Projecto de um mundo submerso!


Tiago Nicolau

Recommended Posts

A moita tambem pensei nisto,

tiro o tronco, e preencho com as reineckii á volta da rocha maior, e o vazio do tronco seria com as tripartita

 

Se meto ali uma rocha, só ocupa volume util de água e nem se vai ver por causa da moita :P

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirei o tronco, notei diferença na corrente de água, parece completa agora,

 

A rocha parece-me que não assenta bem ali, refiro-me á cor,

 

Tou a pensar tirar as anubias da rocha grande e colocar a anubia petite no meio da rocha pequena, e as anubias nana á frente desta de modo a preencher a rocha,

 

O problema será depois a tripartita que se crescer muito vai tapar, por isto as tantas tiro a tripartita se acontecer isto,

 

Que acham da ideia?

Sozinho não vou la, a minha companheira diz sempre "não mexas mais que magoas as plantas", por isso preciso de criticas :P

 

Foto:

bgq.JPG

 

 

 

Agora olhando para as folhas das plantas, noto-as mais fracas, será da adaptação? as reinikii tão a ficar sem côr, mas não sei se é falta de nutrientes, pois co2 tá constante (dropcheck verde no periodo e azul fora do periodo), não fiz troca de água desde que o enchi (este domingo) por isto nutrientes vertidos do solo estarão presentes,

Não queria já fertilizar porque a encomenda de nitrato ainda não chegou do reini unido..tá quase passando um mês e penso ter sido extraviada :(

 

Alem disto, tenho mesmo um gH baixo, a água que tenho vem de nascentes, condutividade baixa, logo gH baixo,

Mas no tratamento de água usam hipoclorito de sódio (NaCLO), o que é bem provavel ter a água com niveis de sodio..

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente a rocha branca não fica grande coisa...não arranjas uma escura? Aí para os teus lados isso não deve faltar!

 

As plantas parecem-me bem, apesar da foto não dar para ver grande coisa. É normal no 1º mês ficarem com aspecto estranho...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei numa outra solução,

Colar as anubias em rochas pequenas para as ancorar, colocar a anubia maior no centro e as pequenas á volta ou pelo menos na frente,

 

Pego na ideia do Marco, de fazer uma moita, mas de anubias,

 

Poderia fazer isto no sitio da rocha, ou entao, já que as anubias nao precisam de muita luz, pego nas crypto parvas, que necessitam da luz mais que as anubias, e troco-as,

 

O sitio das crypto tem sombra, colocava a anubia maior atras, e as pequenas na frente,

as crypto colocava atrás da rocha, desta vez uma escura,

 

Boa ideia?

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou então... só para te deixar mais indeciso.... :naughty:

 

1º - Trocar a rocha branca por outra que seja da mesma cor da que tens atrás desta mas, um pouquinho maior em altura, não precisa de ser muito alta...

 

2º - Os 2 ou 3 pés de reinicki que tens plantado entre as 2 rochas sai fora (plantas noutro sitio ou lixo)

 

3º - A tripartita passa para trás da rocha mais pequena, formando uma moita entre as 2 rochas...

 

4º - Plantar cuba onde tens a tripartita...

 

5º - Deixar as anúbias onde estão...

 

 

nudk.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom eis o que posso fazer entao:

 

- rocha clara fora, rocha escura dentro

 

- numa TPA grande, as anubias ficam descobertas e assim posso coloca-las cortadas em partes mais pequenas, de forma a eu gostar mais de as ver ali, falo das que tao mais á frente

 

- a nova rocha vai ficar mais para a frente para que a moita de reineckii cubra a frontal da rocha como pretendo e as tripartitas fiquem á frente delas, de modo a fazer moita á volta da rocha

 

- as cubas não vou mexer nelas, levou tanto tempo para elas ganharem raizes no sitio que tão

 

Só tou mesmo indeciso mesmo nas anubias, vou observar melhor elas

 

 

Tou preocupado é com as cubas, olhando com atenção, quase toda ela tá coberta do que me parece ser alga filamentosa transparente :/

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E vai ser, vou fazer uma de 80% e começar a fertilizar este domingo,

 

Tou ainda a ver como faço com os horarios, mas em principio, as luzes ligam ás 6 da tarde, desligam ás 2 da manhã, e fertilizo ás 22:30,

 

assim tenho tempo para olhar para o aquario com ele ligado,

 

Como aquário tá debaixo das escadas, apanha uma sombra ténue do sol, que quase nem dá para olhar para o aquario, penso nao ser problema neste caso.

Fertilização constante no mesmo horário permite valores estáveis pois as plantas não consomem tudo de seguida,

pelo menos é assim que me tou fiando lol

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pequeno update:

Plantas novas mas nao sei que nome é que é a maior, podem ajudar-me?

A pequena é outro vaso da crypto parva

Imagem colocada

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta mesmo, mas green não é pois já tem algumas folhas vermelhas :)

 

Vou fazer apenas o canto com a mattogrossense "red" e a parte central com esta :)

 

Chegou-me hoje o resto dos sais fertilizantes, agora já tenho:

 

KCL

KH2PO4

KNO3

MGSO4

 

Chegou-me a balança de 0,01g

o medidor de TDS digital

tá nos correios, para buscar srgunda-feira, o medidor de Ph digital

 

Amanha vou fazer uma tpa assim grande, e começar a fertilizar pois as plantas parecem que andam a carecer de nutrientes como vao poder ver na foto que vou mandar,

 

Marco sabias que as nossas águas andam com niveis de cobre um pouco altos? andam na casa dos 0,024ppm,

fui á reefshop hoje e disseram-me que mais um cliente queixou-se de RCS mortos, possivel causa de cobre livre :/

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vejam como algumas folhas estao:

Tripartita com folhas acastanhadas e com bordas parecendo wueimadas e algumas folhas com buracos

 

Reineckii com folhas a morrerem, e outras a ficarem escuras

 

A crypto tambrm ta a comecar a ter pontos pretos

 

As cubas tao com algas e algumas tao a apodrecer

 

Pensei k o substrato liberta-se nutrientes mas parece que nao..

 

Imagem colocadaImagem colocada

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização :)

 

 

 

Imagem colocadaImagem colocadaImagem colocadaImagem colocadaImagem colocada

 

O formato da rotala é estranho mas gosto, vai dar um bom contraste,

Mudei a corrente de agua para a diagonal pois afectava muito a rotala se tivesse direito,

Adicionei mais crypto na esquerda, as anubias vao ser postas mais separadamente amanha na rocha

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Feita uma TPA de 80%, seguido de fertilizaçao macro e de magnesio,

 

Re-arranjei as anubias, e dei umas podas em algumas das outras

Parametros agora so servem mesmo para saber como andam as coisas com o cd2, pois ora:

Durante fotoperiodo o ph anda nos 6 e kH nos 2

Durante a noite o ph anda nos 7 e o kH nos 4

 

Boje na troca de agua o pH no fotoperiodo esta nos 6.5,

O aquasoil deve influenciar em conjunto com as taninas do tronco para baixar o pH

 

Se o que é dito for verdade entao com pH baixo nao ha problemas na absorçao de nutrientes :)

 

Penso ter visto pearling mas penso ser oxigenio preso da tpa, amanha quero ver se verifico isso

 

Espero que gostem, agora vai ser deixar crescer e podar para as direccoes pretendidas :)

 

Imagem colocadaImagem colocadaImagem colocada

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que estão a gostar, afinal nao sou o unico :D

As rotalas ainda tão a fazer raizes, mas olha que parecem crescer, e pelo andar, daqui a um mes tens um saco cheio delas :)

 

Anotações de ontem:

 

- Teste digital de pH chegou, calibrado e testado,

 

- Fertilizantes em sais que tenho: KNO3, KH2PO4, KCL, MgSO4, falta so o CaSO4, que vou arranjar na forma de gesso em pó, caso a drogaria tenha disso,

 

- Anubias vieram com alga preta nas pontas, tirei as folhas mais afectadas tal como diz no topico das Podas

 

- Algumas Alternanthera Reneckii apodreceram e tive de tirar, mas a maior parte tá vingando,

 

- uma folha da cryptocoryne saiu fora lol, desintegrou-se, parece-me devido á transição, que elas perdem as folhas,

 

- Myriophylum Mattogrossensse Red está a crescer pontas verdinhas, espero vingarem, estão numa zona previligiada de apanha do caudal, melhor que elas so mesmo as rotalas que tão mesmo na frente do caudal e quase ficam tortas lol

 

- Hemianthus Callitrichoides estão mal da vida cuitadas, com algas verdes, parece-me as algas que cresceram em DSM, maior parte da HC está verde ainda, aguardar a ver se arrebitam,

 

- Tripartitas estão a cescer a olhos vistos, com trevozinhos pequenos

 

- Pensava que as anubias eram lentas a crescer mas algumas ja andam com folhas a nascer, tal como as crypto!

 

- Dropchecker após 4 horas de inicio de CO2(3 horas de inicio de photosintese) fica verde sólido(talvez um pouco a ir po amarelo contra a luz), e de manha ás 7 da manha encontra-se ainda verde, 6 horas após fecho da válvula solenóide, vendo isto, parece-me que a dissipação de CO2 é eficaz pois o reactor prende tanta bolha que de manha ainda as ta a dissolver,

 

- Teste de pH acusa pH de 6.5 no fotoperiodo das 23:30 e 7.0 ás 7:00

 

- eis a forma como tou a fertlizar:

 

10ml Macros

k 4,44
n 1,24
no3 5,45
p 0,40
po4 1,21

 

15ml micros

B 0.03
Cu 0.0030
Fe 0.22
Mg 0.05
Mn 0.06
Mo 0.0017
Zn 0.01

 

Domingo: TPA 50%, macros + MgSo4

Segunda micros

Terça macros

Quarta micros

Quinta macros

Sexta micros

Sabado Nada

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanha é dia de troca de agua e ca ficam as fotos de como ficou o aqua depois de uma semana:

 

Imagem colocada

Imagem colocada

 

Embora cheias de algas filamentosas verdes, as cubas estao a desenvolver

Imagem colocada

Imagem colocada

 

Mesmo com a maior parte das folhas cheias de sujidade, as tripartitas nem notam e crescem bem

Imagem colocada

As rotalas mais para trás sofrem com o fluxo de agua mas mesmo assim sao das que mais pearling fazem

Imagem colocada

As crypto estao a crescer a olhos vivos, fico pasmado a olhar para elas e para as anubias!

Imagem colocada

Maior parte das alternanthera reineckii tao com sujidade mas a aguentar-se bem

Imagem colocada

E ora, que temos aqui? Caracois!!

Espero que so comam as algas e restos de plantas k nao falta,

Quando forem praga, limpam tudo que é maravilha :)

Sabem que caracois sao estes?

Imagem colocada

Imagem colocada

 

Embora seja devido a algas, acho isto bem bonito:

Imagem colocada

 

 

Espero que gostem,

Amanha é dia de limpeza profunda e troca de agua de 50%

Comprei cloreto de calcio (CaCl) e vou fertilizar para o gH estar nos 3-4 dgH

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se os caracois vierem a ser praga, arranjas um botia palhaço. :naughty:

Gosto muito do aquario, mesmo com algas, e quando as plantas crescerem mais, ainda vai ficar mais espectacular.

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto de ver os caracois a comerem os restos das plantas lol

Vao virar praga porque têm tudo o que precisam :P

 

Hoje é tpa, mais um dia para deitar ás tantas hehe

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA feita,
Gosto mais de ver o aqua em blackwater, talvez arranje forma de colocar taninas na agua tal como turfa,

Deu uma trabalheira essa TPA, tive de tirar a agua duas vezes para sugar mais sujidade e mesmo assim ha zonas tramadas,
As Cubas tao mais livres agora de algas,
Termostato agora fica feio mas com a moita adulta ele será tapado, fica á experiencia lol

Em duas semanas as anubias tiveram folhas novas, ainda tou abismado!

Fertilizei hoje a seguir á tpa com CaCl2+MgSo4 para a dureza total ir dos 1 aos 3,
Calibrei o kit de teste e tá bem preciso, o mesmo nao digo do kit de NO3 que em vez de me dar 50ppm de nitrato, dá-me apenas 5!!

Tambem fertilizei com macros, desta vez com 7,5ppm de nitratos em vez de 5, pois para aquario bem plantado como este nao posso ter a variavel dos nutrientes em duvida,

Mudei o co2 para hora e meia antes da luz comecar e antes de acabar,
Motivo o qual o reactor parece levar tempo a acumular co2, vou ver a resposta do pH,


Uma coisa curiosa, nao sei se devido ao aumento de gH mas o kH agora está nos 2, mesmo apos troca total de agua, quando o da fonte é 8!
Suspeito que o CO3 tenha-se unido com o Ca e assim diminuido alcalinidade e aumentado dureza permanente, algo que vou tar atento pois sem co2 o pH esta nos 6,7 :)

KH2PO4+KNO3

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o sono esqueci-me de postar as fotos lol,

 

15DEC13

 

Sobre as dosagens de ontem, fiz assim:

 

- Gh que vem da fonte é de 1, logo deve ser tudo de calcio,

- para um volume de água de 50 litros doseei 1.83g CaCL2 para 10ppm Ca e 17,69ppm CL, aumentando 1,4 dGH

- para um volume de água de 50 litros doseei 2.03g MgSo4 para 4ppm Mg e 5,28ppm S, aumentando 0,92 dGH

- total de 3,32 dGH, testado e verificado com o kit de gH.

- para um volume de água de 50 litros doseei 15ml de macros para 5,5ppm K, 7,36ppm NO3, 2,09ppm Po4

 

Hoje de manha, testes deram:

gH: 3

kH: 2

pH: 7,3

TDS: 175

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago,

 

Só agora vi o teu áqua, está bem agradável.

 

Boa sorte nessa luta com as algas.

 

Podias por umas fotos maiorzitas, já tou um bocado pitosga :rolleyes:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basta clicar nelas :)

 

Estou ainda a experimentar as melhores formas de dosear CO2, parece que o reactor leva tempo a acumular co2 lá dentro, até conseguir estabilizar isto, as algas vão aparecendo,

Pelo que parece, 2 horas após o co2 começar, altura que as luzes acendem, o aquário tem o ph em 6.4 e acaba o periodo de co2 com 6.2,

como tenho kH de 2, o co2 tá entre os 17-28ppm, o dropchecker tambem confirma a côr verde viva, aparentemente tenho co2 em bons niveis,

Agora só mesmo marcando o que os testes revelam para daqui a umas semanas ver o que falta, e ajustar,

 

Até lá tenho caracóis com fartura a comer as algas,

 

Tem aparecido umas folhas roidas, penso ser as folhas que estavam cheias de sujidade, e tambem estão com pintas verdes, vou observando a ver se evolui.

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.