Projecto - PARALELO39N


tmiravent

Recommended Posts

Boas

venho aqui apresentar o meu projecto ainda em fase de concepção.

Primeiro o desenho:

Paralelo39N

 

Trata-se de um aquário nano com as seguintes invulgares medidas: 100cm largura; 20cm altura e 15 profundidade.

Ainda estou a pedir orçamentos para vidro claro com furações (3 furações nas costas), se tiverem bons contactos digam.

Hardscape: para já dois troncos nas pontas, ainda não sei quais.

Areão: ainda não sei, queria fazer aquela linha ondulada e algumas plantas.

Plantas da imagem: ainda em reflexão [anúbia no tronco meio dentro, meio fora; 2 ou 3 pés de blyxa, valisnéria americana mini twister; Proserpinca Palustris; rotala macandra rosa; eleocharis parvula; Echinodorus Schlueteri; hydrocotyle sibthorpiodes mini; e musgo no outro tronco] o mais provável é so colocar metade no inicio. Sugestões

Iluminação: 100% led

Fauna: talvez camarões; corydoras mini e kuli, ainda não pensei em mais nada.

O projecto ainda está na fase de maturação, podem fazer sugestões e criticas à vontade.

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Apenas 15 cm de profundidade? :( Sabes que vai ser dificil obteres algo em "3D" :)

Quanto às plantas, não achas que a Macandra vai ficar desproporcional em relação ás duas vizinhas? Se fosse ligeiramente à frente delas, tudo bem, para com essas medidas parece mais difícil.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, que medidas! Isso vai ser um bico de obra! Um metro de comprimento com apenas 15cms de profundidade..

Não vais ter grande espaço de manobra para jogar com profundidades numa frente grande como essa. Precisas mesmo dessas dimensões?

 

Não te aconselho a colocares nem a Palustris nem a Rotala nesse sitio. Vais quebrar a pouca profundidade que tens. Porque não usá-las atrás da blyxa e à frente da Valisnéria?

 

Porque não usar umas pedras para completar à frente dos troncos para não ficar as peças de hardscape tão afastadas uma da outra? Elevar bem as pontas com os troncos e ir preenchendo mais uns centímetros com as pedras.

 

Outro aspecto, é a fauna. Essa kuli a enterrar-se arranca-te a parvula toda e restantes plantas agarradas ao substrato.

 

Volto a referir a questão das dimensões. Pensa nisso, não me parece muito viável

 

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

obrigado pelas respostas,

as medidas são mesmo estranhas não são?

mas o objectivo é esse mesmo [micro-nano e panorâmico]

pmgsr - não vai ter mesmo 3d, vai ser mesmo uma tira! tens razão em relação à macandra. queria aquele aspecto vermelho com folha arredondado, e é capaz de crescer muito. Ainda não tenho muitas certezas das plantas, vão dando sugestões e experiências.

 

Miguel Reis - as medidas é mesmo um sonho meu (talvez seja uma teimosia, pode até nem funcionar mas quero mesmo tentar)

Em relação às plantas ainda não sei mas estava pensar colocar a valisnéria atrás do tronco, achas que Palustris cresce muito? (nunca tive palustris).

Já tive kulis e é o peixe que tenho mais saudades, nunca tive grandes problemas com as plantas e tinha mesmo muitas. Mas neste com 20 cm de altura é capaz de ser diferente, vou pensar melhor também. Também acho que a parvula vai toda para o galheiro! Meti agora no 200 litros e o ancistrus macho está a dar cabo dela todinha! Mais pedras ou troncos ainda por equacionar.

 

Esqueci-me de referir um aspecto fundamental, este aquário vai funcionar ligado ao de 200litros, terá uma bomba para elevar a água, uma descarga e um ladrão de segurança.

Obrigado pelas sugestões e críticas

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas medidas são espectaculares para um plantado, apenas 20 cms de altura! Esquece plantas que cresçam mais de 15 cms ou vais andar de tesoura na mão diariamente. Esse metro de largura vai parecer o dobro devido à altura. E se conseguires alargar a profundidade ainda melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Acho que já te disseram quase tudo. Os 15 cm vai ser um bico de obra. Quanto a layouts vejo que já sabes o que queres, mas podes espreitar alguns aquários do James findley - tem duas ou três montagens em aquários com pouca altura.

 

Quanto ás plantas, deixo-te um sugestão ... Bacopa compact.

 

Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Francisco não conheço essa bacopa, vou investigar. [thanks!]

Estou a equacionar aumentar a profundidade de 15 para 18 cm....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

aproveitando a sugestão do Francisco Matos tenho aqui um video dele nos favoritos com medidas aproximadas ao que queres...

 

 

Tinha aqui outro de um forum chinoca mas já devo ter apagado... :computer003:

Se encontrar depois meto aqui.

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

snake-bite obrigado, vi outros videos dele mas este ainda não.

a novidade é que já encomendei o aquário!

vai ficar com 100 x 23 x 17, deve estar pronto em setembro.

vou meter substrato H.E.L.P.

iluminação led (ainda em estudo)

agora estou a maturar o móvel, se fica com 100 ou 120 cm...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

snake-bite obrigado, vi outros videos dele mas este ainda não.

a novidade é que já encomendei o aquário!

vai ficar com 100 x 23 x 17, deve estar pronto em setembro.

vou meter substrato H.E.L.P.

iluminação led (ainda em estudo)

agora estou a maturar o móvel, se fica com 100 ou 120 cm...

 

Já vim tarde!!!

Com essas medidas também fica engraçado. Tens é de conseguir jogar com as plantas e hardscape...

Que substrato é esse???

Led's depende de que plantas fores pôr, mas se fosse eu tentava pôr de maneira a que não estrovassem muito a vita visto de cima.

Ex: Uma calha de fita fininha de 1 lado ao outro do aquário, ou então 2 ou 3 focos vindos de trás tipo aqueles candeeiros de sala pra ler.

Quanto ao móvel é uma questão de gosto. Há uns que gostam de tudo á medida do aquário, outros que preferem ter espaço para pousarem tesouras, pinças, etc.

E ainda há outros que gostam daqueles um pouco maiores dos lados do aquário e os tubos (filtro, co2, etc) saem nesse espaço em vez de ser do lado do móvel ou por trás...

Há para todos os gostos!!! :)

 

 

Cmpts,

Snake-Bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens muito tempo para "brincar" com o hardscape ;)

Quanto mais o fizeres agora, melhor o resultado te vai sair.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Início da construção do móvel [editado]

vou mover as imagens para a área do DIY.

Editado por tmiravent
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Já lá vai algum tempo sem dar notícias deste projecto.

Aqui fica um update.

Está quase tudo pronto para arrancar, ainda faltam alguns detalhes.

Agora estou a testar o layout.

Não sei se ponha pedras ou não...

gallery_13126_3876_40402.jpg
Assim que tiver tempo ponho o substrato para ver se joga bem.
Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tmiravent,

até que enfim mostras alguma coisa!!! ;)

O que tens do lado direito???

Saida de água para sump???

Acho que uma mistura de pedras, troncos e talvez 2 substratos ia ficar de :drool3: ...

 

Cmpts,

Snake-Bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas
o substrato é este:

DSCF8214

 

nunca experimentei, espero que funcione.

 

Do lado direito fica a saída de água.

Este nano funciona ligado ao Eheim de 200litros. Está numa cota superior, ponho água com um 2211 e sai por gravidade por esse tubo. Estão previstos 2 troncos, as pedras é que não faziam parte da ideia inicial.

2 substratos nunca me ocorreu, de que forma colocavas?

Cumprimentos

Editado por tmiravent
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Do lado direito fica a saída de água.

Este nano funciona ligado ao Eheim de 200litros. Está numa cota superior, ponho água com um 2211 e sai por gravidade por esse tubo.

 

:shocked028: Podes explicar isso melhor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal isso saiu com as medidas que idealizaste?

 

Na minha opinião podes deixar as pedras e completar com os troncos! ;)

 

 

Abraço

Boas Miguel,

sim ficou com as estranhas medidas de 100 x 23 altura x 18 de fundo.

Ainda tenho mais pedras, vou testar e depois coloco a fotografia para darem opiniões.

Os troncos estão previstos, pelo menos 2.

 

 

 

:shocked028: Podes explicar isso melhor?

Boas António,

fica aqui um esquema.

já testei e funciona, é a primeira vez que faço algo do género!

esquema 2 sistemas

Cumprimentos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

o substrato é este:

 

nunca experimentei, espero que funcione.

 

Do lado direito fica a saída de água.

Este nano funciona ligado ao Eheim de 200litros. Está numa cota superior, ponho água com um 2211 e sai por gravidade por esse tubo. Estão previstos 2 troncos, as pedras é que não faziam parte da ideia inicial.

2 substratos nunca me ocorreu, de que forma colocavas?

Cumprimentos

 

Boas...

O eheim 2211 para os 2 aquários não é curto??? Não vais ficar com pouca circulação no de 200l visto que a água sai só com a pressão da gravidade???

Quanto á ideia dos 2 substratos, punhas 1 em contraste com o outro por ex. Esse help é escuro, certo???

Depende também de como estás a pensar fazer o layout. Qual é a tua ideia???

2 ilhas, desniveis grandes dos lados para o meio, etc.

Tens de arranjar maneira de ocultar a saida de água...

 

Cmpts,

Tiago Gomes

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas o 2211 serve como bomba de elevação.

O Eheim 200 tem outro sistema de filtragem 2215+2213.

O help é escuro, mas achei bonito.

Sim, a saída é para esconder

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que grande sump arranjaste para esse nano... :)

É verdade uma boa sump.

Foi a maneira que arranjei para subtrair o aquecimento e o difusor de Co2.

Também tem a vantagem do grande ser mais estável, e não ter 2 sistemas separados e tudo em duplicado.

Enfim, mas também tem as suas desvantagens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente alguma coisa para verem e comentarem.

Fique contente por ficar parecido com a ideia inicial.

DSCF8218

Estudo com as pedras

DSCF8222

Conjunta da esquerda, ainda não estou contente...

DSCF8223

 

Conjunto da direita, este está melhor, acho eu...

DSCF8221

Editado por tmiravent
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto bem mais do lado esquerdo apesar de achar as pedras no geral algo pequenas para ficar o layout só com pedras. Talvez abusar mais dos declives para ponto baixo ao centro ajude a colmatar a coisa.

 

Vai experimentando e mostrando! ;)

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens demasiado substrato para tão pouca altura de aqua? Já que o aqua é baixo porque não colocar hardscape que saia da água ou mesmo do aqua? tens altura para isso. Uma coisa assim do tipo abaixo...

 

3413692231_4507d117ef.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.