Aquario comunitário e aquar. "maternidade"


_Filipa_

Recommended Posts

Boa tarde, vi o "desafio que o forum está a fazer a nós foristas e resolvi aceitar e colocar então fotos e informação sobre os meus pequenos aquarios. Já ando nisto da aquariofilia á uns anos mas coloquei nos primeiros passos pois é o primeiro que é realmente pensado.

 

Ora vou começar pelo aquario de maternidade:

Tamanho: alt. 27 cm, larg. 37 cm, prof. 23,5 cm, 23 litros

Flora:

- Cabomba Caroliniana (alguns pés a ver se pegam);

- Cyperus helferi;

- Vesicularia Dubyana (musgo java);

(embora ainda não tenha nenhum substrato as plantas estão a pegar bem e estão saudavéis, o pé de cyperus helferi

Fauna fixa:

- Alguns caracois (planorbis corneus);

- Camarões red chery (pequena colonia muito jovem, estamos ainda em periodo de adaptação)

O resto da fauna é "rotativa" pois objectivo daquele aquario é para a criação de guppys e mollys, quando as femeas forem ter filhotes passo-as para aquele aquario.

Estou também a pensar acrescentar um par de Ancistros á fauna fixa.

 

- Filtro Elite Jet-Flow 50, 220-250 V;

- Termostacto Elite, á temperatura de 26,5ºc;

 

Fotos

a0ym.jpg
maternidade

8fm6.jpg
habitante actual

mjzd.jpg
camarões

 

 

Aquario comunitário

Tamanho: alt. 45 cm, larg. 90 cm, prof. 50 cm, apro. 200 litros;

Flora:

substrato: Floredepot;

- Valisneria Gigantea;

- Echinodorus amazonicus;

- Cyperus helferi;

- Uma planta de folhas muito largas e muito alta que não consigo identificar e provavelmente vai sair quando a encomenda chegar porque sai-me da agua e fica muito feia...

Fauna:

- Guppys, mistura endlers, 5 femeas 7 machos (estou em defice de femeas eu sei, vou remediar isso assim que possivél);

- Mollys balão, 9 femeas e 2 machos;

- Tubarão bala;

- Espadas, 2 machos (tinha 3 femeas que morreram, ainda não tive posses para as substituir);

- 1 Gyrinocheilus aymonieri (comedor de algas chinês);

- 2 Epalzeorhynchus kalopterus (raposas voadoras);

- 6 coridoras bronze;

- 1 Kuhli;

- 1 botia palhaço;

- 2 plecostomus;

Material:

- Filtro externo Ehein 2215;

- Termostato velhote (a pedir reforma) com temperatura a 26ºc

- Quero ainda acrescentar um sistema de CO2 mas ainda tenho de juntar dinheiro para tal;

- Calha boyu 3 lampadas, custumo manter só 1 ou 2 ligadas, para tentar economizar um pouco.

 

Fotos

e4ct.jpg
db5z.jpg
guppys com 2 semanas

rqiy.jpg
8azk.jpg
scd8.jpg
l6uq.jpg
dfdj.jpg

ctn2.jpg
csk8.jpg
90pf.jpg
csbf.jpg
szwn.jpg
7zq0.jpg
uj82.jpg
xlzu.jpg
ccqa.jpg
c7eh.jpg
kxy8.jpg

 

Ambos os aquarios estão com um ph de 7.0 tentar manter um numero bom para todos os peixes.

 

Tenho ainda em encomenda (á espera do forneçedor, para não variar...) as seguintes plantas para repartir pelos 2 aquarios:

- BACOPA AMPLEXICAULIS

- NOMAPHILA SP. RED

- SAGITTARIA TERES

- NOMAPHILA SIAMENSIS

- CERATOPTERIS SILIQUOSA

 

Até agora está tudo a correr muito bem, peixes estão todos saudávéis e bem dispostos, as plantas só aquela maior que não consigo identificar é que está sempre a apareçer uns buraquinhos como que queimados. Tenho só 2 problemas: os pontinhos verdes no vidro que por muito que os raspe, passado 2 dias eles voltam a apareçer passadas poucas semanas e a sujidade aqumulada junto ás pedras e vidro, a minha equipa de limpeza é uma perguiçosa que só limpa onde não dá muito trabalho...

 

Espero que gostem, ainda é um pouco pobre, mas com a crise até os peixinhos mais baratos são muito dinheiro... Vou comprando e trocando como posso, estou a pensar em acrescentar uns neons depois de as plantas chegarem e talvez uns barbos ou umas colisas anãs, o que acham?

 

Obrigada e espero que gostem!

  • Votar + 1

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipa, muito obrigada pela partilha.

Já agora devo deixar-te um sério aviso, sobre a entrada para a maternidade dos red cherries, vais ficar VICIADA em Camarões lol.

Quem começa não consegue parar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo, obrigada pelo aviso :P por acaso já fiquei uns bons tempos sentada a olhar para os pestinhas a nadarem eheheh acho-os o maximo!

Infelizmente morreram alguns, coloquei-os no sabado, e de lá para hoje já tirei uns 4 camarões mortos =/ eles fizeram uma viagem muito grande no sabado com 34 graus no carro penso que tejam strexados da viagem, o que achas? será o ph? estará muito alto para eles?

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ph não de certeza

normalmente são resistentes mas estando muito tempo ao calor os valores da água onde estavam podem ter ficado muito maus e alguns tenham ficado mais debilitados.

Tens Testes de no3 no2 e nh3/nh4?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho os valores porque não os acentei, mas custumo repetir semanalmente os testes todos e assim que tenha resultados escrevo-os aqui. Mas nos ultimos testes tava tudo ok. Os que sobreviveram (entretanto não morreu mais nenhum) estão já a ganhar uma corzinha gira e tudo, pareçem estar mais saudavéis :)

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem não tenho tido muito tempo para os meus aquarios, tpas e apreciar os meus habitantes e pouco mais, ante-ontem morreram-me uns peixinhos com um fungo (pareçeu-me ictio) e tratei ambos os aquarios, o comunitario fiz o tratamento normal e a maternidade o de prevenção (tinha passado 2 meninas para lá no dia anterior).

 

Pois não é a minha surpresa quando hoje chego do trabalho e vejo TODOS os camarões mortos :'( só sobreviveu 1...

Ainda ontem estava todos bem, já todos com boa cor, vivaços e a comer com vontade, e hoje morreram todos...

 

Fiz os testes (finalmente) e estes foram os resultados:

 

NO3 - 100 mg/L

NO2 - 0 mg/L

GH - entre os >6ºd e >10ºd

KH - 6ºd

pH - 7.4

Temp. 28ºc

 

Sei que o ph está um pouco alto, já baixei um pouco até aos 7.2. Os restantes valores não percebo o que são nem que valores são os aconselhados... o que acham? Terá sido do tratamento do ictio?

 

Tiro o sobrevivente de lá?

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem não tenho tido muito tempo para os meus aquarios, tpas e apreciar os meus habitantes e pouco mais, ante-ontem morreram-me uns peixinhos com um fungo (pareçeu-me ictio) e tratei ambos os aquarios, o comunitario fiz o tratamento normal e a maternidade o de prevenção (tinha passado 2 meninas para lá no dia anterior).

 

Pois não é a minha surpresa quando hoje chego do trabalho e vejo TODOS os camarões mortos :'( só sobreviveu 1...

Ainda ontem estava todos bem, já todos com boa cor, vivaços e a comer com vontade, e hoje morreram todos...

 

Fiz os testes (finalmente) e estes foram os resultados:

 

NO3 - 100 mg/L

NO2 - 0 mg/L

GH - entre os >6ºd e >10ºd

KH - 6ºd

pH - 7.4

Temp. 28ºc

 

Sei que o ph está um pouco alto, já baixei um pouco até aos 7.2. Os restantes valores não percebo o que são nem que valores são os aconselhados... o que acham? Terá sido do tratamento do ictio?

 

Tiro o sobrevivente de lá?

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NO3 a 100? TPA's para baixar e verifica se a água de reposição não os tem elevados também.

Podes adicionar umas egérias ou cabombas pois são plantas pouco exigentes e de rápido crescimento e óptimas consumidores de nutrientes que ajudarão a baixar esse valor.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UPS o Miguel Já disse tudo.

100mg/l é muiiiiiiiiiito .

se tiveres carvão activo para nos primeiros dias tirares o tratamento que deste para o ictio também era bom mas as tpas mais frequentes já ajudam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, o camarão que sobreviveu lá se mantem... mas ouve mesmo qualquer coisa aqui a correr muito mal, o meu Kulhy apareçeu hoje morto também (no comunitário) já o tinha á muitos anos mas não me pareçe que tenha morrido de velhiçe.....

 

Vou já então medir a agua da torneira e ver como está, para começar a fazer tpas, eu tenho sempre feito pelo menos 1L por semana, que é o que evapora, chegaram ontem as novas plantas, ouve umas modificações com a encomenda e já não são essas da lista mas vou já po-las lá para começar a consumir nutrientes, e vou tirar os pés de cabombas que tinha no comunitário e passar para lá.

 

Carvão já não tenho acho eu mas vou procurar bem na tralha e por no filtro...

 

Já agora, quais seriam os valores desejados? Obrigada

 

Ps.: se soberem de alguem que tenha camarões digam, para ver se reponho a população depois de os valores estarem controlados...

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que está a correr mal é os nitratos que estão a 100 e deveriam de andar de 25 para baixo.

o repor água não é tpa, por isso chegou a esses valores. TPA é Troca Parcial de Agua, segundo o que dizes o que fazes é RPA , Reposição Parcial de Agua, para te veres livre dos nitratos tens de substituir parte da água do aqua por outra nova, para retirares os nitratos da água.

Faz como o Miguel disse retira 20% da água e coloca outros 20% de agua já repousada para não introduzires cloro que está presente na nossa agua da torneira.

Carvão basta uns dois três dias, só para retirar o remédio do ictio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois percebi :/ tinham-me dito que num aquario tão pequeno a evaporação natural era o suficiente, no comunitário todas as semanas tiro á volta de 6 garafões de 5 L e reponho de agua que já tenha tirado da torneira no dia anterior (se me tiver esqueçido uso aquele produto para preparar a agua da torneira) no de maternindade deveria tirar então pelos menos uns 4L =/ ontem já fiz 2 tpas e já começaram a baixar mas ainda não está bom, vou hoje tirar o carvão e fazer mais 2 mudas....

 

Obrigada

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem a maternidade, já está abaixo dos 25 :)

No comunitário continua altissimo! tenho feito mudas de agua todos os dias e resultou com o pequeno mas com o aqua grande está dificil de baixar... amanha vou limpar mais uma vez o filtro e mudar maior quantidade de agua (50%?)...

 

Tenho outra vez no comunitários peixes doentes :/ será dos nitratos estarem ainda muito altos? tenho 1 neon com um fungo com muito mau aspeto num olhinho e tenho uma molly com aquela doença do olho inchado...

 

Ps.: sobreviveram 3 camarões, nasceram uma data de guppys e já tenho lá outra femea prestes a ter os peixinhos :)

Editado por _Filipa_

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os nitratos se estiverem altos levam-te os neons e possivelmente os guppies todos se não tratares de isso e os camarões sao super sensíveis a isso poderá ter sido isso a morte de quase toda a colónia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os nitratos se estiverem altos levam-te os neons e possivelmente os guppies todos se não tratares de isso e os camarões sao super sensíveis a isso poderá ter sido isso a morte de quase toda a colónia!

 

 

Pois tenho estado a tentar baixar essa "poussa"... na maternindade onde tenho os camarões já tá controlado, mas no comunitário está dificil de baixar os valores... tenho de fazer uma tpa de maior quantidade, ver se hoje tenho tempo para isso...

obrigada pela ajuda ;)

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez seja melhor comprares um produto para consumir os nitratos que tens!

Plantas também ajudam bastante, talvez arranjar algumas de crescimento rápido que consumam isso como as elodea, valisneria, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.