Camarões Red Cherry e caracóis Anentome Helena


Eliana Machado

Recommended Posts

Boas noites,

 

o meu nome é Eliana e sou nova por estas bandas e ainda um pouco experiente em aquariofilia.

Neste momento, tenho um aquário de 20L com caracóis Anentome Helena e camarões Red Cherry apenas, já que os Helena já deram cabo de outros caracóis praga que existiam. O problema é que desde à um tempo de vez em quando desaparecem camarões do aquário, bébes e adultos. Andei a pesquisar na internet e em grande parte dos fóruns o pessoal diz que não há qualquer problema em ter estas duas espécies juntas, mas...encontrei no youtube um caracol Helena a comer um Red Cherry quando este estava a efectuar a muda de pele. :unsure:

Fica então a questão, é compatível ter os dois ou não? :unsure:

 

Atenciosamente

 

Eliana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por regra as helenas não atacam camarões, até porque eles são bastante rápidos.

 

No entanto, são predadores e há casos documentados de helenas a atacar camarões principalmente quando estão mais debilitados, como é o caso das mudas de casca.

 

Se são compatíveis ou não é uma questão pessoal. Se não te importas que um ou outro seja comido de vez em quando (ató porque os red's reproduzem o suficiente para colmatar essas baixas), deixa-os juntos. Se quiseres ter a certeza que não tens baixas, separa-os. :rolleyes:

 

Cumps.

  • Votar + 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho helenas com red's, CBS e CRS, elas comem a comida que eu deito para os camarões e comem os camarões que morrem, de resto será sempre um caso raro apanharem um camarão em muda...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal,

 

Eliana desculpa o aproveitamento de tópico mas era para não estar abrir outro.

 

Será que as Helenas comem este tipo de bichos Freshwater Limpet - Acroloxus lacustris http://www.planetinverts.com/what_is_that_bug_in_my_aquarium.html

 

É que tenho lá uns quantos e já li por aqui forma de me ver livre deles mas não consigo, eles parecem umas lapas minusculas.

 

Obrigado

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pela minha experiência, as helenas dão cabo das acroloxus lacustris, mas ao mesmo tempo mataram-me uns CRS na altura. Apesar de serem lentos, são espertos. Atacavam no momento da mudança de exo-esqueleto :(

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que as Helenas comem este tipo de bichos Freshwater Limpet - Acroloxus lacustris http://www.planetinverts.com/what_is_that_bug_in_my_aquarium.html

 

É que tenho lá uns quantos e já li por aqui forma de me ver livre deles mas não consigo, eles parecem umas lapas minusculas.

 

Boas,

 

Reduz a alimentação e faz TPA's regulares que eles desaparecem.

 

Além disso são inofensivos. Não aconselho colocar helenas só por causa deles. :sorry:

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais