com cerca de 15 m quadrados, penso que será suficiente.

Outra duvida é se coloco uma tampa de vidro entre a iluminação e a tampa para evitar muita evaporação da agua mas não sei se assim a luz sofre alguma perda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se os LED´s aguentam estar submersos, não precisas te preocupar com a humidade e até podem ficar mais perto da superficie da água.

 

Logo vês como as plantas que vais colocar reagem à iluminaçao. Experimenta várias espécies para veres as que se dão melhor.

 

Não vale a pena estaress a colocar um vidro entre a água e a iluminação. Com o tempo vai te cortar a passagem da luz por causa do calcario e das algas que se vão formando.

Tem é atenção para as ligações dos LED´s aos transformadores ficarem bem isoladas.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais