feedback de leds ikea\ chinocas


CJTSilva

Recommended Posts

Boas tardes.

 

Ando a estudar um upgrade para a iluminação do aquario que vou montar. Neste momento ou escolho acrescentar 1 lampada t5 na calha que tenho ou tiro a calha e meto leds. Só que se tiver que ser aqueles leds de alto rendimento com dissipadores,não me meto nisso tão cedo. Por questões de gastos na edp prefiro os leds,obvio. Mas o investimento inicial é bem grande assim.

De qualquer modo queria uma coisa que me garantisse que se um dia me der pra plantados,não ia ter que me preocupar mais com iluminação. Alguem já usou os tais leds do ikea ou dos chineses com bons resultados?

Um muito obrigado desde já ás respostas que possam vir.

 

Cumps

 

Carlos Silva

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é leds com correntes,é leds correntes. Os que aparecem nos chinas e ikea pra pôr nas prateleiras em vidro.

De qualquer forma vi aqui um plantado e o autor usou leds,mas eram 150 w de potencia e disse que só funciona se se usar a mesma potencia que se usa nas t5. Acho isso contraditorio,onde está o acrescimo de eficiencia?

A não ser que a potencia interfira na penetração da luz nas folhas e seja esse o factor a considerar,mas é tudo suposição minha. Se ouvesse alguem que me conseguisse explicar isso,agradecia e acho que pode servir a outros membros pra não andar-mos a deitar dinheiro ao lixo. Por outro lado,tambem já vi aqui um lowtech que é só usado pra desenvolver as podas do aqua principal,sem fertilização nem substrato fertil e só com leds e a coisa tá que se vê. Quanto mais pesquiso,mais dividido fico. Se os experts se puderem pronunciar agradeço o esclarecimento. Podia-se até criar um tópico feito por quem sabe para a malta consultar. É só uma sugestão. Obrigado e desculpem o testamento.

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As antigas leds dioder do ikea eram leds óptimas. Tenho todos os meus aquários com elas.

Se não for um Aqua só para plantas eram uma escolha óptima.

O maior problema é que eles trocaram de fornecedor nas leds, e agora a cor delas é amarela ( nada a ver com o que eles ainda têm exposto) e não vale nada.

 

Em relação as leds dos chineses, não sou nada fã porque perdem muito em pouco tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais são as medidas do aquário?

 

A necessidade de uma potência de luz mais forte nos aquários plantados, está relacionada com a altura do aquário e as necessidades das plantas que se usa.

Quanto maior for a coluna de água que a luz tem de atravessar até chegar à planta, menor é a intensidade com que chega.

Já vi um aquário com LED´s de tiras e com um tapete de Cuba perfeito. A questão é que era um aquário de 30x15x15 com 5 tiras de 6 LED´s de 1w.

No meu de 150x50x60 tenho 4 tiras com umas boas dezenas dos mesmos LED´s e serve-me de moonligth...

 

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá CJTSilva

 

Não é leds com correntes,é leds correntes. Os que aparecem nos chinas e ikea pra pôr nas prateleiras em vidro.
De qualquer forma vi aqui um plantado e o autor usou leds,mas eram 150 w de potencia e disse que só funciona se se usar a mesma potencia que se usa nas t5. Acho isso contraditorio,onde está o acrescimo de eficiencia?
A não ser que a potencia interfira na penetração da luz nas folhas e seja esse o factor a considerar,mas é tudo suposição minha. Se ouvesse alguem que me conseguisse explicar isso,agradecia e acho que pode servir a outros membros pra não andar-mos a deitar dinheiro ao lixo. Por outro lado,tambem já vi aqui um lowtech que é só usado pra desenvolver as podas do aqua principal,sem fertilização nem substrato fertil e só com leds e a coisa tá que se vê. Quanto mais pesquiso,mais dividido fico. Se os experts se puderem pronunciar agradeço o esclarecimento. Podia-se até criar um tópico feito por quem sabe para a malta consultar. É só uma sugestão. Obrigado e desculpem o testamento.

Abraço

 

 

Depois de ler o teu post fiquei verdadeiramente APARVALHADO.

Não percebo absolutamente nada de iluminação, por isso à três meses fui falar com o Rui da Aquaeden e pedir conselhos, dado que estava a gastar muito com a factura da electricidade, e precisava de cortar na conta ou ía dormir com os peixes...(ameaça da Maria).

Tinha uma calha com 2xT5/54W + 2xHqi/150W + 2x50W(consumo dos balastros das Hqi)

TROQUEI POR UMA CALHA DE LEDS 4X18W e fiquei com mais mais claridade no aquário(pelo menos à vista) e as plantas não de ressentiram.

Claro que não quero discutir mas (...eram 150 w de potencia e disse que só funciona se se usar a mesma potencia que se usa nas t5.) alguém está enganado, ...se calhar sou EU!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais são as medidas do aquário?

 

A necessidade de uma potência de luz mais forte nos aquários plantados, está relacionada com a altura do aquário e as necessidades das plantas que se usa.

Quanto maior for a coluna de água que a luz tem de atravessar até chegar à planta, menor é a intensidade com que chega.

Já vi um aquário com LED´s de tiras e com um tapete de Cuba perfeito. A questão é que era um aquário de 30x15x15 com 5 tiras de 6 LED´s de 1w.

No meu de 150x50x60 tenho 4 tiras com umas boas dezenas dos mesmos LED´s e serve-me de moonligth...

 

É um aquário de 100 * 30 * 40, c * l * a. Pelos vistos esta historia dos leds é mesmo assim. Os bons são estupidamente caros. Os mais baratos não servem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá CJTSilva

 

 

 

Depois de ler o teu post fiquei verdadeiramente APARVALHADO.

Não percebo absolutamente nada de iluminação, por isso à três meses fui falar com o Rui da Aquaeden e pedir conselhos, dado que estava a gastar muito com a factura da electricidade, e precisava de cortar na conta ou ía dormir com os peixes...(ameaça da Maria).

Tinha uma calha com 2xT5/54W + 2xHqi/150W + 2x50W(consumo dos balastros das Hqi)

TROQUEI POR UMA CALHA DE LEDS 4X18W e fiquei com mais mais claridade no aquário(pelo menos à vista) e as plantas não de ressentiram.

Claro que não quero discutir mas (...eram 150 w de potencia e disse que só funciona se se usar a mesma potencia que se usa nas t5.) alguém está enganado, ...se calhar sou EU!!!!!

 

Já não sei onde vi isto. Sei que era um expert em aquas plantados. Salvo erro entrava em concursos de aquascaping. Os leds eram uns projetores tipo exterior de halogeneo mas com led e cada um tinha 50 w. O mesmo expert dizia exactamente isso. Para funcionar bem num plantado,era necessária a mesma potencia. Já tou farto de procurar,mas não encontro o tópico. Eu

Tambem percebo tanto de aquas plantados e iluminação para eles como de panos de croché. E tb fiquei confuso. Se for assim,onde está a performance e rendimento de um led? Só pela acentuação de cores,não me parece que valha a pena investir rios de dinheiro.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um aquário de 100 * 30 * 40, c * l * a. Pelos vistos esta historia dos leds é mesmo assim. Os bons são estupidamente caros. Os mais baratos não servem.

 

É exactamente isso.

São o Futuro da iluminação para aquário, mas os que realmente funcionam tão bem como as lampadas t5, são caros e a potência que precisam de ter para teres a mesma eficácia, acaba por ser bastante idêntica.

Não caiam no engano de que em LED 1w equivale a x watts de uma lampada, porque senão usavamos todos lampadas economizadoras nos aquários...

  • Votar + 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que foi a resposta mais esclarecedora que me deram,João. Vou dar este tópico como respondido e obrigado pela vossaajuda.

 

Conclusão: pelo que me informei acerca desta duvida,para já os led são apenas tão bons como as t5. Pelo menos para quem quer algo que sirva para explorar todo o tipo de plantas sem preocupações com iluminação. Se for só para plntas faceis,é viável gastar alguns €. A grande vantagem,penso ser o tempo de vida util. De resto,para se ter bons resultados,os consumos por mês,pouca diferença fazem. Pelo que li,o aquário parece ficar mais iluminado,tambem,mas isso e o facto de não ter de substituir lâmpadas de 6 em 6 meses,não me convence a um investimento tão grande.

Espero que este tópico ajude quem como eu procurou a internet toda por opiniões recentes sobre leds e só encontrou coisas antigas.

É que nestes assuntos de eletronica e informática 2 anos é mesmo muito tempo. o led xpto de ontem é a candeia de hoje.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo com o que se disse antes acerca de ser necessário leds com a mesma potência que as fluorescentes. O que interessa é a quantidade de lumens por watt que a "lampada" produz e a sua direccionalidade e abertura de feixe. Uma fluorescente que dê 1000 lumens não ilumina o aqua da mesma maneira que um LED. A abertura de feixe do LED também é importante pois define a área onde o led espalha a sua luz, ou seja a mesma quantidade de lumens numa área menor implica mais luz concentrada (ou um numero maior de LUX - lumen por unidade de área). As fluorescentes iluminam a 360º e por isso é que se usam reflectores nas calhas mas mesmo assim há perdas pois até mesmo a luz que vai para cima é reflectida contra a própria lampada. Nos LEDS e com recurso a lentes pode-se manipular o feixe de luz de modo a concentrar ou direccionar o feixe de luz, o mesmo led de 10w tem uma capacidade fazer penetrar a luz na água diferente dependendo do angulo de feixe criado pela lente usada, quanto maior for o angulo de feixe mais "espalhador" é a lente/led. O que acontece com os leds de alta qualidade é que a razão de lumens por watt é mais alta. estamos a falar da ordem de 80 a 90 lumens por watt. Uma T5 de 54 watts 6500K tem cerca de 2000 lumens ou seja cerca de 40 lumens por watt (metade de um led de gama alta e omnidireccional ao contrário do LED). Concordo com o CMOGSANTOS pois já vi ambas as calhas dele em operação e confirmo o que disse em relação aos leds. Tentei ser o mais claro possível.

Editado por wildweasel_pt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão aqui não é, o haver ou não LED´s com melhores performances que as lampadas. Mas sim, o facto de que quando fazem a comparação LED´s vs T5, não explicarem que os LED´s não são todos iguais, que existem vários tipos, que até o tipo de lente que têm vai influenciar a dispersão da luz, que têm de ter kelvins e lummens especificos para o que queremos e os que realmente têm prestações idênticas, (ao falar de prestações, falo do uso real em aquários em que temos crescimentos e cores idênticos aos que conseguimos com lampadas) custam geralmente 3 ou 4 vezes mais que uma boa calha de T5´s.

Depois quem lê esses comentários vai a um loja do "mercado Asiatico" gasta 50€ a comprar fitas de LED´s e transformadores, a pensar que vai ter o melhor plantado/recife do Mundo e passado pouco tempo tem as coisas a morrer...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João estou completamente de acordo contigo.

Uma boa calha de leds custa 3 a 5 vezes o preço duma boa calha T5(a minha custa + de 500€).

Os consumos é que são +/- 75% inferiores.

Calhas/lampadasde LEDS de 10€ no chinocas, ebay ou Leroy ainda não me convencem. Mas como em todas as tecnologias os rácios preços/qualidade há-de evoluir favoravelmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais