Filtros para Aqua 72L: Eheim 2213 vs Tetratec Ex700 e problemas de colocação


Recommended Posts

Oi malta preciso de um conselho.

Estou a pensar montar um aqua de aproximadamente 72L (45x40x40) e este seria o primeiro filtro externo que vou ter.

 

A ideia seria ser um plantado, fauna à medida, para já a ideia: ou guppies ou neons ou rasboras e umas cory

 

Em lojas aconselharam-me maioritariamente o 2213 mas também em um dos casos falaram maravilhas do Ex700 e que era melhor opção porque trás tudo a preço semelhante (se se contar comprar materias filtrantes extra para o eheim).

 

Já li as especificações e sei que a Eheim é talvez mais conceituada, que este tetra é mais potente (demais para a litragem?), vi que consome mais Watts e é ligeiramente mais caro (embora já traga as materias filtrantes todas) mas preciso de "ouvir" umas opiniões pessoais.

 

1. A primeira coisa que preciso saber é se o filtro pode estar poisado ao mesmo nível do aquário. Isto é o filtro estaria colocado na mesma superfície em q o aquário está (ficaria logo atrás deste) É funcional ter um filtro destes assim? Vejo sempre indicado a altura máxima até ao topo do aquário, mas há altura mínima?

 

2. A "pegada" é importante visto ir ficar +- atrás do aqua e é preciso avaliar o espaço que ocupa sobre a bancada. Não encontro nas descrições os tamanhos físicos dos filtros em si.

 

3. Silêncio de funcionamento é muito importante senão a "Maria" zanga-se.

 

 

4. O que acham entre ambos e aconselham outra solução?

 

Obrigado

Editado por orion318
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o 700 é demais, basta o 600, e mesmo assim já é bastante potente, isto a comparar com o eheim 2213 que faz 300l/h e o tetra 600 600l/h, e o 400 400l/h.

Sim pode ficar ao mesmo nivel do aquario. Procura no google que encontras o tamanho dos 2.

 

São os dois silenciosos, mas é para utilizar num quarto?

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

na minha opiniao o 2213 é demais para 72l.

eu iria para o 2211, acho mais adequado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

regra geral o filtro fica abaixo do nível de agua, não esquecer que essa linha baixa com as tpas.

se tiver acima do nível facilmente desferra, (alguns filtros não funcionam) e vai ser mais trabalhoso voltar a ferrar.se quiseres mesmo por no mesmo plano tenta escolher um filtro de perfil baixo (monarca?) pergunta aqui no forum a outros users.

o eheim2211 deve ficar por cima do nível, logo é provável dar problemas.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

Ele tecnicamente fica smp abaixo do nivel por isso quera saber a altura ate a tampa do filtro, sem forem ai uns 25cm ainda da alguma folga ate aos 40cm do aqua.

 

Falaram em desferrar nas TPAs...mas durante as TPAs o filtro esta desligado...como é que desferra? c a torneira de acesso fechado e uma coluna de agua no tubo n m parece facil q o ar entre ate ao filtro... De qualquer forma posso sempre por o filtro + baixo nessa altura.

Ai o tetra tinha a vantagem de ter a 'autoferragem'..m embora n tenha experiencia nestes filtros c torneiras etc..it can't be that hard...ou é?

 

Ervilhita: é para uma cozinha, mas a 'Maria' nao gosta de maquinetas barulhentas à refeicao. :)

Por acaso ja tinha feito varias pesquisas pelo tamanho de ambos e nunca encontro, nem nos manuais de ambos que facilmente se encontram em pdf. Vou procurar de novo.

 

Eu sei que sao potentes para 72l, mas tinha em ideia comprar algo que me servisse tb dps se comprasse um aqua de 100cm...mas s calhar nao posso pensar assim...iam fazer smp demasiada corrente é esse o problema? Nao era possivel controlar fechando ligeiramente a torneira de saida?

 

A alternativa + viavel o que seria? Um cascata? Mas nada tem uma filtragem suficiente comparando c um externo pois n?

Editado por orion318
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu infelizmente ainda tenho um filtro interno mas os externos são a "coqueluche" dos filtros. Se a "Maria" não quer barulhos então o de cascata não deverá ser a melhor opção, porque irá sempre fazer o barulhinho da água a cair no aquário.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmm isso até podia ser bom...ou será que os peixes não gostam dos primos grelhados? :P

 

Agora a sério...com tampa e tal parece-me quie será minimo esse problema..

Editado por orion318
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem depois de analisar as limitações de espaço que tinha acho que vou optar por um eheim aquacompact 60, resolve o problema de estar ao nível da base do aquário e ocupa um espaço mínimo dentro do aqua.

Não filtra tanto como o 2211/13 mas é provavelmente suficiente para o que preciso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem depois de analisar as limitações de espaço que tinha acho que vou optar por um eheim aquacompact 60, resolve o problema de estar ao nível da base do aquário e ocupa um espaço mínimo dentro do aqua.

Não filtra tanto como o 2211/13 mas é provavelmente suficiente para o que preciso.

 

Mas esse é um interno ou externo? Pelo que pesquiso no google é externo na mesma. Com as tuas dúvidas ando também agora com o bichinho de evoluir para um externo. Ando a namorar o 2211.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Mas esse é um interno ou externo? Pelo que pesquiso no google é externo na mesma. Com as tuas dúvidas ando também agora com o bichinho de evoluir para um externo. Ando a namorar o 2211.

É misto, tem um componente interno pequeno e um contentor pequeno externo com matérias filtrantes.

Para mim tem a vantagem de o poder colocar ao nível da base do aquário, mas se tens possibilidade de ter o filtro externo bem colocado é sempre melhor do que estes.

Infelizmente não tenho alternativa ou era este ou um mochila que não filtra tanto (ou um interno que ocupa muito espaço).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais