Neon doente


mfc123

Recommended Posts

Boas a todos!

 

Hoje reparei que dois dos meus neons tem um aspecto estranho...ficaram assim desde à dois dias talvez.

 

Será a famosa doença dos neons? Ou como posso tratar?

 

Ja os separei dos restantes mas não os queria deixar morrer.

 

Alguém pode ajudar?

 

http://db.tt/GNMY3L7k

 

Obrigado!!

 

Enviado do meu GT-N7105 utilizando Tapatalk 4

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Sim é a famosa "doença do neon", até hoje ainda não é conhecida a cura. Aconcelho-te vivamente a tirar os peixes do aquario o mais depressa possível, se não queres ter um contágio geral.

 

O tetra neon do lado direito está mesmo em muito mau estado, é de esperar que não tenhas mais nenhum peixe com o parasita instalado. Se quiseres colocar um medicamento eu recomendaria o STERAZIN da WATERLIFE. É um medicamento que não afecta a filtragem biológica e trata todo o tipo de parasitas quer internos quer externos (prevenindo os outros peixes, mas aconselha-te melhor na loja ;) ).

 

Deixo aqui informação sobre a doença, para que possas compreender melhor ;)

 

"A chamada Doença do Neon Tetra ou Pleistophora é causada por um parasita esporozoário e, apesar do nome, não afeta somente os neons. Ataca a maioria da família dos tetras, ciclídeos como os Bandeiras, ciprinídeos como as Rásboras e Barbos e até mesmo os Kinguios.

 

É uma doença conhecida por sua rápida infestação e alta taxa de mortalidade, é causada pelo parasita Pleistophora hyphessobryconis e até hoje não se conhece uma cura para ela.

 

O ciclo da doença começa quando os esporos do parasita entram no peixe hospedeiro após o mesmo ter consumido alimento infectado como partes de um peixe morto ou alimento vivo. Uma vez dentro do peixe, o parasita se instala no trato intestinal, os embriões recém eclodidos dos esporos atravessam a parede do intestino e se instalam nos tecidos musculares produzindo cistos. Esses músculos que abrigam os cistos começam a morrer e o tecido necrosado se torna pálido, eventualmente ficando branco, o que explica a mancha clara característica nos animais infectados.

 

Alguns sintomas:

- Agitação;

- O peixe começa a perder a coloração;

- O peixe apresenta dificuldade para nadar;

- Em casos avançados a espinha dorsal do peixe pode se tornar curvada;

- Podem aparecer infecções secundárias como nadadeiras roídas e bloat;

- Conforme o cisto se desenvolve o corpo pode apresentar várias deformidades (pequenas massas sólidas, irregularidades);

 

Durante os estágios iniciais o único sintoma pode ser a agitação, principalmente durante a noite, é comum também o peixe infectado se separar do cardume. Eventualmente a natação se torna mais errática (irregular) e se torna bem óbvio que o peixe não está bem.

 

Conforme a doença progride, os tecidos musculares afetados começam a se tornar brancos, geralmente começando pelos músculos das áreas entre a faixa neon e a espinha dorsal. Quanto mais tecido muscular infectado maior é a mancha de coloração pálida. Os danos aos músculos podem causar a curvatura ou deformação da espinha, o que causa danos à natação. Não é incomum o peixe apresentar o corpo irregular causado pela deformidade dos músculos afetados pelos cistos.

 

Nadadeiras roídas, especialmente a caudal também não é incomum, entretanto, isso ocorre devido às infecções secundárias e não pelo resultado direto da própria doença causada pelo parasita. O bloat também pode ocorrer e é outro sintoma causado por infecções secundárias.

 

Qualquer peixe que apresente estes sintomas deve ser separado dos demais, sendo colocado em um aquário hospital para melhor observação já que existem outras doenças, causadas por bactérias, que podem apresentar sintomas semelhantes e possuem cura. Casos como estes inclusive podem dar uma falsa idéia de que o peixe tinha a doença do neon e foi curado, quando na verdade era uma bacteriose que ao ser tratada com algum antibiótico foi eliminada.

 

Como ainda não foi encontrada uma cura para esta doença, a prevenção é o melhor remédio!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta! Ja desde ontem que os separei dos outros, vou tentar tratar com o medicamento que aconselhou mas o que está em pior estado duvido que sobreviva.

Mais uma vez obrigado

 

Enviado do meu GT-N7105 utilizando Tapatalk 4

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tiver esse, um que trate parasitas externos e internos deve dar.

 

O do lado direito está mesmo muito mau, não acredito que resista, o outro não dá para ver muito bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais