Problema com alfhernanthera reinekii


diogoreis

Recommended Posts

http://img703.imageshack.us/img703/9606/4m4n.jpg

 

http://img547.imageshack.us/img547/1716/nzwx.jpg

 

Boas pessoal,

Estou a ter um pronlema com a minha althernanthera.

Como podem ver na imagem ela esta com a folha muito escura e transparente ao mesmo tempo. Nao sei o que se passa.

Utilizo estimative index. Dou micros e macros com fartura, co2 com fartura(esta amarelo o drop checker) e luz utilizo perto de 70%. O meu aquario tem 200L. A outra planta que se queixa tambem é a rotala macrandra que as folhas ficam muito transparentes em certos sitios. De resto as plantas estao muito bem. Agrdecia uma ajuda. Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, utilizas EI provavelmente não fazes testes, mas tens ideia do valor de NO3 que tens no aquário?

Só estou a perguntar isto por causa de umas teorias que tenho lido ultimamente com algumas plantas vermelhas e o excesso de NO3 (que contraria o EI :))

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Obrigado pela resposta!

O meu aquario é de 200L. De acordo com o site, utilizo este:

 

225-350 litres

3/4 tsp KNO3

3/16 tsp KH2PO4

1/4 tsp TNC Trace (CSM+B)

 

Ou seja, visto que comprei as colheres, faço assim.

 

3 colheres 1/16 de KH2PO4 doseadas 3x por semana (ou seja 9 colheres por semana)

3 colheres 1/4 de KNO3 doseadas 3x por semana (ou seja 9 colheres por semana)

2 colheres de 1/8 de micros doseada 3x por semana. (ou seja 3 colheres por semana)

 

Isto foi o que o gustavo me recomendou, ou seja, utilizar os valores acima para nao faltar nada..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

E recomendou muito bem :)

O que te perguntava era o valor de algum teste de NO3 no teu aquário. O que lá metes é uma coisa, o que é consumido é outra.

 

Não que entremos em contradições dizendo que os excessos (principio da EI) fazem mal, mas como te disse achei curioso colocares este post ao mesmo tempo que ando a tentar perceber pq aparecem problemas desse tipo em algumas plantas vermelhas mesmo com muita fertilização.

 

Já agora, quanto tens de luz para os 200l? A planta está muito à sombra?

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim, eu tenho 3 lampadas de 54w que as tinha ligadas mas como era no inicio da montagem e como é normal criava mtas algas, por isso reduzi para 2. Ou seja, 108w.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas então o aquário tem quanto tempo? Poderá ser ainda adaptação da planta?

Francamente para 200l acho que podes manter os 150w, desde que estejas a dar CO2 decentemente (2 a 3 bps?).

De qq forma isso não justifica o problema na planta.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario tem cerca de 1 mes e meio... Adaptacao penso que nao é so agora que ela fez isso... Na minha montagem anterior ela fez-me isso... Foi de um momento para o outro... Tambem tenho a mini(que comprei a pouco tempo )e esta a fazer o mesmo..

Bolhas por segunda eu estou a usar muito mais que isso... Nem consigo contar.. Mas o drop esta amarelo..

Eu uso um reactor da ista mas fiz uma experiencia e acrescentei a altura para 70cm para o co2 ser bem dissolvido lol mas ao que parece o resultado nao foi assim tao bom.. Foi bom no sentido de nao ir muitas bolhas para o aquario.

Ya eu vou ver se meto as tres lampadas mas antes queria fazer um tratamento com agua oxigenada nos troncos e depois um tratamento com excel porque estou com os troncos e algumas algas em algumas plantas.. Por isso convinha manter a iluminacao nao tao alga, concordas?

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario tem cerca de 1 mes e meio... Adaptacao penso que nao é so agora que ela fez isso... Na minha montagem anterior ela fez-me isso... Foi de um momento para o outro... Tambem tenho a mini(que comprei a pouco tempo )e esta a fazer o mesmo..

Bolhas por segunda eu estou a usar muito mais que isso... Nem consigo contar.. Mas o drop esta amarelo..

Eu uso um reactor da ista mas fiz uma experiencia e acrescentei a altura para 70cm para o co2 ser bem dissolvido lol mas ao que parece o resultado nao foi assim tao bom.. Foi bom no sentido de nao ir muitas bolhas para o aquario.

Ya eu vou ver se meto as tres lampadas mas antes queria fazer um tratamento com agua oxigenada nos troncos e depois um tratamento com excel porque estou com os troncos e algumas algas em algumas plantas.. Por isso convinha manter a iluminacao nao tao alga, concordas?

 

Altura de 70cm para o co2? Não percebi :fart004:

 

Se há mais a fazerem isso é já tiveste esse problema, algo de mal estás a fazer ou estará relacionado com alguma condição particular. O CO2 não é caseiro, pois não?

 

Quanto a algas, é diferente. Sugiro-te que fazer overdose de Excel: em dia de TPA faz o que eles aconselham para esse dia e mais 50%, depois das a dose dos dias de TPA nos dois dias seguintes.

Se ainda tiveres algas ao 5º ou 6º dia, há qq coisa de muito errado.

Não tens fauna, verdade?

 

De qq forma isto do Excel não te vai resolver o problema das plantas. Podem até melhorar, mas continuará a aparecer depois. Portanto isso tem que ser visto.

 

Tens algum topico com setup, fotos, etc?

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao tenho ainda... Tenho uma montagem anterior no aquaforum(kings garden) mas ja mudei algumas coisas.. A cena dos 70cm é um reactor de co2 normal mas que acrescentei a altura dele. O meu co2 é pressurizado.

Obrigado pela dica das algas. É verdade que o problema da planta vai-se manter.

Em relacao a luz nao é... Ja vi posts do tom barr e por experiencia propia e de outros que 50% de luz com as condicoes ideais que cresce na boa. Co2 só se me está a enganar.. A minha solução é comprada...

Ou é a fertilizacao, ou a dureza da agua, ou entao necessita substrato fertil(sei la). Nao vejo mais nada que possa ser

 

Penso que vi qualquer coisa escrita do gustavo que ele tinha althernanthera mas que teve que retirar porque derrepente começou a dar probs....

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da luz não é certamente (por acaso ainda hoje meti um link para um post do Tom Barr sobre iluminação de plantas vermelhas, qd lhe respondia a ele aqui no Forum - na área dele). Não teres substrato fértil tb não é caso para isso.

Sabes qual é o teu GH?

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao sei... Nao tenho teste para isso... Achas que deveria comprar? Penso que nao tenho acesso a essa parte do tom barr. E se pusesses essa minha pergunta juntamente com as imagens a ele?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utiliza o Barreport... mas devias ter principalmente o teste de GH. O Gustavo anda de férias, mas com estes dados todos e sem ter ideia do que possa ser, talvez ele possa responder melhor se isso pode ser falta de Calcio e/ou Magnésio, daí perguntar-te o GH.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estao talvez compre isto... O gh certo? E o kh?

 

A althernanthera normal eu ja a tinha de antes... A althernanthera mini é que comprei nova ao janf aqui no forum e ela esta a ficar igual... A rotala macrandra tambem fica com as pontas e certos sitios transparentes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é algo genérico.

Diogo não te quero fazer gastar dinheiro, a verdade é que quem utiliza EI muitas vezes utiliza tb produtos para subir o GH (o próprio Tom Barr tem "receitas" onde inclui o produto da Seachem para isso... não me lembro o nome). Eu tenho um produto em casa para subir o GH mas só utilizei duas vezes no ultimo ano e em dois aquários diferente.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alo pmgsr,

Nao podias perguntar la no forum do barreport? Eu nao consigo la entrar e queria mesmo ter uma opiniao melhor e nao custa nada ter uma opiniao de alguem que percebe muito....eu nao consigo registar la nao sei porque..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, o Forum (genericamente) é livre e podes-te registar. É bem mais fácil seres tu a descrever a tua situação, não achas?

De qq forma como tem sido a evolução da planta na ultima semana?

 

Pelas fotos não me parece, mas notas "buracos" nas folhas mais velhas antes de cairem/desfazerem-se?

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola! Nao, nao noto buracos... Simplesmente essa transparencia, escura e um pouco curvada... Eu nao consigo registar nao sei porque... =S da-me um erro..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais