Iluminação Aquario


HDrako

Recommended Posts

Caros amigos,

 

Possuo um pequeno aquário (55X30X35) plantado com apenas uma cryptocorina. Já tive outras plantas mas acho que pela qualidade da iluminação, as mesmas acabaram por morrer e esta parece que vai pelo mesmo caminho. A minha questão é a seguinte: Que iluminação é que devo colocar no aquario para ter plantas saudáveis? Estou a pensar colocar lâmpadas T5 com balastro da vossloh schwabe...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas saudáveis consegue-se com baixa iluminação. Depende é das plantas. Há aquários muito bonitos com plantas saudáveis e têm uma iluminação baixa.

Tudo depende daquilo que queiras fazer.

E atenção que iluminação forte não é nem metade daquilo que as plantas precisam para ser saudáveis.

 

Mete aqui o setup completo e a lista de plantas que queres manter para se avaliar e aconselhar capazmente.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca é balastro electronico para alem de poupares na electricidade tbn poupas no aquecimento que o balastro ferromágnetico provoca!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme o pedido pelo Miguel aqui vai o meu Setup (sou um amador):

 

Aquario 60 lts

 

Filtro Interior Eheim biopower 160

Temperatura 24/26 º

Com rocha vulcânica

Areão

 

FAUNA

2 Hemigrammus rhodostomus

7 Neon

1 Pleco

1 Khuli

2 Botias Palhaços

1 Comedor de Algas Chinês (CAE Albino)

2 Crossocheilus siamensis

 

FLORA

1 cryptocoryne beckettii

 

 

P.S. Já sei que possuo excesso de peixes ...lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualmente tenho 2 lâmpadas G23 ( 5W +7W).

Queria ver se conseguia instalar um sistema de iluminação numa luminária da Aquapor, modelo Starpor de 60 cm ou se terei de optar por outra solução.

Quanto às plantas que conselhos me dariam de forma a ter um aquario bonito e autosuficiente em oxigénio, mantendo a cryptocorina?.

 

Peço desde já desculpa por qualquer barbaridade que tenha escrito, mas como já referi não passo de um amador com sede de saber!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, realmente a iluminação é a pouca, mas umas anubias, fetos de java talvez vallisnerias deves conseguir manter, penso eu.

Passa pelo site da tropica e procura nas plantas de fácil manutenção, ai vais encontrar "coisas" giras e fáceis de manter.

Mas espera por opiniões/conselhos de alguém com mais experiencia.

Se o possível está feito, o impossível vai se fazer...

AHAHA!!!! O meu nome é mesmo Luís.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a calha tiver dimensao para isso, altera para uma lampada PLL de 36w que consegues manter grande parte das plantas. Com uma de 24w, também dá.

Atenção é depois às temperaturas do aquário...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que a lâmpada pode aquecer a água para os valores que ela quiser, independentemente da temperatura que tenhas o termoestato regulado.

Podes ter o termoestato regulado para os 25º e a água estar nos 29º, devido ao calor que a lâmpada gera.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais