Aquário de 610l, água salgada ou doce? O que fazer?


SuperPug106

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Coloquei um tópico parecido a este no separador de PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA DOCE.

 

Basicamente o meu vizinho que é doido por aquariofilia vendeu-me um aquário de 600l mais móvel a um preço quase dado e eu estava a pensar em "fazer" um aquário de água doce mas após ter visto imensos aquas de agua salgada, de ver corais muito bonitos fiquei com vontade de ter um.

 

As minhas questões são:

 

* Este aqua de 610l dá para fazer de água salgada em condiçoes?

* Que equipamentos preciso?

* Quais os custos dos equipamentos?

* Conta da luz? É caro ou não?

* Manutenção? É dificil? Vi imensos aquas de aguas salgada com imenso verdete :s

 

Peço desculpa a minha burrice mas como a entidade onde trabalho está a passar por algumas dificuldades financeiras, eu nem vejo o meu ordenado por isso que queria saber os custos :(

 

Desculpem a minha noobice mas estou mesmo indeciso em ir para agua doce ou salgada

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Agua salgada é caro! com essa litagem precisas de mais de 1000€ ....mesmo com material usado... O melhor é agua doce!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem não é bem assim...

Se quiseres corais mais basicos e comprares material em 2ª mão consegues fazer a coisa mais barata...

 

O basico que precisas é:

-escumador

-calha iluminação

-bombas circulação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mesmo assim acho que o André não te queria assustar, lol pois acho que gastarias muito mais, mas também não vai ser muito mais barato nos doce.

Com essa litragem vais ter muitas despesas, mais que um filtro é aconselhável, iluminação e EDP nem se fala, água para as TPA's, é daquelas ofertas tão tentadoras que não conseguimos dizer que não, desculpa dizer mas não queria ter um vizinho assim,lol não conseguiria rebater as despesas mensais que vem com o aquario desse tamanho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Pois... eu posso ser suspeito mas tenho em mente que água salgada é caro, ainda para mais com essa litragem.

 

Já agora, se pudesses dizer as dimensões do aquários, era sempre bom para termos uma noção.

 

Agua doce tens de diversos tipos.

 

Se for para plantado, terás alguma despesa sim em hardscape, substratos, kit CO2, plantas (sempre podes comprar mais barato procurando podas), filtro, Iluminação, há plantas exigentes que o ideal é a regra de 1w por litro, se assim fosse, a conta da electricidade podia ser um assombro...termostato, mas tudo depende do teu gosto.

Quanto a manutenção de um plantado é como tratar de um bonsai, tens de ter paixão naquilo que estás a fazer, meticuloso e regular, não podes deixa para a próxima semana, se tem de ser feito, é para fazer...

 

Sobre outro tipo de utilização, cheguem-se à frente e digam de sua justiça... :)

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem não é bem assim...

Se quiseres corais mais basicos e comprares material em 2ª mão consegues fazer a coisa mais barata...

 

O basico que precisas é:

-escumador

-calha iluminação

-bombas circulação

 

Pois era isso mesmo que queria saber!

 

Vou investigar os preços em várias lojas só para ver!

 

Muito obrigado pela resposta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mesmo assim acho que o André não te queria assustar, lol pois acho que gastarias muito mais, mas também não vai ser muito mais barato nos doce.

Com essa litragem vais ter muitas despesas, mais que um filtro é aconselhável, iluminação e EDP nem se fala, água para as TPA's, é daquelas ofertas tão tentadoras que não conseguimos dizer que não, desculpa dizer mas não queria ter um vizinho assim,lol não conseguiria rebater as despesas mensais que vem com o aquario desse tamanho.

 

haha pois mas mesmo assim já vi que vai sair carote!

 

Eu na água não tenho problemas pois o meu avô trabalha num restaurante consigo arranjar a água sem problema, o meu problema era mesmo a conta da luzinha hehe mas acho que umas tiras led ajudam nos consumos :P não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim , bastante mas as tiras se forem das mais baratas, dá para muito poucas plantas, fetos, anubias, musgos e pouco mais, epá vê lá se arranjas uma esposa que trabalhe na edp e assim as despesas são muito menores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Pois... eu posso ser suspeito mas tenho em mente que água salgada é caro, ainda para mais com essa litragem.

 

Já agora, se pudesses dizer as dimensões do aquários, era sempre bom para termos uma noção.

 

Agua doce tens de diversos tipos.

 

Se for para plantado, terás alguma despesa sim em hardscape, substratos, kit CO2, plantas (sempre podes comprar mais barato procurando podas), filtro, Iluminação, há plantas exigentes que o ideal é a regra de 1w por litro, se assim fosse, a conta da electricidade podia ser um assombro...termostato, mas tudo depende do teu gosto.

Quanto a manutenção de um plantado é como tratar de um bonsai, tens de ter paixão naquilo que estás a fazer, meticuloso e regular, não podes deixa para a próxima semana, se tem de ser feito, é para fazer...

 

Sobre outro tipo de utilização, cheguem-se à frente e digam de sua justiça... :)

 

Boa sorte.

 

Sim pelo que tenho lido e visto pessoalmente, água salgada é mais caro sim mas o que eu queria era só mesmo o essencial, ou seja, filtro, termostato e luz!

 

Mas talvez seja preciso algo mais para ter um aqua salgado em condições! :s

 

É assim, o aquário de comprimento tem 1,80m, de largura tem 1,50m e de altura não sei, mas eu meço 1,80m e o meu braço cabe todo lá dentro em altura e ainda n toco com os dedos no fundo...aquilo é uma coisa mesmo abismal

 

Mas secalhar devo me ficar pelo aqua doce, eu queria mesmo salgada mas os meus níveis monetários de momento estão em baixo :(

 

Já agora deixo aqui uma foto do aquario como ele estava actualmente na casa do meu vizinho (ele já está na minha casa e todo limpinho)

 

PS: O aquario custou-me uns meros 50€ por isso é que eu fiquei entusiasmado em criar algo em grande! :D

 

DSC_1256_1.jpg

 

O que acham?

 

Muito obrigado pelas respostas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim , bastante mas as tiras se forem das mais baratas, dá para muito poucas plantas, fetos, anubias, musgos e pouco mais, epá vê lá se arranjas uma esposa que trabalhe na edp e assim as despesas são muito menores.

 

Hehe essa da EDP foi boa :P

 

Eu por acaso não queria meter muitas plantas, só 1 ou 2 e uns troncos e pedras....mas claro que planta viva dá outro aspecto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim por esse preço, foi uma excelente compra.

Por estar num situação pouco estavel financeiramente, eu optava realmente pelo aqua de agua doce.

O salgado, para alem do equipamento ser muito caro, a questão da electricidade pesa muito, porque para essa litragem e altura de aquario teria de investir numa calha potente e os consumos sao enormes relativamente ao doce.

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim por esse preço, foi uma excelente compra.

Por estar num situação pouco estavel financeiramente, eu optava realmente pelo aqua de agua doce.

O salgado, para alem do equipamento ser muito caro, a questão da electricidade pesa muito, porque para essa litragem e altura de aquario teria de investir numa calha potente e os consumos sao enormes relativamente ao doce.

Boa sorte

 

 

Pois, por agora secalhar então fico-me por esse em agua doce!

 

Então e só uma outra dúvida, eu tenho um outro aqua de agua doce, este aqua tem 80l

 

Se eu fizesse agua salgada neste aqua de 80l ficava mais economico? certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim claro que ficaria. Equipamento menos potente, calha de luz menor, menos consumos, menos rocha viva.... tudo isso conta.

Mas atenção os parametros em aquarios de pouca litragem, tem de tar sp em cima ;)

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epá ou o aqua não tem 610L ou eganaste-te nas medidas 180*150 e mesmo que seja só 50Cm de altura dá 1350L

 

Epah pois eu não o medi com a fita métrica, foram apenas as medidas que o meu vizinho me indicou! e disse-em que tinha 600l

 

Logo vou confirmar e postar aqui as medidas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim claro que ficaria. Equipamento menos potente, calha de luz menor, menos consumos, menos rocha viva.... tudo isso conta.

Mas atenção os parametros em aquarios de pouca litragem, tem de tar sp em cima ;)

cumps

 

ah isso ja gostei de ouvir :D

 

é algo para pensar futuramente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa, desculpa a minha sinceridade, mas quem está em dúvida entre fazer de um tanque de 610 litros um aquário de água doce ou salgada e não quer gastar muito dinheiro.... a resposta é só uma Água Doce.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Fazias um malawi. Em termos de custos e conhecimento era muito menos. O aquário fica bem fixe, e quase que podes dizer que é de água salgada se escolheres bem os peixes e for alguém que não perceba nada disto!

 

Ou então, fish only de água salgada.. Não tinhas custos com iluminação basicamente.. Mas ainda assim, para quem é novo nisto, começa na água doce.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais as medidas correctas do aquário? Não será 180x60x60?

 

Dava um belo aquáriozinho para um casal de Reds :drool3::dance::yahoo:

Agora a sério.

Quem tem dúvidas se quer doce ou salgada, não ESTÁ PREPARADO PARA salgados, tira um estágio na DOCE e depois quando te sentires à vontade com água doce tira um "curso" de salgada.

Eu ando à três anos a preparar-me para entrar nos salgados mas falta-me a coragem e os €.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas amigo. eu sempre tive aqua doce. e tenho um salgado agora por uma razão simples .. foi oferecido ! com rocha com escumador com tudo basicamente ,menos a iluminação. e o escumador não era suficiente para o aqua. mas mesmo assim valeu a pena apesar de que a despesa aumenta e os cuidados e manutenção também.

há que ter em conta despesa mensal, a manutenção , os cuidados a ter dependendo do tipo de aqua salgado que queres ter enfim.

o conselho que te dou é pesquisar bem os relatos e experiências dos membros do fórum.

podes sempre ter um aqua salgado da nossa costa apesar de não deixar de ter despesas igualmente altas.

pondera bem a tua escolha pois estas a lidar com seres vivos e essa é a parte mais importante.

espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais