Pintas brancas nos meus peixinhos


FilipaFerreira

Recommended Posts

Bom dia a todos =)

 

Bem hoje venho-vos pedir uma grande ajuda para salvar os meus peixinhos =S

Pelo que já andei a ler entretanto, antes de escrever o tópico, já reparei que o problema que vos vou descrever provavelmente é íctio.

Desde o domingo passado que reparei que os meus peixinhos começaram a ter uma pintas brancas pelo corpo todo, mas ontem estavam bem piores, tanto que o meu telescópio preto maior, até nos olhos tem pintas brancas. Este tem andado mais paradinho, põe-se no fundo do aquário deitado, mas assim que acendo a luz começa logo a nadar e a pedir comida, os outros todos tão assim com pintas também mas andam activos. O que eu reparo é que não se coçam em nada, nem nas plantas nem nos troncos que tenho.

 

Eu já andei a ler sobre isto, agora o meu problema são as dúvidas que me surgiram, pois andar a ler muito sobre uma coisa existe sempre confronto de ideias não é... =S

 

Preciso da vossa ajuda no seguinte:

- Tratamento qual o indicado? Que anti parasítico me aconselham e se acham necessário?

- Aumentar ou baixar a temperatura? Li as duas coisas, que se devia baixar a temperatura e que se devia aumentar. A minha inclinação seria de aumentar e acho mais lógico, mas também tenho receio de aumentar a temperatura até aos 30ºC tendo eu um aquário de água fria... Não lhes irá fazer mal?

- Em relação à alimentação, têm que comer mais vezes ao dia? Eu dou lhes 2 vezes ao dia a medida normal para eles comerem em 2 minutos, são 9 peixes.

- Também li que o indicado era meter sal grosso. Devo ou não fazê-lo? Que quantidade? Tenho um aquário de 100 litros.

- Depois também falam da iluminação, uns dizem para aumentar a intensidade da luz outros dizem para não acende-la. Que acham sobre a iluminação?

- Por fim o carvão activo, só o devo tirar do filtro quando administrar algum medicamento certo? Por enquanto ainda não é necessário, ou já é melhor para eles que o retire?

 

Cumprimentos a todos e muito obrigado por toda a ajuda que me possam dar =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que sei, aumentar a temperatura, mas se os peixes são de água fria, não sei como se darão com esse aumento, se o fizeres, faz gradualmente...

 

Se não resultar, o melhor será um produto proprio para o tratar, assumindo que é mesmo ictio!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde ThunderDrum e obrigada desde já =)

Pois eu também não tenho a certeza absoluta mas pelo que tive a pesquisar todo indica que seja =S

E realmente isso da temperatura está-me a deixar insegura.. mas sim se o fizer será gradual, senão em vez de morrerem pela doença morrem pela cura =/

Em relação ao medicamento, conheces algum apropriado para este efeito?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada mesmo pela a ajuda =)

Vou ver se hoje mesmo começo a aumentar-lhes a temperatura, depois de fazer a tpa =)

 

Mais ajudas são bem vindas para conseguir resolver o meu problema sem sofrer nenhuma baixa =/

 

Obrigada e cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também já tive esse problema por duas vezes no meu aqua de água fria, e penso que o que eu fiz te pode ajudar:

1º- Fazer uma TPA de 50%

2º- Fazer o tratamento conforme indicado na embalagem

3º- Passados 5 dias fazer durante 1 mês TPA´s de 20%

 

Poderás encontrar o produto em baixo indicado em qualquer loja jumbo:

http://static.warehouse-aquatics.co.uk/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/i/m/image_3606_1.jpeg

Editado por diogo96pt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Diogo =)

 

Obrigada pela ajuda =)

A tpa de 50% já tinha feito na 3a feira, e ontem já meti o medicamento, mas comprei o eSHa exit, infelizmente um dos meus peixinhos que estava pior já morreu ='( mas os outros pelo que vi hoje de-manha já estão melhorezinhos, mais animados e continuam a comer bem =)

 

Depois do tratamento, continuarei com as tpa's de 20% então =)

 

Cumprimentos e obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

 

Esse medicamento é um anti-fungos... não serve para o ictio.

 

A tpa de 50% já tinha feito na 3a feira, e ontem já meti o medicamento, mas comprei o eSHa exit, infelizmente um dos meus peixinhos que estava pior já morreu ='( mas os outros pelo que vi hoje de-manha já estão melhorezinhos, mais animados e continuam a comer bem =)

 

Eu já usei o eSHa Exit com bons resultados. Tem a vantagem que funciona em peixes de água quente e água fria, não é necessário mexer na temperatura e não necessita de grandes TPA's depois do tratamento.

 

Boa sorte,

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipa,

 

sem fotos é difícil dar-te um diagnostico mas acho que como pela descrição que isso vá ser ictio.

Normalmente em peixes de aqua quente incrementamos a temperatura até os 30ºC para que o parasito acelere o seu ciclo de vida, salga dos quistes e seja susceptível aos medicamentos que só funcionam quando este está nadando libremente. Eu usei punktol mas acho que há outros medicamentos que podes encontrar nas lojas de aquariofilia que podem também servir para o ictio. Nao tive nenhuma morte e nunca mais tenho tido esse problema.

Nao conheço como devem tratar-se os peixes de agua fria porque 30ºC pode ser fatal, mas pregunta na tua loja de confiança, eles vao ajudar.

Eu respeto mas no concordo com a ideia de nao usar medicação. Podes ter mais mortes e o parasito pode seguir vivo e volver a atacar alguns dias mais tarde.

 

muita boa sorte,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipa,

 

sem fotos é difícil dar-te um diagnostico mas acho que como pela descrição que isso vá ser ictio.

Normalmente em peixes de aqua quente incrementamos a temperatura até os 30ºC para que o parasito acelere o seu ciclo de vida, salga dos quistes e seja susceptível aos medicamentos que só funcionam quando este está nadando libremente. Eu usei punktol mas acho que há outros medicamentos que podes encontrar nas lojas de aquariofilia que podem também servir para o ictio. Nao tive nenhuma morte e nunca mais tenho tido esse problema.

Nao conheço como devem tratar-se os peixes de agua fria porque 30ºC pode ser fatal, mas pregunta na tua loja de confiança, eles vao ajudar.

Eu respeto mas no concordo com a ideia de nao usar medicação. Podes ter mais mortes e o parasito pode seguir vivo e volver a atacar alguns dias mais tarde.

 

muita boa sorte,

 

Pol

acho que com os de agua fria tb podes aumentar a temperatura. 30ºc se calhar é mt, principalmente se forem daquelas aldrabices de duas caudas, mas aumentar para uns 25-27ºC não deve fazer mal. e podes como alternativa meter sal, desde que nao sejam daqueles com olhos esbugalhados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais