substrato para aquario plantado


jcvm

Recommended Posts

Boas tardes a todos, estou a montar o meu novo aquário de 110 cm

e como vai ser um plantado queria colocar um substrato fértil só não

sei que tipo de substrato meter.

Gostava de saber as vossas opiniões e se não custar muitos euros ainda melhor.

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que iluminação é que o aquário vai ter?

 

A luz é importante, pois vai ditar as espécies de plantas que podes colocar.

Se tiveres pouca luz, das espécies que podes colocar, maioria não tem uma grande necessidade de um substrato fertil...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A iluminação vai ser com duas tiras de led com 1 metro cada,

já experimentei e dá uma excelente luz.

As plantas que vou colocar ainda não sei mas não vai ser nada de muito exigente

mas penso que ser substrato fértil é sempre melhor, acho eu!!

Não sendo fértil será melhor areão de rio ou areia fina?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de colocar mais uma questão, num aquário com 110x40x50 e com vidro de 10mm,

é quase obrigatório colocar traves ou não será preciso??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei que LED´s é que as tiras têm, mas experimenta várias espécies de plantas a ver como se dão...

 

Ter um subtrato fertil é bom se tiveres plantas com crescimentos para te consumir os nutrientes.

Se fores para plantas pouco exigentes não tens necessidade de colocar, porque pouca coisa vão consumir. E pode vir a trazer o problema de excessos em alguns nutrientes, que depois vão ser aproveitados pelas algas.

Se não quiseres fazer um fertilização liquida, usa daquelas bolinhas para se enterrar no areão que fazem-te o mesmo efeito de um substrato e como a quantidade é menor, diminiu a probabilidade de excessos no aquário.

 

 

 

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, tinha respondido por causa das traves, mas como tive de fazer um copy/paste, por isto ter atrofiado, não copiou tudo :P

 

A diferença entre teres areão ou areia, para as plantas que vais manter não vai fazer muita importancia. A reia compacta mais e não deixa haver uma circulação da água como com o areão. Mas as plantas que vais conseguir colocar, por causa das necessidades de iluminação, até nas pedrs crescem.

 

Se fizeres questão de não ter as travessas, para teres o aquário todo "limpo", em principio aguenta sem problema. Mas se quiseres dormir mais descansado e até para o aquario durar mais uns anos é melhor meteres.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa o texto corrido, mas pelos vistos isto hoje está a atrofiar, mais do que o costume :lol:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Vou aproveitar este tópico porque a minha dúvida é semelhante e assim evito criar outo tópico e deixo a informação toda concentrada.

Vou montar um aquário de 100cm por 38cm da aquatlantis com iluminação de led da aquatlantis tambéme estou indeciso qual o melhor substrato a colocar.

pelo que tenho visto aqui no fórum há um pouco de tudo e gostaria de saber opiniões.

 

Eu gostaria de manter algumas plantas mas o objectivo não é ser um plantado super exigente até porque não sei bem o potencial da minha iluminação.

A minha dúvida está entre:

- AFRICANA AQUA SOIL 9L + POWER SAND-M (2L)

- TMC NUTRASOIL BROWN 10L

- jbl manado + jbl aqua basis

- elos bottom+elos terra zero

Quanto ao 2º eu já tenho aplicado num aquário nano e gosto, mas fico com a dúvida se necessita de camada fértil...Acham necessário incluir algum outro tipo de fertilização tipo terra zero ou algo do género?

Quanto aos outros é pelo que tenho visto aqui no fórum e me parecem ser bastante utilizados.

 

Os preços são assustadores, mas mais vale só chorar uma vez e deixar a montagem bem logo de raíz. Fico a aguardar as sugestões dos mestres!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo!

 

Dentro das chamadas plantas de fácil manutenção, tens algumas como as Anubias e musgos, que não devem ter as raízes enterradas no substrato. Outras há que devem estar enterradas, como algumas Cryptocorynes e Echinodorus, Valisnérias, etc,etc.

 

Como tal, se vais colocar muitas plantas de fácil manutenção cujas raízes devem estar enterradas, deves colocar substrato fértil, mesmo que coloques pouca luz e não tenhas um sistema de CO2.

Mas se vais usar o Power Sand deves ter muito cuidado com a quantidade que vais usar, (pois não vais ter plantas de alto metabolismo que gastem os nutrientes rápido) e de modo a que o substrato não venha para a coluna de água deves colocar uma boa camada de substrato estéril, e na altura da montagem ter cuidado a encher o aquário e a colocar as plantas, de modo a que não andes a mexer muito nos substratos.

 

A par disto, um pouco de EasyCarbo ajuda bastante, pois o Carbono é essencial para o desenvolvimento das plantas. E deves também fertilizar com fertilizantes liquidos 1x semana, com um pouco de Micros e Potássio. Uma tpa semanal é essencial, pois o PowerSand é potente.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais