Bocal difusor ou bocal largo? O2 vs Co2


FilipeBoto

Recommended Posts

Boas, procurei em diversos tópicos a ver se encontrava resposta e não encontrei, pelo que decidi abrir um novo tópico por achar que deve ser util para muita gente.

 

Chegou hoje um filtro externo jbl e701 para o meu 120 litros. Montei como mandava, e na altura de colocar o tipo de bocal para o retorno da água ao aquário, deparei-me com uma dúvida.

 

Este filtro vem com 2 tubos de 20 cms cada, com furos, que envia a água pelos furos, ou um bocal largo (tipo boca de pato).

 

No manual da Jbl recomenda o bocal largo para aquarios com plantas, completamente dentro de água para nao se perder Co2. Se fizer isto não vou ter um défice de O2?

 

Qual o melhor tipo de bocal a colocar afinal, e qual a melhor forma de o fazer? Acima de agua para gerar oxigenio, meio dentro meio fora, todo submerso...

 

Obrigado

 

Ps. Costumo fazer Co2 caseiro...

Editado por FilipeBoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Tenho um filtro igual a teu no meu aquário de 80 cm de frente. E realmente já utilizei os dois "bucais" de que falas. Agora actualmente uso o bocal de boca larga, acho que a flauta cria muita corrente dentro do aquário, enquanto o bocal largo cria menos. (esta é a minha opinião por experiência própria.)

Quanto ao co2 comecei a ultilizar a bem pouco tempo, e durante o dia dou um jeitinho para o bocal largo não criar grande agitação na superfície, quando desligo as luzes dou outro "jeitinho" para ele criar mais turbulência a superfície, pois durante a noite tanto os peixes como as plantas geram co2,

 

Espero ter ajudado

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, um pequeno reparo, já utilizei 3 tipos de co2, utilizei aquele Kit da sera em pastilhas e o falado co2 caseiro. E na sexta feira comprei um de sistema de garrafa (ficou-me tudo por 90 € foi um kit) já trás tudo.

 

Fiquei surpreendido quando em 4 dias as plantas já desenvolveram mais que em um mês com algum desses dois. Estamos em tempos difíceis, mas se fosse hoje tinha comprado logo este kit, pois o dinheiro que gastei e o tempo que perdia no co2 caseiro etc, já tinha pago outro destes. Se poderes é um bom investimento.

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora por curiosidade qual foi o que compraste e onde, e uma garrafa de quanto que durará para quanto tempo, preço das recargas isso, só pra ter uma melhor noçao do que irás gastar com isso... E obrigado pela resposta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O kit que comprei foi este http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/sistemas-co2/kits-de-co2/waterplant-kit-profissional.html . Até agora estou satisfeito.

 

A duração da garrafa não sei dizer ao certo pois tenho á pouco tempo, mas pelo que pude apurar, cerca de 1 bolha por segundo durante as 8 horas de luz, vai durar-me para aproximadamente 2 meses. O preço de recargas já me informei e fica a 4,5 € aqui pela minha zona carregar a botija.

 

Claro que existem mais kits, estou a dar opinião pelo que tenho.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso mandei vir o filtro dessa loja, essa loja é porreira, e tinha espreitado esses difusores. Pra já vou-me manter com os caseiros que nao há €, tem que ser aos poucos, mas fica a dica. Quanto a pergunta dos bocais, obrigado, eu deixei o meu a agitar um bocadito por cima, mas nada do outro mundo, que quero ver se nao ando a mexer todos os dias. O co2 desligo-o durante a noite, excepto nos "ultimos dias" da garrafa que deixo sempre ligado, até porque nao me altera praticamente nada o Ph nem os KH. O aquario também só tem 1 mês e meio, as plantas ainda tao a enraizar, já vao crescendo, so queria mesmo certificar-me qual o melhor bocal para elas serem mais "felizes". Vou seguir o teu concelho e o da jbl.

No entanto se mais alguém tiver alguma coisa a dizer, força, sou todos ouvidos. Estamos sempre a aprender...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

sim isto na aquariofilia tem que ser mesmo aos poucos, se uma pessoa quiser comprar tudo de uma vez são precisos muitos € :shocked028:

Também comprei o meu filtro nessa loja, é 5 estrelas, não tenho nada a apontar.

 

Cumprimentos

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais