Tom Barr e ADA :-)


Pedro Rosa

Recommended Posts

Um minuto que dá para sorrir numa montagem que o Tom Barr fez para um cliente :)

 

 

Já agora o aquário já montado (mas o Tom já tinha metido isto aqui no Forum, se bem me lembro).

 

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sério, vocês falam em código or what?

 

Daquilo que eu vi no primeiro video, ele rejeitou o power sand, bacter p, bacter w, tourmaline! Vai de encontro a uma corrente de aquariofilistas que acham que comprar ouro em pó e despeja-lo para dentro dum aquário sai mais barato!

 

Está lançada a polémica :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, pelo que percebi do video eles só usaram 1 produto da ADA, que foi o aquasoil. Para alem disso, brincaram com o facto da ADA ter demasiados aditivos de substratos. (e tambem talvez a utilidade....)

 

 

 

 

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele usa e aconselha (sempre o fez!) o Aquasoil. Ele próprio é um grande fã de Aquasoil.

Tb conhecem os estudos que ele mandou fazer à powersand, cujas conclusões foram que é completamente desnecessário.

 

Foi sabendo isso que achei piada o video :)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico ... Adorei o penac P, penac S e o penac T... Devem ser variedades dos Estados Unidos :)

 

É espectacular quando montamos um aquário e nos divertimos! O dono do aquário estava delirante com o aquário.

 

Adorei as pedras ... Agora o layout, nem por isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O homem tem três videos destes alem de um final (que tb coloquei).

Atenção ao pormenor do Dr. :roflroll2:

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive a feliz oportunidade de falar com ele sobre isso mesmo...

 

É um super fã do Aquasoil porque diz que além da sua excelente e superior porosidade, "acama" bem as raízes facilitando o enraizamento.

 

Mas como é mais naturista que os fãs da Marca ADA (como eu até admito ser) diz que prefere controlar totalmente os nutrientes através da fertilização líquida... assim não tem de "descontar" nada a nível de raiz.

 

Mas atenção... no que toca a plantas, o homem é um génio (na minha opinião), e muito do seu conhecimento e formação académica passa por experimentar variadíssimos cenários no que toca às nossas amigas vegetais.

 

Eu por exemplo gosto de substratos férteis porque facilitam-me a vida... ele como gosta de ter controlo sobre tudo não os usa! (eu sou preguiçoso no que toca a testes!)

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fernando, creio que simplificaste um bocado a coisa.

 

O homem mandou analisar o power sand para saber as suas características e chegou à conclusão que era um bom produto para alojamento de bactérias mas um mau produto como substrato fértil. Quanto ao Penac "x" diz que são apenas pós sem qq beneficio para o aquário.

Se o fez, essa razão de controlo total de nutrientes não será a unica nem a mais importante (digo eu!).

Aliás, nem nunca tinha ouvido isso e até é estranho: então o homem é a fonte do EI onde colocamos tudo por excesso no aquário e depois gosta de controlar os nutrientes apenas na coluna de água? :)

Há algo que me está a escapar.

 

Dito isto, eu utilizo e aconselho power sand, os pós e acho o EI excelente :)

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente link mas leio-o mais atentamente no fim do dia.

 

Realmente estranho... pensei com a impressão que ele controlava sistematicamente os seus tanques, bem como os dos seus clientes.

 

Mas na verdade ele diz algo muito interessante: " I also did large weekly water changes so if I messed up dosing, I always reset the tank each week. I have a relative simple methodology to side step much of the drudgery especially with testing iron and NO3. At issue here is the maintenance of the nutrient levels within a certain range. The focus will be on 2 groups, nitrate (NO3), phosphate (PO4), potassium (K), the so called macro nutrients and the trace elements represented by iron (Fe) as a proxy for the other trace elements that are included in trace nutrient mixes. There are a few specialized test kits and meters available for many of the trace metals and Boron, but virtually no hobbyist ever measures these. So everyone is guessing about the traces as it is, even the most ardent proponent of testing for dosing!"

 

Ou seja, arranja-se um excelente fertilizante (nada como um caseiro...) e mudas de água BEM generosas. Concordam?

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Pedro, desculpa-me mas estou muito loiro... o que é o EI que falas?

 

Não me pareces nada "loiro" :)

 

Entretanto o João já colocou aí um link.

 

O Tom Barr é exatamente conhecido por defender este método de fertilização: fertilizar abundantemente, sabendo que algas são problemas de falta, e não excesso, de nutrientes, porque desta forma eliminas um dos problemas do aparecimento de algas e deficiências de crescimento de plantas.

Se o fizeres, segundo ele, preoucupas-te principalmente em saber se estás a dar CO2 em quantidade suficiente (e luz).

Depois há vários ajustes conforme o tipo de aquário (utilizando "chavões", ser low ou high tech).

 

Chegando onde o assunto começou :) ele defende que, desta forma, não precisas de testes para nada pq sabes que tens sempre nutrientes em quantidade (por excesso). Tb por isso ao fim de uma semana as TPAs de pelo menos 50% fazem um "reset" ao aquário antes de iniciar outro ciclo.

 

Metade do pessoal deste forum deve utilizar EI :)

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto mesmo do Tom e do seu pioneirismo em alguns casos da aquariofilia, ajudou mesmo a mudar alguns modos de pensar!

 

Metade do pessoal deste forum deve utilizar EI :)

 

Mas sem o saber :P

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Pedro, desculpa-me mas estou muito loiro... o que é o EI que falas?

 

o que é o EI que falas? Também não percebo...

 

 

LOIRO !!! :doofywave:

Editado por Bruno Alves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dito isto, eu utilizo e aconselho power sand, os pós e acho o EI excelente :)

 

E por acaso experimentaste o EI sem o power sand?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez, o que é o "o EI". Um aditivo ? É ADA ? Só utilizo Elos... :bs_quesexclaim:

 

EI= estimative index, basicamente é fertilizares por excesso para que nunca te preocupes com carências, normalmente usas fertilizantes "home made".

Procura no google, eu só te resumi assim muito por alto.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

E por acaso experimentaste o EI sem o power sand?

o criador da EI o Tom Bar e muito dos seus associados e amigos, como o Marc Evans nao utilizam nada dessas coisas. Só o substrato base.

Alias, segundo um estudo encomendado pelo Tom, o power sand é bom sim, para uma colonia de bacterias, nao como fertilizante

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.