Escolher Objectiva para Macros (Canon)


Recommended Posts

Ora boas,

 

Desde já quero deixar explicito que percebo muito pouco de fotografia mais profissional por assim dizer, e como tal vinha pedir a vossa ajuda para a compra de uma objectiva para tirar umas macros jeitosas e que não fosse muito caro.

 

Já vi que existem alguns tópicos sobre isto, mas provavelmente já se encontram desactualizados, penso eu, neste momento já deve haver material melhor.

 

A máquina que possivelmente irei adquirir será uma 600D e queria se possível que me explicassem as características a ter em conta numa objectiva macro e se possível algumas opções.

 

Desde já o meu obrigado.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Queres a objectiva macro para fotografar o quê?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Assim sendo, mais facilmente te safas com uma 50mm f/1.8 e um flash que possas accionar remotamente, do que apenas com uma objectiva macro...

Na fotografia macro, por haver grandes ampliações envolvidas, há que utilizar aberturas muito baixas, para haver uma profundidade de campo minimamente aceitável. Ora tal, só é conseguido com muita luz, e a maneira mais fácil de a obter, é utilizando um flash.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, eu tenho utilizado a 50mm f/1.8 como o Luís te aconselha para tirar algumas fotos a peixes. Não é uma macro e tens que fazer alguns crops pq só consegues tirar fotos a cerca de 45 cm (na minha, que é a clássica da Canon), mas creio que para o preço da obetiva é um muito bom produto para a qualidade.

Com isso tb ficas com uma objetiva impecável para retratos.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas explicações, é como vos digo ainda percebo muito pouco da coisa, já comprei a maquina mas ainda não sei trabalhar com ela :oops: , vou fazendo umas experiências com a lente que vem e pode ser que até algum amigo meu tenha essa lente e me deixe experimentar biggrin.png' alt=':biggn:'> .

Depois vou dando noticias, agora é aprender primeiro a trabalhar com a bicha, ainda vos devo chatear mais um bocado, para me darem algumas dicas de como fotografar.

 

Grande abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu discordo Fortunato, pelo menos na minha opinião, visto que sou um viciado em detalhe. Já tentei fotografar a fauna mais de perto com uma 50 1.8, e acabei por ter que pegar na minha Nikkor 55mm micro 2.8 AI-S um flash a condizer, e tubos extensores, pois a 50mm 1.8 simplesmente não me dá a ampliação, e os detalhes que quero. Para escalares e peixes maiores, acredito que a 50mm chegue, mas para peixes mais diminutos, vais querer usar uma macro. Pelo menos para conseguir chegar aos detalhes que raramente vemos nos nossos animais.

Já agora, tu que sabes mais disto do que eu, visto ser um mero autodidata, aproveito para te fazer uma pergunta, visto que estou com uns problemas...
9539903013_819e39347c_b.jpg

 

Como me livro destes halos azuis quando tento fazer close-ups de cardinais e neons? Estou actualmente a utilizar a objectiva que referi anteriormente um sb-910 com sync-cord para dar flash a partir do topo do aquario, como tu advogas nos teus workshops. Ainda experimentei usar um filtro CPL, mas a coisa mantem-se. Já tentei limpar o vidro novamente, mas continuo com um problema semelhante. Existe alguma maneira de anular isto em post?

PS: Antes de apontar que tenho particulas em suspensão, sim foi durante o periodo de alimentação com dafnias, há alguns detritos realmente na agua=P

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu adoro ver esses pormenores que a nossa vista não consegue ver, é isso que me fascina eheh

 

Estive a ver uns vídeos no youtube e o pessoal usa as lentes de kit ao contrário para usar para macros :o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma solução.

Mas passas a ter a maquina e lente a funcionar totalmente em manual e sem auto-focus.

A lente passa a ser só um "acessório" da maquina e tudo é feito manualmente na maquina, mas funciona :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usar autofoco para fazer macro é uma anedota se queres que te diga. Quase sempre é preferivel usar foco manual, pelo que para macro comprar objectivas antigas mas de qualidade (e a preços mais baixos) é uma excelente solução para iniciantes.

Quanto a objectivas, preferencialmente tens a Canon MP-E 65mm 2.8 que te permite ir de 1:1 a 5:1 como quem bebe água. Sou nikoneiro até morrer, mas por esta objectiva ponderaria comprar uma Canon=P É simplesmente uma das melhores objectivas macro do mercado. Aquilo é brutalissimo, mas também tem um preço a condizer =) De resto tens as macros da Sigma e as Macro da Tamron que são um bocado mais em conta, mas mesmo assim caras.

Para começar, arranja uma 1.8, manual de preferencia, e uns tubos extensores decentes e tens uma macro barata. Anel Reversor também resulta, mas é algo mais dificil para controlar as aberturas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

os tubos fazem 'quase' o mesmo. Não é o mais prático mas dá para remediar.

já viste esta?

http://www.digiwowo.com/sigma-ex-50mm-f-2-8-macro-dg.html

não é canon mas é uma lente exelente.

vê preços em outras lojas para comparar.

se quiseres em segunda mão:

http://www.forumfotografia.net/

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os tubos dão que pensar, segundo ele não é caro, alguém sabe os preços daquilo cá?

Parece um boa solução :naughty:

Boas,

 

O custo dos tubos extensores (o conjunto de 3 tubos) com auto foco ronda os 80 euros aproximadamente, dependendo da marca.

 

Somando a uma objetiva que seja a mais barata a Canon 50 1.8 que ronda aproximadamente 90 euros ficas com um custo de 170euros.

 

Na minha opinião se gastares um pouco mais, consegues encontrar macros dedicadas em segunda mão (Tamron 90 mm).

 

Abraço e boas fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gervas,

esse halo é uma aberração cromática, se não estou em erro 'fringe'

acontece com lentes macros (as mais antigas fazem mais) quando se fotografa directamente fontes de luz (o sol por exemplo).

no caso dos neos acontece por dois factores:

- aquele azul reflecte muita luz (pode ser entendido quase como uma fonte luminosa),

- o ângulo de incidência da luz, a cor azul dos neos deve estar a fazer ricochete directo para a lente (os tetras devem estar muito próximos do vidro)

eu tentava alterar o ângulo em primeiro lugar, se não queres passar o flash pelo vidro tenta um dos cantos superior de modo a fazer mais ângulo.

O ideal para evitar reflexos e efeitos de luz é usar 45º (ângulo entre o eixo óptico da lente e o eixo do flash), sempre que alteramos essa relação, por questões criativas, estes fenómenos podem acontecer.

Experimenta fazer várias fotos variando o ângulo e depois verifica se funcionou.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol, 80 euros? Arranjas Tubos extensores manuais por pouco mais que 5 euros. São no entanto tubos sem qualquer contacto electronico, e não transmitem informação entre a maquina e a objectiva, mas como disse, tu em macro não vais usar nenhuma dessas modernices do AF, e medição etc, vais acabar a trabalhar totalmente em manual, pois, iluminação em macro...Boa Sorte... Foco? Boa Sorte... DOF? Boa sorte, aprende a trabalhar com aberturas mais pequenas... Logo, Autofoco? Boa Sorte =) Quem quer macro tem que dominar manual, fim da historia, pois no mundo do macro não há abebias=)
Custa um bocadito a aprender os truques, mas acaba por ser simples.
80 euros por tubos extensores com contactos... Se conseguires encontrar novos por esse preço diz-me=P Tubos com contactos é de 120euros para cima=P Mesmo assim é consideravelmente mais barato que uma objectiva dedicada (600 euros para cima).

Outra coisa que podes também arranjar, é um fole, que permite amplificações surreais, mas aí, e como já te disse, Manual, manual manual=)

Consegui resolver o problema do neon. Sabes como? Peguei no CPL, e metilhe outro em cima, cada CPL com angulos diferentes=)

9566799398_8b971c292d_c.jpg

Ainda não é perfeito, mas dá para o gasto=)
Realmente a minha Nikkor 55mm Micro 2.8 AI-s..É velhinha, mas ainda é das melhores objectivas alguma vez feitas pela Nikon em termos de qualidade de imagem. Esta que eu tenho tem uns 30 e muitos anos.=) Totalmente manual como gosto, construida como um tanque de guerra, totalmente em ferro=) Tenho a 60mm Micro 2.8 AF mas não tem uma qualidade de imagem tão boa na minha opinião. Gosto tanto dela que me está a custar muito ter que a mandar para a Nikon para ser revista...Está cheia de pó por dentro de a usar no campo com anel reversor e tubos, fotografar insectos in situ é muito divertido, mas javarda as objectivas todas=)

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah outra coisa que é capaz de te ajudar...
Filtros de Close-up. São filtros que pões á frente da objectiva que funcionam como lupas. Não te dão a mesma qualidade de imagem que terias com as outras combinações aqui referidas, mas é um bom começo.
Como em tudo na vida, recebes o que pagas. Se comprares filtros de boa qualidade tens boas ampliações e boa qualidade de imagem, se pagares pouco, recebes em conformidade.
A Canon tem uns filtros destes, que são tidos como de qualidade decente, tens também os Raynox que são bastante bons, tenho o Raynox DCR-250 que acrescento em certas situações para insectos com poucos milimetros, e aconselho vivamente, mas existem marcas mais caras. Há acessorios destes para todos os preços=)

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado,

Os únicos que tem lá automáticos dizem mesmo neles "made in china", não é de ficar com o pé atrás? :unsure:

 

EDIT: Estive a ler e vi algures a falarem dos da Kenko, sabem os preços disso? compensa?

Editado por João Azevedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os da kenko são Cento e tal euros...Os que tenho, são made in china, e não me chateia nada, mas lá está, são totalmente manuais, pois eu prefiro trabalhar em manual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gervas fica aqui a minha opinião à cerca do teu comentário sobre o autofocus:

 

Eu tenho sempre a minha lente em autofoco para me aproximar do foco.. se não estiver de acordo com o foco ai sim corrijo, mas sempre com a minha lente na opção autofoco. Na minha lente é possível fazê-lo, nem todas dão sem estragar o motor.

Em relação ao halo que falas isso é feito pelo teu flash.. São highlights quase de certeza causados pela forte luz a incidir no peixe. Um conselho que te dou é usar uma softbox.

João deixa-me dar a minha opinião.
Para fotografia a peixes eu estou com o Luís, não vale a pena uma macro e vou-te explicar porque.
A fotografia macro requer alguma paciência e precisão... o que com objectos a mexerem-se rapidamente é impossível para uma pessoa sem experiência, visto que numa fotografia macro o foco muda em questão de menos de um milímetro.
Eu neste momento nem te aconselho a comprares lentes.. vais gastar dinheiro sem conhecer a máquina.
Uma coisa que podes e deves comprar é um flash externo... isso vai ajudar-te a entrares em novos mundos como por exemplo a fotografia em modo manual, AV ou TV.
Os tubos também não irão ajudar, não são os tubos no inicio que te fazem melhorar e acredita podem-te dificultar bastante a vida.
Eu comprei uma lente macro após já ter a minha máquina à algum tempo e só depois de estar familiarizado com todos os modos manuais da máquina.
O que melhor te posso aconselhar é procurares os videos no youtube para te explicarem e ensinarem a trabalhar com os modos manuais da máquina e só depois de estares à vontade (depois de já teres feito algumas brincadeiras) ai sim começar a pensar noutras lentes.
Nesse kit deve ter vindo a 18-55mm IS, essa lente é bastante boa para o preço que é. Eu próprio tenho uma e só a vou mudar quando tiver dinheiro para comprar uma 24-70 IS (lente que custa cerca de 1000€).
Com essa lente já podes tirar fotografia a peixes sem os assustares, não te precisas de aproximar tanto do aquário para fazer a fotografia. Para além disso se tirares fotos com a macro a um peixes que tenha algum comprimento dificilmente vais conseguir ter o peixe todo na fotografia só se te afastares bastante do aquário.
Eu tenho tubos da Kenko e gosto bastante deles. Algumas das minhas novas fotografias de camarões foram feitas com eles.
O próximo passo é usá-los em fotografias a corais.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda,

 

Já agora que diferenças irei notar com a 50mm f/1.8 e a do kit que tenho (EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II)

Os flash's que vocês falam são para pôr por cima do aqua? podem-me dar alguns exemplos sff?

 

Muito obrigado!

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais