Projecto de um mundo submerso!


Tiago Nicolau

Recommended Posts

Com a tua dedicação e carinho, está a ficar espectacular.

As folhas poderão andar a ser roídas pelos caracóis?

Desculpa a pergunta, mas tenho essa dúvida: os caracóis têm preferência por algas ou por plantas?

Estou a aprender muito contigo. Obrigado.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, aí está, estes caracóis parecem ser de uma espécie que só come algas, mas há uns que comem as plantas,

Como são pequenos, parece-me ser dos que come algas, até já tenho folhas da tripartita limpinhas por eles, sem serem comidas,

Regra geral os cvaracóis pequenos comem algas,

Agora só mesmo observando, pois as folhas das alternanthera são rigidas demais para caracolinhos tão minusculos comerem, digo eu lol

Só tou usando-os para limparem a porcaria que existe no aquário, mal vir que são uma praga, coloco uns helena para começarem a caça ao caracol :)

 

Além do mais, com uma dureza de 1, posso bem estar a presenciar carencia de cálcio, o que fica rectificado se for esta a razao pois com o fertilizante, tenho agora dureza de 3 !

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive para aqui a pensar,

Já que eu gosto de blackwater, ou água de chá, o suficiente para o aquário parecer mais selvagem, que tal colocar umas pinhas e umas folhas de Plátano/Amendoeira da India na parte do tronco, acima da gruta?

 

Ando a imaginar isto e parece-me engraçada a ideia, tal como se fosse ali o local em que começa um rio amazónico :)

O musgo que tenho em baixo colocava em todo o tronco, ficando este mais disfarçado..

 

é uma ideia que tenho de decidir antes de colocar fauna, já que vai envolver uma sujidade engraçada lol

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheguei a casa ontem e tava o aquario numa nojeira, cheio de algas nas Cubas, e em muitos sitios,

 

O responsável em principio foi o CO2,

 

Mudei um pouco, meti agora 2.5 bps, contei as bolhas durante 1 minuto, antes tava a 1-1.5,

Agora tenho a bomba de ar a dar-lhe todo o dia, com poucas bolhas, apenas para ajudar no equilibrio de CO2,

 

Vamos ver se é suficiente, mas deduzo que tenho o fluxo de água um pouco mal distribuido para as cubas, ora vejam:

 

 

O problema é que se eu trocar a saida de agua com a entrada, as cubs quase sao arrancadas com a força,

Se meto a meio, não há distribuição pos lados,

Como tá a saída de água no canto lá atrás, as Rotala apanham primeiro com o fluzxo, e quandio chega ás Cubas vem com pouca força, o suficiente para mexer as algas delas, mas pouco mais,

 

Ora, só tenho esta opção, o que não sei é se o CO2 quando dissolvido, fica distribuido pela coluna toda que seja movimentada, ou seja, o facto de eu nao ver bolhinhas de CO2 a ir contra as cubas, ser sinal de falta de CO2 ou não..

 

de qualquer forma aumentei o CO2 para que durante as 2 horas de luz apagada e acumulação, os valores fiquem estaveis,

talvez tenha sido isto que influenciou este pequeno boom de algas, pois de variáveis só mesmo o CO2, pois luz há com fartura, e nutrientes igualmente,

 

Sinceramente pensei que com reactor externo, necessita-se de menos bolhas para dissolver..talvez arranje um difusor de ceramica para testar...

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update:

 

Terceira semana passada, a caminho da quarta,

 

Mudei a forma como a água é distribuida, pois como estava antes, deixava muita zona morta,

Coloquei a saída de água mais a meio, abrangendo as plantas mais exigentes e arejando melhor o rochedo,

coloquei um pequeno filtro com bomba de retorno no canto esquerdo, para mandar água ás cubas e redireccionar o CO2 que estava a ir para o topo, para baixo de novo, até agora tem reoslvido bem a situação e não ocupa espaço como uma bomba de circulação ocuparia, nem me manda as Cubas fora do substrato, e tem o bonus de ser filtro de esponja, servindo de um auxiliar de filtração :)

 

Fora isto, pequenas podas, maior parte podas de manutenção,

anubias podadas, pois alguams folhas estavam a ser bem atacadas por BBA, tripartitas limpas, bem como as crypto e as alternanthera,

Cubas extensamente limpas de algas mas muitas ficaram lá, algumas das cubas foram arrancadas do solo pois as algas tavam bem presa, mas recoloquei em sitios melhores para ajudar no alastramento,

As cubas estão bem saudaveis, e se virem pelas fotos, nao parecem que estao a crescer muito para cima :)

 

Mudei a forma como a bomba de ar manda ar la pa dentro,coloquei um aparelho difusor da Eheim, manda as bolhas mais largas e ajuda melhor a troca gasosa,

Coloquei papel de aluminio onde as bolhas de ar rebentam, pois andava a alagar-me o chão todo lol

 

Coloquei 3 pequenos guppies, 2 machos e 1 femea, eu sei que tem de ser ao contrario mas sao guppies gentilmente emprestados pela Reefshop(loja que mais frequento) e em principio estao ali para ver se o aqua suporta vida alem de plantas e caracois, pois nao sou grande fan de guppies..ainda...

confesso que é dificil nao gostar desses diabretes, quando sempre que meto a mao dentro do aquario, vao la e começam a trincar-me á procura de comida lol...fico indeciso se tenho guppies ou neons, quem sabe..

Estão no aqua desde dia 21, e ao inicio andavam afluitos, pis meti-os na altura do CO2, mas rapidamente habituaram-se e agora andam mais no solo que la em cima, a vasculhar as plantas e a femea ate come algas ao que parece hehe

 

Os caracois andam a crescer, pensei que iam infestar mais o aqua mas nao tenho visto ovos nem nada do genero, tenho pena pois queria ver o que é infestação de caracois, e ver se é assim tao mau como dizem, pode ser que a coisa mude!

 

 

O que eu ando a reparar é que para aquario novo, os peixes, sendo eles crias ainda, estão muito bem, pode ser que estejam mal e eu é que nao tenho olho pra isto mas vejamos:

- comem os flocos mal os coloco lá,

- vasculham todo o sitio,

- nadam com fartura contra a corrente,

- não se escondem

 

Tudo sinal de peixinhos saudaveis,

 

Se o aqua, sendo novo, com fertilizaçao e CO2 forte, estivesse inospito á vida, estes cuitados estavam bem pior,

 

Por isto deduzo que as plantas, que a meu ver ainda são bastantas, pegam nos nutrientes que lhes dou, produzem oxigenio, e criam um ambiente natural,

Como tenho imensa agitação na superficie, os niveis de CO2 e O2 aparentam estaveis pois CO2 nao elimina O2, apenas a fraca agitação faz com que haja mais CO2 do que O2, e é isto que mata a fauna no aquario,

 

Algas..bom, algas tenho imensas, mas as que tenho sao filamentosas castanhas, verdes, e as BBA, e as GSA nas folhas,

Não vou alterar fertilização, incluindo CO2, pois se não dou hipotese ás plantas de enrraizarem e prosperarem, piorava a situação,

Vou deixar o solo e filtro amadurecer, pois o que tenho, parece-me é falta de distribuição dos nutrientes, e como apenas resolvi isto dia 21, ainda é cedo para tirar conclusoes,

 

 

Objectivos agora são;

 

- Adicionar 4 Otocinclus Affinis, seguido dos RCS

 

Espero que gostem das fotos ;) ( para as ver maior cliquem nelas pois estão no album ca do forum)

 

 

21DEC13

 

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Video do aquario:

 

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está brutal! ;)

Mas o que são aquelas coisas transparentes que tens presas de lado com ventosas no aquário ?

Não consegui perceber :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves tar a referir-te aos dropcheckers, ou então ao sensor de amonia livre,

Se for de ambos os lados, são os dropcheckers, uso dois para ver se ambos os lados do aquário recebem CO2 suficiente, e o sensor de amónia é para avisar se há algum pico de amónia mas neste aquário torna-se irrelevante já que as plantas usam a amónia mal este está presente, e com ph ácido, o sensor não detecta o amonio (NH4 em vez de NH3), vim a saber isto já tarde lol

 

 

Estou indeciso se em vez de ter Paracheirodon Innesi, adquiro os Trigonostigma espei (lambchop Rasbora)

Gosto mais de os ver que os neons e são do mesmo tamanho,

 

4 otos, 2 ramirezi, colonia de Red cherries e 8 destes rasbora não sei se fica demasiado,

 

Estou inclinado mais a ter o casal de ramirezis do que o cardume de rasboras, caso seja para tirar uma espécie,

antes ter o aqua menos populado do que demasiado, tirava a atenção e harmonia das plantas, não acham?

 

Até vi os rasbora mosquito, mas são demasiado pequenos e esguios para o meu gosto :/

 

Pelas contas de 2cm por litro, não estou sobrelotado, mas na realidade tenho quase (se nao mesmo) metade do aquario com plantas e ornamentação, por isto tanto peixe está a meter-me na dúvida..

 

 

O que estou a pensar fazer é colocar nesta ordem:

 

Otos-->RCS-->Ramirezi-->Rasbora

 

penso ser o mais seguro caso veja que realmente meter mais que os RAMs é demasiado.

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo esclarecimento ;)

Penso que o que me estava a referir eram os dropcheckers :P

 

Não fazia ideia que existia isso, nem o sensor de amónia... Pensei que para detetar amónia livre, só mesmo com testes ;)

 

Tens aí um aquário brutal ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto está a ficar cada vez melhor...

 

Se fosse a ti colocava os os ram's e os rásboras, nem que fossem só seis, depois de se adaptarem ao aquario ficam com umas cores bonitas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes colocar essa fauna que pretendes, à vontade, em termos de quantidade, mas tens vários problemas:

-Otos - Só devem entrar em aquas maturados (com mais de 6 meses)

-Ram's - São demasiado agressivos para teres com camarões e com as Rasbora Espei. Por outras palavras, vão comê-los!

 

É melhor repensares aí alguma coisa...

 

Também gosto muito das Espei, comprei hoje 6 e irei buscar outras 6 em breve!

 

Tambem gostaria de ter Rams mas em termos de temperatura sao incompativeis com as cory panda...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes colocar essa fauna que pretendes, à vontade, em termos de quantidade, mas tens vários problemas:

-Otos - Só devem entrar em aquas maturados (com mais de 6 meses)

-Ram's - São demasiado agressivos para teres com camarões e com as Rasbora Espei. Por outras palavras, vão comê-los!

 

É melhor repensares aí alguma coisa...

 

Também gosto muito das Espei, comprei hoje 6 e irei buscar outras 6 em breve!

 

Tambem gostaria de ter Rams mas em termos de temperatura sao incompativeis com as cory panda...

Desculpa lá, mas tenho de discordar de ti, tenho um casal de ram's, rasboras, e amanos, e até hoje não tive problemas com nenhum deles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rasbora Espei ou Harlequim? Se são harlequim, já têm um tamanho que os Rams não atacam, as Espei são cerca de 1cm mais pequenas.

Também tem a ver com o temperamento deles e a habituação de uns com os outros, os teus podem ser mais calmos.

Eu baseei-me no Aqadvisor, não tenho xp com Rams, embora gostasse, mas vou optar pelas Colisas Lalia, por uma questão de compatibilidade de temperaturas com as cory panda.

 

Mas nada que a experiencia não resolva, o que pode acontecer é as rasboras desaparecerem e os Rams andarem bem alimentados. ;)

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Advisor vai pela informacao de serem Ciclideos mas toda a informacao que tenho é que RAMs sao pacificas, mais que Apistos,

 

Tou com 3 crias de guppies no aquario e estao ali felizes da vida,

Os 6 meses é falado num aquario sem ser plantado,

Nisso vou arriscar pois nao vejo como ia fazer mal aos Otos metendo-os agora,

Picos de amonia ou nitritos? Se for isto as plantas consomem antes de ser tóxico,

Mudancas de parametros? Á um mes que monitorizo os parametros e os que mudam sao os que meu mexo tal como gH e pH quando adiciono co2, pacifico para a vida animal,

Por isto nao sei porque teria de esperar 6 meses :)

Quando os colocar vai ser de dia( fora do fotoperiodo) para se habituarem antes de eu colocar o Co2 pois isso é k pode ser o factor decisivo,

 

Mas primeiro que consiga ter os peixes que quero vai levar algum tempo, os Otos nao parecem faceis de arranjar pelas lojas da cá e tou muito reticente em mandar vir pelos correios e esperar uma semana por eles,

Se com uma viagem de horas eles já nao aguentam bem, imaginem 7 dias :/

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso dos Otos em aquas maturados é o que tenho lido por aí. Logo vês, se eles se dão bem ou não.

 

Os Rams são pacificos, mas se as rasbora couberem na boca deles, não sei não...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ramirezi podem ser pacíficos até ao momento em que formem casal e passem a defender o "ninho". Como ciclídeos que são, costumam ser bons pais. É por aí que podem tornar-se agressivos.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia de ter um aqua plantado e com sitios para esconderem/formar ninho era mesmo esta, não se sentirem ameaçados,

 

Supondo as coisas não chegamos lá, a prioridade é mesmo para os RCS e para os Otos, se os RAMS não se derem bem com os companheiros de aquario, vão embora e ficam os Rasbora,

Gosto dos RAMs mas não abdico de tanto só para os ter :)

 

Comprei um Termostato Externo, hoje com as fotos depois da TPA mostro.

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E vai resultar, pois como digo, pela pouca experiência experiência que tive com ramirezis não deram problemas. Conviviam perfeitamente com peixes mais pequenos. Até porque também são peixes relativamente pequenos.

Um dos que tive, à uns quinze anos atrás, e achei mesmo muito agressivo, embora me tivessem dito que não era, foi o labeo bicolor.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EDIT: TPA foi ontem e hoje foi limpeza de filtros,

A agua da limpeza saiu preta preta, ainda tenho as maos a cheirar a lodo lol

Limpei com agua do aquario e parte da agua tratada que sobrou, mas mesmo assim ao ligar o filtro ficou uma nevoa branca, espero que nao seja a colonia de bacterias morta, nem fazia sentido se dei dose extra de Prime naquela agua :/

 

Actualização semanal:

Acho que as algas estão a ganhar a luta, e eu sem excel e sem equipa de luta estou tramado,
Deixei o Co2 andar a flutuar e agora lixei-me, primeiro que elas saiam vai ser penoso,
As que tenho pelo que vejo sao filamentosas castanhas, e em menor quantidade verdes,
Algas em pontos verdes em algumas fhas, algas castanhas nos vidros,
Alga de barba negra nas anubias e já em outras e na rocha, e acho que tenho uma alga mais constituida que parece folha queimada, nas anubias e nao consegui ver o que aquilo é..

Todas elas parece-me devido a ter tido má circulacao e como meti uma valvula sem retorno especialmente forte, nao dei pelo co2 a ser mandado com menos força nesta semana,

Fiz hoje limpeza de detritos, o maximo que deu sem levantar muito as plantas,
Impressionante como o a rocha atrai poeira!

Não há muito a fazer senao ir limpando tudo menos as cubas,
Tenho de adquirir Excel para ajudar a erradicar as algas das cubas, a minha teoria é que se eu eliminar as algas via excel e fizer uma TPA grande, sugo maior parte dos poros das algas dificultando a sua regeneracao,

Isto aliado a 3 dias de escuridao total pode ser que resulte bem

Eis as fotos depois da tpa:

O termostato externo depois do filtro e antes do reactor
y8uga8eq.jpg
nesu9aqy.jpg
gygymu8u.jpg
5ezujaze.jpg
se5atera.jpg
yja9e9e5.jpg
uruty4eh.jpg
hytypy2y.jpg

Como podem ver, as anubias estao infestadas de algas negras, a anubia do fundo tem umas algas mais robustas, deve ser algas pois aparece em outras igualmente, nao sei é o tipo de alga,

As crytptocoryne tao a ficar com algumas folhas vermelhas nas bordas, será mesmo da especie da Wachiili?

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Apos um ataque de algas diagomacias filamentosas castanhas, vi-me obrigado a tirar as Cubas do aquario e coloca-las num vaso para plantio emerso,

 

Tive a pensar nisso e realmente elas ali eram mais um trofeu que algo mais, tanto que as tripartita unidas ficam mais a ver ou entao um tapete com Riccia ou sem tapete mesmo, servindo aquele centro como algo para ter folhas e pinhas,

 

Fiz TPA dupla, tirando toda a agua portanto, teve de ser para limpar o maximo de algas filamentosas,

 

Alem disto tirei uma das calhas de luz, ficando agora com 9watts de LED, a ver se assim relaxa o sistema um bocado,

 

Tirei uma camada do aquasoil onde estavam as cubas e coloquei areao de cascalho como o resto do aquario,

Podei as Rotala e um pouco do musgo, para crescer com mais vigor,

 

 

Por agora tudo está limpinho, ou quase limpinho

 

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal, umas novidades e actualização:

 

Retirei as rochas, eram um harém de sujidade e BBA, perturbavam o fluxo, e tirei-as,

 

Coloquei uns pés de Alternanthera Reineckii, para fazer uma moita com elas e com as mini, penso que quando crescidas, irão dar um bom visual,

 

As Miriophylum Mattogrossense Red estão ainda a lutar para crescer, deu para fazer 3 podas e replantar, a ver se crescem,

 

Retirei o reactor de CO2 e coloquei o Elite mini filter, para difundir o co2 e está a fazer um melhor trabalho, o filtro externo até ganhou mais força,

 

As anubias estão numa zona mais escondida da luz, vou fazer uma moita delas, pelo que andei a ver, elas estando presas em lã de rocha ou cerãmicas com o rizoma acima do substrato, crescem de forma a fazer moita,

 

Antes de as colocar, dei-lhes um banho em uma solução de 4:1 de lixivia, as algas que estavam a infesta-las ficaram vermelhas e transparentes, parece ter resultado,

 

Fiz o mesmo, mas com água oxigenada no tronco, podem ver até as BBA vermelhas, com mais umas aplicações e elas desaparecem,

 

Adicionei uma colonia de 23 RCS, mas parecem que foram cruzados com uns de vertente azul, parecem mais cor de vinho que vermelho,

Maior parte está escondida, falta saber se estão a habituar-se ao sistema sendo bem diferente do sistema onde estavam

 

 

Estou á espera da bomba de circulação Hydro Koralia Nano Evolution 240, para ajudar no fluxo á superficie,

Tambem estou á espera de uma rede de protecção da entrada de agua do filtro, chamada de S.S Guard,

Mandei vir mal vi por duas vezes camaroes presos pela sucção do filtro...Um deles ate está cambaleando, penso ter sido ferido :(

 

 

Ainda luto com o raio das diatomaceas filamentosas,

Tenho agora caracois novos, parecem ser planorbis corneus castanhos e outros azuis, e ainda os outros pequenos que andam a reproduzir-se,

espero ser suficiente para o combate das algas, comprei Excel mas não quero usar enquanto os camaores estiverem a adaptar-se...mais facilmente mata-se camaroes devido a excel do que devido a NO3, e isto foi testado pelo Tom Barr,

 

Espero que gostem das fotos :)

 

18JAN14

 

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização da semana:

 

- Os recém chegados Red Cherries numa semana arrumaram a casa!

Aquário parece que não teve problemas de algas, se eles tivessem chegado mais cedo, as cubas seriam salvas!

 

-Anubias ressentiram-se do tratamento de lixivia, algumas parece que vão desta para melhor, rizoma intacto, a ver se dão um salto,

 

- Mattogrossense estão a sobreviver mas o solo da Sera FloreDepot de nada vale, se eu soubesse, metia PowerSand da ADA ou o da JBL, Sera é que não :/

A diferença ve-se...as Crpytocoryne vieram no mesmo vaso, a unica diferença é o substrato fértil, sendo as da esquerda da Sera e as da direita, da ADA, e as diferenças notam-se como o dia da noite..

 

- dos 23 RCS que trouze, contei 15-16, boa estatistica, sabendo que mais alguns esconderem-se,

 

- Caracóis estão a ficar descontrolados, se vir que se tornam praga, retiro os planorbis corneus e coloco no outro aqua, e deixo um par de Helenas para limparem o aqua dos restantes caracois..demasiada gelatina nas plantas :/

 

- Amanha devo colocar uma poda do musgo de java no tronco,

 

- Limpeza geral de filtros amanha, deve sair bastante sujidade deve..

 

FOTOS do album! :

 

24JAN14

 

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal, deixo aqui umas fotos do estado do aquário,

 

Tenho novidades, tirei a bomba de ar e o filtro pequeno e coloquei uma Hydor Koralia nano 240 no lugar, agora tenho movimento na superficie e muito melhor movimento da agua no interior,

Após umas alterações parece que estou melhor no que toca á camada que se formou na superficie,

 

Coloquei uma rocha avermelhada ao pé do tronco com musgo, assim abate o musgo que estava a levantar e dá um bom aspecto,

Esta semana apenas cortei as folhas das Alternanthera Mini, as que eram verdes e as plnatas responderam bem com crescimento novo e vermelho,

As plantas estão a crescer bem, as Rotalas parecem que estão a sofrer um bocado mesmo crescendo, não sei bem a razão,

As Tripartitas crescem sem parar, estão a formar um belo tapete,

Hoje foi dia de mudança de água, fiz um tratamento de água oxigenada no tronco durante meia hora sem água, resultou nas BBA ficarem vermelhas,

 

Finalmente meti mãos em 4 Ottocinclus Affinis, esta dificil arranjar e só um sitio tinha, estão no balde de quarantena com termostato e filtro, para se habituarem á agua do aquario principal antes de lá irem, tem de ser de manhazinha para não apanharem com CO2 logo no inicio.

 

Durante a semana os camaroes andavam escondidos mas hoje após mudança de água reparei em 3 grávidas, mas com as luzes acesas esconderam-se de novo

 

 

Estou a pensar seriamente em tirar a saída do filtro e colocar um tubo direcionado para a superficie, para dar mais movimento e o fluxo ser mais uniforme sem ser de cima e de baixo, parece estar a estragar um pouco a ideia do co2.

 

FOTOS do album:

 

09FEV14

E fica aqui um video:
Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.