Comercio de peixes ornamentais


rbprg

Recommended Posts

Boas

 

Eu gostaria de começar a criar peixes ornamentai (agua quente) e começar a vende-los. Acham que teria lucro? Do que preciso? Que peixes criar?

Tou a pensar ter um site onde terei la os preços e os peixes que venderia, que acham?

 

Cumprimentos e aguardo respostas :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

primeiro bem vindo rbprg.

2º já tens aquario ou aquarios há algum tempo? não é só despejar peixes meter comida e começar a vê-los multiplicar, há que saber o que se está a fazer qual a especie, se é facil ou dificil de manter dai até reproduzir são outros tantos, para fazeres criação há que haver gosto e dedicação, pelos teus bichinhos, mas não é do pé para a mão que vais te tornar de iniciante a criador.

Eu sei que pode parecer aliciante, mas acho que estás a querer dar um passo maior que a perna, desculpa se não é a resposta que estavas à espera, mas não quero que penses que vai ser tudo um mar de rosas.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem vindo ao forum.

Não sei qual a tua experiência com "peixes ornamentais de agua quente" ou mesmo na manutenção continuada de aquários mas criação para venda implica algum conhecimento de causa, até para não se fazerem maus investimentos. Há que pensar bem no assunto.

Existem muitas espécies em que podes apostar para criação, embora o mercado não esteja assim tão necessitado e a concorrência seja feroz... inclusive o pessoal costuma vender uns aos outros pelos fóruns a preços mais em conta do que propriamente as lojas e só lá vamos procurar espécies de difícil criação em cativeiro, de estirpes puras ou peixes que simplesmente não encontramos na altura com o pessoal.

Em relação às tuas perguntas:

Acham que teria lucro? Depende do retorno financeiro em relação ao investimento inicial e investimento continuo (ter em conta gastos em aquários, progenitores de qualidade, alimentação variada e de qualidade, electricidade gasta em iluminação, aquecimento e vários filtros, do sucesso alcançado, do mercado no momento de estabelecimento do "negócio" e manutenção do mesmo.)

Do que preciso? Muito tempo e paciência antes de começar, muito tempo e paciencia depois de começares (e fala quem não é criador!) além do mais depende das espécies escolhidas (uns requerem aquários maiores e qualidade de agua x outros qualidade de agua Y, uns precisam de condições Z.... etc.... Investiga, escolhe e investiga ainda mais....

Que peixes criar? Muitas respostas são possíveis... eu diria que tu serias a pessoa indicada para saber que condições tens para criação... depois de investigares as varias espécies e o assunto em si.

Tou a pensar ter um site onde terei la os preços e os peixes que venderia, que acham? Boa ideia, já existem exemplos ai na net, mas cuidado com a fuga ao fisco...

Sei que não ajudei muito mas fica o comentário para ajudar... Boa aquariofilia! Cumprimentos

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, antes de mais agradeço as vossas respostas.

É assim, eu nao diria que era um expert da materia mas tambemnao sou nenhum azelha. Ja ganhei alguma experiencia na reproduçao de guppies, platys e espadas e tambem de uma especie da qual nao me recordo em que eles formam um casal e colocam ovos e depois o macho fecunda os ovos (é uma especia que durante o acasalamento o macho e a femea ficam com a barriga roxa).

Na minha opiniao acho que "toda agente" consegue fazer reproduzir guppies, platys e espadas e por isso gostava de começar a tentar reproduzir aqueles que falei a pouco (por favor ajudem me a descobrir o nome) e os escalares, visto que pelo o que percebi tem muita audiencia. Mas nao sei como fazer criaçao de escalares e por tanto gostaria de que me ajudassem. Pelo o que sei eles tambem colocam os ovos na parte debaixo das folhas e depois o macho vai fecundar os ovos. Gostava que me ajudassem neste topico, por exemplo, que coisa por no aquario para eles porem os ovos? que comida comem os filhotes? Que tipos de escalares existem? Eles comem os filhos?

Outra coisa, aqui no algarve faz imenso calor e por tanto no verao é costume morrer peixes devido ao aumento da temperatura do aquario e por tanto como poderia resolver isso? Vi no youtube e dizem que os coolers dos pc´s ajudam,alguem usa esta tecnica? E resulta?

Editado por rbprg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da maneira que falas demonstra que não tens assim tanta experiência e reproduzir viviparos correntes qualquer um consegue como tu disseste pois aquilo é como os coelhos. Espécies oviparas ou ovoviviparas já muda o caso a não ser que falemos de alguns ciclideos. Normalmente quanto mais fácil é de criar menos procura há pois toda a gente consegue percebes? Os peixes que falas parecem-me ser kribensis (Pelvicachromis pulcher)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

kribensis, é isso mesmo, obrigado. Pois, nesse tipo de peixes nao tenho experiencia nenhuma mas gostava de te la, e para isso contava com a vossa ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, se queres criar kribensis, apenas te aconselho a colocar essa tipo de raça num aquario pois são bastante territorialistas, assim que o macho acasala com a femea nao a larga mais, e os pequenos quando nascem os pais cuidam deles, o contra e que num aquario terá dessa raça tera que ser bastante grande pois so assim poderas por dois casais senão andam um macho sempre atras do outro pois costumam ser bastante agressivos.

jcms

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, se queres criar kribensis, apenas te aconselho a colocar essa tipo de raça num aquario pois são bastante territorialistas, assim que o macho acasala com a femea nao a larga mais, e os pequenos quando nascem os pais cuidam deles, o contra e que num aquario terá dessa raça tera que ser bastante grande pois so assim poderas por dois casais senão andam um macho sempre atras do outro pois costumam ser bastante agressivos.

*Espécie

 

E para fazer criação, o ideal será um aquário só para o casal. Não digo que não é possível ter lá mais peixes, porque o é e já o fiz. Mas se o objectivo é criar e vender, um casal é suficiente e é mais produtivo que dois casais, no caso dos kribensis, pois haveria competição constante e mais factores stressantes que podem levar os pais a comerem os ovos, pelo menos em casais jovens, como acontece com os escalares.

 

Já foi dito tudo e o melhor conselho que te podem dar é ler! Lê, lê e volta a ler mais. Pondera os custos vs lucros, escolhe o que queres reproduzir e nunca entres de cabeça. Acho que é um erro absoluto alguém começar a ser aquariofilo para ganhar dinheiro, e é algo que me irrita. Para mim, há que ganhar o gosto pela aquariofilia e aprender BEM como cuidar de peixes.

 

Já me ia esquecendo! Para os escalares, um cubo de 50x50x50 é suficiente (tal como discos, mas não sei se é possível em mais pequenos), filtro de esponja, aquecimento, um cone de desova e alimentá-los bem com comida viva e variada.

 

Espero ter ajudado e lembra-te, com calma e paciência!

 

Abraços,

 

João Figueiras.

Editado por João Figueiras

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas

 

Ora eu ando a estudar a abertura da minha propria pet shop, não tenho ideia de me dedicar na venda de material e vivos em aquariofilia em exclusivo nem pouco mais ou menos pois é demasiado limitado, deixo isso para as lojas da especialidade já estabelecidas.

 

O que eu te posso dizer é que como amador tens muito poucas hipoteses de vender com lucro aceitavel sendo tu um criador particular.

 

Fiz trabalho de casa e falei com vários proprietarios de pet shops e de lojas de aquariofilia, os quais me responderam que peixes é coisa que não compram a particulares por inumeras razões, excepto alguma especies (discus) e apenas já de clientes que eles conhecem bem. A maioria das lojas aceita trocas ou seja não te traz grande lucro.

 

Todas as lojas com quem falei compram quase em exclusivo a profissionais e uma das loja disse-me mesmo que nenhum dos peixes que tinha era nacional.

 

Quanto a venda a particular: Bem a coisa simplifica se tiveres uma boa lista de amigos que sejam potenciais compradores e possam passar a palavra mas isto há especies e espécies e o que não falta é pessoal a tentar despachar peixes.

 

Ficam aqui 2 exemplos

 

Por exemplo guppys (extremamente populares) quase ninguém (excepto na 1º vez) compra e quando compram é sempre a muito baixo preço, o que não te traz lucro aceitavel, isto porque basta teres um trio ou 2 trios e tens guppys para uma vida toda excepto alguma variedades mais apuradas.

 

Já discus são sempre apeteciveis mas são de nivel médio/dificil de reprodução já para não falar nos custos de aquisição de um casal e os custos de mater o casal em boas condições e a reproduzir-se. E hoje em dia há criadores estabelecidos no mercado com discos juvenis a 10euros cada, e ás vezes mais baratos.

 

Para teres lucro tens de ter boa qualidade de boas especies, ter uma boa lista de clientes o que hoje em dia é dificil pois há muita gente estabelecida e obviamente tens de vender em quantidade e dispOr de bastante tempo.

 

Antes de te lançares tenta estudar o mercado a tua volta, fala com os proprietarios de lojas e tenta descobrir se eles estão abertos a comprar a amadores, fala com amigos e conhecidos sobre quem te poderia comprar alguns dos peixes e avalia os custos/beneficio desde a comida, água, energia, custo de aquisição de equipamentos, tempo dispendido, taxas de mortalidade, possiveis contratempos, e tempo de amortização do investimento.

 

Claro há quem o faça também apenas pelo gosto de criar determinada espécie e não tem interese em lucro mas isso é outra conversa.

 

Se queres ser profissional com actividade declarada.... bem... boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obrigado por toda a informaçao que me têm dado.

Agora uma pergunta mais estupida, alguem estaria disposto a ser meu sócio? Eu sei que não me conhecem de lado nenhum mas eu gostaria de entrar neste ramo. Eu preciso de alguem que entenda mesmo sobre o assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças que se não te queres tornar profissional com actividade declarada poderás estar a incorrer numa fuga ao fisco! Não é grave até ao dia em que alguém se chatei-e contigo e faça queixa nas finanças, por isso pensava muito bem na história do sócio e da pagina da internet. Os custos para iniciar até não são exagerados por isso acho que o consegues fazer por ti. O máximo que posso fazer por ti é dar-te umas dicas.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é muito relativo, depende da dimensão que por sua vez depende das espécies que pretenda criar. Depois pode ser material novo ou em segunda mão, com mais ou menos qualidade... Depende de muitos factores, mas como penso que já disseram antes. O melhor será começar como amador com uma espécie ou duas (note-se que para haver maior sucesso na reprodução o ideal é ter aquários mono-espécie). E depois ir vendo se vale a pena dar o salto para nível profissional.

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dou-te um conselho não comeces pelo difícil!

Eu, por exemplo comecei pelos viviparos (guppies, espadas e mollies), depois danios e só depois fui para peixes mais difíceis como ramirezi, otos, tetra neon e rasbora arlequim e ainda estou a trabalhar nisso num espaço de anos!

Uma coisa que também mostraste no inicio do tópico é que queres lá saber dos animais o que queres é que tenham filhotes e pronto!

A maior parte dos aquariofilistas quis no inicio um aquário, geralmente de pequenas dimensões, para desfrutar de algum prazer ao velos e não para fazer negocio, isso é um pensamento secundário quando se pensa num aquário!

Eu por exemplo estou a tentar reproduzir otos porque são bastante caros e conseguir alguns para o Aqua dava muito jeito, se sobrassem aí vendia-os e parece que não consigo nada, agora deixo-os andar no Aqua e espero conseguir uns ovos esporadicamente como já aconteceu a bastante gente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 anos depois...

Olá a todos(as)

  Há alguns meses houve uma grande explosão populacional de Ancistrus spp. no meu aquário de 54L. Para evitar estragar a água e causar escassez de comida aos outros peixes tive de doar os peixes à loja a que vou habitualmente pois não compram a não ser a fornecedores. O fundo do aquário estava consistentemente coberto de fezes apesar de mudanças de água semanais. Alguém sabe qual a listagem de documentos e a que instituições é necessário submeter para iniciar uma atividade declarada de fornecedor desta espécie?

Fico muito agradecido a quem puder ajudar e descontos serão possíveis para quem fornecer informação útil pois preciso mesmo de vender os peixes pequenos(mais que na foto de exemplo).   Sem informações tenho um preço acima de 3euros em mente.

                                                                                                                                ancistrus-sp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais