Plantas não enraízam


cpatusco

Recommended Posts

Boa tarde.

 

Estou com dificuldades em enraízar as plantas no meu aquário.

O Aquário faz em Setembro 1 ano e nos primeiros 7/8 meses as plantas cresciam rapidamente e com grande vigor. De outrora para cá, as plantas deixaram praticamente de crescer e não ganham raízes (aliás, nunca ganharam muita raíz) desprendendo-se do fundo. Além disso tenho as plantas bastante amarelas....

Pelo que tenho lido e com algumas opiniões de lojistas, consta que o areão que tenho no aquário não é o apropriado para plantados, pois é areão de seixo (da praia) e é muito pesado, o que leva as plantas a não conseguir "furar" o areão.

 

PERGUNTA: Qual o areão mais apropriado aos plantados?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup Aquário:

 

Dimensões: 100x50x60 (CxLxA) cm
Volume: +/-270L
Iluminação: 2x18W (Sera Blue Sky e Sera Plant Color)
Substracto: 5kg Sera floredepot
Aquecimento: Heim 300W
Filtro: Heim professional 3 600

Plantas: Cabomba verde e outra (que não sei o nome, mas é de calo fino e folhas verde média e cresce muito).

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito provavelmente o teu principal problema tem a ver com a iluminação. As lâmpadas T8 perdem rapidamente a sua eficiência. Muitos fabricantes de lâmpadas para aquário aconselham a sua troca a cada 6 meses, já nas T5 mais usadas actualmente a sua troca poderá ser anual. Por essa razão no inicio a coisa até correu bem.

 

Mesmo com lâmpadas novas essa iluminação vai continuar a ser muito fraca para esse aquário que é bastante alto. Tens de te limitar a plantas de mais fácil manutenção como as Anubias, Fetos, Musgos, Cryptocoryne, etc. Há por aqui alguns tópicos com listagem desse tipo de plantas.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito provavelmente o teu principal problema tem a ver com a iluminação. As lâmpadas T8 perdem rapidamente a sua eficiência. Muitos fabricantes de lâmpadas para aquário aconselham a sua troca a cada 6 meses, já nas T5 mais usadas actualmente a sua troca poderá ser anual. Por essa razão no inicio a coisa até correu bem.

 

Mesmo com lâmpadas novas essa iluminação vai continuar a ser muito fraca para esse aquário que é bastante alto. Tens de te limitar a plantas de mais fácil manutenção como as Anubias, Fetos, Musgos, Cryptocoryne, etc. Há por aqui alguns tópicos com listagem desse tipo de plantas.

 

José, obrigado pela explicação.

 

No entanto, já tive plantado uma anubia, e duas Crypto e também não enraizaram e acabaram por morrer.

Antes de mudar todo o sistema electrico do aquario queria experimentar um areão mais fino do tipo vulcanico, pois foi o que me aconcelharam.... Mas não queria ter esse trabalho sem ter a certeza que será o areão apropriado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O areão também depende um pouco do que queiras gastar e dos teus gostos.

Em que é que estas a pensar?

 

O que eu andei a ver foi o areão castanho (penso que de basalto). Custa 3€ e tal o quilo. Acho que com 10Kg faço a festa, pois só colocarei areão deste no sitio das plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei de que areão estás a falar, mas se quiseres uma coisa mais económica tens a akadama Pro que é porreira e barata, depois se quiseres gastar mais um pouco já tens coisas melhores.

 

Obrigado pela dica.

 

Já agora, onde posso comprar esse AKADAMA????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta ver com os patrocinadores do fórum ou na loja onde costumas comprar as tuas coisas, vê que seja a pro ou a double red line acho que é assim, porque a outra tem a granulometria maior e desfaz-se.

 

Algo deste género:

 

DSC02533x.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais