Projecto de um mundo submerso!


Tiago Nicolau

Recommended Posts

Quanto ao substrato floredepot segue as instruções que estão na embalagem, quanto ao outro que tens nas primeiras fotos convém ser bem lavado, vai lavando aquilo em pequenas quantidades que é melhor.

 

Podes é arranjar um coador (ou um bocado de rede) enche-lo até meio de areão e passar por água corrente e mexendo ao mesmo tempo.

 

O coador é melhor, dá mais gozo utilizar os utensílios da cozinha da Maria :naughty:

Foi o que fiz depois, mas o coador dela é muito pequeno para 7 kg de areão lol,

 

Ficou de molho e hoje vai mais uma esfrega para sair o restante :)

 

Mudança de planos: O aquário vai para a minha casa no Pico da Pedra, pois a casa em Ponta Delgada é arrendada e num ano ou dois temos de sair de la, por isto mais vale pensar a longa data e o aquário fica sempre quietinho na minha casa(além que ter um aquário num 3º andar, tem desvantagens de logística lol

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, pensava que era só eu... tenho o meu também no último andar da casa, ou seja para as TPA´s a água sai pela janela, para voltar a encher tenho de subir um lance de escadas com um balde de 10 lts isso 5 ou 6 vezes. :wacko2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi dificil tirar o aquário de lá ainda mais com as pedrinhas e tudo la dentro para o transporte, imagino andar com o balde pois a casa de banho do andar de cima nao tinha pressao nenhuma hehe

Agora tenho de falar com minha mae pois ela é que manda na casa,
Tenho o local perfeito: no movel resistente de madeira boa onde se guarda os sapatos, debaixo da escada com espaço suficiente para as manobras e sem luz directa do sol!

Acho que tenho de dar muitos elogios a ela para ela não se importar :)

Amanha eu mais a minha companheira vamos ás lagoas e á beira mar procurar rochas vulcãnicas e pedrinhas que se enquadrem bem,


Uma dúvida visto haver várias opinioes: qual o melhor procedimento para colocar as plantas pela primeira vez? colocar elas com a primeira água, ou esperar 15 dias e colococa-las já com a água posta?

 

Fui a 3 lojas cá da ilha e tive 2 opinioes diferentes!

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves colocá-las logo no início da montagem, para começarem a consumir os nutrientes do substrato, convém é tratá-las para não ir nenhum tipo de praga para o aquário. Para tratar as plantas podes usar lixívia com água, ou seja, usas a medida 1/10. p.ex. para 1 ltr de lixívia usas 10 ltrs de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto apenas quando colocar a agua certo?

Bom vamos pensar nisto quando o hardscape tiver decidido :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fomos á procura de pedras para formar a gruta e para o hardscape,

Fomos á Lagoa do Fogo, e subir aquilo com uns 15kg ás costas foi obra :)

Compramos areia branca e pedra preta porque a que temos é demasiado clara, e compramos o teste de ph da Sera,

 

A areia nao deu pa limpar pois é fininha demais mas todas as outras foram limpas

 

As pedras foram raspadas com palha de aço, postas em vinagre umas horas, raspadas de novo e fervidas em alta pressao por meia hora e postas em panas para ficarem durante 2 dias a testar o PH

 

PH inicial acusa uns 8 pela cor do liquido

Sao de origem vulcanica por isso espero que sejam boas para o aquario :)

 

Fotos postas no primeiro post.

 

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pedras foram as que tão na foto, algumas devem ficar de parte mas como é para a gruta, tinha de ser umas mais especificas :)

Actualização: Aquário vai ser devolvido e vou levar outro, é basicamente o mesmo mas sem a BioBox,

Como vou meter filtro externo e calha de leds, a biobox só ia atrapalhar, e para o layout, é melhor sem ela,

Pedras foram testadas com 48 horas de molho, e o PH está estável (não gosto do sistema de cores, deixa espaço para má interpretação das cores),

 

Fervidas de novo e postas em pana(alguidar) com película aderente para estarem mais isoladas,

 

 

 

Estou a ver o custo de fazer testes e ter manutenção em dia vai ser um pouco além do que pensei ser, mas como é dividido por dois, a coisa dá-se.


Logo actualizo com fotos do novo aquário.


PS: O equipamento do kit do aquário novo possivelmente vai servir para um segundo aquário de quarentena que vou mandar fazer na espelhadora :)

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos no primeiro post.

Aquário está trocado, e comprei uma calha de Leds,.

Sobre o material, o aquário é um Pacific kit 60cm, de 60x30x30,
Trouxe o filtro, termostato, iluminação e umas coisitas da API.

O filtro é um Rena Filstar 300, mas vou usar um Aheim 2213, negócio a decorrer com user do forum.
Apenas vou usar o termostato, que é o SOBO HL-100

 

A calha de Leds é uma Beamswork PowerLed 300, as specs são estas:

  • 54x HQ 0.1W LED (51x 10000K daylight, 3x 460nm Actinic)
  • 570 Lumen
  • Super slim housing in black finish.
  • 2 mode ON / OFF power switch ( Full mode / Lunar mode )
  • Full Splash guard
  • Expendable mounting bracket . 21" max lenght.

 

Pelo que li sobre esta calha, parece que a versao anterior era fraca mas esta veio melhorada,

Não me entendo muito com os Lumens, mas gosto imenso da côr da luz, para um aquário do tamanho do meu espero ser suficiente.

 

Se tudo correr bem, irei ter uma Eheim 2213 de um user cá do forum, a qual espero ansiosamente, sempre fui fan de material da velha guarda :)

 

Rochas estabilizadas e limpas,

Montagem e teste de hardscape em breve!

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, já tive a ver uma data de plantas e decidimos em colocar(por agora) 3 espécies,

 

Quais ainda não sabemos ao certo mas não mais que 4 pois ia ser muito granel junto e o aquário nem é grande :)

Olhando para a quantidade de pedras e po aquário até me assusto, realmente tenho quase tanta pedra que enche o aquário ate cima lol

 

 

As plantas que queremos são:

1 espécie de baixo perfil para cobrir a gruta - Vesicularia ferriei 'Chorão' OU Musgo Java

1 espécie de baixo perfil para tapete - Glossostigma elatinoides OU Hemianthus callitrichoides

1 espécie de perfil médio para colocar ao lado das rochas e gruta - Alternanthera 'Rosanervig' OU Ludwigia sp.

1 espécie de perfil alto para o fundo e lados no sentido de dar imersão á paisagem - Echinodorus bleheri (bleherae) OU Nymphoides sp. ''Taiwan'' OU Hygrophila corymbosa 'Siamensis 53B'

 

 

Não sei muitos detalhes delas em especifico mas sei que tirando o musgo de java, todas vão precisar dos cuidados de CO2, luz e fertilização,
Luz tenho, fertilização arranja-se, e o CO2 está pendente para breve.

 

 

São plantas avançadas, sabemos disto, mas andar aqui a meter plantinhas faceis de manter para depois as tirar, não é a nossa intenção :)

Agradecia que me ajudassem a perceber alguma incompatibilidade entre as espécies em termos de PH e dureza pois são factores que elas todas vão ter de coincidir e no site do Tropica Aquarium Plants, não diz nada sobre isto :(

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao, vou pelo que disse e vou esperar ate ter pelo menos uma das plantas,

Tou á espera do filtro por isto tenho tudo de parte ainda

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não li nada a falar de substrato fértil, já que te queres lançar por cima nas plantas vais ter de colocar substrato fértil. Um bom substrato, CO2 e uma boa iluminação vamos ver se é suficiente essa calha parece que sim e a altura não é muita por isso penso que nisso não haverá problemas e vais ter de fazer fertilizações, pois plantas difíceis se falha alguma das coisas, não vai correr bem.

Mas esperemos que estejas à altura, vai ser um bom desafio, difícil para quem se está a iniciar, mas não deixa de ser um desafio.

Força aí e cá estamos a torcer por ti e à espera de fotos. Lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oops, esqueci-me de colocar isto no primeiro post, mas sim, tenho substrato fértil da Sera :)

Se por ventura a calha não for suficiente, não é o fim do mundo mas apenas um precalço já que ha espaço para mais uma igual, mas tudo indica que sim pelas razões que referiu :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kit CO2 encomendado :)

 

Kit vai ser com valvula seluloide, manometro e redutor de pressao, reactor externo da Sera e garrafa de 1kg de CO2 alugada na empresa de extintores,

Apressei-me com o sistema para te-lo em conjuçao com o filtro 2213 da Eheim para quando colocar a água no aquario, esperando que a plantacao da Cuba corra bem :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bom, vamos então esperar para ver esse aqua a bombar, e já sabes se houver alguma dúvida apita, é para isso que aqui estamos, não é só para ver fotos como parece lol :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotos vao tar sempre presentes,

Só espero que a implantaçao das Cubas corra bem :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A que vi foi a DSM e plantar de pé a pé,

O tipo de areao deve ser o normal pois trm de dar para as raizes entrarem para o substrato fertil mas fora isto nao sei mais tecnica nenhuma lol

Coisa que vou aprender claro, tou ainda a projectar o hardscape ainda para o papel

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho neste momento a HC a crescer pressa a uma rede sem estar enterrada no subtrato...e tenho na mesma montagem a HC "plantada"...posso confirmar que sem estar "plantada" desenvolve muito mais.

o único inconveniente é que não é esteticamente agradável enquanto não cobre a "rede de fixação".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens presa na rede de forma submersa?

Prefiro plantar de forma que a raiz fique bem fixa no solo

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A parte fácil é a de juntar material ;)

Este fim de semana a minha companheira está fora, mas domingo já vamos poder começar a meter hardscape :D

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.