Escolher Objectiva para Macros (Canon)


Recommended Posts

Boas,

Se os juntar acho que só consigo ver praí o olho do peixe eheh, aquilo cada vez amplia mais e "fecha-te" o campo de visão.

Posso tentar tirar umas com o de 13 e o de 22.

Se conseguir alguma coisa ponho aqui, até já eheh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como sabes, quanto mais juntas, ao minimo movimento a foto fica tremida, isto era suposto ser com tripé, eu não estou a usar.

Mas até saíram decentes, ora vê,

 

_MG_1314x.JPG

 

_MG_1326x.JPG

 

_MG_1380x.JPG

 

 

Acho que com uma luz adicional, podendo subir mais a rapidez de disparo e um F maior devem ficar brutais.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Belíssimas fotos, João. Já experimentaste juntar os anéis para conseguir ainda mais macro? Perdes muita luz quando os colocas?

Concordo... agora é ir treinando :)

Atenção que quanto mais extendes a objectiva, menor a distância máxima de focagem. Ou seja, mais perto de ti terão de estar os objectos que queiras fotografar.

E sim, perdes sempre luz, pois o percurso óptico é maior (fisicamente chega-te menos luz ao sensor por unidade de tempo). Não te esqueças que uma dada objectiva cria um certo círculo de imagem. O que a gente faz ao extender as objectivas, é o equivalente a afastar um projector de uma parede: ficas com uma imagem maior, mas com menos brilho...

 

 

Boas,

Se os juntar acho que só consigo ver praí o olho do peixe eheh, aquilo cada vez amplia mais e "fecha-te" o campo de visão.

Posso tentar tirar umas com o de 13 e o de 22.

Se conseguir alguma coisa ponho aqui, até já eheh.

Pois... quanto mais perto estiveres a focar um dado objecto do sensor da máquina, menor a profundidade de campo... quer uses extensores, macro-objectivas, you name-it...

 

Como sabes, quanto mais juntas, ao minimo movimento a foto fica tremida, isto era suposto ser com tripé, eu não estou a usar.

Mas até saíram decentes, ora vê,

 

Acho que com uma luz adicional, podendo subir mais a rapidez de disparo e um F maior devem ficar brutais.

Sinceramente, o tripé não vai ajudar muito... a menos que os peixes façam uma pit-stop mesmo onde tu tens a máquina :)

 

Infelizmente, essa da luz adicional não vai resultar. A ver se consigo explicar... tu ao teres uma dada lâmpada sobre o aquário tens uma certa quantidade de luz (por unidade de tempo) a incidir sobre o mesmo. Ao colocares outra lâmpada, a menos que a colocasses bem junta, 1~2 cm de distância no máximo, não irias notar grande diferença no brilho. E isso podes "medir" com a tua máquina facilmente. Por estarmos a fazer macro fotografia, temos profundidades de campo baixas, ou seja, apesar de uma só lâmpada te iluminar toda a profundidade do aquário, a luz que tu aproveitas é só de uma "fatia" dessa mesma profundidade. E quanto mais "focada" for essa luz (com leds então notas mesmo bem isso), mais irrelevante será a adição de mais luzes. Isto se estivermos a falar de luzes fluorescentes, claro está... o truque aqui, é mesmo usar mais potência luminosa, na mesma área. Agora já podes começar a perceber porque é que a malta é tão apologista dos flashes. Na mesma área podes controlar a intensidade da potência luminosa e com flash o tempo de exposição desaparece (a duração de um flash é da ordem dos 1/15000 segundos). Assim sendo, mantendo sempre uma velocidade estupidamente rápida (até podes fotografar gotas de água a cair), só tens de conjugar 3 coisas: ISO, potência do flash e abertura... daí que, a menos que sejas rico, usas o flash em manual e vais variando de uma forma inversamente proporcional o ISO com a abertura relativa da objectiva. Assim tens sempre a mesma exposição (quantidade de luz por unidade de tempo a entrar na máquina) e o facto de variares a abertura, varias a profundidade de campo...

 

Espero ter-me feito entendido :) Qualquer dúvida apita...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: O problema dos aneis extensores é que te põem a usar somente a parte central da tua objectiva, que apesar de em teoria ser sempre a melhor parte em termos ópticos das mesmas, faz com que haja sempre perda de resolução (sim ,as objectivas também têm resolução, não são só os sensores). Por isso é que em objectivas menos boas, quando se usam extensores, começam-se a notar os defeitos das mesmas em maior escala... aberrações geométricas, cromáticas, etc...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís, obrigado desde já.

 

A luz adicional que me referia era mesmo um flash :) estive hoje à tarde a fazer umas pesquisas sobre isso mesmo.

Estive a ver os yongnuo 565ex e o 568ex, tem pessoal que diz bem... pessoal aqui diz mal... também não queria gastar um balúrdio num flash, mas queria ter um decente.

Tens alguma opinião sobre o assunto? gostava de ouvir mais opiniões sobre o assunto se fosse possível, pois estou indeciso entre um flash ou um tripé para próxima compra.

 

Estive á bocado a experimentar com os 3 tubos e aquilo começa a ficar focado praticamente só ao centro do objecto, talvez devido ao F baixo? ou é mesmo por causa do que falavas do centro da objectiva? tenho que ir testar mais, e de preferência num objecto pois num peixe é mais complicado eheh.

 

Desde já o meu obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Boas Luís, obrigado desde já.

 

A luz adicional que me referia era mesmo um flash :) estive hoje à tarde a fazer umas pesquisas sobre isso mesmo.

Estive a ver os yongnuo 565ex e o 568ex, tem pessoal que diz bem... pessoal aqui diz mal... também não queria gastar um balúrdio num flash, mas queria ter um decente.

Tens alguma opinião sobre o assunto? gostava de ouvir mais opiniões sobre o assunto se fosse possível, pois estou indeciso entre um flash ou um tripé para próxima compra.

 

Estive á bocado a experimentar com os 3 tubos e aquilo começa a ficar focado praticamente só ao centro do objecto, talvez devido ao F baixo? ou é mesmo por causa do que falavas do centro da objectiva? tenho que ir testar mais, e de preferência num objecto pois num peixe é mais complicado eheh.

 

Desde já o meu obrigado

Epá... tendo em conta que eu até hoje ainda só usei flashes da Canon ou de estúdio... não posso dizer se são bons ou não... Em todo o caso, fazes como o pessoal nos reviews diz:

 

Usar isso com um radio-popper? Tudo bem...

Meter o flash na sapata da máquina? Nem pensar...

 

Não te esqueças que para fotografar aquários, o último sítio onde tu vais querer o flash é na tua máquina. Vais é querer tê-lo por cima do aquário...

 

Quanto ao uso de vários extensores, como já disse no último post, quanto mais extendida fôr a objectiva, mais perto tens de focar o objecto, logo menor a profundidade de campo... daí que tenhas de usar uma abertura relativa (f-number) mais pequena, para aumentares a mesma profundidade de campo... Desvantagens? Maior o tempo de exposição... até podes ter a máquina num tripé... mas ou és um "fish-wisperer", ou duvido muito que a fotografia não fique arrastada.

Mas o digital tem uma grande vantagem... podes fazer experiências à vontade... o custo é muito baixo... tempo e electricidade para carregares a bateria da máquina :)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se bem que isso acontecia mais com os flashes antigos, o maior problema está no mau fabrico, ou fabrico ordinário, conforme lhe queiras chamar, desses flashes mais low-brand...

Essencialmente, a tua máquina "fecha" o circuito para fazer disparar o flash (não te esqueças que estamos a falar de muita luz concentrada, logo muita energia, daí a duração dum flash ser muuuuuito curta). O problema está na tensão... flashes mais antigos, ou "mal construídos" (entenda-se, low-brand) podem fazer "backfire" para a tua máquina e arruinar-te a electrónica da mesma...

 

Se te deres bem com inglês, apesar da página ser antiga, podes ler mais aqui:

 

http://www.botzilla.com/photo/strobeVolts.html

 

Have fun... daí eu te aconselhar... com triggers remotos, tudo bem... na sapata da câmera, nem pensar...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: ou ainda aqui https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=14&cad=rja&ved=0CEMQFjADOAo&url=http%3A%2F%2Fwww.ndavidking.com%2FTech%2520Articles%2FHow%2520Not%2520to%2520Fry%2520Your%2520New%2520Camera.rtf&ei=NwVOUr2CLtO1hAfJ2YDAAw&usg=AFQjCNEOmFwylIaO1MXbUcR2GcPEyPvdFQ&bvm=bv.53537100,d.ZG4

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ver, agora percebo porque a maior parte dos que vi tinha um canon e depois tinha esses "chinocas" eheh, mas também é como dizes, para o que vou usar não será para usar na maquina por isso...

Mas mesmo assim gostava de ter umas opiniões, ir a uma loja perguntar eles podem sempre querer vender o que têm, e como não percebo quase nada do assunto era muito bom ouvir opiniões.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a ver os flashs no site da canon, também não têm grande variedade....

 

Que acham deste: http://www.canon.pt/For_Home/Product_Finder/Cameras/speedlite_flash/speedlite_430ex_II/#p-specification

 

Acho os flashs tão caros... com esse já fico com um flash porreiro?

 

Obrigado desde já.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

parabéns por este tópico e boa continuação, tenho aprendido muito pós tenho exactamente as mesmas dúvidas que o João tinha e hoje aconselharam-me (um amigo fotógrafo) a mesma lente que vocês recomendam a pesar da minha insistência numa lente macro,

 

cmps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 fotos rápidas que tirei para experimentar o flash, ainda sem softbox.

_MG_1566x.jpg

_MG_1573x.jpg

_MG_1577x.jpg

Já agora, alguém que use o Lightroom que me possa explicar como consigo manter a largura da foto na exportação e variando apenas a altura?


Abraço

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

3 fotos rápidas que tirei para experimentar o flash, ainda sem softbox.

 

_MG_1566x.jpg

 

_MG_1573x.jpg

 

_MG_1577x.jpg

Olhando para estás fotografias, só me apetece escrever:

 

Então? É preciso uma objectiva macro para fazer boas fotografias?

 

:) :)

 

Já agora, alguém que use o Lightroom que me possa explicar como consigo manter a largura da foto na exportação e variando apenas a altura?

Se fores a Image size, Ctrl+Alt+I no PS, tens um menu em que tens lá as dimensões e resolução da imagem. Na net, para se ver em monitores, uns 150 dpi é mais que suficiente. Se reparares, tens a proporção da imagem bloqueada. Por isso se alterares a largura, ele varia-te a altura na mesma proporção. Mais simples do que isso, é antes de fazeres qualquer ajuste à imagem, usa a ferramenta Crop com a proporção desejada (eu uso 3:2), corta a imagem onde queres, e ficas logo com o que quiseres, com a resolução e tamanhos finais... No entanto, profissionalmente não o deves fazer, pois estás a perder informação... Mas ganhas tempo e o teu computador vai trabalhar mais descansado...

 

Continua assim... Treina bastante, e daqui a uns tempos, se possível, podes considerar então comprar uma objectiva macro.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís,

 

De facto só com os tubos já se consegue umas coisas engraçadas :)

 

Quanto ás dimensões, o Lr ao exportares ele pede-te as dimensões, e eu queria que ele mantive-se a largura que eu ponho lá e varia-se a altura, mas ele faz precisamente o contrário... quando exporto ele mantém a altura que ponho lá, mas redimensiona-me a largura :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Eu discordo Fortunato, pelo menos na minha opinião, visto que sou um viciado em detalhe. Já tentei fotografar a fauna mais de perto com uma 50 1.8, e acabei por ter que pegar na minha Nikkor 55mm micro 2.8 AI-S um flash a condizer, e tubos extensores, pois a 50mm 1.8 simplesmente não me dá a ampliação, e os detalhes que quero. Para escalares e peixes maiores, acredito que a 50mm chegue, mas para peixes mais diminutos, vais querer usar uma macro. Pelo menos para conseguir chegar aos detalhes que raramente vemos nos nossos animais.

 

Já agora, tu que sabes mais disto do que eu, visto ser um mero autodidata, aproveito para te fazer uma pergunta, visto que estou com uns problemas...

9539903013_819e39347c_b.jpg

 

Como me livro destes halos azuis quando tento fazer close-ups de cardinais e neons? Estou actualmente a utilizar a objectiva que referi anteriormente um sb-910 com sync-cord para dar flash a partir do topo do aquario, como tu advogas nos teus workshops. Ainda experimentei usar um filtro CPL, mas a coisa mantem-se. Já tentei limpar o vidro novamente, mas continuo com um problema semelhante. Existe alguma maneira de anular isto em post?

 

PS: Antes de apontar que tenho particulas em suspensão, sim foi durante o periodo de alimentação com dafnias, há alguns detritos realmente na agua=P

 

 

Quando tirei esta foto, lembrei-me deste tópico eheh.

 

_MG_4616x.jpg

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos tenho uma CANON SX50, hoje ela é o ultimo lançamento de superzoom da Canon gostaria de poder usa-la também no aquarismo em geral, ela é uma superzoom e tem uma excelente macro 0 cm, e o zoom optico de 50x fora camera lenta e ainda posso usar filtros nela como o uv . tem modo manual mas as lentes nao sao intercambiaveis(nao troca lentes)

nao sou profissional, essa é minha primeira maquina fotografica desse porte.

tenho dificuldade em filamar com pouca luz . ainda estou aprendendo a manuzear a maquina,ja consigo usar alguns recursos,ja consigo usa-la no modo manual ,mas ainda tenho alguma dificuldade de vez em quando.

poderiam me dizer se ela servira bem para ser usada no hoby do aquarismo em geral ? atualmente só uso ela para lazer mesmo.

 

OBS nunca fotografei peixes nem aquarios com ela ainda.

 

agradeço a ajuda e opiniões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Grande manhã para fotos... orvalho em todo o lado...

 

Canon 60D, Magic Lantern, kit lens (18.55mm), tubos de extensão (10 euros)...

 

20140405-1.jpg

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais