Flagyl


Paulo Adler

Recommended Posts

Que eu saiba não faz mal. Pelo menos nunca ouvi nada em contrario. Já fiz aplicações de flagyl no meu aqua comunitário que tem muitas plantas e não teve qualquer efeito visivel nas plantas.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um medicamento (vende-se nas farmácias) utilizado para desparazitar os peixes, se o peixe tem fezes brancas e sinal de parasita e o flagyl actua muito bem nesse tratamento.

cumps

 

Armando Santos aKa neo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso até costumo utilizar o flagyl para fazer quarentena. Desde que começei a usar este sistema reduzi imenso, quase 95% em relação às mortes de peixes que aconteciam frequentemente.

 

Tenho um aquário pequeno com termostato onde introduzo água do aquário para onde vão os peixes, introduzo os peixes nesse aquário e faço um quarentena de cerca de 4 a 6 dias com o flagyl e aproveito ao mesmo tempo para observar os peixes para ver se estão em bom estado, se alimentam-se bem etc... após essa quarentena introduzo os peixes no aquário destinado alimatizando-os no saco de plástico. Todos os peixes que introduzi assim até hoje estão vivos, fora um que saltou para fora do aquário... mas isso foi suicidio...

 

Atenção que a maior parte das lojas que conheço não fazem quarentena, portanto arriscamo-nos a levar os peixes para o nosso aquário com doenças, parasitas etc... nada como uma quarentena de prevenção com flagyl para desparasitar.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o tópico...

Que quantidade de flagyl colocam para efectuar um tratamento. Tenho um Betta com costia e os tratamentos não tem tido efeito, e como consegui encontrar estudos com este parasita em que o flagyl se revelou 100% eficaz, pelo que queria tentar mas não sei em que quantidades.

Já agora outra questão, o flagyl não necessita de receita médica?

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Aproveitando o tópico...

Que quantidade de flagyl colocam para efectuar um tratamento. Tenho um Betta com costia e os tratamentos não tem tido efeito, e como consegui encontrar estudos com este parasita em que o flagyl se revelou 100% eficaz, pelo que queria tentar mas não sei em que quantidades.

Já agora outra questão, o flagyl não necessita de receita médica?

 

Olá. Só vi a tua resposta agora. Espero ainda ir a tempo de ajudar.

O Flagyl não necessita de receita medica. Quanto às quantidades já li isso num topico mas agora não me lembro. Eu tenho um aquário pequenino de 10L onde faço quarentena e coloco meio comprimido por dia, durante 3 ou 4 dias.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

A quantidade normal de uso do Flagyl é um comprimido por 50 litros, por dia. Os franceses insistem que seja administrado ás escuras. Muito mais eficaz se ingerido. Já encontrei uma farmacia que pediu receita para o Flagyl mas é a excepção.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
Não fará mal aos outros peixes se eu usar Flagyl no meu aqua comunitário? A minha colisa ta com parasitas internos...

 

 

Boas!

 

Podes utilizar sem problema nenhum. A posologia que utilizo é de 1 comprimido para 40 litros de água, duas vezes ao dia com um intervalo de 8 horas. Duração ideal do tratamento 8 dias.

Para melhor assimilação da substância activa os comprimidos deveriam ser desfeitos e misturados com comida tipo papa, mas caso não seja possível desfaz os comprimidos num copo de água, agita e deita para o aquário.

 

Cumps.

 

Carlos Salgueiro.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Boas

Tenho alguns peixes com parasitas internos. A minha questão é a seguinte: uso flagyl ou hexamite.

Em relação ao flagyl,que dosagens usar para um aqua com 200 litros? Quantas vezes por dia e durante quantos dias? É conveniente retirar o carvão activo do filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tenho alguns peixes com parasitas internos. A minha questão é a seguinte: uso flagyl ou hexamite.

Em relação ao flagyl,que dosagens usar para um aqua com 200 litros? Quantas vezes por dia e durante quantos dias? É conveniente retirar o carvão activo do filtro?

 

Viva,

 

usa Flagyl, 1 comp. de 250mg para cada 40lts , 2 vezes por dia com intervalo de 8h durante 8 dias e com tpa's todos os dias de +- 30 a 40% como já foi referido neste tópico.

 

Sim tens de retirar o carvão activo antes de começares a fazer o tratamento colocando-o de novo no fim do tratamento durante 2 dias.

 

Cumprimentos,

Jorge Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Hoje descobri que o meu escalar está com fezes brancas .... come mal à 2 ou 3 dias e desde ontem cospe a comida.

 

Será parasitas internos ?

 

Estive a ver na net e o Flagyl está sujeito a receita médica ..... é mesmo assim ?

 

Quanto à sua aplicação se bem entendi é assim durante 3 a 8 dias ? :

 

por dia fazer 2 vezes com 8h entre cada vez :

 

- tpa 40%

- 1 comprimido por cada 40lt

 

Não há nenhum outro medicamento que dispense as TPA's intermédias ?

É que em aquário grande é uma trabalheira fazer 2 TPA's por dia de 40%.

 

Cumps,

J

 

EDIT:

 

O Waterlife STERAZIN não faz o mesmo ?

 

STERAZIN - parasiticide.

 

STERAZIN is used or the control of gill and body parasites which cause fish to flick when no symptoms are visible to the unaided eye. STERAZIN will also aid the control of internal parasites such as Round Worm, Thread Worm, and Intestinal Worm. In order to destroy the parasites in all stages of their life cycle you will need to use the product on days 1, 3, 6, 8 and 10. STERAZIN may also be used to aid the sterilisation of aquatic plants and is highly biodegradable.

 

Do not use when crustaceans, echinoderms, rays, seawater sharks, pirahna, sturgeon or sterlets and related species are present. In these instances use Waterlife PARAGON.

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pessoal... acho que já se percebeu que o Flagyl não faz mal às plantas.

 

Outras dúvidas sobre o produto, modo de usar, etc... façam-nas no Sub-Fórum indicado: Doenças e Pragas.

Aqui, não fazem muito sentido.

 

Obrigado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais