Não gostava nada de viver num T0...Nano - A escolha certa?


Vasco Matos

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Hoje fui a casa de um amigo, e quando ele estava a mostrar-me o seu ''aquário'', lembrei-me de criar este tópico, e expressei este desejo a ele, por isso estou de consciência tranquila...:)

 

É apenas para expressar a minha preocupação com o conceito dos Nano - aquários. Este tipo de aquários penso que surgiu com o facto do aquariofilista que o possui não querer ou poder ter algo maior em casa, ou seja adaptar o aquário às suas exigências. Porém, em muitos dos casos, o resultado pode ser desastroso e afastar-se do ''espírito'' que eu penso que todos os aquários deviam ter.

 

No caso do meu amigo, ele tem um aqua de 20 Litros, mas a Fauna é excessiva...a vontade de ter mais peixes não acaba com o tamanho do aquário.

 

E penso que isso acontece com a maioria dos nanos. A larga maioria deles não deviam albergar peixes. São pequenos demais. Albergar umas plantas e uns invertebrados, tudo bem, mas peixes sou da opinião que não, por mais pequenos que sejam. Até uma colónia de camarões devia ter ''direito'' a mais que 15 ou 20 litros de água.

 

 

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Questão interessante Vasco.

 

No caso do meu amigo, ele tem um aqua de 20 Litros, mas a Fauna é excessiva...a vontade de ter mais peixes não acaba com o tamanho do aquário.

 

Verdade mas tanto se aplica para nanos como para aquários maiores, há que imperar o bom senso, se ele falhar quem paga as consequências será a fauna existente.

 

 

E penso que isso acontece com a maioria dos nanos. A larga maioria deles não deviam albergar peixes. São pequenos demais. Albergar umas plantas e uns invertebrados, tudo bem, mas peixes sou da opinião que não, por mais pequenos que sejam. Até uma colónia de camarões devia ter ''direito'' a mais que 15 ou 20 litros de água.

 

Define uma colónia de camarões :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

 

Define uma colónia de camarões :)

 

Independentemente do número, mas num nano as chances de ter uma colónia grande são escassas...

 

E concordo quando dizes que independentemente da capacidade do aquário devemos ter bom senso com a quantidade de Fauna, mas num Nano não é só a qualidade da água que está em jogo. O tamanho dos nanos em si não oferecem ''qualidade de vida'' aos animais que colocamos neles.

 

Eu tenho uma regra que utilizo religiosamente, um tipo de ''claustrofobia aquariofilista'', que é não conseguir colocar peixes ou camarões em menos de 60 litros de água. É claro que podemos ter 60 litros de água com má qualidade e 15 litros de água de excelente qualidade, mas volta à questão o tamanho em si. E é mais fácil obter um aqua equilibrado e água com qualidade em 60 litros que em 20.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vasco, bons olhos te vejam por estas bandas! Olha que não me esqueci da oferta que me fizeste de CRS há uns belos anos e que ainda não chegaram! :P

 

Em certa parte compreendo e concordo com o teu ponto de vista. Como o António disse, impera o bom senso. Na minha opinião, é possivel manter peixes em 20L sem problema algum. Depende claramente do tipo e do tamanho.

 

Eu sou suspeito em falar disso pois tenho um pequeno Cardume de 6 Rasboras Espei em 20L, ou seja, peixes pequenos em quantidade pequena para aquário pequeno e bem tratado. Não é muito grave. Mais grave seria um Escalar ou Discu em 20L assim como 50 Escalares em 200L. Impera aqui o bom senso.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel Reis! Xiii...desculpa, eu costumo cumprir as promessas, essa falhou-me... :scarerun:

 

Por exemplo, um dos meus sonhos na aquariofilia é ter um plantado com Altuns. Mas nunca tive pois para o fazer teria de ter um cardume de uns 6 ou 7, e para isso, no meu ponto de vista, precisava de um aquário com ins 800 litros de água...

 

Eu já tinha falado neste tema há anos atrás, mas penso que nunca é demais, pois novas pessoas aderem ao fórum, e com a ''crise'', a tentação de agarrar num nano e encher de peixes pode ser grande...

 

Quanto a mim a Aquariofilia tem de ser encarada de forma quase ''religiosa'', no que toca às condições da Fauna.

 

E Miguel... agora não tenho CRS, só Reds, mas estou a pensar num projecto novo...quando tiver terei todo o gosto de cumprir a promessa! :)

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.