Dúvidas sobre as pinhas de amieiro


Carlos_minis

Recommended Posts

Boas

Já vi algures pessoal a usar 1 pinha por cada 20 litros, noutros sítios conselhos de 5 pinhas em aquários de 50 litros....

Eu colocaria 1 (2 se quiser baixar ph mais rápido) e vai vendo os resultados no aquário (ph e escurecimento da agua) depois ajusta conforme as tuas necessidades...

Cumps

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As pinhas quase não escurecem a água. Se fizeres TPAS para clarear a água estás a retirar o benefício que introduziste.

 

Podes por 3 ou 4 pinhas ao principio e depois adicionas mais uma de 15 em 15 dias ou mensalmente, depende se adicionas mais coisas alem das pinhas, folhas/saquetas/liquidos, etc.

 

Eu nos meus áquas de marisco uso folhas e pinhas, não é preciso grande rigor mas convém que os parâmetros da água sejam estáveis sem grandes oscilações.

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha pinhas aqui em casa e não sabia que havia uma regra de pinhas por litro e pus 3 num aqua de 25lt-+ no primeiro e segundo dia ficou um pouco escura a agua mas passado 2 ou 3 dias já fica quase normal, quanto aos valores não medi, o aqua só tem reds e como sei que não são exigentes não me lembrei de medir, mas seria uma experiência interessante.

Ou seja se tiverem um bom filtro acho que a escuridão da água mal se vai notar e como diz o Ferreira acho que ao fazer TPA's para tentar retirar a agua escura se vai retirar elementos que estava-mos a tentar adicionar com a pinhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As pinhas quase não escurecem a água. Se fizeres TPAS para clarear a água estás a retirar o benefício que introduziste.

 

Podes por 3 ou 4 pinhas ao principio e depois adicionas mais uma de 15 em 15 dias ou mensalmente, depende se adicionas mais coisas alem das pinhas, folhas/saquetas/liquidos, etc.

 

Eu nos meus áquas de marisco uso folhas e pinhas, não é preciso grande rigor mas convém que os parâmetros da água sejam estáveis sem grandes oscilações.

 

Cumps,

Ok, mas depois dos 15 dias, tiro as que la tinha certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, mas depois dos 15 dias, tiro as que la tinha certo?

Boas,

 

Não, deixa-as ficar, são óptimas para a criação mordiscar e acabam por se desfazer. Os meus nanos são de 30 litros e ponho 1 ou 2 pinhas por mês.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenham cuidado com o pH... Eu achava que as pinhas não influenciava muito. Como gostava bastante do aspecto das pinhas no fundo do aquário então punha bastantes mesmo. A água da torneira sai com pH de 8.6 e o aquário tem um pH entre 5 e 6, caso descure nas trocas de água vai aos 4. Não tenho tido qualquer problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...