Identificação de Planta


blackmac

Recommended Posts

boas, também acho que é uma bacopa mas ainda na forma emersa.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Errado e Errado. Lindernia rotundifolia. Reparem na enervação da folha, 5 nervuras paralelas, tipico do genero. Outra potencial concorrente seria a Lysimachia numularia que tem uma aparencia semelhante, mas uma enervação diferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Errado e Errado. Lindernia rotundifolia. Reparem na enervação da folha, 5 nervuras paralelas, tipico do genero. Outra potencial concorrente seria a Lysimachia numularia que tem uma aparencia semelhante, mas uma enervação diferente.

:naughty:

Referes-te ao 1.º e 2.º palpites..., certo? Falta referires o 3.º :tapfoot:

:rolleyes:

 

Brincadeirinha :sorry:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lindernia rotundifolia, talvez...

mas acho as folhas mais parecidas com a bacopa rotundifolia na forma não emersa.

talvez com outra imagem se veja melhor. repara que os traços na folha da lindernia são mais destacados e claros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As folhas são semelhantes sim, mas as bacopas têm uma nervura central apenas. Quando queremos identificar plantas não podemos usar semelhanças... Em algumas situações funciona, mas noutras dá aso a más identifcações. Essa é a razão pela qual vês tanta má identifcação até no comercio...Quem vende não só não sabe nada de plantas, como não têm qualquer noção das diferenças entre os diferentes generos e especies.

Outro prego no caixão da hipotese da bacopa, é o aspecto do espaço entrenodal, e do caule em si. A planta tem um caule demasiado fino para ser uma bacopa, é também demasiado flexivel a meu ver, nas bacopas, mesmo em estado emerso reparas na grossura do caule. Já o espaço entrenodal das bacopas é mais reduzido, tanto em estado emerso como em estado submerso. Outra coisa que deves também reparar é na ausencia de penugem tipica de muitas das bacopas em estado emerso. Mas é que nem vale a pena ir por estas caracteristicas, a enervação é muito tipica do genero que referi anteriormente. Mantenho a minha identificação. Lindernia rotundifolia, as 5 nervuras paralelas não enganam ninguém.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais