Novo Reef versão 5 - Cubo Milé


Recommended Posts

Boas pessoal...

após dois anos vou ter de mudar. O versão 4 está a ficar pequeno para as encomendas e lá para Outubro vou mudar para um cubozito maior. A idéia é ter mais espáço para uns peixitos e para mais uns corais... a desculpa para a Maria foi que está lá um canto da sala que não está a ser utilizado ;) .

O aquario actual será desmontado em Outubro no mesmo dia em que for para lá para casa o novo, entretanto ainda actualizo o tópico com umas fotos e um video.


Assim sendo, vou mudar para um cubo maior (desta vez é mesmo um cubo simétrico), mantendo algumas idéias do aquário recente como por exemplo a iluminação e o landscape minimo apoiado por siporax. Vou também basear-me mais em algumas familias de corais (o próprio nome indica - carregar nas Milés) mas, não vai ser apenas de SPS, vai ser um misto como todos os meus aquários tem sido até agora.

O móvel vai ser um pouco maior que o próprio aquário já que pretendo separar as áreas de sump e parte técnica/electrica. A sump estará por cima de rodas, estilo "Reef in the skye" e poderá ser puxada para fora do móvel para se poder trabalhar á vontade.


Vou colocar as idéias, equipamentos e traços gerais em baixo, assim como algumas fotos do projecto, mas gostava de ouvir as vossas opiniões e criticas.


Aquario: 90*90*60 - 486 L - Aquário sem travamento e com nivel de água nos 53/54 cm.

Sump : 60*55*35 - 115 L - Não quero uma sump muito grande, o suficiente para escumador e siporax. Nivel de água nos 20/25cm.

Reposito água doce: 55*40*60 - 132 L - Muita água doce para não estar sempre a repor água e para não dar chatices aos vizinhos nas férias.

Reposito Balling: 20*30*35 - Mesmas razões apontadas para o repositório água doce.

Reposição Balling: BM 3 vias que já tenho no sistema.

Escumador - ATI 250I - Chega e sobra para o aquário

Retorno - Eheim compact 3000, bomba que possuo de momento. Possivel upgrade para DC5000 mais tarde.

Reactor de Kalk - Deltec KM500, vou continuar a usar o que tenho.

Sensor de Nivel - Deltec, vou continuar a usar o que tenho.

Circulação - 3 Tunze 6055 com controlador. Tenho de comprar mais uma Tunze.

Iluminação - 2 Kessil A350 + 5 lampadas Par38 para complemento. aproveitar o que tenho, e tenho de comprar mais uma Kessil e mais 1 Par38. A idéia é ter a calha suspensa a 40cm da água, e não se verem nem as Kessil nem as Par38.

Layout - Minimo, estilo ilha central com pontadas. Um pouco parecido com o que tenho actulamente, mas com circulação por todos os lados da ilha.


Fotos do projecto:


Enquadramento na sala


Tapado+esq.jpg


Tapado+esq+perto.jpg


Frontal


Tapado+FRENTE.jpg



Destapado - Aquario, área da sump e área técnica


Frontal+destapado.jpg


Frontal+destapado+esq.jpg


Frontal+destapado+dir.jpg



Venham as idéias, criticas e perguntas :D ;) :-bd .

Editado por Marco Madeira

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Marco..

 

Mais um projecto teu com tudo para dar certo. Parabéns pelo esquema da montagem sem palavras para a dedicação que já empenhaste mesmo antes de estar feito. Isso vai ficar quase igual a um aquário que conheço bem.

 

Só um apontamento e como te ja disse tenho receio das milleporas com os kessil mas tenho o prazer de me fazeres ver o contrario..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Hugo...

vamos a ver como se portam as millés mas tenho a sensação que vou conseguir, mas o tempo certamente o dirá!

Já agora, alguma coisa diferente que fizéses ou alguma coisa que vejas menos positiva no projecto?

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, alguma coisa diferente que fizéses ou alguma coisa que vejas menos positiva no projecto?

 

 

So alterava o escumador, não por ser fraco ou que não seja bom mas as bombas nem sempre são fiaveis, mas quando a trabalhar é bom.

 

A coluna seca fazia igual ha minha sem duvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marco,

 

Excelente projecto!

 

Gostei bastante dos esboços no sketchup. Acho que são muito importantes para delinearem bem as nossas ideias e conseguirmos ser o mais fiéis possível quando as colocarmos em prática.

 

Quanto à descrição do que tencionas fazer, parece-me tudo bem. Aqui concordo com o Hugo no que toca ao escumador. Acho que há alternativas bem mais interessantes e fiáveis. Apostar num escumador ATI é, na minha opinião, jogar à roleta russa no que toca ao funcionamento da bomba.

 

De resto, estou desejoso de ver esse projecto a arrancar. O enquadramento com a sala deve ficar brutal!

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marco,

 

Excelente projecto!

 

Gostei bastante dos esboços no sketchup. Acho que são muito importantes para delinearem bem as nossas ideias e conseguirmos ser o mais fiéis possível quando as colocarmos em prática.

 

Quanto à descrição do que tencionas fazer, parece-me tudo bem. Aqui concordo com o Hugo no que toca ao escumador. Acho que há alternativas bem mais interessantes e fiáveis. Apostar num escumador ATI é, na minha opinião, jogar à roleta russa no que toca ao funcionamento da bomba.

 

De resto, estou desejoso de ver esse projecto a arrancar. O enquadramento com a sala deve ficar brutal!

 

 

Abraço

 

André,

 

Na nova versão 250I ja nao tem o problema da bomba, eu pelo menos tenho 1 e nao tenho tido problemas.

1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vamos la por os pontos certos.. O escumador e muito bom tem o problema de algumas bombas não serem fiáveis. Conheço alguns a trabalhar ha mais de 1 ano e meio e não deram problemas, mas também conheço certamente mais de 10 que deram problemas..

 

Sei que a compra do Marco foi boa e por isso força com o bicho.. A coluna hoje meto uma foto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vamos la por os pontos certos.. O escumador e muito bom tem o problema de algumas bombas não serem fiáveis. Conheço alguns a trabalhar ha mais de 1 ano e meio e não deram problemas, mas também conheço certamente mais de 10 que deram problemas..

 

Sei que a compra do Marco foi boa e por isso força com o bicho.. A coluna hoje meto uma foto

 

 

Hugo,

Mesmo com o 250i ?

Bem acho que tive sorte :D

Editado por Joao_T
1788_1771.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Pessoal...


ando a estudar maneiras de esconder as bombas (neste caso, sao Tunzes 6055).

Ideias?


A unica coisa que vi foram Wave External Box, tipo wave maker da Tunze. Neste caso faria duas boxs, junto á caixa do overflow, uma de cada lado. Poderiam estar ou nao, ligadas ao overflow.

Mas nao quero o efeito de wave box... quero apenas caixas que me permitam esconder as bombas tipo isto...


inplace2.jpg


WaveBox.jpg


Neste caso, pensem que as tinha que colocar do lado direito do aquario... revejam as fotos em cima.

Que acham? Alguma altenativa ou ideia melhor?


Ps - Nao quero closed loops...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas marco... no meu novo tambem vou colocar tunze... neste caso as 6095 modelo acima das tuas.. a minha ideia ´´e a mesma que a tua esconder as bombas... eu no meu caso achei a soluçao por fazer uma caixa de acrilico toda ela perfurada por baixo e nas laterais de modo a agua a circular e entrar por todo o lado... e nao deixar acumalar detritos no fundo da caixa... a unica diferença ´´e que esta minha caixa vai servir tambem para fazer de coluna seca... quando tiver desenho no sketuchp mostro te para teres uma ideia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
Bem...

o aquário já foi entregue e comecei a montagem. Vou voltar ao "old school" e colocar uma imagem de fundo para criar sensação de profundidade no cubo.



Ficam ai algumas fotos.


20131218_221621.jpg


20131218_221641.jpg


20131218_221629.jpg


20131219_185709.jpg

Editado por Marco Madeira

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marco,

 

Parece-me muito bem, já tinha tido conhecimento da ideia e em relação às vortech ficas mesmo com barulho quase zero e uma estética muito boa.

 

Gostei da ideia para organização superior dos canhões.

 

Depois mostra-nos como funciona essa sump.

 

Abc e boa sorte com o layout e epoxies.

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

GRande projecto muito bonito :).

 

Podes explicar como esta feita a tua sump, e como fizeste as rodas para a mesma ou que estas a usar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá Alvarenga...

Levou uma madeira de 12mm por baixo da sump e 6 rodas direcionais, cada uma aguenta até 20Kg. A sump tem apenas uma divisão ao longo do comprimento de maneira a que o nivel esteja sempre nos 19cm, por causa do escumador.

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... ficam aqui umas fotos depois de 1 mês de montado. Ciclo já acabou, começo agora a colocar umas peças de sps...

Coloquei também umas fotos que tirei de cima. Tudo com o S4, melhor máquina fotográfica do mundo para nabos como eu, lol :D .


Espero que gostem ;) :



20140203_235824.jpg


20140203_235410.jpg


20140203_235304.jpg


20140203_235209.jpg


20140203_235148.jpg


20140203_235106.jpg


20140203_234904.jpg


20140203_234836.jpg


20140203_235712.jpg


20140203_235726.jpg

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Marco,

 

Gosto imenso do teu aqua. O fundo da uma profundidade muito louca, tens é de ter isso sempre limpinho sem algas.

 

Boa sorte que isso está com muito bom aspecto.

 

 

Abc

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.