DIY Iluminação Led LOW COST


RuiGonçalves

Recommended Posts

Boas.

 

Ontem decidi alterar a iluminação que tenho no aqua.

Além de fraquinha e antiguinha, está a começar a dar problemas, e a flora do aqua está a pedir mais (apesar de não ser muita).

 

Assim, vou construir uma tampa nova para o aqua.

Terá 80X35 (a medida do aqua) e leva fitas de led, dispostos mais ou menos assim:

 

6uns.jpg

A fita de Led comprei na net, e tem as seguintes características:

Fita de 5 Metros com 300 Leds resistente a agua. 200 lumens por metro ( 4.8W por metro ), o que prefaz 1000 lumens (24w).

Espero é que seja suficiente.

Mal receba o material coloco fotos da "obra" a ver se resulta.

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Ainda não recebi a fita, só chega na 2ª feira e mal chegue vou testar e colocar umas fotos aqui, e da montagem também.

 

Mas apesar de pelos vistos ter menos 750 lm que a t5, é certamente mais barata e tem outra vantagem:

 

Escolhi uma RGB, pelo que desligando o branco pode ficar um azul, tipo moonligth, já que a fita tem um comando.

Assim, consigo ter luz branca ou azul, ou verde ou vermelha e controlar a luminosidade (tipo por do sol ou nascer do sol) com o comando.

E se vir que 1000 lm nao chegam, outra fita junto (conforme está o desenho em cima dá para meter mais 5 metros), fico com 2000 lm e posso controlar se quero acender 2000 lm ou 1000, ou 1200 ou 1400 ou o que quiser.

2 fitas são 44 euros (transporte e fonte alimentação incluídas).

 

Abraço

Editado por RuiGonçalves

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem.

 

Chegou a fita de leds.

Como não há bela sem senão, tive de modificar a fonte de alimentação que era de 2A para 6A. Sem grande stress.

 

Como queria ver como ficava, coloquei a fita em cima do vidro aos "esses" para ver os efeitos.

 

O comando (para verem que cores pode ter, se bem que só me interessa o azul e o branco)

 

0e13.jpg

 

Em vermelho

 

ekqt.jpg

 

Em verde

 

l1d4.jpg

 

Em azul

 

unui.jpg

 

E finalmente branco frio

 

uut0.jpg

 

Agora, é altura de começar a construir a estrutura de madeira e vidro.

A madeira será em principio contraplacado marítimo, mas dá para fazer com qualquer outra, desde que se use um bom primário, tapa poros, boa tinta etc.

 

Nas fotos acima a luz não é tão forte quanto eu queria, mas muita da luz está a perder-se para os lados e para cima, problema que irá com certeza desaparecer com a estrutura.

Uma cor só é 1/3 da potência.

O comando permite ainda fazer fade-in e fade-out, mas essas explicações e detalhes deixo para quando o projecto estiver pronto.

 

Abraços

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso comprei um rolo de fita para o meu novo aquario e vou fazer uma calha, mas os led´s foram os 5630.

 

* 300 × 5630 SMD LED / Roll,60 LEDs pro Meter.
* LED type: SMD5630,daywhite.
* silicon gel type waterproof.
* Color: daywhite.
* View angle: 120°.
* Working input Voltage: DC 12V, ≥ 6A.
* long life: >50,000 hours.
* Working Tempreture: -20~50° .
* Working power: 4.8W/M.
* Color Temperature: 7000~8000K .
* Low power consumption,Super-bright but running with low temperature .
* Can be cut per unit (3 LED) .

 

Vou fazer uma calha com estes leds e depois ponho umas imagens

 

Mas já agora o que acham destes leds?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso comprei um rolo de fita para o meu novo aquario e vou fazer uma calha, mas os led´s foram os 5630.

 

* 300 × 5630 SMD LED / Roll,60 LEDs pro Meter.

* LED type: SMD5630,daywhite.

* silicon gel type waterproof.

* Color: daywhite.

* View angle: 120°.

* Working input Voltage: DC 12V, ≥ 6A.

* long life: >50,000 hours.

* Working Tempreture: -20~50° .

* Working power: 4.8W/M.

* Color Temperature: 7000~8000K .

* Low power consumption,Super-bright but running with low temperature .

* Can be cut per unit (3 LED) .

 

Vou fazer uma calha com estes leds e depois ponho umas imagens

 

Mas já agora o que acham destes leds?

 

Parece bem. As características dos leds são iguais as da minha fita, a única diferença é que a tua é exclusivamente branca.

E 4 euros mais barata :)

Editado por RuiGonçalves

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Acho que para 180lt vais precisar de outra...

Cuidado com as fontes de alimentação.

Normalmente são de 12v 2A, o que quer dizer que o "potencial" da fita não está todo aproveitado.

 

Se o controlador da fita indica 6A, então o transformador deve ser de 6A e não de 2A, que foi o que aconteceu comigo. Por sorte tinha um transformador aqui que deu para fazer uma ligação em paralelo, senão em vez dos 200 lumens/metro tinha só cerca de 60 a 70.

 

Cumprimentos

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas especificações para os 5 metros de fita indicam 8400 Lumens vou ver como as plantas vão reagir mas tb são todas de fácil manutenção, a fonte de alimentação que vou usar é de 12V e 12A

 

Esses lumens parecem-me demasiados para uma fita dessas, tens a certeza desse numero? a potência máxima dessa fita é de 72w e acho muito lumen para tão poucos watts...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o que está nas especificações da fita, agora se realmente é ou não?!

 

É igual a esta

http://www.ebay.com.au/itm/5M-300-LED-Strip-Strips-Light-5630-Brightest-SMD-Cool-White-IP65-Waterproof-12V-/330824112194

Editado por icecosta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Esses lumens parecem-me demasiados para uma fita dessas, tens a certeza desse numero? a potência máxima dessa fita é de 72w e acho muito lumen para tão poucos watts...

 

Concordo. Estão com quase 120Lm/W, nem sei se os melhores High Power Led chegam a isso, muito menos uma fita. Mas posso estar enganado..

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo contradizer até pq não serei a pessoa mais indicada, mas estes leds são diferentes das fitas que normalmente se encontram são SMD 5630 portanto é de esperar que sendo maiores e gastando mais emitam mais luminosidade imaginando por exemplo que os SMD 5050 andem nos 80/90 lumens por metro, estes sendo maiores e mais potentes não se tornará assim tão impossivel os 120lm/m digo eu que não pesco nada disto limito-me a tentar estar informado.

Já montei a calha e logo que possa coloco umas fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo contradizer até pq não serei a pessoa mais indicada, mas estes leds são diferentes das fitas que normalmente se encontram são SMD 5630 portanto é de esperar que sendo maiores e gastando mais emitam mais luminosidade imaginando por exemplo que os SMD 5050 andem nos 80/90 lumens por metro, estes sendo maiores e mais potentes não se tornará assim tão impossivel os 120lm/m digo eu que não pesco nada disto limito-me a tentar estar informado.

Já montei a calha e logo que possa coloco umas fotos.

 

Se leres bem oque foi escrito foi falado de lumens por watt e não por metro... o que realmente ínteressa é a eficácia do led e isso só se pode medir em luz criada por watt gasto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Erro meu ainda assim a lógica mantem-se se o led é maior e mais potente a eficacia por watt vai ser maior que os habituais SMD 5050, agora se realmente é o que anunciam 8400Lumens ai já não arrisco a dizer nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente concluído.

 

Antes de mais, custo total:

 

Fita 20,5 €

Vidro 3 €

Madeira 19€

Tinta (já tinha por isso não gastei, mas compra-se uma tinta de agua por +- 5 €)

 

Total aproximado: 45 € (tinta incluída) mais mão de obra (custo zero)

 

Fotos da montagem da tampa em: http://imageshack.us/g/1/10295331/

(para não ficarem as imagens todas aqui)

 

y6cr.jpg
kz18.jpg

Qualquer duvida relativa à montagem da tampa, podem perguntar.

 

Em relação à luz propriamente dita, estou muito satisfeito. A potencia é mais que suficiente para o aqua.

Além disso posso regular a intensidade da luz com o Dimmer.

 

Cumprimentos

Editado por RuiGonçalves

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha experiência com os 5630 é péssima.
Usei 2x40cm SMD 5630 por cada aquário da minha bateria e em seis meses tenho fitas as perderem intensidade de luz e alguns leds quase apagados.
As primeiras impressões foram óptimas mas agora estou em processo de substituição da iluminação.

 

Desejo-vos melhor sorte! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha experiência com os 5630 é péssima.

Usei 2x40cm SMD 5630 por cada aquário da minha bateria e em seis meses tenho fitas as perderem intensidade de luz e alguns leds quase apagados.

As primeiras impressões foram óptimas mas agora estou em processo de substituição da iluminação.

 

Desejo-vos melhor sorte! :)

 

Acredito, mas também depende da marca que se compra. Nem todos os SMD 5630 são iguais e se comportam da mesma forma ao longo do tempo.

 

Cumprimentos

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais