Troca Total da Água


Recommended Posts

Boas,

 

A minha grande dúvida que se instala na manutenção do meu aquario é a seguinte: Quando quiser limpar o meu aquario na totalidade posso meter água toda nova ou guardar alguma que estava antes da limpeza?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se já tiveres peixes e os quiseres colocar logo no aquário, convém guardares o maximo de água antiga que conseguires.

Mas qual é a razão para teres de vazar o aquário para fazer a manutenção?

  • Votar + 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se já tiveres peixes e os quiseres colocar logo no aquário, convém guardares o maximo de água antiga que conseguires.

Mas qual é a razão para teres de vazar o aquário para fazer a manutenção?

 

Eu tenho um aquario de 50litros, qual seria a capacidade que deveria guardar da água antiga?

 

O que me leva a mudar a água toda é que o aquario encontra-se um pouco sujo nos vidros, as pedras em alguns cantos já começam a ficar esverdeadas e a água começa a ficar amarelada. Faço as TPA's semanalmente, mas a agua fica sempre com essa tonalidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso são tudo problemas simples que acontecem bastantes vezes nos aquários, não tens necessidade de o desmontar todo. Aliás, um aquário só se desmonta todo para se mudar para outro tipo ou porque o problema é demasiado grave e não compensa tentar resolver... Cada vez que desmontas o aquário, o equilibrio que já tinhas entre a quantidade de carga organica produzida e a transformada, perde-se. O que se traduz numa pior qualidade da água para os peixes.

 

Descreve aqui o setup do aquário, que peixes e decorações tens e que manutenção fazes.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz isso está semana aos meus 2 aquários, a água estava limpa mas os vidros estavam com "verdete", guardei 50% da água antiga limpei tudo com água fria e correu tudo bem.

Caso tenhas plantas naturais e diferente, penso que tens de ter mais cuidado.

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso são tudo problemas simples que acontecem bastantes vezes nos aquários, não tens necessidade de o desmontar todo. Aliás, um aquário só se desmonta todo para se mudar para outro tipo ou porque o problema é demasiado grave e não compensa tentar resolver... Cada vez que desmontas o aquário, o equilibrio que já tinhas entre a quantidade de carga organica produzida e a transformada, perde-se. O que se traduz numa pior qualidade da água para os peixes.

 

Descreve aqui o setup do aquário, que peixes e decorações tens e que manutenção fazes.

 

 

Para já não possuo os testes de nitrito, amônia e pH, tenho de os comprar.

  • Aquario de 50 litros e montado à 1 ano;
  • Filtro interno 500litros/hora;
  • 5 nariz-de-bebado (rodostumos), 3 tetra neons, 6 guppies, 2 espadas, 1 corydora, 1 neon rosa, 2 danio zebra rosa;
  • Pedras vulcanicas, algumas plantas de plastico, musgo de java, plantas que não sei o nome;
  • TPA's semanalmente e extraio a agua com sifonagem do fundo;
Editado por Kelpado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

para as pedras e vidros esverdeados aconselho-te a comprares um pleco ou um comedor de algas cinhês.

falo por experiência própria, eu tambem tive muitas algas verdes e castanhas nas rochas e comprei um pleco, passados 2-3 dias ja nem sinal de algas!

 

Agora em relaçao ao pleco ele pode crescer muito, ate 25cm, (mas demora algum tempo), podes é optar por um ancistro, mas ira depender do valor que queiras gastar... pois os ancistros são mais caros que os plecos.

 

Em relação à agua amarelada pode dever-se ao fato de teres 19 peixes em 50 litros, será tambem necessário doseares bem a quantidade de comer que dás.

 

Verifico que o filtro, filtra (passo a redundância) muitos l/h mas possivelmente a matéria filtrante não é a melhor aconselho-te esponja de carvão ativo se para a marca de filtro que tens existir compativel. Mesmo com plantas nao te aflijas pois eu tenho desta forma e nao tenho tido problemas, até que nascem novas, mas terão que ser plantas pouco exigentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para as pedras e vidros esverdeados aconselho-te a comprares um pleco ou um comedor de algas cinhês.

falo por experiência própria, eu tambem tive muitas algas verdes e castanhas nas rochas e comprei um pleco, passados 2-3 dias ja nem sinal de algas!

 

Agora em relaçao ao pleco ele pode crescer muito, ate 25cm, (mas demora algum tempo), podes é optar por um ancistro, mas ira depender do valor que queiras gastar... pois os ancistros são mais caros que os plecos.

 

.

 

Acabaste de aconselhar um peixe que sabes que fica com 25cm, (na realidade pode ficar com 60cm) e outro que é territorial, para um aquário de 50l... São das opões geralmente aconselhadas por serem "baratos", mas depois saiem muito mais caros.

 

Tens os Otocinclus e os Ancistrus sp. que são quase ao mesmo preço dos plecostomus e não te vão destruir o layout todo quando crescerem um bocado, nem andar aos "beijinhos" aos peixes com que embirram.

 

O problema do teu aquário, está na filtragem. Tens um filtro que não aguenta o equilibrio entre a matéria orgânica que o aquario cria e a que ele consegue transformar e a que tu retiras. Apesar de fazeres mudas semanais, (de certeza que há semanas mais compridas que outras ;) ) tens uma quantidade grande de peixes, para esse filtro.

Aposta num filtro externo que dê no minimo para um aquário de 150l, para poderes ter bastantes peixes e tornares a manutenção mais prática e eficaz.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Acabaste de aconselhar um peixe que sabes que fica com 25cm, (na realidade pode ficar com 60cm) e outro que é territorial, para um aquário de 50l... São das opões geralmente aconselhadas por serem "baratos", mas depois saiem muito mais caros.

 

Tens os Otocinclus e os Ancistrus sp. que são quase ao mesmo preço dos plecostomus e não te vão destruir o layout todo quando crescerem um bocado, nem andar aos "beijinhos" aos peixes com que embirram.

 

O problema do teu aquário, está na filtragem. Tens um filtro que não aguenta o equilibrio entre a matéria orgânica que o aquario cria e a que ele consegue transformar e a que tu retiras. Apesar de fazeres mudas semanais, (de certeza que há semanas mais compridas que outras ;) ) tens uma quantidade grande de peixes, para esse filtro.

Aposta num filtro externo que dê no minimo para um aquário de 150l, para poderes ter bastantes peixes e tornares a manutenção mais prática e eficaz.

 

Boas,

 

Obrigado por confirmares o que aconselhei com um pouco mais de informaçao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.