The discovered stone


CJTSilva

Recommended Posts

Boas tardes a todos.

 

Inicei este tópico para ir fazendo um registo da evolução deste projeto que estou a iniciar.

A ideia é criar uma especie de diário com os erros que vou cometendo e o sucesso que vou alcançando no caminho da criação de um pedaço de um ecossistemafantastico mas complexo.

 

O nome surgiu depois da aventura que foi encontrar pedras que satisfizessem as nessecidades do meu projeto. Mas após trazer para casa tantas pedras diferentes,penso ter encontrado algo que sirva.

Alguns poderão achar o layout muito beginers look like,mas as medidas do aqua não ajudam muito a fealizar algo que não pretendo que seja uma aquascape,nem tem pretensão de ser um plantado.

O que eu quero criar é um aquário comunitário para o qual seja agradavel olhar mas no qual seja ainda mais agradavel viver.

 

Vamos ao setup:

 

Data de Montagem:25-08-2013

 

Aquário:kit da aquapor com 100 © x 30 (L) x 40 (A) / 120 lt brutos

 

movel DIY em abeto

 

Luminária:Aquapor 1 x 30 w T8. É insuficiente e vai ser adaptada em breve

 

Filtragem:Eheim ecco pro 300 - 750 lt/h

 

Aquecimento: aquecedor biopro 200 w

 

Hardscape:Fazer uma paisagem a partir de um grupo de pedras que se vai estendendo ao longo do aquário com um espaço livre para as corys "tratarem" do substrato

 

Substrato:Fertil: Húmus de minhoca

Inerte: areia de rio peneirada para granulometria 2mm

 

Fauna:para já estou dependente dos valores de pH e da dureza. sei que quero Corydoras e rasboras,mas ainda tenho de estudar isto bem

 

Flora:no canto esquerdo trazeiro pensei numa moita de Limnophila Sessiflora. No meio das pedras da esquerda umas Echinodorus Bleheri e à frente e para o lado direito destas pedras um relvado de Eleocharis Parvula( se calhar não vai dar!)

Do centro para a direita na trazeira planto Vallisneria Small e junto á pedra da direita leva uma Echinodorus Rubra\ Osiris e á frente e para o lado esquerdo leva tambem Eleocharis parvula. Na pedra da direita pensei pôr Christmas Moss.

Isto dito é engraçado,mas eu só vi estas plantas em fotos.Não sei se resulta na prática,por isso opiniões e correcções serão bem vindas.

Escolhi esta flora por ser de cultivo facil e querer fugir dos fetos de Java e das Anubias.

 

este é o primeiro estudo de layout. desculpem a qualidade. as proximas serão melhores.

 

ehzz.jpg

 

 

Mal possa vou tirar umas fotos que se apresentem

Editado por CJTSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

gosto bastante, apenas faria uma pequena alteração (isto claro na minha modesta opinião), onde tens a segunda pedra mais alta, a sua inclinação não é harmoniosa com o declive.

Tenta que ela fique no mesmo sitio mas de outra forma que acompanhe a descendência do solo...

De resto, venham essas fotos com as plantas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

 

 

Pois, secundo a opinião do joptoaz, também eu mexia nessa pedra.

 

Acho que fizeste bem ao introduzir essas pedras (semelhantes às da) da serra de Valongo.

Como têm um teor alto de ferro não terás problemas de escassez com esse elemento, e as plantas agradecem, o que elas necessitam porém mais que o ferro das pedras é de CO2.

Necessitam de níveis estáveis mais do que a luz que dizes ser "insuficiente e vai ser adaptada em breve". Digo isto porque nunca chegarás a ver crescer esse Moss, ou outro qualquer, sem CO2 alto e estável.

 

Se me permites a ousadia, e visto gostares e pretenderes utilizar a Eleocharis parvula, por que não primeiro tentares um Dry-start, que é estrangeiro para Começo-emerso?

Deixavas o substrato apenas coberto de água, e plantavas essa Eleocharis, fechavas a tampas do Aquapor e utilizavas o guito da adaptação da luz (que durante dois ou três meses te chega) para comprar um kit das barracas de CO2?

Fontes próximas informam-me que tens CO2 artesanal, chega bem para cobrires o substrato de Eleocharis, fazer um tapete digno de um concurso, e daqui a dois meses, quando fores plantar as restantes plantas de caule e encher o aqua já começavas com melhor qualidade (mais estável) de CO2 e em seguida, seguias um dos vários tópicos sobre como kitar essa calha.

 

Ou isso ou deixas a pedra no sitio e fazes como entenderes.

Afinal de contas o aqua é teu.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

Vou atualizar isto,que muito se passou desde que postei esta foto.

Começando pelo inicio,como as pessoas normais,depois de fazer contas á vida e ponderar prós e contras,gastei uma média de 30 e fiz uma calha.

Toca a meter plantas lá pra dentro e vamos ver a evolução entretanto com CO2 artesanal,como muito bem informaram o Babykhan.

Plantas a desenvolver satisfatóriamente e toca a medir parametros...

Aí é que foram elas: pH: acima de 8!!!

Vamos testar as pedras: pedras ok.

E a areia de rio? Pois foi. O pH disparou.

Conclusão: desmonta tudo,arranja um substrato à homem e começa de novo.

As pedras tambem sairam,mas se calhar era melhor terem ficado,que eram uma mais valia. Mas pronto...

Resultado,ficou assim:

 

c1fc.jpg

 

Desculpem,mas só vi a estupenda falta de qualidade da foto no monitor,quando tirei pareceu-me aceitavel

Editado por CJTSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta muito engraçado.

Só falta a fauna.

Talvez uns escalares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Para escalares a coluna de água é suficiente(tenho um aqua com a mesma altura e com um casal há cerca de 2 anos, e dão-se perfeitamente). Caso fossem discus, aí sim, não seria.

P.S. A disposição das pedras ficou impecável. Tens aí um aquário com muito potencial.

Nuno Ferreira[i

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

Antes de mais também sou novato nestas andanças e estou a preparar o meu primeiro aquário, parabéns pelo teu agrada-me imenso.

Qual foi o substrato que utilizaste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.