ajuda no substrato


epiliflopes

Recommended Posts

boas pessoal.

 

Vou alterar o meu aquario, ate agora tinha areia silica mas pretendo mudar para um substrato que me possibilite ter plantas mais exigentes. A minha ideia é usar substrato fertil (aquabasic da JBL) e a minha duvida é se uso JBL MANADO ou areao de rio com granulometria 3 a 5ml.

 

Sei que o manado é melhor, mas tambem é mais caro. por isso gostaria de saber se escolher o areao de rio conseguiria ter qualquer tipo de planta e saudaveis.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

será que alguem me pode ajudar se o areao de rio é ou nao prejudicial para as plantas?

 

ou se em relaçao em manado é só uma questao de estetica?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

entre os dois sem duvida que o manado, segundo eles ajuda a prevenir o aparecimento de algas e a sua granulometria e forma redonda não só é mais agradável á vista como também ajuda no enraizamento e não magoa caso tenhas peixes de fundo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A grande vantagem do Manado é a sua porosidade que o torna uma base muito boa para a instalação de bactérias nitrificantes e outros microorganismos.

 

O areão de rio não é prejudicial a plantas mas também não é benéfico como outros substratos. Pode limitar o uso de algumas como por exemplo plantas de tapete como a HC cuba.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu também uso o Manado num dos aquários. Também considero o manado melhor para o enraizamento das plantas (especialmente tapetes de parvula) e é bom para os peixes de fundo e para o aquário como um todo... por outro lado é extremamente leve sendo um bocado chato às vezes com certas plantas para o plantio e não permite grandes declives...

Há quem goste do manado, há quem deteste, serve para umas montagens... não serve para outras...

 

Ps: Se decidires manado esquece mais tarde colocar outro inerte por cima porque te cansaste da cor castanha, o novo substrato inevitavelmente mais pesado vai afundando a cada mexidela e o manado acaba por aparecer.

 

Os meus cumprimentos

Editado por Limafish

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito o tópico para fazer aqui tb uma questão ;) deve se meter mais alguma coisa ou só o manado?! Vou montar um Aqua com 180x40 e gostava de meter o manado mas será que só chega?! E tendo em conta que vou meter uns 75kg... :( ?? Ou devo meter outro substrato e o manado depois?! Abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito o tópico para fazer aqui tb uma questão ;) deve se meter mais alguma coisa ou só o manado?! Vou montar um Aqua com 180x40 e gostava de meter o manado mas será que só chega?! E tendo em conta que vou meter uns 75kg... :( ?? Ou devo meter outro substrato e o manado depois?! Abraço e obrigado

 

Boas Overpt

Presumo que queiras plantar esse bichinho de 180X40 portanto diria que tudo depende da escolha das plantas... mas ter um substrato fértil ajudaria em muito qualquer que seja a escolha (a não ser que queiras tudo fetos de java e musgos, ai não vale a pena qualquer substrato fértil)..

O substrato fértil que combina logo de imediato com o Manado é o da mesma marca "Jbl Aquabasis Plus", mas tens outras opções no mercado...

 

Já agora... planeia com antecedência o layout que queres fazer no aquário (faz rascunhos por todo o lado e ocupa a mesa da sala com rochas e troncos que as "Marias" adoram essas cenas :naughty: )... zonas em que não queiras plantar podes preencher com troncos ou rochas e á volta é que colocas os substratos... por outro lado áreas em que não queiras mesmo nada também dispensa o substrato fértil no fundo... assim reduzes a quantidade de substratos a adquirir...

Cumprimentos

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A ordem de colocação no aquário é sempre substrato fértil e por cima o inerte.

De resto é ver o rotulo nas embalagens que também diz a espessura recomendada a cada camada...

(acho que ainda existe outro produto deles para uma primeira fértil mais profunda, ficando no total 3 camadas, mas não me lembro do nome e também não é essencial coloca-la)

Mas vê bem o layout para não andares a comprar a mais, vais de certeza querer esses EUR para comprares mais umas coisas para o aqua...

Cumprimentos

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.