Limnophila Sessiflora: Caule amarelado/transparente


Recommended Posts

Boas,

 

No meu plantado reparei que alguns caules de limnophila sessiflora estão meios transparentes/amarelados. Andei a pesquisar e não encontrei nada sobre o assunto. Alguém sabe do que se trata? Tenho outras plantas, e estas não apresentam o problema.

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hélder! Há muitas razões para isso e por tanto peço-te um favor, copia o que está neste link http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=107151 e mete aqui. Será muito mais fácil do que andar a perguntar tudo hehehe

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernando!

 

Vou ser franco, nunca recorri muito a testes e sempre segui uma de "olhometro". As coisas têm corrido bem, as plantas têm crescido bem e sem algas, e os peixes estão saudáveis, por isso suponho que esteja tudo ok.

 

Em relação ao resto, deixo aqui o setup:

 

Litragem: 120 litros

Iluminação: 2x39 T5 (6500k ambas, ligadas 7h por dia)

Substrato fértil: Terra mineralizada

Fertilizações: apenas com Potássio (KCI), 5ppm por dia

 

E pronto, basicamente é isto :)

 

Cumps

 

*EDIT: Utilizo também CO2 caseiro

Editado por Helder Barbosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Helder,

 

Não tens testes e fazes tudo em base no olhómetro :P Conheço essa técnica e já a pratiquei. Depois percebi que gastava mais dinheiro e perdia mais motivação a tentar resolver os problemas que propriamente a degustar do aquário.

 

Só fertilizas com Potássio, não colocas nada a nível de micros e restantes macros (N e P)... acho que já sabes de onde é o teu problema! Mede Nitratos e Fosfatos e só depois tenta resolver isso.

 

É normal que ao início não tivesses problemas, o substrato fértil compensou a falta de fertilização líquida. Agora tens é de ter em mente que o sucesso de um plantado vem pelo EQUILÍBRIO de N, P, K, Luz e CO2. Estes 2 últimos parecem minimamente aceitáveis, agora o resto é para esquecer sem testes. O olhómetro não funciona nos aquários.

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais