Diário de um led....


jimmypagelf

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Neste poste irei mostrar fotos com testes que venho executando em cima de um projeto que estou a montar de uma luminária de led. Serve um pouco sim como forma de divulgar o que quero vender futuramente (mas não sei se daria pra repassar para os amigos fora do Brasil), só que o mais aproveitado serão as informações que tentarei repassar pra galera!

 

 

Meus testes vem sendo aplicado em cima dos led de 10W: 6500k e 10k ( esperando 3500k chegar).

Meu aquário é:

90x40x40

CO² cilindro pressurizado

canister jebo 1200/L

sem fertilizantes ainda

substrato: flourish black

 

E será destinado para plantado ( com plantas de baixa e alta exigência)

 

No futuro irei colocar 80w de led ( no meu projeto, cada luminária suportará dois leds),e atualmente estou com 40W ligados, com três leds de 6500k e + um de 10k. Temperatura da luminária varia em torno de 40° ~ 50°.

Todo o meu projeto foi iniciado depois de muito estudo a um ano. E em um ano algumas coisas mudaram nos leds, por isso que tive que repensar nas formas de como construir uma luminária de led.

Dia 16/07 eu iniciei o plantio de calitriche e dia 28/07 da mínima. Ambas plantas carpete de média/alta exigência.

Em quase um mês eu deixei ligado o fotoperíodo umas 8 horas, e comecei a presenciar o aparecimento de algas verdes no vidro ( alguns caso pelo excesso de luz), então reduzi para 7 horas, e depois de uma semana neste novo esquema, não presenciei nenhuma alga. Isso pode ser uma característica boa pela economia de energia.

 

Uma coisa pude perceber de diferente... O verde das plantas é outro. É um verde mais claro ( calitriche), e bem mais bonito. A luz é totalmente aproveitada ( não se espalha tanto quanto as pl convencionais no mercado).

 

Como meu aquário será pra concurso, peço perdão por não mostra-lo por completo, mas como o importante é o desenvolvimento das plantas...rs

 

 

aqui no dia em que plantei a calitriche:

tp4s.jpg

 

E aqui com uns 15 dias depois:

i1is.jpg

 

 

Estas fotos foram tirada dia 06/08:

 

1sgr.jpg

jynp.jpg

98el.jpg

 

 

 

Percebem a cor diferenciada da folhagem da planta? Sem contar que está crescendo bem rente ao solo!

Bom, atualizando os testes... Agora com mais duas plantinhas bacana pra botar a prova esses leds, que estão indo muito bem!

 

Mínima e a lobélia cardinalis ( acho que se escreve assim)

 

 

8wrk.jpg

yq02.jpg

 

 

Coloquei uma rotala rotundifólia para testar o vermelho e a Hemianthus micranthemoides pra evolução!

Lembrando que a mínima estava somente a uma semana até começar a nascer os brotos. Bons resultados, muitos reclamam que esta planta se desenvolve com uma velocidade de lesma...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quero resalvar que neste fórum tem uma galera boa montando grandes projetos de led, porém muitos não mostram a evolução dos aquários ( apenas dos marinhos). Este tópico serve justamente pra gente trocar informações do "pós" montagem que a galera vem fazendo.

No Brasil este tipo de discussão é quase pequena, poucos se aventuram neste novo conceito de iluminação.

_____________________________________________________________________________________

 

 

O que mais me chama atenção é a velocidade em que as plantas estão crescendo. Estou vendo mínima soltando vários brotos em uma semana.

Lembrando que não estou adicionando nenhum fertilizante ainda!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Beleza galera?
Vejo que esse tópico está meil sem discursões, fazer o que né!
Continuando o processo....

Nesta semana (23/08), retirei os leds de 10k. Ligando direto na fonte, eles foram queimando aos poucos ( sim, queimava as fileiras dos leds), então resolvi colocar todos de 6500k.
Chegaram meus leds de 3500k. Não optei por colocar eles pela cor que é passada. O aquário fica amarelo d+, talvez para fãs de aqua amazonense pode ser útil!.
Comecei dia 24/08 a fertilização com o kit da mbreda. Percebi que algumas platnas estavam começando a ficar amarelas nas pontas. Conversei com alguns alguns e eles relataram que isto não é falta de luz, e sim nutrientes.

A dica é... Para quem curte aquários com um visual bemmm bonito e que opite por plantas não exigentes, pode colocar os leds de 10k misturados com os de 6500k. Mas para aqueles que buscam um plantado, tem que ser os de 6500k. Eu não achei feio, mas com os de 10k o aqua fica mais "azul".


Plantei algumas rotalas. Elas estão indo bem pela adaptação. Ainda não cresceram ( devem estar se adaptando) mas pude perceber que elas , e não só elas mas o aquário todo está fazendo fotossíntese (pearling).


Até a próxima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

alguém sabe algum sítio que explique passo a passo como ligar led's? Não encontro nada por aí e não percebo muito do assunto.

 

Gosto muito do aquário :P

 

Abraço,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fala pessoal, dando mais uma atualizada eu relevando mais alguns fatos que ocorreram neste tempo.


Por mais que esteja paradão aqui, agradeço os comentários!



Nesta semana tive que fazer alguma alterações no projeto, o que me levou a uma descoberta ( interna) que eu poderia estar adicionando luz de mais.

As algas no vidro estavam fora de controle. Plantei mais algumas plantas e parei um pouco com a fertilização, então vi que a luz esta alta.

Resolvi utilizar somente 5 leds ( as vezes 4), e aumentei o fotoperiodo para 8hs ( antes 7hs). Não notei diferencia significativa na luz do aqua (passando dos 8 leds para 5 leds), senti até que as plantas se desenvolveram mais!


Então fica assim... Agora com 5 leds ( esperando reguladores de 10v para instalar e diminuir mais ainda a luminosidade), um led azul ( 10k) para dar uma cor fantastica no aquário, e fotoperíodo de 8hs. Todas as plantas estão indo bem!!!!


Agora segue uma atualização de um outro ângulo. Agora mostrando plantas vermelhas com brotos vermelhos ( llogo atrás). Espero que gostem!



c3vz.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Jimmypagelf.

Ainda não tinha apanhado teu tópico.

Muito bom, gostei bastante dele, continua nos brindando com actualizações e fotos, mmmmmmuuuuuuuitas fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valeu cara. Lembrando que não posso tirar foto do aqua por completo, mas depois que participar das competições do ano que vem , prometo postar todo o setup e histórias deste aquário, que a cada dia me trás mais orgulho.

 

 

Obrigado !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais