The dream of a lifetime


TeclasOC

Recommended Posts

Olá a todos,

Venho mostrar o meu projecto. Este foi o meu primeiro projecto no qual tive a possibilidade de idealizar todos os pequenos e grandes pormenores, inclusive ter a possibilidade de comprar material de excelente qualidade.

A minha experiência na aquariofilia foi com um aquário de 80cm. Com este aquário aprendi como tratar de um plantado, embora tivesse limitações por não ter colocado substrato fértil. Foi um óptimo aquário para os meus primeiros passos neste hobby.

Entretanto, num regresso de férias, descobri que o aquário teve uma fuga... Resultado, móvel estragado e aquário com o nível de agua a meio... Foi um regresso em pêras.... Nesse mesmo dia, tive que desmanchar todo o aquário... Foi um dia complicado... Estive para desistir deste hobby, mas graças à minha namorada, que deu-me força para continuar, comecei a pensar no aquário que sempre quis. Nesse mesmo dia, coloquei o aquário na casa de banho, mais precisamente na banheira, e voltei a colocar agua. Em caso de fuga, ia para a banheira. O aquário esteve neste local durante uma semana, tempo suficiente para encontrar um móvel e aquário, mas desta vez com dimensões superiores.

Encontrei o aquário ideal na GAD, 120©x50(A)x60(L) com vidro de 12mm, logo nada de travessas de vidros a atrapalhar o acesso ao interior do aquário e retirar a beleza de um plantado. O móvel também foi na GAD, preto brilhante com óptimo acabamentos. Quem tem aquários e móveis da GAD, sabe do que estou a falar.
Obrigado GAD!!!!!!!!

Demorei um ano para comprar todo o material que desejava para este aquário. O porque de tanto tempo? ...
O material de excelente qualidade paga-se. Neste processo, agradeço ao Rui e Sónia da Aquaeden. Tiveram que me aturar durante este tempo todo, e as minhas intermináveis questões... :) Mas foram eles que me orientaram na compra de vários materiais. Desde substrato, calha, hardscape, CO2, plantas, etc.... Mas tendo sempre em conta o ideal para o cliente e não para a loja. Também me ajudaram a planear a transferência dos peixes para um aquário, enquanto o principal ainda não estiver pronto. Foi com a Aquaeden, que este projecto começou a ganhar pernas para andar.

Antes mostrar a montagem, fica o material utilizado:

Dimensões do aquário: 120x60x50

Iluminação Aquaeden:
Aquart PLL 4x55w (6500k+8000k)

Fotoperíodo: 6horas/dia

Filtragem:
JBL 1501GL com matérias filtrantes originais + NA Carbon da ADA (durante a 1ª semana) + Outflow e inflow de vidro da Aquagro.

 

Termóstato:

Eheim Jager 300W

 

Termómetro:

Ada NA J-12WH

 

Substrato Ada:
Aquasoil Amazonia ( 3 sacos de 9L) + Power-sand special L(6L) + Penac P + Penac W + Tourmaline BC

 

Areia:

ADA Nile Sand (2.6L)

 

Areão:

ADA Aqua Gravel S e M (6Kg)

 

Hardscape:

- 6 pedras Seiryu Stone

- 3 troncos Red moor

 

Fertilização:
5ml Brighty K/dia

Co2:
- Ada pollen glass beetle 50

- Conta bolhas de vidro da Blau

- Válvula anti-retorno de vidro da AquaGro

- Extintor de 2Kg de CO2

- Drop-Check de vidro
- 3 bolhas/segundo

 

Muda de água: 50% semanais

Parâmetros actuais da água:

Temperatura : 26º

Flora :

6 vasos "1.2.Grow" de Eleocharis sp. 'Mini';

1 vaso "1.2.Grow" de Ammania sp. 'Bonsai';

1 vaso "1.2.Grow" de Alternanthera reineckii 'Mini';

2 vasos Pogostemon helferi;

4 vasos Pogostemon erectus;

2 vasos Bacopa 'Compact';

1 vaso Microsorum pteropus 'Narrow'.


Fotos:

Material para montagem

Material para montagem

Material da montagem


Material da montagem

Material da montagem




No dia 23 de Agosto, o projecto começou... (Curiosamente também regressei de férias neste dia :) )

Este dia foi dedicado a preparar o aquário temporário para receber os peixes e transferência dos mesmos.


Desmontagem do aquário.


Troncos em molho:

Madeira em molho...

 

Aquário temporário em preparação:

Preparação do aquário temporário

 

Fauna já no aquário temporário:

Peixes já no aquário temporário




No dia 24 de Agosto, o substrato antigo foi retirado, e os suportes para a calha foram instalados no móvel. Neste dia fui à Aquaeden buscar material que faltava e também as plantas que ficaram encomendadas numa visita anterior.

Remoção do substrato


Remoção do substrato


Montagem dos suportes da calha


Montagem dos suportes da calha


Montagem dos suportes da calha



Montagem dos suportes concluida


Moonlight


Luz ligadas



Dia 25 de Agosto...O Grande Dia!!!!! Montagem do aquário. Tornar o aquário que temos em mente em algo real!
Mas antes de começar a montar, ainda tinha que limpar os vidros do aquário....

Colocação da Aqua Gravel, Penac P e W:

Colocação das pedras


colocação do Penac


Penac


Colocação do Penac

 

Power Sand Special L:

Colocação do powersand

 

Tourmaline BC:

Colocação do

 

Aquasoil Amazonia:

Substrato


Substrato


Substrato

 

Colocação do Hardscape:

Colocação dos troncos


Colocação das pedras


Vista geral


Outra vista das pedras

 

Colocação da Areia:

Vista geral


Vista geral com areia colocada


vista geral


enchimento do aquário


O meu ajudante :) :

Ajudante



Plantas:

Plantas


Plantas


Plantas


Colocação das plantas


Preparação das plantas


Plantas colocadas

 

Sistema de CO2 a funcionar.

Instalação do sistema de CO2



Resultado Final:

Montagem completa


Vista lateral


Vista geral


Vista geral com moonlight


Vista geral - lateral



Fico a aguardar o vosso comentário a este projecto.
Espero que tenham gostado. Editado por TeclasOC
  • Votar + 2

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

e que tal umas fotos para complementar a descrição?

 

Abraços

Darkmoon

Estou a tratar das fotos, estive a fazer upload. vou agora começar a colocar as fotos na descrição. Desculpem pela demora.

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Gostei agora vamos ao desenvolvimento

Coloca um setup completo de tudo o que utilizas-te e material instalado

 

Abraço

 

DarkMoon

O que foi nunca mais volta a ser....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde já os meus parabens pelo aquario e todo o projecto em si, está muito, mas mesmo muito bem conseguido. Sendo este o teu segundo aquario, o hardscape não está nada mau, só acrescentaria um tronco mais pequeno a fugir para o lado direito (sou guloso no que toca a hardscape).

Ah! e mais uma dúvida, porque colocaste o termostato na horizontal? não ficaria mais estético na vertical num dos cantos do aquario?

 

 

Cumprimentos

kévin silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bom, espero ver como ficou daqui a uns meses!

 

 

Gostei muito do seu aquario.

Sem querer ser indiscreto poderia me dizer quanto gastou em todo o projecto??

Penso no futuro susbtituir o meu aquario de 60l por um de dimensoes semelhantes ao seu, mas falta muito tempo para isso por causa dos €€€

 

obrigado abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Gostei muito do seu aquario.
Sem querer ser indiscreto poderia me dizer quanto gastou em todo o projecto??
Penso no futuro susbtituir o meu aquario de 60l por um de dimensoes semelhantes ao seu, mas falta muito tempo para isso por causa dos €€€
obrigado abraço.

 

devem sem dúvida ser valores de 4 digitos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

devem sem dúvida ser valores de 4 digitos!!

Eu nao consigo enviar PM ao Teclas, pois nao queria falar sobre isto aqui. Na GAD os aquarios são feitos por medida? E ficam mais caros que um ja feito certamente não? Nao conheço muita coisa sobre a loja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

altamente! não deixaste nada ao acaso.

queremos todos saber o que fez o teu ajudante! :)

parabéns pela paciência e capacidade de planeamento, um exemplo a seguir.

Aproveito para dar 2 pequenas sugestões

- a linha frontal das pedras está muito direita talvez fique bem uma linha mais ondulada em S.

- o fundo, já vi por ai algumas montagens com um vinil translúcido que permite 'adicionar' cor por detrás, talvez funcione bem.

parabéns pela montagem de sonho,

vai metendo fotografias.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

 

Antes de mais, obrigado pelos elogios ao projecto! :dance:

Durante este ano, fiz muita pesquisa para encontrar o layout final.

 

Boas

Gostei agora vamos ao desenvolvimento

Coloca um setup completo de tudo o que utilizas-te e material instalado

 

Abraço

 

DarkMoon

 

Obrigado DarkMoon!

Já adicionei mais info sobre o material instalado. Verifica se falta alguma informação. :smile2:

 

Boas,

 

Desde já os meus parabens pelo aquario e todo o projecto em si, está muito, mas mesmo muito bem conseguido. Sendo este o teu segundo aquario, o hardscape não está nada mau, só acrescentaria um tronco mais pequeno a fugir para o lado direito (sou guloso no que toca a hardscape).

Ah! e mais uma dúvida, porque colocaste o termostato na horizontal? não ficaria mais estético na vertical num dos cantos do aquario?

 

 

Cumprimentos

kévin silva

 

Obrigado kevin!

 

Sim é verdade. O termóstato não está na posição final. Tenho que achar uma posição neste layout onde seja possível esconder o termóstato. Não o posso colocar na vertical porque teria que o enterrar no substrato, visto que o modelo de 300w é bastante alto. Tenho que pensar numa solução...

Mas obrigado pelo reparo. :smile2:

 

 

Gostei muito do seu aquario.
Sem querer ser indiscreto poderia me dizer quanto gastou em todo o projecto??
Penso no futuro susbtituir o meu aquario de 60l por um de dimensoes semelhantes ao seu, mas falta muito tempo para isso por causa dos €€€
obrigado abraço.

 

devem sem dúvida ser valores de 4 digitos!!

 

Obrigado JPGM22!

 

Não barato. Foi um projecto que levou um ano para adquirir todo o material que pretendia. Assim torna mais fácil suportar o custo. :smile2:

Mas o Kevin tem razão, o total é um valor de 4 digitos (Aqua + Móvel + Material). É melhor não mencionar o valor exacto... :ph34r:

Eu nao consigo enviar PM ao Teclas, pois nao queria falar sobre isto aqui. Na GAD os aquarios são feitos por medida? E ficam mais caros que um ja feito certamente não? Nao conheço muita coisa sobre a loja.

 

Sim os aquários da GAD são feitos por medida, visto que são eles que fazem o aquário. Podes ver aquários deles no site ou no facebook deles.

Sobre os preços dos aqua comparativamente aos já feitos... Eu preferi fazer um aquário sem barramentos e plásticos, logo preferi mandar fazer um aqua com as características que pretendia.

 

boas,
altamente! não deixaste nada ao acaso.
queremos todos saber o que fez o teu ajudante! :)
parabéns pela paciência e capacidade de planeamento, um exemplo a seguir.
Aproveito para dar 2 pequenas sugestões
- a linha frontal das pedras está muito direita talvez fique bem uma linha mais ondulada em S.
- o fundo, já vi por ai algumas montagens com um vinil translúcido que permite 'adicionar' cor por detrás, talvez funcione bem.
parabéns pela montagem de sonho,
vai metendo fotografias.
cumprimentos

 

Obrigado!

A minha namorada falou sobre a linha frontal das pedras estar um pouco direita. No inicio da montagem, podes ver que essa linha fazia uma ligeira curva em U. Com a areia, a curva não se nota tanto. Lembro ter testado a linha em S, mas não gostei de ver visto que roubava um pouco o espaço destinado para o relvado.

 

Sobre o vinil translúcido, era a minha intenção colocar, ainda tentei procurar, mas não encontrei. Teve que ficar assim.

 

Obrigado pelas sugestões!

 

olá! Está muito interessante.... o Aquário foi comprado ? ou foi um DIY?

 

Felicidades!

 

O aquário foi comprado na GAD.

Obrigado!

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boa noite,

 

Parabéns pelo projecto !

 

Gostava de saber qual a temperatua da água do aquário e se tem uma ideia da temperatura ambiente de onde está o aquário.

 

Pergunto porque gostava de saber se evapora muita água, pois tenho o meu aqua tapado e pondero em deixá-lo destapado, mediante saber quanta água evapora, pois não quero estar sempre a adicionar água..

 

Obrigado desde já ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva,

 

então como é que isto vai?

 

Sei que tenho falhado na actualização do estado do aquário.

O aquário está bastante desenvolvido. A flora cresceu bastante e a fauna cheia de saúde. As fotos serão colocadas muito brevemente! ;P Entretanto houve uma novidade no filtro.... Conseguem adivinhar qual é o filtro?

Pista: É enorme( o filtro :D ) e tem um fluxo bem superior a 500W, ups queria dizer lph..... :P !

Conseguem adivinhar?

 

Boa noite,

 

Parabéns pelo projecto !

 

Gostava de saber qual a temperatua da água do aquário e se tem uma ideia da temperatura ambiente de onde está o aquário.

 

Pergunto porque gostava de saber se evapora muita água, pois tenho o meu aqua tapado e pondero em deixá-lo destapado, mediante saber quanta água evapora, pois não quero estar sempre a adicionar água..

 

Obrigado desde já ;)

 

Obrigado! Tenho muito orgulho deste projecto!

Sobre a temperatura, o aqua está a 25º graus. Sobre a temperatura ambiente, não sei bem... Não tenho medido, mas nada de muito frio nem muito quente.

No inverno, a agua não evapora muito, até porque existe alguma humidade no ar. No verão é que evapora mais agua. Quando noto que o nível de agua está mais baixo, coloco a agua, que tenho num depósito de 60L e com a ajuda de uma pequena bomba, no aquário.

Tenho um projecto electrónico que faz isso automaticamente, mas esse projecto está, neste momento, em pausa.

 

Eu não posso utilizar o aquário tapado, pois interfere com a qualidade e quantidade de luz que seja ao fundo, visto que teria, no meu caso, colocar a tampa de vidro entre a luz e a agua. Mas também prefiro um aquário plantado destapado. :)

 

Espero ter ajudado.

Editado por TeclasOC

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva pessoal,

Eis as fotos pedidas:

 

Aquário no dia 19 de Novembro 2013:

 

IMG 3303

IMG 3331

IMG 3326

IMG 3323

IMG 3322

IMG 3321

IMG 3320

IMG 3319

IMG 3317

IMG 3313

IMG 3312

IMG 3311

IMG 3308

IMG 3302

O aquário hoje, depois da manutenção e poda. Ainda com algumas folhas na superfície...

IMG 3484

IMG 3485

IMG 3486

IMG 3487

IMG 3488

IMG 3489

IMG 3490

IMG 3491

IMG 3492

IMG 3493

IMG 3495

IMG 3498

IMG 3499

IMG 3501

IMG 3502

IMG 3503

E agora, a nova aquisição. O filtro EHEIM 1200XLT:

IMG 3461

IMG 3462

IMG 3463

IMG 3464

IMG 3465

IMG 3466

IMG 3467

IMG 3468

IMG 3469

IMG 3470

IMG 3471

IMG 3472

IMG 3473

Fico a aguardar pelo os vossos comentários! :chores007:

 

 

 

Editado por TeclasOC
  • Votar + 1

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos parabéns!!!

Está brutal com muito bom aspeto e bem estimado, layout muito harmonioso!!!!

Os discus estão uma maravilha.

Mais uma vez a prova que com material de qualidade dificilmente uma montagem corre mal!

 

Estou a ver que compraste um Ferrari! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

finalmente depois de muito analisar descobri uma falha.

Uma enorme falha:

este aquário não está na minha sala!

de resto 5 estrelas.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos!

 

Muitos parabéns!!!

Está brutal com muito bom aspeto e bem estimado, layout muito harmonioso!!!!

Os discus estão uma maravilha.

Mais uma vez a prova que com material de qualidade dificilmente uma montagem corre mal!

 

Estou a ver que compraste um Ferrari! :P

 

Obrigado!

Tenho sempre reservado uma parte de sábado ou de domingo para tratar deste menino. Dá trabalho mas tenho gosto em fazer a manutenção.

Como diz o provérbio: Quem corre por gosto, não cansa.

Sim o material é de excelente qualidade. E um dos receios que tinha, quando iniciei a montagem deste aquário, era de ter um ataque de algas.

Mas nem por isso. Apenas umas pequenas algas normais de arranque de aquário, mas foi resolvido rapidamente. É claro que os conselhos do Rui da Aquaeden foram preciosos! Obrigado Rui!

Mas com material de qualidade, como é a ADA, só se fizer alguma asneira, é que poderia ter maus resultados.

 

Sim comprei o Eheim 1200XLT, de forma a aumentar o fluxo no aquário e também para retirar o aquecedor que estava dentro do aquário, visto que este filtro tem um aquecedor embutido de 500w. Agora tenho um melhor fluxo e uma temperatura constante. O filtro é 5 estrelas! Aconselho!

 

finalmente depois de muito analisar descobri uma falha.
Uma enorme falha:
este aquário não está na minha sala!
de resto 5 estrelas.
cumprimentos

 

:smile2:

Visitas guiadas à minha sala, para ver este menino: 50€/hora :naughty:

Muito obrigado! Como diz o nome do projecto, foi o realizar de um sonho montar um aquário como este. Sinto-me bastante orgulhoso desta montagem.

 

Boas!

 

O aquario respira saúde, podes dar mais informação quanto á manutenção (TPA e fertilização) e o débito de CO2, ainda é o mesmo?

 

Obrigado!

 

Sobre a manutenção:

 

TPA: 80L/semana

 

Fertilização:

Brighty K: 5ml;

Green Brighty STEP 1: 2ml;

Green Brighty Special LIGHTS: 15ml;

 

Esta é a fertilização que funciona no meu aquário, para o teu ou outros aquário poderá ser outra dosagem.

 

CO2: 3 ou 4 bolhas/segundo

 

Cumprimentos!

Editado por TeclasOC

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Duas palavras: FANTÁSTICO TRABALHO!

 

Mais duas: SINCEROS PARABÉNS!

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.