"White Cloud River"


Limafish

Recommended Posts

Boas

Após alguma pesquisa pela net verificou-se que não seria fácil montar um biótopo dedicado à espécie que me tem ocupado e fascinado nos últimos meses, o Tanichthys albonubes com origem nos riachos em Guangzhou (Cantão) no sul da China. Foi descoberto por volta de 1938 por um escuteiro chinês de nome Tan do qual nasceu Tanichthys que significa “Peixe de Tan” ou “Tan’s Fish”. Também lhe chamam por vezes “White Cloud Mountain Fish” em virtude do local onde foi encontrado, que acaba por dar nome à minha montagem.

 

Na montagem que apresento não pretendi ser fiel ao biótopo mas sim montar algo semelhante dedicado à espécie, aldrabando alguma coisa. Juntei às rochas colhidas nas férias umas plantas à mistura é claro, reutilizando flora já existente cá em casa, criando no fundo algo que servisse de lar acolhedor para um mega cardume de Tanichthys e alguns Red cherrys.

Coloquei na area "Low-tech" visto não conseguir criar tópicos em "Aquarios" (why??), mas as suas características enquadram-se perfeitamente no Low Tech.

 

Eis um o novo layout que faz nascer o White Cloud River :

Data de Montagem: 24-08-2013

(remodelação de anterior montagem, tudo já ciclado, acelerei o inserir da fauna e flora sem problemas)
Dimensões: 60Cx30Lx40A

Filtragem: Filtro interior

(Velhote cá em casa, com a etiqueta sumida, litragem desconhecida, mas que para o efeito de criar corrente serviu bem por agora)
Substratos:
Mix Húmus de minhoca e areia de gato

Areão de rio

Iluminação: calha 1x T5 14w (do chines... logo… muito próximo da origem biggrin.png' alt=':biggn:'> ... talvez evolua para o dobro dos Watts mas por agora vou ver a reação das plantas.)

Flora:

Sagittaria Subulata

Limnophila sessiliflora

Rotala rotundifolia

Naja guadalupensis

Ceratophyllum demersum 'Foxtail'

Salvinia natans

Fauna:

12 Tanichthys albonubes (outros já estão em desenvolvimento para acrescentar…ainda não me decidi quanto ao numero final :character0050: )

5 Red cherry juvenis

 

Agora as fotos:

 

Preparação do layout

971u.jpg

 

 

psnf.jpg

Plantas a entrar

 

2mx9.jpg

 

Final da montagem (ainda com um tronco a resistir na direita, coloquei no topo uma rocha durante uns dias que vai sair)

axuv.jpg

 

As estrelas do filme

 

rwhz.jpg

 

 

90jp.jpg

 

Que acham?

Cumprimentos

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

gostei muito dos peixes mas as pedras parece que foram despejadas para dentro do aqua, já reparei que algumas estão a segurar os troncos maé muita pedra não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Teste às brancas feito mesmo para descanso de consciência com o velhinho vinagre. Reação zero.

O PH não foi testado pois o aqua foi remodelado, os peixes acostumados ao ph que vigora... se mudar algo com a nova montagem é para baixo por causa de ter mais troncos, o que não me preocupa.

 

"despejadas para dentro do aqua"?.. Não. Senão partia! :coffee:

Compreendo a vossas propostas em reduzir o numero de rochas mas parecendo que coloquei a mais sem ter noção disso, foi algo de propósito... Primeiro tenho que contar que a subulata à frente vai preencher até pelo menos uma altura de 6cm (se esticar mais em altura vou ter que a substituir por outra planta) e queria algo mais Wild e preenchido como na natureza, para aspetos mais clean e abertos tenho os outros aquários, este foi para ser diferente...

Quando puder tiro umas fotos melhores. Entretanto vou deixar crescer a flora para depois decidir retirar ou mudar rochas de sitio. (mesmo no final da montagem já tinha menos rochas do que a meio, como se vê nas fotos)

Já tomei consciência é de que talvez tenha que mudar a rotundifolia, pois ao crescer vai tapar metade daquela rocha enorme e com um aspeto fantástico de fundo.

 

Cumprimentos

Editado por Limafish

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Há novidades? Eu gosto bastante desta espécie , gosto das rochas e plantas, estou curioso para ver a evolução do aquario.

Boas

Gosto bastante dos tanichthys e parece-me que têm mais personalidade do que os guppies, embora sejam menos coloridos.

Não tenho tido muito tempo livre para os aquas... novidades assim de repente são os 8 pequenitos que retirei à poucos dias para outro aqua de 5l para crescimento, e mais uma red cherry pronta para desova...

Em relação ao arranjo acho que vou mesmo retirar umas quantas rochas para dar lugar a mais subulatas que tenho em excesso cá em casa... coloco fotos quando estiver mais arranjadinho..

Não sei se a montagem vai durar com estes tanichthys porque estou à espera que todos os juvenis no meu "Limas Aquaworld" cresçam para colocar este grupo de adultos também... a minha ideia é fazer um mega cardume e embora esta montagem tenha sido feita para eles, acho que no aquário maior sempre têm mais espaço para o cardume ser ainda maior ;) ...

Cumprimentos

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Adorei o aquário. Gostei muito do layout tendo em conta o que foi tentado alcançar. Se fosse eu tentava substituir a sessiliflora por uma planta fina e alta como valisneria nana ou algo do género, em boa quantidade, mas pronto, isso já é uma questão de gostos.

 

Acho que estes peixes são muito subvalorizados. A meu ver são dos melhores peixes para se ter num aquário, tanto pela resistência, como pelo comportamento, tamanho pequeno e beleza.

 

Um abraço e boa sorte com os novos projectos!

Editado por Axebitten
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu não sou aquascaper, não sei sequer as regras, gosto muito dos Tanichthys albonubes por isso a minha opinião é que o aquário está perfeito para o conforto desta espécie.

Se todo o aquário tiver parâmetros correctos, terão um casa onde viverão confortáveis em todos os aspectos.

 

5 estrelas, mesmo brutal!! :dance:

 

Desejo a melhor das sortes para este projecto, porque vê-se poucos assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A meu ver conseguiste transmitir a ideia de riacho no sul da China, gostei.

 

Gostei bastante. Simples, despretensioso e... barato! Isso merecia era umas fotos novas "de jeito" :music_singguitar:

 

Eu não sou aquascaper, não sei sequer as regras, gosto muito dos Tanichthys albonubes por isso a minha opinião é que o aquário está perfeito para o conforto desta espécie.

Se todo o aquário tiver parâmetros correctos, terão um casa onde viverão confortáveis em todos os aspectos.

 

5 estrelas, mesmo brutal!! :dance:

 

Desejo a melhor das sortes para este projecto, porque vê-se poucos assim.

 

Obrigado a todos!... Infelizmente tive que ser "mauzinho" para estes Tanichthys e devido a uma sobrelotação de plantas cá em casa não houve outra hipótese senão retirar as rochas temporariamente para plantar no espaço disponível...

Mas assim que conseguir libertar novamente espaço regressam as rochas (talvez menos) e reorganizo tudo, mantendo o espírito inicial desta montagem...

Quando estiver pronto coloco fotos decentes. :photo:

Cumprimentos

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.