Aquario 140L Nature


kevin 69

Recommended Posts

Kevin, aprecio bastante a forma com estudas o layout, aparentemente sem pressas :) Parabens.

Neste caso sou +- da opinião do Miguel: puxar os troncos do lado direito e "encaixa-los" na base dos que estão à esquerda (mexendo um pouco os da esquerda para a direira até a base ficar em +- 1/3 da medida do aquário.

 

Mas de facto... muita areia à frente ;)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 68
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

De facto é verdade, gosto de fazer as coisas calmamente (também porque ainda me falta um elemento fundamental na montagem), simplesmente porque detesto remexer num hardscape já montado. Acho que a partir do momento que um aquário ganha estabilidade, não se deve mexer nos elementos de decoração (a não ser para limpar).

Dario, este aquario não é assim tão estreito, tem 45 cm de largura, o que dá uma grande margem de manobra para qualquer estilo de plantado, o único inconveniente é mesmo o investimento no substrato, que neste caso vai acabar por dar ao mesmo (por ter areia). Quanto á largura, tirei umas fotos para terem noção do espaço com que ainda fico atrás dos troncos.

 

rwye.th.jpg

 

Aqui movi as peças da direita mais para a esquerda.

fl9c.th.jpg

 

Para plantas tenho neste momento (apenas uns pés de cada):

 

-musgos fissidens/outros (para os troncos e detalhes nas pedras)

-rotala colorata

-valisneria nana

-eleocharis vivipara*

-staurogyne sp. porto velho

-HM (nem sei que fazer com ela)

-hygrophila pinnacolada :sorry:

-anubias

-microsorum sp. neadle leaf

-ludwigia repens

-ludwigia brevipes

-cryptocorynes

 

O objectivo seria fazer uma especie de parede de vallisneria com alguma eleocharis vivipara, e á frente a meia altura algumas moitas. Ainda estou á procura de myriophilum (se alguem tiver uns pésinhos) quanto a eleocharis vivipara, não tenho qualquer tipo de experiência.....

 

 

cumprimentos

Editado por kevin 69
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que isso está a ficar exelente

 

no entanto acho que devias chegar isso mais para a frente, explorando a profundidade

Como podes ver na foto em cima ainda tenho muito espaço atrás. Á frente o que pretendo é colocar uns fetos no tronco (que são bem invasivos acredita) , umas anubias petite em pedras na areia (mais tarde quando tiver uns €) e aluns pés de mini bolbitis. Com isto, o musgo e tal e coiso, vais ver que não tem fico assim com tanto espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa nova posição, na minha opinião, melhorou bastante. No entanto, puxava mais o grupo em forma de "V" para junto dos outros para não ficar tão no canto. Isso e completar com mais umas pedras à frente dele.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, em principio 3ª feira recebo o substrato e um tronco hornwood S, pedi ao Sr. Rui para que me mandasse uma peça mais irregular para quebrar o efeito linear das outras peças. O substrato será o Pro soil da aquatic nature (queria experimentar) e 1L de fertil da Tropica.

 

Essa nova posição, na minha opinião, melhorou bastante. No entanto, puxava mais o grupo em forma de "V" para junto dos outros para não ficar tão no canto. Isso e completar com mais umas pedras à frente dele.

 

Abraço

Boas Miguel, também acho esta posição muito melhor. Quanto ás pedras á frente do lado esquerdo, infelizmente não tenho mais. E sinceramente o meu objectivo seria conseguir anubia nana petite para meter aos molhes na frente dos troncos, pois as pedras com o tempo deixarão de ser visíveis(pelo menos uma grande parte delas), visto que os fetos não perdoam :music_singguitar: .

 

este aquario vai ficar muito louco

adoro os troncos

Tambem adoro estes troncos, senão fosse uma loja que eu cá conheço seria impossível encontra-los em Portugal....

 

 

Cumprimentos

Kévin silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kevin! De facto o hardscape é essencial para uma boa montagem.

 

Na tua montagem penso que as pedras estão um pouco desequilibradas, falta mais harmonia, com mais pedras na frente dos troncos da esquerda, e talvez colocasse o tronco pequeno mais à direita um pouco mais para trás de modo a cruzar-se com o outro.

 

Força com o novo projecto!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa nova posição, na minha opinião, melhorou bastante. No entanto, puxava mais o grupo em forma de "V" para junto dos outros para não ficar tão no canto. Isso e completar com mais umas pedras à frente dele.

 

Abraço

Bom, arranjei hoje um tempinho para seguir os teus conselhos e fiz uns ajustes no layout. Infelizmente este projecto está a atrasar-se (por falta de €) espero monta-lo para a semana.

 

só a adicionar rochas do lado esquerdo:

2pgr.jpg

 

cpk6.jpg
Editado por kevin 69
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta ultima posição parece-me muito mais equilibrada. No entanto, está tudo demasiado certinho, já reparaste? Os troncos e pedras estão todos alinhados não lhe dando grande profundidade.

 

5eu4.jpg

 

Acabo por preferir esta configuração (à excepção do que já falei anteriormente)do que a que estás a fazer.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta ultima posição parece-me muito mais equilibrada. No entanto, está tudo demasiado certinho, já reparaste? Os troncos e pedras estão todos alinhados não lhe dando grande profundidade.

 

 

Tens razão quando dizes que está tudo certinho, vou tentar chegar o lado esquerdo e direito mais para a frente. No entanto não sei se vale muito a pena, por experiência própria sei que uma grande parte das rochas deixará de ser visível quando os fetos e musgos crescerem.

Editado por kevin 69
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Concordo com o Miguel Reis, também prefiro a outra configuração, mas o gosto é teu e tem que ficar como mais gostares!!!

Nova alteração: Deitares o "pau" do meio (que me parece que tem 3 pontas no mesmo) na posição onde está e colocares os outros 3 troncos por trás espetados como estás a tentar fazer...

Fica aqui esta ideia...

 

Cmpts,

Tiago Gomes

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive oportunidade de ver ao vivo e adorei (: o aquário como ficou tem uma abertura espectacular está mesmo limpo e cria uma ideia de grande espaço mesmo...Mas agora a olhar para as ideias que aqui meteste eu adorei a ideia do primeiro, nao dá tanta profundidade mas os troncos ficam altamentes, e podes meter plantas emersas naquele bocadito que fica de fora de água, era uma ideia completamente diferente...

Agora não sei o que preferes, eu adorei as duas :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

 

Boas noticias, finalmente chegou o dia da montagem!

Seguem as fotos que é o que a malta gosta!

 

 

Aquario com 12kg de areia(preferia ter usado menos mas o orçamento não permitiu):

f4es.jpg
Mais 8L de ADA aquasoil:
7esi.jpg
Colocação do hardscape(se soubessem a trabalheira que deu amarrar este musgo):
y3kp.jpg
hna2.jpg
xwty.jpg
Assim que a água ficar limpinha posto mais fotos!
Abraço,
Kévin silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe! aquela estava ali mal(a única) e acabei por tira-la, usei rochas com fissidens e musgo (mas rochas pequeninas).

Agora surgiu-me um problema...fui ver o estado do filtro e estava uma fuga, pus um bocado de silicone de aquários a ver se resulta, amanhã quando acordar meto a trabalhar para ver se resultou.

Plantas usei:

eleocharis parvula

eleochari vivipara

ludwigia repens

myriophylum matt. green

echinodorus tennelus

eleocharis mini.

staurogyne sp. porto velho

cryptocoryne petchii

cryptocoryne w. green(cortei a maior parte das folhas)

cryptocoryne w. brown (cortei as folhas todas)

vallisneria nana

anubia nana

anubia nana petite

Quanto ás fotos antes de apagar o aquário posto aqui uma ou duas só para não dizerem que sou mau :medieval_mace:

 

cumprimentos!

Editado por kevin 69
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já avisei antes estou sem filtro, por isso a água ainda está completamente turva. Pelo que percebi o problema no filtro vem daquela membrana que veda a cabeça do filtro, estava seca,falta aquele liquido gorduroso. Se alguém tiver alguma dica em relação ao filtro, aceito!

Quanto ás fotos, não estão nada famosas.

 

 

Aqui esta o CO2 caseiro, estava com 1bps sempre a bombar (talvez meta uma segunda garrafa):

Vista geral do aquario:
at5n.jpg
Abraço e desculpem lá as fotos
Kévin Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Gosto dessa disposição do tronco, quando tiveres a água limpa uma foto frontal deve ficar brutal, parece um vulcão numa ilha com a praia á frente.

Resta saber é se vais conseguir manter a "praia" limpa... :)

Que musgo meteste no tronco???

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Gosto dessa disposição do tronco, quando tiveres a água limpa uma foto frontal deve ficar brutal, parece um vulcão numa ilha com a praia á frente.

Resta saber é se vais conseguir manter a "praia" limpa... :)

Que musgo meteste no tronco???

 

Cmpts

epah, boa pergunta! comprei como sendo christmass moss, entretanto misturei com java moss, só que não tenho mesmo a certeza do que é, sei que gosto do efeito.

Agua limpa vai ser complicado, sem filtro....Mas acho que hoje um grande amigo(cptfreak) meu vai emprestar-me um!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Como já avisei antes estou sem filtro, por isso a água ainda está completamente turva. Pelo que percebi o problema no filtro vem daquela membrana que veda a cabeça do filtro, estava seca,falta aquele liquido gorduroso. Se alguém tiver alguma dica em relação ao filtro, aceito!

Quanto ás fotos, não estão nada famosas.

 

 

Aqui esta o CO2 caseiro, estava com 1bps sempre a bombar (talvez meta uma segunda garrafa):

Vista geral do aquario:

at5n.jpg
Abraço e desculpem lá as fotos
Kévin Silva

 

 

 

Parabéns pelo layout, kevin. Parece-me porreiro. Vais ter um trabalho daqueles para evitar misturar a areia com substrato, embora também seja algo condicionado pelo jeitinho das tpa's ;) e dos próprios peixes (se revirarem, estás tramado).

 

Podes sempre adicionar umas pedras para "garantir" que fica mais dificil, como que a formar uma cordilheira entre substrato e areia.

 

Posta umas fotos depois de filtrado.

Editado por Renato.Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito melhor que a primeira disposição, parabéns! Tal como já foi dito, acho que ainda falta pedras, tanto a delinear a separação de substratos como debaixo dos troncos.

 

Força com isso está a ficar bem fixe!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, depois de uma semana nada mudou ainda...algas, como seria de esperar (com um filtro 200l/h) na eleocharis e musgos, e apodrecimento das cryptos. As únicas plantas que cresceram bem e sem algas são a myriophylum e a ludwigia....

 

fotos para já é esta...para a semana há mais:

u5br.jpg
preciso de alguma planta para preencher ali entre a cryptocoryne green e a ludwigia do lado direito....Se tiverem sugestões são bem vindas
cumprimentos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.