O meu início


i980311

Recommended Posts

Após várias semanas a ler informação finalmente montei o meu primeiro reef.

Aquário: 108 x 54 x 50
Sump: 100 x 30 x 40
Escumador: Bubble Magus Curve 7
Retorno: Aqua Medic PH 2000
Circulação: 2 x Jebao WP 25
Aquecedor: Eheim 300W
Iluminação: 4 x 39W (2 azuis + 2 amareladas)
Osmose Inversa: TMC V2 Pure 50
Sal: TMC Pro Reef Salt

O objetivo é montar com corais moles e alguns LPS menos exigentes, poucos peixes, mais para os miúdos ( talvez uns ocellaris e uns goby ), invertebrados e estrelas do mar.
Para aquascape optei montar duas ilhas com 5kg de rocha viva, 10kg de rocha morta e 16kg de areia.
A água inicial foi cedida pela Fragário do Norte, a quem aproveito para agradecer ao Carlos Mota que me ajudou a decidir algum equipamento e pelos vários conselhos que me deu para poder iniciar esta minha primeira experiência.
As lâmpadas depois deste período do arranque serão substituídas por 4 da ATI e as cores ainda terei de decidir.
Agora, como diz o Carlos, é deixar o tempo passar e daqui a um mês fazer a primeira troca para depois começar com a introdução de corais e equipa de limpeza.

Mas como o que a malta gosta é de fotos, cá vai disto:

23rj.jpg

6l5v.jpg

5z5c.jpg

ofnl.jpg

Fico a aguardar os vossos comentários ao layout e a qualquer outro assunto que achem pertinente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Em relação ao layout, está impecável.

 

Iluminação... troca o quanto antes, pelo menos, as amarelas... isso vai ser um incentivo às algas para proliferarem... compra 2 lâmpadas brancas (12000K ou 15000K)...

 

Circulação... para esse aquário, parece-me que as 2 jebao vão ser uma autêntica máquina de lavar... já se nota pela areia.

 

De resto, parece tudo ter pernas para andar e ser um excelente aquário.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Ontém fiz a primeira troca de água e hoje fiz os testes (testes da Sera que tinha de quando mantinha água doce) e os resultados foram os seguintes:


9c208814d031e06f1076ca36f9e54d7bu217a200


As manchas cor de rosa afinal é mesmo coralina que ontém já tive de raspar do vidro de trás e já há rochas com bastante.


No próximo fim de semana será a 2ª fase de compras onde irei comprar os testes salifert para melhor precisão nos resultados, corais, equipa de limpeza e as lâmpadas 4 x 39W da ATI. A minha dúvida agora é sobre que cores de lâmpadas. Já reparei que a ATI têm uma grande variedade de lâmpadas e por isso quero colocar à vossa consideração se me podem sugerir que combinação devo colocar. Por isso, venha daí essas ajudas e sugestões.


Para finalizar junto duas fotos, uma da rocha com coralina e outra geral do aquário.

dcbf.jpg

onqh.jpg

Editado por i980311
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eis que os corais e equipa de limpeza chegaram.
Pois é, ao fim de 5 semanas entraram os primeiros habitantes. Com a ajuda sempre muito prestável do Carlos Mota lá escolhi os primeiros corais moles e LPS para entrarem no meu reef juntamente com a equipa de limpeza e ficou assim.

Equipa de limpeza: Nassários, Turbos e Caranguejos Eremitas ("mini").

Corais Moles: Alcyonium, Cladiella, Sarcophyton, Sinularia, Zoanthus e Anthelia.

Corais LPS: Euphyllia glabrescens e Euphyllia ancora.

Hoje também fiz os testes à água e os resultados foram os seguintes:
9c208814d031e06f1076ca36f9e54d7bu217a200

Para finalizar, também adicionei as novas lâmpadas, que são as seguintes de trás para a frente:
ATI Blue Plus 39W
Korallen Zucht Fiji Purple 39W
ATI Coral Plus 39W
ATI Blue Plus 39W

Não tenho grande máquina nem grande jeito para fotos de macro mas cá vai o melhor que consegui 24h passadas após a introdução no aquário:

kdty.jpg
pwq6.jpg
tda6.jpg
apze.jpg
0u80.jpg
2vl5.jpg
kfk9.jpg
3tdu.jpg

Fico a aguardar os vossos comentários e sugestões/reparos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eis que entram os primeiros peixes: Gobiodon citrinus e Gramma loreto. O gobiodon citrinus qunado chegou andou a conhecer os cantos à casa enquanto que o gramma loreto escondeu-se e só saiu no dia seguinte. Já vi o gramma a comer granulado o que me deixou satisfeito, já o gobiodon ainda não o vi a comer. Vou estar atento a ver se corre bem a adaptação.
Também entraram dois novos corais: Xénia e Tubastrea sp. (Sun Coral). A xénia é um coral sempre interessante de se ver a pulsar e o sun coral sempre foi um coral que me atraiu pela cor e aspeto. Após algumas horas da entrada alimentei o sun coral, os zoos e as euphyllias. Aí o sun coral abriu todos os pólipos e comeu. Após algum tempo as luzes lá se desligaram e a moonlight ficou acesa. Mais tarde quando passei perto do aquário qual não é o meu espanto e vi os corais já quase todos fechados e o sun completamente todo aberto no escuro com os tentáculos todos de fora.
A moonlight que acabei por comprar foi a TMC Aquablue Flexi Led e dá uma cor muito suave o que me parece ser o suficiente para a função de moonlight.
Também já fiz um DIY para a cobertura do aquário a fim de evitar saltos para fora, a ver vamos se resulta. Desde que nunca apareça nenhum peixe no chão por mim é porque está a funcionar. :)
Agora com a alimentação dos peixes, dos corais carnívoros, e dos respetivos dejetos poderão começar a aparecer os primeiros desequilíbrios químicos e por isso irei estar atento aos testes.
Por fim, vamos lá a algumas fotos.

2scg.jpg
yxjr.jpg
bgzx.jpg
cwq2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel, obrigado pelo comentário.

 

Para já são trocas de água e comida para peixes e para os corais carnívoros, de resto não adiciono mais nada. Estou a pensar no futuro de também adicionar phytoplankton para os corais "vegetarianos" :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Atualização da semana :)


Esta semana entrou mais um lps (Acanthastrea lordhowensis) e 3 peixes (2 Amphiprion ocellaris var. Black and White e 1 Amphiprion ocellaris).

Nestas semanas que já passaram, já dá para notar algum crescimento nos corais e até em dois deles já foi possível retirar o fio que os prendia à rocha do frag.

Adoro ver o Sun Coral com os pólipos todos de fora após alimentar os corais ou os peixes com comida congelada, é lindo de se ver. No vídeo que colo em baixo dá para ver ainda algum dos pólipos abertos.


Desta vez não tenho fotos mas sim um pequeno vídeo com uma qualidade manhosa (desculpem mas é o primeiro que faço).



Espero que gostem e venham daí esses comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Para celebrar a passagem de um mês do meu reef deixo a lista atualizada dos meus corais e peixes:

Corais Moles: Sarcophyton sp. (uma comum e uma com polipos verdes em estrela), Lobophytum sp. (variante verde), Klyxum sp. (variante castanha), Zoanthus sp. (11 padrões diferentes), Cespitularia sp. (variante violeta), Umbellulifera sp., Sinularia e Xenia sp..

Corais LPS: Euphyllia glabrescens, Euphyllia ancora, Acanthastrea lordhowensis e Tubastrea aurea.

Equipa de limpeza: Turbos, Nassários e Caranguejos Eremitas de pinças Vermelhas e pinças Verdes.

Peixes: 1 Gobiodon citrinus, 1 Gramma loreto, 2 Amphiprion ocellaris var., 1 Amphiprion ocellaris, 1 Nemateleotris magnifica, 1 Nemateleotris decora, 1 Pseudocheilinus hexataenia e 1 Halichoeres chrysus.

 

Aqui estão as fotos atualizadas.

l88e.jpg
s2r8.jpg
nm9n.jpg
hdw6.jpg
7j21.jpg
riaf.jpg
wikk.jpg
ytfn.jpg
i8ff.jpg
15e6.jpg
jrts.jpg
4qr2.jpg
xo8x.jpg

Venham daí esses comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Após algum tempo sem atualizar é claro que tenho várias novidades 16.gif

Entraram novos habitantes os quais são 4 Chromis viridis que são uns glutões sempre prontos para comer e 1 Lysmata amboinensis sempre ocupado a comer algas.

Também entraram mais alguns corais: Euphyllia glabrescens variante castanha e pontas azuis, Dendrophyllia polipos amarelos que estava em mau estado no Fragário e trouxe com o objetivo de o recuperar e ao fim de 3 dias já estava com os pólipos a abrir como poderão ver depois nas fotos, e um outro coral que ainda não identifiquei de cor amarelada e pólipos azul/lilás duros ao toque.

Todos os corais apresentam um bom crescimento alguns já cresceram a olhos visto. Tenho vários mini-pólipos de tubastrea espalhados por todo o aquário resultantes de fecundação no aquário em que alguns deles já se conseguem ver bem o corpo e os pólipos.

Por fim e como a malta gosta é de fotos vamos a isso.

Dendro em recuperação

1ms6.jpg

Acan e podem ver no canto superior um pólipo da tubastrea.

ygfc.jpg

 

olra.jpg

u1dj.jpg

8lbn.jpg

57cg.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...
  • 1 ano depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.