"Primeiro" Aquário


Recommended Posts

Olá a todos os aquariofilistas
O meu nome é Daniel.
Recentemente, recebi um aquariozinho de uns amigos dos meus pais que, como já não usufruiam dele decidiram oferecer-mo e como sempre fui doido por aquários decidi começar a montar o meu (e dar cabo da cabeça aos meus pais icon_razz.gif ).
Em novo tive um aquário de uns 70L quadrado, com todos os equipamentos para àgua doce quente mas infelizmente, numa mudança o mesmo caiu e desde que teve de levar um vidro novo nunca mais ficou o mesmo e ofereci-o à minha irmã que tem lá umas quantas tartaruguitas.
Bem, este novo aquário até é castiço, tem uns 110L (não sei bem o volume já que a frente é arredondada e não lhe consigo tirar bem as medidas). Tem termostato e penso que tem sistema de filtragem já que tem um género de "caixa" embutida no vidro de trás onde esse meu amigo me disse para colocar uns saquinhos que ele me deu com carvão ativo (ou lá que raio é aquilo), fibra de vidro e umas pedrinhas em forma de forma arredondada. Na semana passada comprei areia de construção e tive a lavá-la quase até à exaustão (até com uma colher tirei umas pedrinhas pretas que tinha lol).
Agora (e feitas as apresentações e depois de vos deixar com um pouquinho da minha pequena história enquanto novo aquariofilista) tenho umas pequenas dúvidas e gostaria de saber se mas poderiam tirar.

Juntamente com o aquário veio uma série de kits e o que mais me intrigou foram dois produtos:
- Um para medição de nitritos (ou nitratos, não sei bem distinguir)
- Um produto que diz "pH/kH" e que diz manter "os níveis de pH e kH ótimos"
O pH eu sei o que é, e por curiosidade, tive a medir o valor que atualmente a àgua se encontra (ou seja, o da torneira, visto ele ainda se encontrar a ciclar, ou como se chama) e ronda os 6,5. Mas que raio é o kH?confused.png

Outra dúvida, aquela caixinha no vidro traseiro o qual contém as bolsas com o carvão e as pedrinhas é mesmo um sistema de filtragem?confused.png confused.png


Agora ainda vêm mais dúvidas:
- Para ciclar é necessário colocar alguma planta lá dentro? Estava a pensar colocar musgo de java e valisnerias, mas não consigo encontrar em lado nenhum
- Tenho 2 bombinhas lá dentro que puxam a àgua e a mandam outra vez para dentro de àgua, isso é necessário estar sempre ligado durante as duas semanas?
- Depois de passadas as duas semanas, devo retirar àgua antes de colocar lá os novos habitantes?



Fica aqui uma foto do meu novo aquário e espero sugestões para o embelezar ^^ (já agora, estava a pensar fazer algo do estilo malawi, o que acham?)

q7le.jpg

Bem, acho que basicamente é "só" isto icon_razz.gif:P:P:P
Obrigado a todos (:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sê bem vindo. Esta muito giro o aquario e tem muito potêncial. Essas bolsinhas com carvao sao para filtrar sim, se nao estiver em erro. Nao sao necessarias plantas para ciclar, mas de certo será melhor as plantas adaptarem-se ao aquario antes da introduçao dos peixes, para além de que estas compoem o ambiente em que os peixes vão viver e contribuem para o equilibrio do sistema que é o aquario. Por isso recomendo fortemente as plantas!

 

se tiveres algum produto bacteriano (com bacterias beneficas) bastam 2/3semanas sim, se nao tiveres, precisas de um mês. Vai colocando um pouco de comida de peixe dia sim dia nao para inciares o ciclo.

 

Nao sou o mais experiente, mas caso tenha erros espero que mos corrijam.

 

Para um lago africano, rochas vulcanicas e um pequeno tronco, vegetaçao simples (nao mt luxuriante, anubias por exemplo (uma planta nativa de africa tbm) e ficará bonito.

Editado por JPGM22
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, acho que podes tirar o carvão ativo do filtro. Ele serve para retirar substâncias na água, mas retira tanto as que fazem bem ao aquário como as que fazem mal. Deves meter o carvão depois de usares um medicamento no aquário, de modo a retirar essas substâncias. Se queres um Malawi, fica-te pelas vallisnerias e pelas anubias, e uma grande quantidade de rochas. Mas lembra-te, o teu pH não tem nada de semelhante com o Malawi, que ronda os 8-9. Pesquisa sobre isso e formas de subir o pH à água.

 

Ah e sê bem vindo.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Daniel e muito bem bem vindo.

Espero que te sintas bem por cá e que fiques por muito tempo, que aprendas bem, pesquises, e mais tarde ajudes também outros, é assim o ciclo do aquariofilista.

Em relação ás tuas duvidas eu vou respondê-las no teu próprio texto mais abaixo.

Olá a todos os aquariofilistas
O meu nome é Daniel.
Recentemente, recebi um aquariozinho de uns amigos dos meus pais que, como já não usufruiam dele decidiram oferecer-mo e como sempre fui doido por aquários decidi começar a montar o meu (e dar cabo da cabeça aos meus pais icon_razz.gif ).
Em novo tive um aquário de uns 70L quadrado, com todos os equipamentos para àgua doce quente mas infelizmente, numa mudança o mesmo caiu e desde que teve de levar um vidro novo nunca mais ficou o mesmo e ofereci-o à minha irmã que tem lá umas quantas tartaruguitas.
Bem, este novo aquário até é castiço, tem uns 110L (não sei bem o volume já que a frente é arredondada e não lhe consigo tirar bem as medidas). Tem termostato e penso que tem sistema de filtragem já que tem um género de "caixa" embutida no vidro de trás onde esse meu amigo me disse para colocar uns saquinhos que ele me deu com carvão ativo (ou lá que raio é aquilo), fibra de vidro e umas pedrinhas em forma de forma arredondada. Na semana passada comprei areia de construção e tive a lavá-la quase até à exaustão (até com uma colher tirei umas pedrinhas pretas que tinha lol).
Agora (e feitas as apresentações e depois de vos deixar com um pouquinho da minha pequena história enquanto novo aquariofilista) tenho umas pequenas dúvidas e gostaria de saber se mas poderiam tirar.

Juntamente com o aquário veio uma série de kits e o que mais me intrigou foram dois produtos:
- Um para medição de nitritos (ou nitratos, não sei bem distinguir) (Nitritos NO2: Nitratos NO3)
- Um produto que diz "pH/kH" e que diz manter "os níveis de pH e kH ótimos" (diz só ph/kh ou diz ph/kh plus ou ph/kh minus?)
O pH eu sei o que é, e por curiosidade, tive a medir o valor que atualmente a àgua se encontra (ou seja, o da torneira, visto ele ainda se encontrar a ciclar, ou como se chama) e ronda os 6,5. Mas que raio é o kH?confused.png ( tens testes de ph? não mencionaste que tinhas, o Kh é a dureza dos carbonatos(carbonate hardness) e também tens o GH (general hardness) dureza total.

Outra dúvida, aquela caixinha no vidro traseiro o qual contém as bolsas com o carvão e as pedrinhas é mesmo um sistema de filtragem?confused.png confused.png (aquela caixinha é uma biobox é uma especie de filtro sim, mas o carvão só está a ocupar espaço, só o uso para clarear o aqua, para remover algum vestigo de medicamento, não utlizo para filtrar, tirava-os e colocava mais dessas pedrinhas que tens pois são materias filtrantes de certeza, mas eu se fosse a ti comprava umas novas, tipo siporax ou outras materias filtrantes e substituia parte dessa espuma por uma esponja rigida própria para os aquas)


Agora ainda vêm mais dúvidas:
- Para ciclar é necessário colocar alguma planta lá dentro? Estava a pensar colocar musgo de java e valisnerias, mas não consigo encontrar em lado nenhum( como já te foi respondido acima(já agora um aparte para o JPGM22, parabéns estás no bom caminho), deves colocar primeiro as plantas para se adaptar ao aqua, agarrarem-se, criarem raizes )
- Tenho 2 bombinhas lá dentro que puxam a àgua e a mandam outra vez para dentro de àgua, isso é necessário estar sempre ligado durante as duas semanas?( isso é sempre necessário sem elas não tens filtro, se fosse eu, se não fosse agora mais tarde comprava um filtro externo e tirava essa caixa para não ocupar espaço dentro do aqua)
- Depois de passadas as duas semanas, devo retirar àgua antes de colocar lá os novos habitantes? ( já leste bem como se faz o ciclo do azoto???)



Fica aqui uma foto do meu novo aquário e espero sugestões para o embelezar ^^ (já agora, estava a pensar fazer algo do estilo malawi, o que acham?) (epá pára tudo já!!!!!!!. :naughty:

Primeiro se queres colocar ciclideos do malawi esquece lá as plantas lol só se for para eles se entreterem a arrancar quando tu as meteres, até pode ser engraçado e divertido,lol.

Segundo se queres os malawi vais ter mesmo de saber bem o que é o PH GH Kh pois vais precisar deles.

Terceiro esquecia de vez a biobox e comprava mesmo um bom filtro externo)

q7le.jpg

Bem, acho que basicamente é "só" isto icon_razz.gif :P:P:P (SÓ!!!!! :roflroll2:)
Obrigado a todos (:

Mais dúvidas não hesites pergunta antes de fazer

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado a todos pela ajuda :P

 

 

já tive a ver e acho que vou comprar mesmo um filtro externo, parece ser mais seguro... o problema é que acho que a biobox não dá para tirar, parece estar com silicone à volta... e já desisti da ideia do biotipo malawi, parece ser um pouco complicado para mim que ainda estou a começar (e gostava de ter plantas no aquário, embora me esteja a ser quase impossível encontrar alguma coisa aqui na minha zona lol)... acho que vou optar por alguma coisa bem mais simples (:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim experimenta alguma coisa mais simples 1º. depois quando ganhares experiência avanças em algo mais ousado. Também gostava de recriar um lago africano, mas a química da agua é difícil de recriar.

 

De que zona és??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou de Sintra

 

Tens uma loja da ornimundo aí perto! É um optima loja, bons preços e optimos funcionarios que te daram umas dicas se for necessario. Penso que fica no Sintra Retail park! boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os outros membros já falaram de tudo ou quase tudo, apensa te venho recomendar para arranjares testes de ph e medires a o ph do aquario, porque essa areia de construção pode aumentar o ph. De certa maneira ate seria bom, porque queres malawi, mas acho que 100l, é apertado para Malawi

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

JPGM22 já ouvi dizer que sim! tou a pensar ir lá ainda hoje, já que fica a 5m de minha casa... esta semana tenho andado por diversas lojas, mas não encontro plantas abaixo dos 8€ por pé... e o pior é que as plantas não parecem estar nada saudáveis =/

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Daniel.

 

Eu sou mais ou menos da tua zona e de facto não há assim grandes lojas por perto.

Já fui à Ornimundo, tinham alguma variedade de peixes mas as plantas estavam na mesma situação das que tens visto: estado lastimável. Tinham muita variedade de comida, algum equipamento e vários aquários em exposição. Sinceramente em termos de preços não achei nada de especial...

Quando preciso de comprar coisas para aquários costumo ir a 4 lojas: Planeta Aquático (Massamá), Aquahobby (Alfragide), Ezooticos (pequena loja na Tapada das Mêrces mas muito raramente) e Canifeli (loja de animais na Av. Bons Amigos no Cacém).

Sei que há outras na zona, já fui à GAD em Fitares mas nunca comprei lá nada. No entanto têm uns aquários bem engraçados para venda.

Se quiseres alguma opinião mais especifica diz.

  • Votar + 1

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JPGM22 já ouvi dizer que sim! tou a pensar ir lá ainda hoje, já que fica a 5m de minha casa... esta semana tenho andado por diversas lojas, mas não encontro plantas abaixo dos 8€ por pé... e o pior é que as plantas não parecem estar nada saudáveis =/

Consegues plantas mais baratas que esses, e depois vai dependendo de quando chegam as remessas de novas plantas, é um questao de ir passando com regularidade pelas lojas e apanhares o dia D em que chegam novas plantas à loja. Mas como tudo vais ganhando experiencia quanto à melhor loja a ir! ;)

 

Boa tarde Daniel.

 

Já fui à Ornimundo, tinham alguma variedade de peixes mas as plantas estavam na mesma situação das que tens visto: estado lastimável. Tinham muita variedade de comida, algum equipamento e vários aquários em exposição. Sinceramente em termos de preços não achei nada de especial...

 

Eu costumo ir à Ornimundo do Oriente (Lisboa) Nesta loja eles costumam ter optimas plantas. Nessa de sintra só la fui uma vez, e apenas reparei na escassez delas. Mas como ja me explicaram na ornimundo eles so recebem plantas de 2 em 2 meses ou seja pode haver alturas em que as que existam sejas já as piorzinhas, as melhores ja foram. Quanto aos preços, nao é o mais barato, também nao é o mais caro, mas em termos de qualidade preço para mim é o melhor! Nao dá para comparar a Ornimundo à Aquaplante (benfica) mas esta loja é mais cara em média, em tudo.

Editado por JPGM22
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que a Ornimundo é mais barata que a Aquaplante. A Aquaplante deve ser das mais caras que conheço.

Eu conheço as lojas da Ornimundo em Sintra, no Oriente e Loures Shopping e das vezes que lá fui a do Oriente sempre teve muita coisa, mas a de Sintra nem por isso. Pode ser que as coisas mudem.

Mas uma coisa é certa: das vezes que passei pela de Sintra não comprava lá plantas de certeza. Além disso, sou apologista que quando estamos a começar um hobbie como este, era boa ideia começar com plantas em boas condições do que estarmos a tentar recuperá-las...

Se o objetivo é mesmo plantas, como disse o pmnr os Classificados aqui do fórum seriam uma bela opção.

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que a Ornimundo é mais barata que a Aquaplante. A Aquaplante deve ser das mais caras que conheço.

Eu conheço as lojas da Ornimundo em Sintra, no Oriente e Loures Shopping e das vezes que lá fui a do Oriente sempre teve muita coisa, mas a de Sintra nem por isso. Pode ser que as coisas mudem.

Mas uma coisa é certa: das vezes que passei pela de Sintra não comprava lá plantas de certeza. Além disso, sou apologista que quando estamos a começar um hobbie como este, era boa ideia começar com plantas em boas condições do que estarmos a tentar recuperá-las...

Se o objetivo é mesmo plantas, como disse o pmnr os Classificados aqui do fórum seriam uma bela opção.

 

Concordo!! Começar com óptimas plantas é sempre uma vantagem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Daniel.

 

Eu sou mais ou menos da tua zona e de facto não há assim grandes lojas por perto.

Já fui à Ornimundo, tinham alguma variedade de peixes mas as plantas estavam na mesma situação das que tens visto: estado lastimável. Tinham muita variedade de comida, algum equipamento e vários aquários em exposição. Sinceramente em termos de preços não achei nada de especial...

Quando preciso de comprar coisas para aquários costumo ir a 4 lojas: Planeta Aquático (Massamá), Aquahobby (Alfragide), Ezooticos (pequena loja na Tapada das Mêrces mas muito raramente) e Canifeli (loja de animais na Av. Bons Amigos no Cacém).

Sei que há outras na zona, já fui à GAD em Fitares mas nunca comprei lá nada. No entanto têm uns aquários bem engraçados para venda.

Se quiseres alguma opinião mais especifica diz.

pois, eu vivo em fitares e não conheço a GAD lol vou ver se consigo dar um saltinho a vasculhar essas lojas...

 

e relativamente a equipamentos aconselha esta mesma loja? é que eu tenho uma biobox, e sempre teve cheia e, por isso deixei lá o termostato e nunca deu problemas... no entanto, hoje ao chegar a casa a biobox estava vazia no compartimento onde tinha a bomba e o termostato estava a escaldar. retirei-o e sem querer ele tocou na agua do aquario e rebentou o vidro... agora terei de comprar outro

 

quanto às plantas, hoje comprei 3 cestinhos de cabomba e 1 de valisneria por cerca de 14€ na ornimundo, mas cada uma trazia um pezinho da planta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já não vou à GAD há mais de um ano, mas podes ir lá espreitar... a morada é esta: Av. do Parque nº 82A Rinchoa 2639-609 Rio de Mouro.

Em relação a equipamentos, não faço ideia lol Lamento, mas nunca fui lá ver isso.

O mais barato é em lojas online. Há outras lojas fisicas em que o preço não varia muito. Comprei um dos meus na Planeta Aquático e outro na Seahorseshop (tem página online, mas podes levantar em Queluz onde é a assistência).

Convém que procures um pouco o que pretendes colocar (sugeria filtro externo). Podes pedir umas opiniões sobre isto...

Relativamente às plantas, se pudesses tirar umas fotos seria mais elucidativo, mas na minha modesta opinião, acho que se apenas têm um pezinho foi um bocado puxado.

Espreita aqui os classificados e vais encontrar algumas pechinchas comparado com o que compraste. Mas é como te digo, só vendo...

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, eu vivo em fitares e não conheço a GAD lol vou ver se consigo dar um saltinho a vasculhar essas lojas...

 

e relativamente a equipamentos aconselha esta mesma loja? é que eu tenho uma biobox, e sempre teve cheia e, por isso deixei lá o termostato e nunca deu problemas... no entanto, hoje ao chegar a casa a biobox estava vazia no compartimento onde tinha a bomba e o termostato estava a escaldar. retirei-o e sem querer ele tocou na agua do aquario e rebentou o vidro... agora terei de comprar outro

 

quanto às plantas, hoje comprei 3 cestinhos de cabomba e 1 de valisneria por cerca de 14€ na ornimundo, mas cada uma trazia um pezinho da planta...

 

Só um pezinho?? Vê melhor, as vezes as raizes dos varios pés estao tao emaranhadas que parece um unico, Até hoje nenhuma planta sem rizoma me foi vendida em um só pezinho :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já não vou à GAD há mais de um ano, mas podes ir lá espreitar... a morada é esta: Av. do Parque nº 82A Rinchoa 2639-609 Rio de Mouro.

Em relação a equipamentos, não faço ideia lol Lamento, mas nunca fui lá ver isso.

O mais barato é em lojas online. Há outras lojas fisicas em que o preço não varia muito. Comprei um dos meus na Planeta Aquático e outro na Seahorseshop (tem página online, mas podes levantar em Queluz onde é a assistência).

Convém que procures um pouco o que pretendes colocar (sugeria filtro externo). Podes pedir umas opiniões sobre isto...

Relativamente às plantas, se pudesses tirar umas fotos seria mais elucidativo, mas na minha modesta opinião, acho que se apenas têm um pezinho foi um bocado puxado.

Espreita aqui os classificados e vais encontrar algumas pechinchas comparado com o que compraste. Mas é como te digo, só vendo...

 

Mas a GAD é loja especializada em quê? É que eu moro mesmo na rua atrás da rua onde fica a GAD e não me lembro de ver nada do tipo de lojas relacionadas com aquariofilia aqui...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

A loja era especializada em artigos para aquários, especialmente para água doce.

Não era das lojas maiores, mas até tinha alguma variedade.

Mas é como te digo, há uns tempos que não passo por lá. Mas imagino que ainda esteja aberta.

Se moras na zona dá lá um pulo. É na rua que te indiquei antes de uma ligeira curva à esquerda

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou passar lá hoje, mais daqui a pouco.

 

Entretanto, ontem comprei uma porção de musgo de java a um usuário aqui no site. Já o coloquei no aquário.

Ando também em tratamento de um tronco de videira que encontrei no meio da madeira para queimar de inverno na quinta. Já o fervi umas quantas vezes desde domingo e esta noite ficou de molho em agua com 1 kg de sal... Vou fervê-lo ainda mais hoje até parar de fazer "chá" lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.