''Aan'' - Plantado de 112 litros


Vasco Matos

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Recentemente voltei aos plantados ''high-tech'', e antes de me iniciar no projecto de um plantado de 130 litros, resolvi fazer uma experiência com um velho aquário que tinha aqui em casa e material excedentário. Espero que gostem, vou colocando o desenvolvimento do aquário até ao ponto das plantas estarem moldadas de modo a fazer o ''layout'' que pretendo.

 

Nome: ''Aan''

Tamanho: 70x40x40 = 112 litros

 

Fauna: 13 Paracheirodon axelrodi; 4 Corydoras sterbai + 3 recém-nascidos; 1 Plecostumus

 

Flora: Rotala rotundifolia; Myriophyllum mattogrossense var. ''Red''; Cardamine lyrata; Bacopa monieri; Cryptocoryne parva; Hydrocotyle verticillata; Hemianthus C.''Cuba''

 

Filtro: Eheim 2211 300 litros/hora

CO2: Botija - + 1 bolha/segundo

Iluminação: DIY (2x 55W - 6400K - E21)

Substrato: SERA Floredepot + substrato inerte preto

Fertilização: 5ml K diariamente + 1ml de N 3x semana + 1ml P 1x semana + 5ml Nutrafin PlantGro (Micros) 2x semana

TPA's: 40% 1x semana

 

Foto da montagem:

 

aquamontagem1_zps263474ab.jpg

 

Foto actual, 5 semanas depois:

 

aqua2_zps7322893a.jpg

 

 

 

  • Votar + 1

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabéns, tens um aquario muito bonito.

De criticas só tenho o facto do teu aquario não ter peixes que se evidenciem perante os outros, como um casal de Apistos por exemplo.

Cumprimentos, Hugo Santos Costa, se quiseres dá uma vista de olhos ao meu aquário -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220921

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Hugo! Epá a quantidade de dejectos do Plecostumus é de tal ordem que é impossivel ter mais peixes...:) Come as algas e ainda se atira à comida das Corys... E no que toca à quantidade de Fauna sou bastante cauteloso, penso que para 100 litros está lotação esgotada.

 

Em relação à Fauna, nos troncos podemos ver o Musgo de Java...mas também algas verdes, que cobrem pedras e troncos. Já esteve o ''hardscape'' todo verde, mas depois coloquei o Pleco e ele começou a fazer o trabalho dele.

 

Porém, essas algas verdes até são bem-vindas, desde que controladas dão um ar belíssimo ao aquário, dão um ar muito natural a pedras e troncos.

  • Votar + 1

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vasco,

 

Parabéns por essa montagem. A parte dos troncos a entrarem no substrato está excelente. Esse tronco em pé é que está demasiado "visível", tambem pelo seu formato e aquelas ramificações. Mas o overall está muito bom.

 

Tiveste aí umas mudanças de plantas nas primeiras semanas, verdade?

 

Tb não consigo ver onde tens a Cardamine lyrata (conheces o crescimento da planta? é "erva daninha" :) e dificil de controlar).

A cuba (5 semanas) está com um verde escuro ou é da foto?

 

Muito boa sorte que tb é preciso :)

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, Vasco

 

Este aquário lembrou-me outros aquários que tinhas postado à alguns anos neste fórum e que me motivaram para o vício do aquascaping. Foi uma sensação fantástica ver este teu post.

 

Agora... Gosto do arranjo dos troncos e ao contrário do Pedro (desculpa Pedro), gosto do tronco principal. Acho que tem muita pesonalidade e com um belo trabalho de musgo ficará muito bem. No entanto, falta algo atrás do lado direito (por detrás do arranjo dos troncos). Ou falta um tronco mais ou um tabalho de plantas a fazer volume. Não sei, mas falta algo...

 

Quanto às plantas, da forma como estão colocadas vão tirar toda a profundidade que o aquário poderia ter. Repara que já agora, tapa-te todo o tronco traseiro. Eu apostava em plantas mais baixas e colocava todas as plantas de caule atrás do lado direito (Onde eu disse que fatava um tronco).

 

Agora, o que quero ver é o teu high tech de 130 litros..

 

Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebo que ele (o tronco alto) faça parte do tronco em si, mas se estivesse mais para traz e a origem dos troncos levantada (substrato), era capaz de ficar ainda melhor.

Mas agora é dificil... é deixar crescer.

Para resolver o problema do tronco escondido era substituir a Bacopa monieri por Amannia Bonsai... mesmo assim...

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco.

É bom ver te de volta aos plantados hi-tech, és um dos responsáveis bowdown por eu admirar tanto plantados.

Olá a todos!

 

Recentemente voltei aos plantados ''high-tech'', e antes de me iniciar no projecto de um plantado de 130 litros, resolvi fazer uma experiência com um velho aquário que tinha aqui em casa e material excedentário.

 

epá só não gosto quando vocês me fazem cabecadura um gajo como eu andou o ano passado uns 4 meses a tentar e só saia porcaria, e vem vocês e dizem ah e tal fiz uma experiência com material excedente , e eu gastei mais do que devia e ficou uma treta, e tudo assim só com o que tinhas à mão ficou esse espectáculo biggrin:drool3: muito obrigado, os meus olhos agradecem profundamente.

Cada vez mais acho que é por pouco tempo o nosso assalto aos lugares cimeiros dos concursos , mas para ficar lá( temos por aqui muito bons aquas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebo que ele (o tronco alto) faça parte do tronco em si, mas se estivesse mais para traz e a origem dos troncos levantada (substrato), era capaz de ficar ainda melhor.

Mas agora é dificil... é deixar crescer.

Para resolver o problema do tronco escondido era substituir a Bacopa monieri por Amannia Bonsai... mesmo assim...

 

Acho que a Amannia Bonsai vai tapar também.. Talvez uma Hygrophila Araguaia, o que acham? ou fica um vermelho muito centrado?

Editado por Francisco Matos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Acho que a Amannia Bonsai vai tapar também.. Talvez uma Hygrophila Araguaia, o que acham? ou fica um vermelho muito centrado?

 

hummm... Se a Amannia tapa a Araguaia tapa mais, não? (o tronco está baixo e as folhas são mais largas).

Mas ficava bem... é uma planta bonita.

 

off-topic... andas-me a meter o raio da planta na cabeça... :)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

hummm... Se a Amannia tapa a Araguaia tapa mais, não? (o tronco está baixo e as folhas são mais largas).

Mas ficava bem... é uma planta bonita.

 

off-topic... andas-me a meter o raio da planta na cabeça... :)

 

Acho que a Araguaia não tapa tanto.. é mais rasteira (depende da Luz) e menos densa que a Ammania sp Bonsai.

 

Off-topic ... Eu sou uma má influência :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, és capaz de ter razão, qual o tamanho do Plecostomus ?

 

Ainda é pequeno, tem uns 7cm, mas defeca que nem um Lord

 

 

Vasco,

 

Parabéns por essa montagem. A parte dos troncos a entrarem no substrato está excelente. Esse tronco em pé é que está demasiado "visível", tambem pelo seu formato e aquelas ramificações. Mas o overall está muito bom.

 

Tiveste aí umas mudanças de plantas nas primeiras semanas, verdade?

 

Tb não consigo ver onde tens a Cardamine lyrata (conheces o crescimento da planta? é "erva daninha" :) e dificil de controlar).

A cuba (5 semanas) está com um verde escuro ou é da foto?

 

Muito boa sorte que tb é preciso :)

 

Pedro.

 

Obrigado pmgsr! Sim mudei de local a Myryophyllum mattogrossense do meio para a traseira do lado direito. Esta planta na segunda foto não se vê bem pois tinha acabado de podá-la.

 

É assim, a Cardamine lyrata está logo à frente da Myryophyllum...digo supostamente pois na Aquaplante disseram-me que era a Cardamine, e como as plantas vêm na forma emersa , tudo bem...porém agora passadas 5 semanas, ela não me parece a Cardamine... epá e eu adoro plantas, sei os nomes científicos e o ''catano'' e não sei que planta é esta...depois mostro fotos. A Cardamine cresce relativamente bem, esta é mais lenta, tem umas folhas parecidas com a Micranthemum umbrosum, mas maiores.

 

A Cuba está mais escura pois ainda tem algumas algas, mas nada de alarmante. Vou podando o tapete e as que vão nascendo vão aparecendo livres de algas.

 

 

Bom dia, Vasco

 

Este aquário lembrou-me outros aquários que tinhas postado à alguns anos neste fórum e que me motivaram para o vício do aquascaping. Foi uma sensação fantástica ver este teu post.

 

Agora... Gosto do arranjo dos troncos e ao contrário do Pedro (desculpa Pedro), gosto do tronco principal. Acho que tem muita pesonalidade e com um belo trabalho de musgo ficará muito bem. No entanto, falta algo atrás do lado direito (por detrás do arranjo dos troncos). Ou falta um tronco mais ou um tabalho de plantas a fazer volume. Não sei, mas falta algo...

 

Quanto às plantas, da forma como estão colocadas vão tirar toda a profundidade que o aquário poderia ter. Repara que já agora, tapa-te todo o tronco traseiro. Eu apostava em plantas mais baixas e colocava todas as plantas de caule atrás do lado direito (Onde eu disse que fatava um tronco).

 

Agora, o que quero ver é o teu high tech de 130 litros..

 

Abraço,

Francisco

 

Obrigado Francisco, vindo de ti deixa-me orgulhoso, gosto muito das tuas montagens.

 

Neste aqua vou tentar jogar com as linhas dos troncos, e concordo contigo que a Bacopa fica ali mal, pois tapa os troncos de trás. Eu ainda pensei em colocar apenas Eleocharis num dos lados e plantas de caule no outro...Deixo aqui uma foto do que quero fazer ( sugestões agradecem-se! :) ):

 

A - Rotala rotundifolia / B - Myryophyllum mattogrossense / C - Cardamine lyrata? ou Micranthemum umbrosum / D - Rotala rotundifolia / E - Agora está a Bacopa, mas vou mudar...

 

aqua2QQQ_zpsab3b7e03.jpg

 

 

Boas Vasco.

É bom ver te de volta aos plantados hi-tech, és um dos responsáveis bowdown por eu admirar tanto plantados.

epá só não gosto quando vocês me fazem cabecadura um gajo como eu andou o ano passado uns 4 meses a tentar e só saia porcaria, e vem vocês e dizem ah e tal fiz uma experiência com material excedente , e eu gastei mais do que devia e ficou uma treta, e tudo assim só com o que tinhas à mão ficou esse espectáculo biggrin:drool3: muito obrigado, os meus olhos agradecem profundamente.

Cada vez mais acho que é por pouco tempo o nosso assalto aos lugares cimeiros dos concursos , mas para ficar lá( temos por aqui muito bons aquas).

 

Muito obrigado Paulo!

 

Estás a ser modesto, essa vez correu mal, mas pensa que quando correu mal ganhaste ''estaleca''. Isto dos plantados depende de imensos factores que interligados entre si fazem um enorme ''puzzle''. Podemos ter material da ADA e ELOS e sair mal, podemos ter areia das obras e fertilizantes da farmacia e sair lindamente, se bem que as percentagens de suposto sucesso pendem para o material de qualidade, obviamente.

 

Manter plantados é muito fascinante, porque na sua manutenção, para além daquele lado científico e concreto que tem de existir da nossa parte, existe um lado misterioso, o lado selvagem da Natureza, que nos faz perguntar às vezes: ''o que fiz de mal''?

 

Quanto aos concursos concordo absolutamente. Nós portugueses temos muito talento, acho é que para chegar aos lugares cimeiros temos de fazer mais ''layouts'' únicos e originais, diferentes, e estudar muito bem as linhas do ''hardscape'', as proporções, a compatibilidade de cores, etc, etc, etc...E claro haver mais aquariofilistas interessados no aquapaisagismo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

altamente!

essas plantas vão crescer e isso vai ficar composto.

concordo na alteração da bacopa.

punha tb um pelotão de camarões a ajudar na limpeza (talvez os red's aguentem essa fertilização)

esse musgo nos troncos vai ficar à maneira!

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

A - Rotala rotundifolia / B - Myryophyllum mattogrossense / C - Cardamine lyrata? ou Micranthemum umbrosum / D - Rotala rotundifolia / E - Agora está a Bacopa, mas vou mudar...

 

aqua2QQQ_zpsab3b7e03.jpg

 

 

 

Vasco, só plantas avermelhadas atras? Eu, pessoalmente, gosto mais de plantas vermelhas à frente das verdes, para se destacaram mais.

Alem disso a Rotala em "D" vai ser sempre a podar :)

 

De resto, olhei ainda melhor para os troncos, e esse musgo vai ficar 5 estrelas :)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tmiravent! Obrigado! Sim, talvez coloque uns Reds para equipa de limpeza. E pelo menos os Reds são resistentes. Se bem que goste muito mais de ter camarões em aquários só para eles, sem peixes...

 

Pois é pmsgr...foi outra...comprei Rotala rotundifolia por Rotala green, que era a minha primeira escolha...também estava na forma emersa, e como são muito parecidas... A Rotala em D pode ir um pouco mais acima do risco cor de rosa, e está ali para parecer o seguimento da Rotala rotundifolia que vai de um lado ao outro, mas fica em stand-by.

 

Só um aparte: estes troncos são todos independentes uns dos outros, retiram-se e colocam-se. Tanto que na primeira foto estão numa posição, e na segunda noutra. Isto acontece porque cortei dois troncos Red Moor Wood, e agora tenho várias pernadas com as quais posso jogar de modo a conseguir fazer várias combinações.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqft32_zps9aef8419.jpg

 

Fica a foto com a evolução deste aqua. Mudei a Bacopa, e retirei a Rotala rotundifolia da direita, e como experiência coloquei no lugar da Bacopa a Lilaeopsis brasiliensis...ainda estou a assimilar...parece-me que este hardscape necessita de menos plantas, estilo apenas a moita de Rotala rotundifolia e do outro lado apenas Eleocharis, com a ''Cuba'' á frente, claro.

 

Entretanto já fiz uma encomenda de plantas na Aquaeden, entre elas uma Plagiomnium cf. affine, uma planta hepática que se parece com musgo, mas estas são para o outro aqua.

 

Este aqua é importante antes de me aventurar no outro, pois antes de gastar uma pipa de massa tenho de voltar a ''respirar'' aquariofilia, a sentir outra vez as necessidades das plantas e as linhas do ''hardscape''! :)

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Vasco , ai se eu conseguisse fazer metade daquilo a que vocês chamam de experiência e ensaio, para mim não o largava mais. Está muito bonito e daqui a uns meses vai estar espectacular. Um dia tenho de vos Visitar a todos para ver essas maravilhas ao perto.

Eu sou completamente apaixonado por inverts mas o aquascaping bate forte cá dentro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo, ficas desde já convidado a vir aqui ao meu ''aquaroom'' quando puderes passsar aqui por Lisboa! Para além deste tenho mais 3 aquas, um de 70 litros ''low tech'',onde retirei a Lilaeopsis brasiliensis e que agora tem uma colónia de Mollys, outro de 60 com camarões, e o aqua de 130 litros, que tem agora apenas 12 Megalamphodius megalopterus e um ancistrus, à espera de plantas...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Como estive alguns anos sem aquários ''High-Tech'' e os meus peixinhos estiveram sossegados, eles perdoam-me que agora ande em busca de um ''layout'' ''au point''...

 

Como tal desfiz este e parti para outro. Zigaa! :scarerun:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vasco eu ir a Lisboa vou todos os dias lol eu trabalho em Lisboa ,lol.

Então ainda agora estava a apreciar, esse layout tinha muito potencial ,pelo menos para mim, iria gostar de ver o layout final :'(

o que me consola é que pelo menos vem outro ainda melhor de certeza, pois para eliminar este, essa cabecinha já deves ter magicado algo em grande

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade Paulo, estou mesmo! Estava a pensar fazer um plantado para o IAPLC num aqua 75x45x40, mas pensei melhor e já mandei fazer um

100 comp. x 50 larg. x 40 alt., de 200 litros.

 

Entretanto no outro aqua de 75cm vou fazer um ''layout'' hoje. É que o aquário deste tópico já tinha muitos anos, a silicone já tinha falhas graves...e o ''layout'' estava engraçado mas não era o que eu previa. Verás que este novo, com troncos também ficará bem melhor.

 

E estás convidado para vir aqui ao ''AquaRoom'' quando vier o aqua de 200 litros, quando organizar aqui as coisas nesta divisão da casa...é que parece um cenário tirado da 2ª Guerra Mundial!

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelo convite.

Agora fiquei em pulgas para ver isso, venham de lá fotos a detalhar a coisa passo a passo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vasco, isso estava realmente com boa pinta e tinha muito potencial para evoluir! :)

 

Nessas novas medidas vais poder trabalhar mais à vontade com isso, sspero ver-te nos lugares cimeiros do IAPLC14 que vou tentar lá chegar também. :P

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade Miguel, o 100x50x40 dará para trabalhar mais à vontade. Os 50 cm de largura vão ser fundamentais. Esse futuro aqua, que o Bruno da Vitrália me vai fazer levará como hardscape apenas pedra, e já tenho o projecto escrito, as plantas escolhidas e o material pronto a ser encomendado. Epá tou mesmo em pulgas para começar! Cheira-me que teremos vários Portugueses lá em cima na classificação!

 

Entretanto e para ir brincando com a Natureza viva dos plantados, acabei de montar mesmo agora o 75x45x40, com muitos troncos, muitos mais que neste aqua. Trabalhinho minucioso a colocar musgo nos troncos restantes...mas até é um trabalho relaxante para fazer ás 2h da manhã...:)

 

Paulo, gostei muito do resultado final com o hardscape, amanhã abro outro post e coloco fotos.

 

Realmente já me tinha esquecido de quão fascinante é brincar com as peças que a Mãe Natura nos ofereceu! :roflroll2:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.