Duvida sobre plantas....


dariomgsilva

Recommended Posts

Pessoal preciso da vossa ajudinha, vou reformular o aquário colocando mais plantas e mudar o visual. A minha duvida é esta da listagem de plantas abaixo será que é necessário muita fertilização e CO2??

 

 

Echinodorus bleheri (bleherae)
Limnophila sessiliflora
Vallisneria americana (natans)
Cryptocoryne wendtii
Microsorum pteropus 'Windeløv'
Cryptocoryne parva

Anubia

Editado por dariomgsilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da lista acima a que é mais exigente é a limnophila sessiflora, que é de crescimento rápido e assim nota-se mais rapidamente as carências.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Dário! Da lista acima tenho todas, excepto a sessiliflora, num aquário de baixa manutenção com 70 litros. tenho uma lâmpada de 50w, e não tem CO2. Quanto a fertilizações, deito uns 5ml de K por semana e um pouco de Micros.

 

Neste aqua tenho também muito musgo, que se desenvolve muito bem devido às condições ''low-tech''.

 

Este tipo de aquários é ideal para ter uma colónia de camarões.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Todas as plantas necessitam de CO2 e luz 0.5W por litro

 

Da tua lista estas 2 são as mais exigentem

 

Microsorum pteropus 'Windeløv'

Cryptocoryne parva

 

A fertilização desta lista é residual 5ml uma vez por semana em 100L Seachem florish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as plantas necessitam de CO2 e luz 0.5W por litro

 

Pedronb, essa afirmação dita assim não é correcta. Nem todas as plantas necessitam de 0,5w por litro...Umas precisam mais, outras menos. O que interessa é o tamanho/medidas do aquário e que plantas é que o aquário tem...

 

Só para te dar um exemplo, num aquário de 20 litros, se meteres 10W de luz não manténs Hemianthus C. ''Cuba'', por exemplo, e dificilmente manterás qualquer planta aliás... Logo a tua afirmação não encaixa. :)

 

Quanto ao CO2, eu mantenho todas as plantas da lista (excepto uma) sem adição de CO2. Nenhuma planta sobrevive sem CO2, porém, com pouca luz, certas plantas vivem bem apenas com o CO2 da respiração dos peixes e também daquele que entra através do ar.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vasco

 

Em relação a luz

Quando disse todas as plantas era Todas as plantas da lista.

 

Tens ai uma foto ou link desse aqua sem co2 com plantas da lista? Não me parece que seja nenhum dos que aparecem nas tuas montagens.

 

A ideia é ter plantas com bom aspecto...

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Andas a procurar mal...mas nesse mesmo tom que iniciaste (e que tem um toque a birrinha estilo o meu aquário é melhor que o teu), deixa-me dizer-te que nos tópicos que iniciaste não vi nenhum aquário...apenas copy paste do wikipédia com informação importante é certo, mas aquários desculpa...não vi nenhum.

 

Já agora uma discussão inicia-se com a discordância.Eu discordei do que tu disseste simplesmente.Mas é preciso maturidade, compreendo. Já agora o link do aquário que tem algumas das plantas que vais ver é este: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=222433&hl=

 

As outras estão noutro aquário que nunca postei aqui.E para saberes, sem CO2 adicionado mantenho as seguintes plantas: Cryptocoryne parva; Cryptocoryne wendtii brown; Microsorum pteropus windelov/narrow/Java ; Myryophillum matogrossense ; Hydrocotyle verticillata ; Echinodorus horemanii ; Rotala rotundifolia ; Hygrophila polysperma ; Ludwigia repens rubin; Valisneria americana ; Monosolenium tenerum ; Musgo de Java /Christmas/Flame

 

Cryptocoryne parva

DSCF0089_zps1f1b40cb.jpg

 

Cryptocoryne wendtii brown

DSCF0092_zps56596b9c.jpg

 

Microsorum pteropus ''Windelov''

DSCF0098_zps8c0b5cd5.jpg

 

Valisneria americana

DSCF0096_zps20168454.jpg

 

Echinodorus horemanii

DSCF0094_zps0b35c0e8.jpg

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma lá Vasco, que sou forçado a concordar em parte com o Pedronb numa coisa... A Cryptocorine parva... Dizes que não precisa de grande luz...Realmente não precisa de muita luz para sobreviver...No entanto, para proliferar vais querer luz intensa, CO2, e um bom substracto organico, mesmo assim terá um crescimento lento a medio-lento. Aí o Pedronb tem razão...No restante...Nem perto nem de longe!

Todas as plantas do aquario têm capacidade de metabolizar os carbonatos em suspensão na água em substituição ao CO2 dissolvido, pelo que, em aquarios pouco iluminados, plantas pouco exigentes são capazes de subsistir sem qualquer adição de CO2. No entanto isto pode ser uma lamina de dois gumes, uma vez que ao gastar os carbonatos perdes o efeito tampão, podendo dar azo a coisas nao muito agradaveis.

Mas CO2 para um aquario de baixa manutenção? NAO! Fim da historia, o Vasco está certo, e nada que digas o vai mudar...
E sim da lista inicial todas podem ser mantidas condições de baixa luminosidade e sem Co2, inclusivamente a Sessiflora. Mantive a Sessiflora com sucesso em aquario com 1/4 W/litro. Aquilo cresce mais devagar, e com um entrenó muito mais prolongado, mas cresce! As restantes nao se chateiam nada com as condições iniciais indicadas.

Devo no entanto aconselhar a manutenção da Crypto. parva em condições optimas, pois verás todo o seu esplendor apenas nessas condições...Por exemplo queres ver a parva a crescer bem e com saude, é experimentar po-la no verão num tanque exterior...Consegues duplicar a quantidade de pés se tiveres as condições optimas em meio exterior. Este ano tinha 3 pés, quando a semana passada o desmontei tinha já 11 pés=)

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gervas! Das plantas que mantenho agora com pouca luz e CO2, já mantive algumas em montagens com muita luz e CO2 pressurizado. E claro, ficam diferentes, a Cryptocoryne parva fica mais colada ao solo e propaga-se muito mais depressa.

 

A Hydrocotyle verticillata por exemplo, vem no site da tropica como planta ''advanced'', ou seja que prefere boa luz e CO2, mas mantenho-a sem problemas em aquas low-tech. Já a mantive em aquas high-Tech e o que acontece é que muda de aparência, fica mais pequena.

 

E sim, a falta de CO2 pode originar uma descalcificação biogénica, que basicamente é as plantas irem buscar carbono aos bicarbonatos, o que origina um desiquilibrio no pH. Fica aqui a fórmula deste processo:

 

NaHCO3 + H2O <---> Na+ + OH- + H2CO3

H2CO3 <---> H2O + CO2

 

Eu nada tenho quanto ao uso do CO2, uso sempre com excepção de aquários com camarões e aquários com peixes que gostam de pH alcalino.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boas...:) Sei saber onde lançar esta pergunta , resolvi lançar aqui, desculpem estar fora do contexto, mas alguem sabe me dizer se um aquario de agua doce pode levar pedras tipo amtista??? ou seja pedras semi preciosas??? desculpem mais uma vez e melhores cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais