Recommended Posts

Boas,

 

Desde há muito que mantenho uma luta contra as algas filamentosas e os nitratos, Após varios testes, cheguei à conclusão que o meu problema reside na agua de osmose, pois esta sai com uma valor elevado de nitratos ( perto dos 50).

Os filtros de osmose tem um mês, a unica coisa que não troquei foi a membrana.

Alguem me pode dar umas dicas de como resolver o problema.

 

Obrigado

Editado por autonp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo indica que a membrana está saturada. O filtro de dionização só por si não reduz totalmente os nitratos, apenas ajuda a baixar o valor de TDS. Tenta equacionar o sistema como um todo em que todos os estágios não podem estar saturados.

 

Quantos estágios tem a tua osmose?

 

O correto para um sistema de 5 estágios rom 5 é:

1º Estágio: Pré filtro de sedimentos

2º Estágio: Pré filtro de carvão

3º Estágio: Pré filtro de carvão granulado

4º Estágio: membrana osmótica

5º Estágio: Filtro de dionização

 

Não esquecer do redutor de pressão instalado na saída da água de esgoto que tem de estar em consonância com a capacidade da membrana. Caso contrário o tempo de vida da membrana é drasticamente reduzido. (IMPORTANTE)

 

Se tiveres um medidor de TDS inline, podes sempre verificar quando os filtros começam a ficar saturados (quando o valor de TDS atinge os 30). Quanto mais vezes mudares o pack de filtros (1º, 2º e 3º estágio) mais tempo dura a membrana. Se a tua água da rede tem 50 ppm de NO3 (igual à minha), muda os filtros e rezinas a cada 4 meses e a membrana entre os 10 e 12 meses para manteres sempre valores de TDS, PO4 e NO3 a zero ou muito baixos.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço

Editado por Mega
657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela tua resposta, a nossa agua deve ser igual pois somos praticamente vizinhos, a osmose é de 4 estagios, e os filtros tem uma mês no maximo, a uma coisa que não mudei foi a membrana é que o vou mudar para ver se melhora. O redutor é o que vinha, e a membrana já tem ums dois anos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é amigo, infelizmente a nossa água tem esse problema.

 

Aconselho-te então a mudares a membrana por uma igual para a mesma litragem e a adaptares como último estágio, depois da membrana um filtro de rezina de dionização inline.

 

Existe um site inglês que tem um mundo de sistemas e upgrades a preços razoáveis. http://www.ro-man.com/shop/

 

Abraço

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou a encher um jerrican que aqui tenho e de seguida vou medir para ver os valores, seja como for é bem melhor que os 50 que tinha, mas em principio vou seguir o conselho do mega e colocar um filtro de rezina de dionização.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 ppm é muito porque o aqua só por si já gera nitratos. Os restos de comida, dejetos dos peixes, matéria orgânica que não seja retirada pelo escumador, etc.

Se a isto, ainda estiveres a adicionar 2ppm de NO3 na água de reposição, a tua cultura bacteriológica não conseguirá elimina-los e por consequente nunca conseguirás reduzi-los (dentro do aqua) para valores de 0,25-0,50 ppm's.

 

 

Abraço

Editado por Mega
657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim isso é verdade neste momento a agua está a sair mais ou menos a 1, e após de uma tpa consegui baixar os nitratos do aquário para 10.

Vou fazer Tpas para conseguir baixar mais, enquanto não resolvo o problema, vai ter que ficar assim.

 

Seja como for vou optar pelo teu conselho.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais