Ajuda montar aquario agua quente 1440lts


J.Rod

Recommended Posts

boa tarde a todos,

pretendo montar um aquario de água quente de grande dimensão. As medidas são 200 x 180 x 40 cm. Já tive aquarios mas bem mais pequenos e nunca fui eu a fazê-los já que eram comprados já completos.

 

Comecei pela estrutura e mandei fazer, em inox, umas caixilharia para segurar melhor o vidro . Tenho várias dúvidas como

 

qual o tipo de vidro a colocar? disseram-me que 10mm seria suficiente mas parece-me pouco...

 

o tipo de material que irei precisar e quais me aconselham

 

Que tipo de peixes e plantas me aconselham. Sei que há peixes que não se dão bem com outros, peixes que comen certas plantas ....

 

Agradeço toda a ajuda que me puderem dar e opiniões.

 

Obrigado

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só porque tenho curiosidade em ver onde isto vai, vou seguir este tópico, mas já agora, mesmo sendo extremamente novato e pouco entendido nisto da aquariofilia, saltam-me umas dúvidas logo à cabeça...não me levem a mal, não estou aqui a tentar provocar/chatear ninguém...

 

-1440l??? Para encher vem a cisterna dos bombeiros? :D

-Essas medidas são um pouco estranhas, quase parecem de uma cama...com um colchão por cima, poderia ser uma ideia original!
O objectivo é fazer tipo um lago dentro de casa?

-Pelo que já li, esse vidro deverá ser pouco, se fosse eu usava de 20mm... ;)

-Não me leves a mal, mas para um projecto tão grande, são dúvidas de "iniciante", se já se pensou em medidas e caixilharia para segurar o vidro já a fazer, o resto já deveria estar estudado/sabido, penso eu...

Mais uma vez, não quero confusão, são mesmo algumas questões que me "assaltaram" o pensamento...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agradeço todas as opiniões.

 

não sei como colocar fotos aqui se não colocava da caixilharia.

 

Não é o primeiro a achar o tamanho grande demais.. LOL.

 

A ideia é mesmo preencher uma parede lá de casa ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma dúvida acerca das dimensoes, a altura são os 40cm?

 

A altura é dos principais factores na espessura do vidro. Algo de 1000L, mas com 10cm de altura nao vai precisar de nenhum vidro muito espesso, mas se a altura for os 180cm aí já nao vai ser nada fácil, nem tenho quaisquer conhecimentos para ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)A ideia é mesmo preencher uma parede lá de casa(...)

 

Uma parede? Então seria 200comp X 180alt X 40larg ? Na Parede?

 

Tem fato de mergulho?

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

J.Rod, bem vindo.

De facto as medidas são bem estranhas, 40cm de profundidade é muito pouco, como fazes a manutenção do aqua?, também quero ver como isso vai sair, cria uma conta por ex. no photobucket mandas as fotos para lá e depois é só colocares os links aqui.

 

Bem agora se vai ter 2metros de comprimento 1.80 metros de altura e 40 de profundidade, precisas de 38 mm de espessura, nem sei onde arranjas isso mas o melhor é tentares encontrar pessoal que tenha aquários assim enormes e perguntares, mas acho que não vai ser nada facil fazeres um aqua dessas proporções.

sem falar no tempo($$$$) despendido, isso dava para eu montar uma shrimproom para os meus meninos, lol.

Fico à espera de fotos e vou definitivamente seguir este teu tópico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora se quiseres tirares as tuas duvidas aqui fica um link para teres a certeza da espessura do aqua.

http://www.theaquatools.com/building-your-aquarium

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desde já desculpa ao user que tão bondosamente partilhou conosco este seu projecto, mas um aquário de parede com 180cm de altura é desde já algo que nunca irá para a frente... está morto à nascença!

 

Já aqui o perguntaram e eu voltava também a perguntar: tens fato de mergulho? Como pretendes fazer manutenção de um aquário onde nunca conseguirás chegar ao fundo? Ias colocar plantas? Como é que as enraizavas? Era nesta altura em que entrava o fato de mergulho?

 

Ia dizer que não queria parecer desmoralizador, mas de facto é que o quero mesmo ser! O Takashi Amano tem uns "aquários" assim com essas alturas e podes ver pelos vídeos o trabalho que aquilo dá, sem já sequer mencionar os custos disso, a casa de máquinas que tinhas de ter para comportar filtros para isso, etc...

 

Abç!

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque se dão ao trabalho de comentar estes tópicos?! Não percebem quando estão a ser enganados...

 

Mas alguem faz um aquário com estas medidas e vem pedir ajuda?!

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , isso é enorme...

 

Se não tens experiência em fazer este tipo de trabalho, se nunca fizeste nem aquários pequenos, tou a falar em colar vidros etc, não seria melhor pedires um orçamento a alguém com experiência? As vezes o "barato" sai caro e com essas dimensões devias jogar pelo seguro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André gostei dessa do "barato" :naughty: mais de uma tonelada de vidro, e dezenas senão centenas de embalagens de silicone para aquários.

Isto só falando dos vidros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

J.Rod, bem vindo.

De facto as medidas são bem estranhas, 40cm de profundidade é muito pouco, como fazes a manutenção do aqua?, também quero ver como isso vai sair, cria uma conta por ex. no photobucket mandas as fotos para lá e depois é só colocares os links aqui.

 

Bem agora se vai ter 2metros de comprimento 1.80 metros de altura e 40 de profundidade, precisas de 38 mm de espessura, nem sei onde arranjas isso mas o melhor é tentares encontrar pessoal que tenha aquários assim enormes e perguntares, mas acho que não vai ser nada facil fazeres um aqua dessas proporções.

sem falar no tempo($$$$) despendido, isso dava para eu montar uma shrimproom para os meus meninos, lol.

Fico à espera de fotos e vou definitivamente seguir este teu tópico.

 

depois das opiniões acho mesmo que terei de diminuir à altura. O maior receio era a questão dos vidros por ser muito grande não sabia se o vidro aguentaria.... teria de ser mesmo de ser um vidro muito grosso.

 

Mantendo o comprimento de 2m qual a altura que me aconselha (a maior possivel ;) )? nesse caso qual a espessura do vidro?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sou a pessoa indicada para te ajudar, nunca me passou pela cabeça ter um aqua desse tamanho, vários aquas sim é o meu projecto, mas há por aqui pessoal no forum que te pode ajudar melhor, mas nunca passaria dos 60 CM pois tens de pensar que irás fazer manutenção ao aqua e depois apenas com 40 cm de profundidade ficas demasiado apertado para puderes te mover como de deve de ser dentro do aqua, pois mesmo com 60 cm vais ter de meter bem dentro pelo menos os braços.pensa bem e vai ver o link que te mostrei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem contar c o problema das dimensoes para a manutencao a solucao para isso acho que passava por ser em acrilico e nao vidro senao tinha de ser uma espessura louca.

 

Mas sim é melhor ser menos alto, senao so mm mergulhando la dentro lol

 

Por acaso agora fico a pensar naqueles aquarios gigantes do programa 'aquarios xxl' o dinheiro que nao devem fazer na manutencao dps, ou os salgados sao + simples?

Editado por orion318
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem não sei muito sobre o assunto, mas o mais indicado será em baixo teres uma casa das maquinas, como portas tipo armario, que consigas fazer a manutenção e teres tudo fechado, e em cima a mesma coisa para fazeres as manutenções e esconderes as luzes.

 

Existem projectos grandes aquin no forum na parte de diy, é uma questao de pesquisares.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem contar c o problema das dimensoes para a manutencao a solucao para isso acho que passava por ser em acrilico e nao vidro senao tinha de ser uma espessura louca.

 

Mas sim é melhor ser menos alto, senao so mm mergulhando la dentro lol

 

Por acaso agora fico a pensar naqueles aquarios gigantes do programa 'aquarios xxl' o dinheiro que nao devem fazer na manutencao dps, ou os salgados sao + simples?

também tinha pensado no acrilico mas disseram-me que risca mais do que o vidro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem sei porque mencionam o fato de mergulho. 40cm de abertura tinha de contratar uma contorcionista chinesa para lá entrar dentro.

 

Sou um valent noob em aquariofilia mas não é dificil chegar à conclusão de que o projecto não tem qualquer cabimento!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.