Aprendiz de iniciante


rinaudo77

Recommended Posts

Tal como diz o titulo estes são os meus primeiros passos na aquariofilia.
A minha história deve ser comum a muitos de vós. Quando era miudo e visitava casas de familiares onde havia aquarios ficava fascinado a olhar para eles. Não havia dinheirito, não havia informação como agora e a aquariofilia nunca se transformou num hobby como gostaria.
Hoje, aos 36 anos e movido pela vontade de ensinar e transmitir conceitos à minha filha de 5 decidi que queria experimentar a aquariofilia à semelhança de outros hobbys que mantemos em familia, como os passaros por exemplo. Primeiro que tudo, ler, e muito! Há já alguns meses que estou inscrito neste forum, tentando ler e aprender o mais possivel porque quando queremos transmitir valores e gosto pela vida animal, a ocorrência de mortes dos bichos é o que menos se deseja.
Devo dizer que estes meses de leitura do forum me foram deixando cada vez mais fascinado por isso desde já vos felicito pelo "serviço público" que prestam a ignorantes como eu. Com calma pode-se aprender tudo por aqui...

Esta minha ideia vem sendo adiada na medida em que vou lendo porque o material adequado tem custos e não queremos cometer erros.

E por falar em peixes e em erros, a minha filha foi a uma festa de aniversário de um amiguito da creche e qual foi a lembrança que de lá trouxe!?!? Pois é, um peixe numa especie de tupperware com cerca de 2 litros que ao que parece foi oferecido a todos os miudos presentes. Já tinha visto semelhantes ideias parvas como peixes em decorações de mesas de casamentos por exemplo e a primeira coisa que me ocorreu foi ir devolver a "lembrança".

Condicionado pela vontade "familiar" de não dar sumiço ao peixe, vim à net constatar que se tratava de um cometa, que pode chegar aos 20 ou 30 cm e que estava numa caixa de 2 litros... como um mal nunca vem só a avó decide oferecer outro peixe à neta para fazer companhia àquele da "lembrança" e assim passaram a habitar numa caixa de tartarugas que havia na arrecadação o par "Mia e Onchau" (não me peçam explicações...) uma dupla de cometas!

Adquirir um tanque para esta dupla não está nos meus planos mas tornou-se urgente a necessidade de lhes dar alguma dignidade, enquanto habitarem o mesmo tecto que eu. Este não é o projecto de aquariofilia que desejei, apenas uma etapa, penso eu tentando conformar-me.
Numa grande superficie adquiri um Aquapor de 22L que bem sei não serve para estes bichos mas que temporáriamente foi o que se pôde arranjar para lhes dar alguma dignidade. Um mini filtro "Marina" de 200L/h e uma reles decoração em resina (ideias de crianças) vieram junto. Comprei ainda um saco de "areão do rio" de marca branca os acessórios convencionais (rede, limpeza, etc) e uma embalagem de petisco Nutrafin para os bichos e para já é vê-los todos contentes a "cheirar" as partes baixas um do outro. Seja lá o que isso for...

Diria que para já estão a salvo. Segue-se um periodo de reflexão e tentativa de convencer as miudas cá de casa que estes dois cometas não poderão cá ficar por muito tempo porque vão crescer demasiado e não constam dos meus projectos de aspirante a aquariofilista de àgua quente.
Este investimento já feito será sempre aproveitado como "apoio" (incubadora / hospital) num projecto futuro que terá por base muito material usado que se encontra na internet de modo a conseguir concretizar o meu sonho da forma mais low cost possivel. É provavel que resulte em algo "rustico" com algum DIY pelo meio mas consciente que o mais importante é não cometer erros e respeitar animais e plantas! Por isso haja calma...

Próximos passos:
1 - Descobrir uma loja "local" decente e de confiança. Brico Marchés, Jumbos e outras superficies deste genero não me agradaram. Resido na Parede, concelho de Cascais, se conhecerem algo informem, sff.
2 - Comprar kit de testes para saber que àgua (Ph) corre nestes canos. Fundamental para escolher a fauna "ideal" e para não gastar mais em àgua do aqua do que em minis para mim.
3 - Comprar usado, um aqua com pelo menos 60/80 litros. Já percebi que será a litragem ideal para iniciantes. Pergunto-vos quanto pesa um aqua destes cheio... porque moro numa casa com mais de cem anos com chão de tábua corrida que não queria destruir com o peso.

Obrigado aos que leram até aqui e parabéns pelo excelente forum.

Luis Lopes

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte com os cometas e para este inicio na aquariofilia, eu próprio iniciei agora, também devido aos mesmo motivos que tu e até temos a mesma idade...o meu puto é que é um pouco mais novo...

 

Em relação ao peso, terás 1kg/1l de água, mais o peso do aqua e acessórios, por isso deves ficar com algo perto dos 100kg se não me enganei nas contas!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já deixa-me dar-te as boas vindas.

Já agora não te considero ignorante se o fosses não estavas aqui a aprender, eu considero ignorantes aqueles que não querem saber que sabem tudo.

Como o thunder drum disse e está correcto, (mas também já vivi numa casa com mais de 500 anos lol e quando minha mãe decidiu colocar mosaico pois o chão abaulava até nos assustámos com os buracos que havia por baixo lol) e não houve problemas com o meu aqua de 60 CM.

E esperemos que não sejas contaminado pelo virus de iniciante, lol, que quando compra o aqua, com a ajuda do vendedor começa logo a acelerar as coisas e a não fazer aquilo que sabia que não devia.

Quando tiveres as tuas ideias defenidas,ou depois de medires o teu PH, pedir ajuda aqui quais os melhores para colocares no aqua, tanto a nivel de peixes como depois a nivel de plantas quando o aqua for escolhido também.

Vais fazendo aqui o passo a passo, mas pergunta 1º antes de dar o passo lol, para dares o passo com responsabilidade, e assim vais aprendendo até teres a prática suficiente, e ajudares outros que se iniciem.

Qualquer coisa estou à disposição.

 

Cumprimentos

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a ambos pelas boas vindas.

Penso que não irei cometer o erro comum de "trucidar" peixes em aquários não ciclados ou demasiado populados.

Pessoalmente a cantiga dos vendedores não me encanta. A minha fonte de informação é este forum e as vossas experiências por isso não espero cometer "aqueles" erros que por aqui estão mais do que sublinhados. Confesso que já li de tudo um pouco agora falta a prática e o que mais me fascinou não é apenas ter um "aqua com peixinhos" mas toda a "mecânica" que isso envolve, as especies, as plantas, o aquascaping, etc. É como que um jogo, que requer alguma táctica para além de embelezar a sala lá de casa.

O meu principal "problema" serão mesmo os euros por isso terei de ir com muita calma e fazer as escolhas mais acertadas. Um outro problema é o tempo que "sobra" da minha vida profissional por isso já ando a "educar" e a alimentar o vicio nas minhas aprendizes lá de casa.

 

Sei que para já a minha "história" não é muito entusiasmante. São dois meros cometas e um pequeno aquario de àgua fria mas espero em breve poder abrir um tópico com o meu setup e o "passo a passo" deste hobby que me vem entusiasmando cada vez mais.

 

Mais uma task para a minha lista: Adquirir um movel capaz de suportar o aqua que pretendo e "estudar" bem o chão da minha casa, identificar os pontos de maior força para poder suportar o peso necessário. Mudar o chão não está nos planos :)

 

Luis Lopes

PS - E aprender a meter fotos aqui :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, abre o tópico antes de iniciar,

pesquisa o aqua que queres , os vários areões, consoante a disponibilidade e o efeito que queres escolhes uns dois ou três que te agradem e pede a opinião de quem os tem para te ajudar, o mesmo para o filtro, iluminação etc, etc e vais selecionado e dando o passo correcto, dentro dos teus gostos e posses, o melhor dentro daquilo que podes disponibilizar que é o que pretendes.

 

Abraço

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Luis

 

Bemvindo. Eu estou numa situação parecida...dois cometas de oferta que ainda se vão aguentando num aquário de 10 litros para já e projectos de um aqua quente para breve.

 

Já agora visto sermos mais ou menos da mesma zona agradeço essa recomendação de "loja de confiança" (se calhar por pm para não ser publicidade).

 

Cá vamos aprendendo uns com os outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindos,

Tenho a dizer que é um hobbie viciante, eu comecei com um comutitario e já tou a tentar uma "especie" de plantado. o melhor conselho que posso dar é para irem com calma, deleniarem o que querem e investir aos poucos em material de boa qualidade, comprar so por comprar é um erro bastante comum. Eu proprio precisei de ano para começar a serio mas agora da me outro gozo fazer as coisas. ja sabem alguma ocisa têm sempre o forum para tirar as duvidas que necessitem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E aprender a meter fotos aqui :)

 

 

É bastante mais fácil do que parece :) primeiro tens que te registar num site de imagem tipo o photobucket que eu uso e aconselho. Depois basta escolheres as fotos que pretendes colocar, fazer o upload para essa conta e depois basta escolher a foto pretendida, copiar o link e aqui neste espaço basta clicares no icon da foto - abaixo do :) - que te abre uma janela para colares o link e já está.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo e concelhos nesta fase não posso acrescentar muito ao que foi dito, só a parte do orçamento que também com calma e sabendo o que futuramente quererás ter, certamente encontrarás boas oportunidades de negócio aqui no forúm, com material de qualidade a preços mais acessíveis que numa loja a comprar novo.

 

Desde o próprio aquário e por aí fora. Também poderás encontrar pessoal a oferecer coisas que te façam jeito também no início e se futuramente te virares para as plantas, também, poderemos falar depois e ofereço qualquer coisa para começares.

 

Boa sorte com o teu projecto e já sabes... Pergunta, pergunta, pergunta.

 

Cumps

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tou na mesma situaçao lol arranjei ha 2 dias um aqua de 60cm penso que deve levar pouco mais de 50l e sei 0 sobre este hobby que gostava de iniciar e a cometer o menos ou de preferencia nenhum erro se possivel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia fmmc, e bem vindo também a este hobby maravilhoso que é a aquariofilia.

Bem já tens alguma coisa, o aquário, tens muito que ler por aqui, tens por aqui muita coisa em que te ajudar, antes de te iniciares pensa o que queres, e depois abre um tópico e coloca dúvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, para começar mete areao, umas plantitas, arranja um bom filtro que faça 5x a litragem do aqua, mete agua e durante um mês vais pondo um pouco de comida dia sim dia não. Entretanto nesse mês vais lendo e aprendendo para decidir a fauna que vais por.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Este "assunto" não está esquecido, nem tão pouco o meu interesse pela "aquariofilia" que cresce a cada dia. Como havia dito, quero fazer as coisas com calma e há ainda algumas condicionantes que me impedem de "orgulhasamente" abrir um tópico para vos dar a conhecer o step by step.

Vou continuando a ler e aprender...

 

Uma das questões que me preocupa é ter uma "loja de confiança" perto de casa. Não tenciono lá ir comprar um aquario mas é imprescindivel para uma urgência que possa (e certamente vai) surgir.

 

Resido na zona da Parede, Concelho de Cascais e ainda não encontrei uma loja de jeito por estes lados. Aconselharam-me a "ReefQuest" (peço a desculpa se eventualmente não é permitido referir o nome) que é razoavelmente perto de minha casa e de facto tinha "bom aspecto" mas das várias vezes que lá fui, bati com o nariz na porta. aparentemente fechou (apesar de no seu interior ainda haver muito material...)

 

Venho por isso solicitar a vossa ajuda, para me indicarem uma boa loja de aquariofilia nas Zonas de Cascais, Estoril, Parede, Carcavelos, São Domingos de Rana, Oeiras, etc

 

Não quero de modo algum fazer publicidade a qualquer estabelecimento ou infringir alguma "regra" do forum no que respeita a comerciantes. Já procurei na area do forum dedicada a empresas e não encontro nada na minha zona.

 

Podem ajudar!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rinaudo gostaria imenso em te ajudar, mas não conheço nenhuma loja por aí, mas no que puder por aqui estás a vontade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, lojas de "qualidade" parece que não existem por aqui, ou talvez andem escondidas dos meus percursos habituais.

O meu "plano" é do tipo low tech, material usado, etc. Equaciono igualmente algumas compras online mas parece-me imprescindivel conhecer e "confiar" numa loja próxima da minha area de residência. As lojas de "referência" de que toda a malta aqui fala bem, geográficamente são fora de mão para mim e aquelas lojas de shopping que tanto "vendem o peixinho como a coleira pró gatinho" não me inspiram confiança.

Vou aguardar mais um pouco a ver se algum membro surge com alguma sugestão. Tou danadinho para abrir o meu tópico "step by step" e poder contar com os vossos conselhos e sugestões mas considero este ponto como bloqueante para já. Não tenciono meter a carroça à frente dos bois.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Entretanto alguns progressos!

Duas lojas encontradas na minha zona que irei "inspecionar" ASAP!

 

Um Aquario 60X30X30 (54L) de marca desconhecida, a custo zero, um quanto ou tanto riscado e marcado pelo tempo. Não é a medida que mais desejava (preferia entre 80 e 100L) mas vai ser a base do meu primeiro projecto. Depois de "aprender" devidamente espero evoluir para outras litragens!

Estou em busca de material aqui no forum e noutros sites de classificados para levar a cabo o meu projecto low cost e em breve abrirei o meu topico "step by step" onde necessitarei da vossa ajuda.

Infelizmente a velocidade a que o meu projecto evolui é que não satisfaz muito mas, faltam os €€€ e vamos indo assim. Também já possuo um kit de testes Tetra 6 in 1, daqueles de tiras, pouco fiaveis bem sei, mas foi de borla também.

 

O "movel" também já está em fase de conclusão. Passa por reciclar uns "monos" que havia cá por casa.

 

A agua que sai da minha torneira tem um PH entre 6,5 e 6,8 o que aliado à (pouca) capacidade do aqua já dá para começar a criar uma ideia da fauna. Conto convosco! :discuss_gathering:

 

Agora um ponto em que de facto preciso mesmo da vossa ajuda!

 

O Aqua que possuo não tem tampa (nem iluminação). Além da "evaporação" de àgua a que estou sujeito, há algum risco de os peixes saltarem fora para ir beber a bica?

O aqua irá ter iluminação, seja um achado nos "usados", uma xinezice via ebay ou mesmo um DIY (no caso de ter de "elaborar" uma tampa). Para que possa definir (bem) esta questão da iluminação é fundamental ter a vossa opinião sobre o facto de o aqua poder permanecer aberto, ou nem por isso. Digam de vossa justiça!

 

E para já é tudo!

Editado por rinaudo77
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)O Aqua que possuo não tem tampa (nem iluminação). Além da "evaporação" de àgua a que estou sujeito, há algum risco de os peixes saltarem fora para ir beber a bica?(...)

 

 

Há esse risco, mas há espécies que poderão "saltar" outros que não...pesquisa. Dentro das espécies que saltam, também depende do temperamento do peixe, o meu betta, por exemplo, nunca saltou e dizem que pode haver esse risco.

 

Se vais ter plantas, convém uma boa iluminação, se não plantares, uma luz que dê para ver os peixes chega.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Há esse risco, mas há espécies que poderão "saltar" outros que não...pesquisa. Dentro das espécies que saltam, também depende do temperamento do peixe, o meu betta, por exemplo, nunca saltou e dizem que pode haver esse risco.

 

Se vais ter plantas, convém uma boa iluminação, se não plantares, uma luz que dê para ver os peixes chega.

 

Pois Thunderdrum eu sei que há uns que saltam e outros que não, só não sei é quais biggrin.png' alt=':biggn:'> e 54L de àgua também resumem a escolha. Pelo Aquadvisor, a "escolha" ainda assim, é demasiado vasta. Será melhor visitar todas as lojas perto de mim, para ver o que se enquadra, dentro do que têem disponivel.

Básicamente não pretendo criar nada muito especifico ou biotopo. Pretendo um cardume de neons (coisa das miudas cá de casa) e mais um casal (ou dois) predominante.

Não pretendo fazer qualquer espécie de criação/comercio tipo guppies mas gostava de algo que pudesse eventualmente procriar sem ter de aprofundar os meus dotes de obstetra ou ginecologista. Algo do tipo, surpresa! "olha tiveram filhotes, temos de ir comprar um aquario maior" biggrin.png' alt=':biggn:'> Tenho a certeza de que, com filhos pequenos, percebes a importância que isto pode ter para eles... e para nós!

 

Quanto a iluminação... Pretendo ter um Aqua com plantas. Quantas? Quais? Tantas quanto a minha iluminação pud€r suportar. Aqui é uma lógica invertida, as plantas serão escolhidas em função da iluminação que conseguir obter sempre numa perspectiva low cost. O "tipo" de engendranço que vou empregar na iluminação é que depende se o Aqua terá tampa ou não, daí a minha pergunta sobre "tampas" biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Tenho seguido o(s) teu(s) tópico(s) e vejo que estamos no mesmo barco. Muita vontade e pouco guito :confused4: Achas que lá para 2014 conseguimos apresentar aqui todo o setup à maneira!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebo exactamente o que queres dizer, eu tive a sorte de ter muito material oferecido, até agora para o aqua de 60l só gastei guito no móvel e já tenho quase tudo.

Espero antes deste Natal ter tudo montado, pelo menos com as Cory Panda a nadar dentro do aqua.

 

Também não procuro fazer criação, mas se acontecer, melhor! Visto não conseguir ter um cão, por motivos pessoais/financeiros e de logistica, acho que os peixes podem dar uma boa iniciação aos animais de estimação para o meu filhote! Além de que para mim, o fascínio dos aquarios, prende-se por ser um sistema "fechado" que tentamos manter no melhor.

 

Se quiseres estar mais descansado, quando tratares da iluminação, arranja maneira de fazer uma tampa também, assim não terás preocupações de algo saltar para dentro ou para fora do aqua.

 

Então decide a iluminação para pores as plantas, não te esqueças também do substrato, se achares necessário, fértil.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebo exactamente o que queres dizer, eu tive a sorte de ter muito material oferecido, até agora para o aqua de 60l só gastei guito no móvel e já tenho quase tudo.

Espero antes deste Natal ter tudo montado, pelo menos com as Cory Panda a nadar dentro do aqua.

 

Também não procuro fazer criação, mas se acontecer, melhor! Visto não conseguir ter um cão, por motivos pessoais/financeiros e de logistica, acho que os peixes podem dar uma boa iniciação aos animais de estimação para o meu filhote! Além de que para mim, o fascínio dos aquarios, prende-se por ser um sistema "fechado" que tentamos manter no melhor.

 

Se quiseres estar mais descansado, quando tratares da iluminação, arranja maneira de fazer uma tampa também, assim não terás preocupações de algo saltar para dentro ou para fora do aqua.

 

Então decide a iluminação para pores as plantas, não te esqueças também do substrato, se achares necessário, fértil.

 

Pronto, nesse paragrafo a verde, resumiste tudo o que quis dizer antes! É exactamente esse o meu "cenário"!

 

Na questão da tampa vs iluminação, e a não ser que encontre algo muito barato nos "usados" as minhas hipoteses recaiem sobre "leds" (poupar no consumo) de origem duvidosa :character0050: seja nos vulgares "tubos" ou fitas numa caixa negra fechada DIY para melhor concentrar a luz, ou numa calha mais elevada, que poderá obviamente proporcionar uma simples tampa (DIY) translucida de acrilico que ainda assim, irá "obstruir" a pouca projeção que uma solução chinesa apresenta. Equacionei a possibilidade de o aquario ficar sem tampa para melhor potenciar esta segunda hipotese porque me agrada mais esteticamente, mas quis questionar-vos porque, se não for uma solução viavel para os peixes, abandono a ideia de imediato. Espero ter sido mais claro agora.

 

De resto também tenho tudo mais ou menos em mente do que pretendo em termos de substrato. Pedras irei recolher no Alqueva uma vez que vou lá com frequência. Troncos de videira (sugeres outros?) também já estão a ser recolhidos por um familiar que trabalha numa exploração vinicola. Termostato não há muito por onde "inventar", movel está ongoing...

 

Filtro, gostaria obviamente de um exterior mas os seus preços são proibitivos. Continuo à procura de um grande "achado" antes de ter de me render a um filtro interior mas entretanto gostava de saber um pouco mais sobre o assunto por isso peço-vos que me corrijam se estiver errado.

Sei que deverei ter essencialmente filtragem mecanica proporcionada por ceramicas ou outro material poroso, certo?

A filtragem biologica atraves de esponja ou lã de vidro, certo? Está-me a escapar alguma coisa? UV? Sei que se comprar um filtro novo ele virá "equipado" mas como considero todas as possibilidades neste momento, gostaria de ficar mais esclarecido em relação a este assunto.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que deverei ter essencialmente filtragem mecanica proporcionada por ceramicas ou outro material poroso, certo?

A filtragem biologica atraves de esponja ou lã de vidro, certo? Está-me a escapar alguma coisa?

 

 

Tens as filtragens trocadas...a mecânica é pela esponja/lã e a biológica pelas bactérias alojadas nas cerâmicas, areão, etc.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também sou da Parede e posso te indicar algumas lojas.

Perto tens uma junto a igreja de São Domingos ou então avipeixe em carcavelos junto a estação. Se queres qualidade tens que te deslocar um bocadinho, tens a aquahobby em alfragide e tens a aquaeden na malveira, olha que compensa a viagem.

 

Abraço e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu na iluminação do meu aqua uso este tipo. É uma t5 6500K 21W que equivale a 100W, agora não sei os lumens.

O meu aqua é low tech so tenho uma anubia, higrophila polysperma e Valisnerias (penso que os nomes estão bem escritos).

Já uso essa iluminação há um bom tempo e as plantas crescem bem e pouco ou nada de algas.

 

G5_T5_Lamp_fluorescent.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Tens as filtragens trocadas...a mecânica é pela esponja/lã e a biológica pelas bactérias alojadas nas cerâmicas, areão, etc.

Bem sei! Por vezes ainda troco as nomenclaturas por falta de experiência.

O meu ponto é: basta-me estes dois tipos de filtragem!? UV, carvão activado... é dispensavel, certo!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.