Será que vou mandar o prédio a baixo?


Recommended Posts

Boas pessoal

 

É o seguinte, morava numa moradia térrea com os meus pais e estava a desenvolver um projecto de um aqua com as seguintes medidas, 160cm cumprimentos 80cm largura e 60cm de altura, 768L portanto, aquario construido em vidro de 12mm.

Entretanto mudei-me para um apartamento, estou num rés do chão mas com garagens por baixo...e é aqui que a duvida surge, 768L de agua, mais vidro, areia, troncos, movel, sump e mais cerca de 100L de agua da sump, será arriscado ir com isto para a frente? Isto ira pesar uns 1200kg não?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva, creio que estás longe desse peso, o aquário com água nao deve ultrapassar os 1000Kg (o aquário/vidro não deve pesar mais que 100Kg!)

 

Além de que 1000Kg distribuídos dessa forma parece-me perfeitamente possivel.

 

Cmpts,

Fernando Freire

 

PS. O que o membro Jhonny Paulini diz no post dele é 100% verdade e deves seguir. Bom conselho!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que nao teras problemas, mas se tiveres com receio mete junto a uma parede onde passe uma viga ou pilar.

Isto e se o apartamento nao for muito velho claro

 

Boas, o apartamento tem 11 anos...penso que já deve ter uma construção mais recente.

É para colocar encostado a parede da sala, é o único sitio onde cabe...mas não sei se passa alguma viga ou pilar, sinceramente não percebo nada disto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva, creio que estás longe desse peso, o aquário com água nao deve ultrapassar os 1000Kg (o aquário/vidro não deve pesar mais que 100Kg!)

 

Além de que 1000Kg distribuídos dessa forma parece-me perfeitamente possivel.

 

Cmpts,

Fernando Freire

 

PS. O que o membro Jhonny Paulini diz no post dele é 100% verdade e deves seguir. Bom conselho!

 

Boas amigo,

 

Não sei se andará muito longe amigo, cerca de 800l de agua vão equivaler a cerca de 800kg, o vidro de aquário e sump deve passar um pouco os 100kg, areia cerca de 50kg, mais móvel e etc....deverá andar entre os dois amigo 1000/1200kg

 

Eu creio também não ter problemas, mas preferi pelo menos ouvir mais algumas opiniões ;)

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que ha pela net calculadoras disso, e hoje em dia as lajes dos prédios são feitas para suportar 5000K sem problemas, Podes e ir enchendo o aquario a pouco e pouco, De certeza que na parede da sala rente ao chão tens uma viga, e nos cantos elas interceptam, ai nao teras problemas de certeza.

 

Basta falares com um arquitecto ou um engenheiro, eles nao cobram nada por essa informação. E assim estas descansado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em principio não há problema.

O aquário pesa 130kg só o vidro+ 100kg do móvel+ 50kg de areia+ 700kg água aquário (tens de descontar o espaço da areia)+ 120kg sump com água, fica com 1100kg mais coisa menos coisa.

O prédio é recente, mas não há nada como ter certeza.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu sei que num canto seria muito mais seguro, mas não tenho mesmo possibilidade de fazer isso, fica mesmo praticamente a meio da parede.

Exacto...vou enchendo e quando começar a ver a parede e o chão a rachar paro...looOl.

 

Vou tentar encontrar um engenheiro para ficar mais descansado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deverás ter problemas, salvo algum defeito/problema de construção.

 

Começo a me perguntar é como é possível haver membros a manter um aqua tão grande (espaço, água, despesas, etc.) já para não falar na hipótese de algo correr muito mal...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o meu aquario anterior era 200*50*60 , só o aquario pesava 160 kg , mais 600 litros de agua , 100kg de areia de silica , e mais uns 100kg de pedra , e esteve montado 4 anos sem nenhum problema.

obviamente tem de estar encostado á parede , não é no meio da sala.

quanto mais afastado da parede , menor a resistencia da placa.

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqua 150x80x80cm predio antigo (20 anos) junta parede (canto).

 

Sem problemas.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo sim pelo não, depois de montado, faz umas marcações na parede, para o caso do chão começar a deformar com o peso teres uma referencia, se descaíu ou não.

Entre dizer que a placa aguenta e ela realmente aguentar, vai uma grande diferença.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas amigos!!!

É pá se a tua placa não aguentar esse aqua o melhor é fugires de casa!

A placa é constituida por betão e ferro, se o teu medo é o aqua ir parar au vizinho de baixo

esquese, o pior que poderia acontecer era partir um outro mosaico.

A placa antes de partir tem obrigatoriamente que dobrar e mouuuuuuuinto!!!

Não sou nenhum enginheiro, mas trabalhei muinto tempo ligado á cosntrução.

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,uma placa no minimo suporta 1 ton por m2.

Depois tudo depende da espessura da placa se for 25cm de espessura em betão armado 2 ton por m2.

À confiança.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estavas muito mal em casa se o teu chão não aguenta-se um aquário, dessa dimensão :). Fazes tu maior pressão andar pela casa por cm2 do que vai fazer o aquário :).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta...

Bem estou a ver que afinal estou a preocupar-me sem razão, eu também sempre achei que não deveria ter problemas mas preferi ouvir umas opiniões.

Obrigado a todos :thumbup3:

Parece que afinal isto tem pernas para andar... :dance:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deverás ter problemas, salvo algum defeito/problema de construção.

 

Começo a me perguntar é como é possível haver membros a manter um aqua tão grande (espaço, água, despesas, etc.) já para não falar na hipótese de algo correr muito mal...

 

Boas, obrigado .

Porque te perguntas isso amigo? referes-te a que quando falas em algo que pode correr mal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas, obrigado .

Porque te perguntas isso amigo? referes-te a que quando falas em algo que pode correr mal?

 

Só pode ser por algo que não o aquário em si, porque ao contrário do que muitos dos newbies aqui pensa, quanto maior for o aquário, menor é a probabilidade de acontecer algo muito drástico, ou seja, é mais fácil corrigir erros e situações que possam advir sem ter grande impacto no resto da fauna/flora, enquanto que num aquário muito pequeno, um ligeiro erro vai-se reflectir no aquário todo.

 

Força nesse projecto que já vi que vai ser à grande mesmo. Devagarinho para começar bem, pois uma vez arrancando, é muito trabalhoso fazer operações nele.

 

Cumps

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por algo correr muito mal entenda-se...fuga de água!!!

 

Sou muito novato nisto e não sei as probabilidades, mas defeitos de construção dos aquas existem de certeza...seja quebrarem totalmente ou apenas umas pequenas fugas, não imagino como seria chegar a casa e estarem 800l de água espalhados...
Se calhar é só mesmo uma pancada minha, ou tenho visto demasiados filmes...lol

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por algo correr muito mal entenda-se...fuga de água!!!

 

Sou muito novato nisto e não sei as probabilidades, mas defeitos de construção dos aquas existem de certeza...seja quebrarem totalmente ou apenas umas pequenas fugas, não imagino como seria chegar a casa e estarem 800l de água espalhados...

Se calhar é só mesmo uma pancada minha, ou tenho visto demasiados filmes...lol

 

É um filme de terror :), já entrei em casa e tinha água a sair pela porta da rua (água saiu pelo reactor de Co2)...

Um aquário grande (tenho um de 600l), é mais fácil de lidar para estabilizar e para ter um ecossistema estavel, agora em caso de azar é muito pior. Eu sinceramente nunca faria um aquário destas dimensões com vidro de 12, tenho no meu vidro de 16mm. Acho que temos de pensar em segurança em primeiro lugar, vidro de 12 aguenta em caso de um sismo se calhar já não... Posso estar exagerar possível mas para mim segurança primeiro.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca me aconteceu nada do género, excepto uns litritos por baixo do lava louça ou no WC, nada de aterrorizante!

 

Mas se chegasse a casa e tivesse 600L de água espalhado pela casa (fora o resto) acho que fugia!!! :scarerun:

Editado por ThunderDrum

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas questões volta e meio aparecem.

 

É muito simples:

 

Se não aguentar foge de casa

 

Imagina que tens um aquário com 1000kg tudo incluido! para pores na tua sala um andar num prédio.

 

Achas muito? Tens medo achas que pode cair o piso em casa do teu vizinho?

 

Agora pensa que convidas 20 jogadores de rugby para jantar lá a casa e que cada um pesa quase 100kg

 

Achas mesmo que a casa caia? é que se cai estas tramado tens de contabilizar o peso das pessoas que lá vão a casa em dias de festa.

 

Fica descansado que não cai nem verga. no máximo estalas um azulejo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.