Começo


DiogoFilipe

Recommended Posts

Boa noite.

Ofereceram me um aquário com peixes e resumindo, eu nao percebo nada de espécies de peixes nem tao pouco das manutenções das peças do aquário.

Já tive a dar umas olhadelas no site e tentar perceber mais ao menos a coisa.

 

O aquário tem 30 de largura com 60 de base + 35 altura penso qe seja da mp ou algo parecido porque na tampa aparece esse logotipo

A filtro é uma Eheim Aquaball , nao sei se dentro disto terá varios modelos ou se será apenas especifico

O termoestado é um Jager 50w para capacidade máx. de 60L

A luzinha ja vem incorporada por cima da tampa do aquário

 

4kl6.jpg

Isto é o aspecto do aquário quando chegou

 

 

Que cuidados é que posso ter a nível destas peças? E a sua manutenção? E de quanto em quanto tempo?

 

 

Depois a situaçao dos peixes é mais complicada, tinha dois peixes escalares machos e um deles morreu hoje, andava só as cambalhotas por lá e acabou por falecer, mas terei de comprar outro macho senao o outro acabará por morrer também não é? Porque quando me ofereceram o aquário disseram que só sobreviviam se tivesse dois. Será mesmo?

 

Além desse tenho mais quatro peixes pequenos que nao sei bem qual será a sua espécie

Que é este aqui, são todos iguais

z3r9.jpg

 

Comprei um limpa fundos para manter o aquário limpo e lá faz o seu trabalhinho todas as noites, quando de noite vou a cozinha vejo o sempre a trabalhar.

Além do limpa fundo tenho um camarão que passa a vida a levantar pedras.

 

Não se se está mal ou bem, peço que me podessem dar umas dicas, porqe estou preocupado desde a morte do peixe hoje.

 

 

Desde já agradecido , Cumps

 

Editado por António Nunes
Inserção das imagens
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O filtro eheim deves limpá-lo de x em x tempo. depende da carga biológica que o teu aquário venha a ter.

limpa-o sempre com agua das tpas para não perderes as bacterias.

 

podes perfeitamente ter apenas um escalar. tornar-se-á o "dono" do aquário.

 

os peixes pequeninos são neons. são peixes de cardume. podes por perfeitamente mais 2 ou 3. gostam de andar em grupos.

 

as plantas que tens são anubias certo ? atenção que as raizes não devem estar enterradas no areão. pela imagem não percebi bem se é esse o caso.

deves prender o rizoma/raizes a uma pedra, com fio de pesca por exemplo, e deixar acima do areao.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que posso verificar a carga biologica? e o que sao aguas tpas?

 

As plantas nao sei quais sao, quando me entregaram o aquário nao me disseram o nome, mas deram me um frasco qe parece ser para aplicar nas plantas ''NUTRAFIN, Plant Gro'', como é qe aplica e a durabilidade da proxima aplicaçao?

 

Em relação as raízes parecem estar alguma ao descoberto por cima do areão, mas disseste para enterrar no areão e depois falas em prender a um fio de pesca e e deixar as raízes em cima do areão, também não percebi.

 

mm6s.jpg

As minhas sao estas qe estao na imagem em cima, mas penso qe sejam iguais a umas qe eu vi e qe devem estar de igual modo IMG_0059_zps87fca73f.jpg

Outra questão que eu levanto é por baixo do areão ter muitas coisas verdes, penso qe sejam algas ou talvez lixo acumulado, como é qe poderei limpar isso? É que se levantar algum areão aquilo fica praticamente nevoeiro lá dentro

 

 

Editado por António Nunes
Inserção das imagens
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que poderias retirar esses ''bonecos'' artificiais. Pessoalmente não gosto. O areão também te aconselhava trocares por areia mais fina comprada na loja de animais. Essa que usas pode fazer mal aos bigodes do teu limpa-fundos.

De resto tens um bom aquário com uma boa litragem, espero que consigas entender-te com isto e que te corra bem.

Editado por Rui Vasconcelos
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, TPA = troca parcial de agua.

Isto é fundamental !

Deves fazer uma TPA semanalmente ou no máximo de 15 em 15 dias.

O teu aqua leva 63 litros. tiras 5 ou 10 litros de agua do aquario e metes a mesma quantidade de agua da torneira.

Deves deixar a agua nova a repousar uns dias antes de meteres no aqua ou então usas anti-cloro no momento.

se vieres a ter muitos peixes/plantas ( carga biológica ) deves fazer semanalmente.

 

À quanto tempo tens o aquário ? Puseste tu a agua ou usaste a agua da pessoa que te deu o aquário ?

Se puseste tu a água deixaste a ciclar alguns dias pelo menos ?

 

As anubias, o que eu disse, era para ficarem com as raízes acima do areão. Acima (ou em cima se quiseres) do areão, não dentro do areão.

podes pegar numa pedra pequena e atar com fio de pesca o rizoma ( parte de onde saem as raizes ) á pedra.

vê aqui:

 

Se pesquisares no youtube de certeza que encontras tb videos sobre limpeza do filtro eheim...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

TPA = troca parcial de agua pode ser de 20/30/40% depende do aquario.

 

Tem que ver o que tem no seu filtro (lã, ceramica, esponja) e usar testes e ver os parametros da agua (amonia, nitrito, ph)

 

a sujeira deve ser por falta de sinfonagem.

 

cump.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que poderias retirar esses ''bonecos'' artificiais. Pessoalmente não gosto. O areão também te aconselhava trocares por areia mais fina comprada na loja de animais. Essa que usas pode fazer mal aos bigodes do teu limpa-fundos.

De resto tens um bom aquário com uma boa litragem, espero que consigas entender-te com isto e que te corra bem.

 

areão mais fino ? do tipo o quê?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a planta já percebi, tem qe estar sobre o areão ou sobre uma pedra, logo penso qe estarão mal colocados

TPA nunca fiz na água, mas penso qe tenha um anti cloro, mas aquilo fala em tapas, ou seja 1 tampa da para 50 litros de agua.

Se é para tirar 5 litros apenas, penso qe não seja muito conveniente usar isto.

Editado por DiogoFilipe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em vez de usares uma tampa inteira cheia metes só um quarto ou um quinto da tampa.

deves fazer TPAs. senão arriscas-te a ter mortes no aquário.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O boneco foi retirado, quanto ao areão nao sei o que fazer ainda.

A aguá qe estou a utilizar no aqua é a mesma qe veio já no aquário , mas no proprio dia fizemos uma TPA, desde entao nunca mudamos mais a agua e fomos so acrescentando poucas quantidades quando a agua ia desaparecendo.

Ja tenho o aquário +- a 3 semanas. Mas ainda me restam muitas duvidas , mas quero para ja ter um aqua estável e depois pensar em que espécies colocar.

Hoje irei fazer uma TPA e assim sucessivamente de 15 em 15 dias. Agora o meu maior medo é se a bomba estará em condiçoes de uso e se o seu funcionamento é o melhor e mais correcto.

 

Estive a desmontar a bomba e tentar ver os filtro e estao assim

h9am.jpg

c39u.jpg

mscv.jpg

jg9s.jpg

umvn.jpg

moq6.jpg

6ki8.jpg

sdg0.jpg

 

Claro que tentei limpar o maximo possivel, mas estarao os filtros em boas condiçoes de uso? Ou terei qe os substituir? Se tiver que substituir para que preço ficará +- ?

 

 

As pedras retirei todas , para saber se não afectaria nenhum peixe , quais é que acham qe deva colocar? Ps: desculpem lá o paninho das florezinhas

jvjl.jpg

kz3f.jpg

Editado por António Nunes
Inserção de imagens
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acho que tenhas aí nenhuma calcária, mas testa com vinagre, se fizer efervescência não podes meter (pelo menos com esses peixes). Também te diria para tirares essas ''pedras'' de vidro.

 

A areia, areia de silica branca, recomendo. Dá um ar mais natural.

 

O filtro lavaste como? Não laves com água da torneira. Lava com a água que tiras do aquário na TPA.

Editado por Rui Vasconcelos
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não o deves fazer, mata a colónia de bactérias. Mas não devem morrer os peixes. Quando estava de férias e o meu pai a tratar do meu aquário ele fez o mesmo e sobreviveram sem ter de juntar mais nada. No entanto podes sempre usar Sera Nitrivec, se achares melhor.

Editado por Rui Vasconcelos
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sê bem vindo ao mundo encantado da aquariofilia, vai aparecendo e mostrando o que tens que com a ajuda certa vais conseguir tornar esse aquário um sitio bom para os teus peixes viverem.

 

Começando pelo inicio:

 

Tens um aquário que leva 60L brutos, com aquecimento, luz e filtragem qb para um iniciado.

O que tens que fazer: retirar os peixes junto com a agua e as anúbias para um balde enquanto lavas o aquário e o areão com agua da torneira. Isso vai permitir-te começar de novo. Voltas a colocar o areão e enches com agua da torneira com o anti-cloro que já tens e adicionas um produto com bactérias tipo Sera bio nitrivec. Liga o filtro e deixa tudo durante 24 horas e só depois podes colocar os peixes e as anúbias no aquário.

 

A fazer posteriormente: compra um sifão para usares na tpa e que permite aspirar a porcaria que fica no fundo quando estiveres a retirar a agua.

sif01.jpg

 

De qualquer maneira temo pela vida dos teus peixes pois foram maltratados e ao teres lavado o filtro pioraste ainda mais um pouco a situação.

De qualquer maneira no futuro não cedas à tentação de encheres o aquário com muitos peixes de cada vez, pesquisa sempre sobre o que pretendes colocar antes de comprar.

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que estava a pensar fazer no meu aquário era meter lá camarões , tenho um e é o maximo está sempre a virar pedras o dia todo, já o limpa fundos passa o dia dentro do esconderijo dele e a noite é qe saí ca para fora.

 

Mas resumindo queria manter os peixes que vieram

- o camarão

- o escalar

- 4 neons

- o limpa fundos

- dois peixes castanhos qe ainda nao decifrei a espécie

- 5 anubias

 

E queria acrescentar

- mais plantas aquáticas

- mais camarões

- e introduzir guppies

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sê bem vindo ao mundo encantado da aquariofilia, vai aparecendo e mostrando o que tens que com a ajuda certa vais conseguir tornar esse aquário um sitio bom para os teus peixes viverem.

 

Começando pelo inicio:

 

Tens um aquário que leva 60L brutos, com aquecimento, luz e filtragem qb para um iniciado.

O que tens que fazer: retirar os peixes junto com a agua e as anúbias para um balde enquanto lavas o aquário e o areão com agua da torneira. Isso vai permitir-te começar de novo. Voltas a colocar o areão e enches com agua da torneira com o anti-cloro que já tens e adicionas um produto com bactérias tipo Sera bio nitrivec. Liga o filtro e deixa tudo durante 24 horas e só depois podes colocar os peixes e as anúbias no aquário.

 

A fazer posteriormente: compra um sifão para usares na tpa e que permite aspirar a porcaria que fica no fundo quando estiveres a retirar a agua.

sif01.jpg

 

De qualquer maneira temo pela vida dos teus peixes pois foram maltratados e ao teres lavado o filtro pioraste ainda mais um pouco a situação.

De qualquer maneira no futuro não cedas à tentação de encheres o aquário com muitos peixes de cada vez, pesquisa sempre sobre o que pretendes colocar antes de comprar.

 

 

 

Eu estava a pensar fazer isso quando já tivesse +- uma ideia de como vai ficar o aquário pq nao faz sentido meter as pedras para depois voltar a tirar e colocar areia, no meu ver . Se estiver errado, critiquem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem calma! As pessoas nesta altura do ano estão de férias, não podes querer respostas imediatamente! Tens que ter paciencia, esperar e ler outros tópicos e decerteza encontrarás problemas iguais e respostas que se adquam às tuas perguntas.

 

A areia de sílica é barata, encontras em qualquer loja de animais. É uma areia muito fina (1 mm) e branca.

 

As corydoras, como peixes de cardume que são, devem ser mantidas num grupo de no mínimo 3.

 

Se fosse a ti, aumentaria o número de neons para 8. O seu comportamento num cardume maior é mais bonito e engraçado.

 

Camarões pode não ser o melhor, pois os peixes podem comer os mais pequenos.

 

O escalar, acho que lhe podes arranjar companhia, que seja do mesmo tamanho para não haverem problemas.

 

Na decoração, quando e se mudares a areia e meteres os peixes no balde com água etc como já te disseram, vê como as pedras ficam melhor e isso e tenta arranjar mais algumas plantas de fácil manutenção (fetos/musgo de java, etc)

 

Se fosse a ti, colocava uma cartolina (branca, preta, azul claro, cinzenta) para teres um fundo no aquário e dares mais destaque à fauna e flora.

Editado por Rui Vasconcelos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Areia da Sicília dizem que não é grande coisa para as plantas por nao ser boa para as raízes da planta, não pode ser um usada como um substracto fértil e suja se imenso, dai vou optar antes por uma areia quartzo.

Quanto ao fundo tinha uma cartolina com plantas, mas visto estar numa bancada achamos por bem tirar para ser visto dos dois lados, não sei se afectara os peixes, fizemos mais por instinto, do que propriamente por conhecimento.

Cumps Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Areia de sílica ou quartzo o efeito visual é semelhante, acho. A areia de sílica assim como a de quartzo serve apenas de substrato inerte, e não há problema de usar por cima de um substrato fértil, desde que tenha uma camada considerável de areia. A areia e as raízes, não sei o que dizer, as minhas plantas (cabombas e vallisnerias) desenvolvem-se bem assim como um amigo meu tem na areia um relvado (não me lembro do nome) mas que também se desenvolve igualmente bem (usa substrato fértil, eu não uso). Fica sujo se não tiveres uma boa filtragem, peixinhos de limpeza também ajudam, nos substratos tipo o que usas, o lixo fica acumulado na mesma, mas devido à cor não se nota...

 

As corydoras agradecem a areia.

 

O fundo não afeta os peixes, o que obténs é mesmo um melhor efeito visual, devido ao contraste.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.