Projecto de um mundo submerso!


Tiago Nicolau

Recommended Posts

A rocha sair do lugar fica fora de questão, tanto que ja tinha tudo feito para uma moita de Myriophyllum tuberculatum atrás dela :)

 

Cada vez que olho para o tronco de como o coloquei, gosto mais dele,

Quando tiver em casa vou testar as varias formas que discutimos aqui, a ver qual a que fica melhor,

Temos de imaginar o tronco já com musgo e umas possiveis anubias petite nanas :)

 

 

Agora que penso na gruta, imaginem que me morre algum peixe la dentro, vai ser engraçado descobrir o infeliz e tira-lo de la lool

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom tava danado pa ir pa casa e ver novas formas,

Aquela do tronco de pernas po ar a fazer yoga nao deu certo porque na realidade ele nao fica como na foto lool alem de nao dar mesmo geito nenhum para espaço,

 

A pedra a ima da gruta fica tao artificial que nem vou considerar :P

Gosto do tronco em "X" pois com musgo acima da gruta dá para tapa-la e o efeito do ramo a chegar á superficie é bom

Imagem colocada

 

mas vi outra forma que tambem pode resultar se bem que invade muito espaço em que fica imponente , fica engracado com a moita de Altuernantera Reinickii e atras deve dar para tapar com a Tripartita

Desvantagem de causar muito espaço mal aproveitado

Imagem colocada

 

Opinioes sao muito agradecidas pois estou indeciso,

Ps: o tronco pequeno tá demais?

Gosto do facto de fazer o estilo de 3 pontos de foco, e com musgo fica bonito e as anubias nana petite ao pé :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a achar a melhor posição a que sugeri, mas são gostos :P

Não acho que a rocha por cima da gruta ficasse assim tão mal.

 

Gosto mais desta 2ª opção que colocaste, mas o tronco pequeno ficava melhor atrás da rocha ou em conjunto com o tronco maior, que para mim está numa posição muito boa!

 

enabu5yp.jpg

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A posição que disseste não existe, tive a tentar de todas as maneiras mas o tronco nao fica como na foto lool deve ser por causa da rotação :)

 

Tambem tou inclinado para a segunda hipotese mas tenho de estudar o impacto nas plantas

 

Atrás da rocha vao tar moitas de plantas, por isto que não queria mete-la atrás :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está decidido, o aquário vai ficar assim:


enabu5yp.jpg



As plantas escolhidas são estas:
- Hemianthus Callitrichoides
- Hydrocotyle tripartita
- Anubias barteri var. nana 'Petite'
- Alternanthera reineckii 'Mini'
- Myriophyllum tuberculatum
- Vesicularia ferriei


Escolhiam as Anubias na parte da frente da rocha, presas a ela, ou no topo e base traseira do tronco menor?

 

Epá, a posição existe...lol

 

Quando for aos Açores eu mostro... ;)

 

Eu bem tentei meter o tronco assim mas as partes que supostamente estão para cima, na verdade estão para baixo e no lado oposto lol

não me perguntes como mas foi o que vi :)

 

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

problemas de edição lool

 

A imagem que adicionaste no post acima tambem ficou igual, qual era a imagem?

 

Umas ideias que tou a ter:

 

- cortar o ramo frontal do tronco, pois não tá a fazer nada ali, apenas a dar sombra a mais,

- colocar um tapete com malha presa, na parte de tras na direita, com musgo, pois é uma zona com muita sombra (prendo a malha dos pés do tronco)

- Se calhar tiro mesmo o tronco pequeno, coloco uma rocha e as anubias nesta rocha, a fazer uma pequena moita, situação que hoje vou testar :)

 

 

PS: Quando cá vieres aos açores diz-me que combinamos um dia para tirarmos a prova dos 9 :P

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei do resultado final!

 

Quanto à rocha prendia as anubias nele e com o passar do tempo elas hão-de tomar conta dele e à frente deste colocava uma planta de médio ou pequeno porte!

 

Em relação ao tronco pequeno e, pela imagem, dá a sensação de que este está muito encostado aos vidros (frontal e lateral) se sim, convém recuar um pouco mais e chegá-lo um pouco mais para a direita para poder ter espaço de manobra para as podas e mesmo a limpeza interior dos vidros!

 

Por fim plantava a Hydrocotyle tripartita junto ao tronco pequeno, por forma a criar uma moita à volta deste, por forma a deixar no futuro algumas pontas do tronco à vista.

 

Se quiseres mais alguns pés de Hydrocotyle tripartita também tenho com fartura...

Editado por Marco P. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei sem percrber a parte das anubias lol

Parece que querias referir-te ao tronco pequeno mas deixa ver se percebi,

 

Colocar as anubias entre a rocha e as cubas de forma a ficarem a preencher aquela zona junto á rocha, prendendo-as com fio de tecer,

As plantas de medio/pequeno porte vao ser as reinickii entre a rocha e o tronco grande,

 

As tripartitas á volta do tronco pequeno parece-me bem, vou coloca-lo mais para tras e pa direita e assim fica a moita da tripartita na esquerda e frente, mas a direita vai ter as cubas e acima dele fica musgo, ou as tripartitas conseguem criar-se por cima tambem?

 

Vou cortar aquela parte mais reta do tronco, na frente, e no canto direito abaixo dele vou colocar um tapete de musgo,

 

So tou mesmo na duvida com as anubias, mas visualizando-as a preencher a parte frontal da rocha, calha bem :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As anúbias amarrava-as à rocha, viradas para o vidro frontal do aquario, porque depois à medida que elas forem crescendo elas vão tomar conta da rocha, também podes ir controlando isso com o tempo.

 

As reinicki fazia uma moita à frente da rocha toda...

 

As tripartidas depois de pegarem e começarem a desenvolver-se à medida que fores podando vai formando uma moita e até podes cobrir parte do tronco com a moita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As anubias entao ficavam pela rocha e as reinickii no chao?

 

Nao tinha pensado nessa hipotese, mas isto deixa um espaço do meio livre e tambem o espaco entre rocha e HC nao é muito largo, mas fica a matar,

E dizes tu que nao tens geito para o paisagismo :)

Tao a ver aquela covinha no cimo da rocha? Uma anubia ali deve ficar bem fixe :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mundo agora ficou submerso:

Imagem colocada

 

Obrigado Marco P. Silva pelas plantas,

Metade do aquario veio do teu lol

 

A coisa nao correu mal tirando o esperado erro de iniciante e agua por todo o lado, mas tirando isso foi facil plantar tirando a tripartita que tive de enterrar folhas e tudo lol

 

Vamos ver se a coisa pega, tou a ver que o meu reactor dos chineses nao vai dar conta do recado,

 

O fluxo ta na diagonal, os troncos e a rocha quebram o fluxo normal, tou a ver se troco a entrada e a saida de sitio,

 

O tronco maior ta meio instavel ainda pois ainda nao ta encharcado, as pedras por cima sao para lhe estabilizar lol

 

Espero criticas vossas:)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que está bem engraçado, mas...

 

-O tronco pequeno não gosto, deveria estar mais para trás ou tirava e colocava 2/3 rochas mais pequenas

-Demasiada reinicki e muito espalhada

-O troco grande poderia ter algum musgo em cima

 

Boa sorte!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, recebi tantas reinickii que não soube onde as colocar todas,

gosto da moita grande, mas quando crescerem pode ser que não tenham espaço,

 

O tronco pequeno tambem parece que ta ali mal,

mais para trás não dá, não há espaço,

gosto de o ver mas parece mal :/

 

rochas..que rochas meto ali... andei a ver mas não me decidi lool

 

O tronco grande ta bom, nao mexe :P

 

 

A ideia do tronco pequeno era para que a tripartita ocupa-se a frente e lado,

 

 

uma pergunta, como sei que o meu reactor ta a funcionar como suposto? será que as bolhinhas muito pequenas que saem da lily pipe é sinal que é o co2?

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que ficou muito bonito!

 

Lol!!! tens reinicki com fartura!!! Mas gosto da forma como elas estão!

 

Não te preocupes com o tronco, quando as plantas começarem a nascer metade dele não vai aparecer.

 

Sim as bolhinhas pequenas que saem da lily pipe é CO2.

 

Agora é deixar crescer e ver como vai ficar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opa o tronco pequeno lixa a corrente de agua,

Vendo as bolhinhas a descer por tras, fazem as mattogrossence mexer, vai pelo vidro lateral e o resto nao mexe porque o gordo do tronco bloqueia lol

 

O que fiz foi inclinar a saida de agua para a corrente ir na diagonal, mexendo as reinickii, mas sendo na diagonal penso que a corrente ta toda trocada,

Tive de fazer tudo ás pressas e mesmo assim so me deitei á 1 da manha,

Hoje vou olhar com mais tempo a ver o que mudo,

 

Marco, olha para as reinickii e diz-me se achas que como estao agora, vai haver problema no crescimento?

Como nao sei como elas crescem deduzo que vao compactar,

O problema é se acontece como me disseste e fica partes podres lol

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que as reinicki estão bem, e se a moita ficar muito compacta com o crescimento, aquando da poda, podas os pés mais antigos e vais deixando os mais novos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Canto do equipamento,
Tou com o conta bolhas a verter oleo, penso ser devido ao oleo bébé ser pouco viscoso, pois mesmo selando com cola quente debaixo da valvula sem retorno, aquilo verte...vou tentar com oleo alimentar.

Reactor desta forma prende as bolhas em cima, mas se o que eu pensar for correcto, o facto de ficarem presas dá tempo para se dissolverem,

Hoje de manha, com CO2 desligado e sem bolhas, o Dropchecker tava ainda em verde.

 

a0eh.jpg

 

Descobri que afinal estas mattogrossenses tambem são chamadas de foxtail \o/ (sempre quis ter estas, por isto que adorei estas quando as vi)

Hoje de manha vi uma a boiar, la tive de a plantar de novo.
jcvo.jpg

 

bp89.jpg

 

 

Espero que o musgo preencha toda esta zona, para tapar a rede

A crypto foram as que não estavam nos meus planos, como crescem pouco, acho que não precisam de mais espaço que isto

uma das folhas está com uma mancha branca, já veio assim, será fungo? :/
rc38.jpg

 

 

A cubas estão um pouco mal tratadas do DSM, se correr bem elas crescem bem, estou a dar o que necessitam para adaptarem-se bem.

cz0z.jpg

 

Visão geral do aquário, mudei um pouco das reinickii,

O tronco vai sair (o pequeno) e vou coloca-lo no aquário pequeno,

vai sair pois tira a atenção da rocha, e no lugar dele coloco uma pedra pequena ou então não coloco nada,
gakl.jpg

 

Bom preiso que me ajudassem a saber se tenho de fertilizar já com NPK e traces, ou se espero uns dias,

Como o solo é fertil, deduzo que as raizes vão crescer e sugar os nutrientes,

Ainda mais que não fiz troca de água quando o enchi, por isto deve estar cheio de nutrientes na coluna de água,

 

O problema para mim vai ser diferenciar a falta de nutrientes com a fase de adaptação em que se perde um bocado das folhas :/

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa insistir na posição dos troncos, mas o pequeno se rodar e ficar com a parte mais alta para a traseira do aqua não ficará melhor?

 

Boa sorte com a cuba!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol olha bem po espaço que tenho, até tenho sorte em caber ali o tronco :P

 

Mas vou tira-lo, dá mais chatices que outra coisa, assim fico com espaço, menos distrações.

 

A rocha e tronco grande já dão 2 pontos de atenção, tinham dito que ia ficar demasiado atrafulhado com o tronco pequeno e tinham razão lol

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à fertilização, uma vez que tens substrato fértil a meu ver ainda não precisas fertilizar, quando reparares que as plantas estão com falta de nutrientes dás-lhes com fertilizantes...

 

Quanto ao tronco pequeno, se colocares umas pedras mais pequenas no seu lugar ou, fazer uma moita com alguma planta acho que ficava melhor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.