Tubo LED T5 no lugar de fluorescentes T5


lsp

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Queria deixar aqui a minha dúvida sobre iluminação.

 

Tenho uma calha com duas lâmpadas fluorescentes t5 (24W) em um aquário de CRSs de 60x30x30 (46 litros reais), com anubias variadas, musgo de java, microsorum mini e microsorum windelov. Cada uma das t5 tem 1900 lm, o que possivelmente deve ser mais do que o necessário para as plantas que tenho (82,6 lm/l). Por conta do consumo das minhas t5, pretendia substitui-las por duas ECOLEDT5. A minha dúvida está na "baixa" quantidade de lúmens (900 lm por lâmpada - (900 lm x 2) / 46 l = 39 lm/l) emitida pelas lâmpadas, em comparação com as t5 fluorencentes. Não seriam lúmens a menos? Ficava bem servido estas ecoledt5?

 

Agradeço desde já as vossas respostas,

 

Leandro Pessanha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo o aquário 30 cm e com as plantas que tens, é capaz de resultar bem.

Não esperes a mesma luminosidade e uniformidade da luz, que tens com as t5, mas para o que queres é uma boa opção.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, João.

 

A minha intenção é economizar na eletricidade, sem prejudicar as plantas que tenho. A "... luminosidade e a uniformidade da luz..." deixaram-me com a pulga atrás da orelha, será que esteticamente o visual do aquário fica prejudicado? Existe solução em led que seja mais eficiente (e mais em conta :smile2:)?

 

Cumprimentos,

Leandro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também gostava de saber mais sobre essas lâmpadas, pois tenho um aqua com as medidas do teu, só que só tenho uma t5 de 15w. Ela serve para o que tenho mas já precisa de ser substituida e ando à procura de uma solução duradoura em que os leds ganham e muito nesse aspecto.

 

Ando com dificuldade em encontrar sitios que as vendam, em saber os melhores preços e para a minha medida que é de 55cm +/-.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Leandro,

 

Essas lâmpadas led são suficientes. Com uma apenas ficavas bem servido, se pretendes ter apenas anúbias fetos e musgos.

A uniformidade talvez se altere um pouco pois os leds, não sei se é o caso dessa lâmpada, trabalham com lentes, dependendo da sua amplitude pode ou não cobrir os 60cm, mas em principio sim.

Acabei de montar um aquário de 115l que trazia uma calha para t5, troquei-a por 3 barras led de 8w cada e as plantas têm-se portado bem. Vê no meu tópico. Mas eficiente só mesmo focos, mas isso fica caro pois precisar de dois.

Eu ia para as lâmpadas led...

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de montar um aquário de 115l que trazia uma calha para t5, troquei-a por 3 barras led de 8w cada e as plantas têm-se portado bem. Vê no meu tópico. Mas eficiente só mesmo focos, mas isso fica caro pois precisar de dois.

Eu ia para as lâmpadas led...

 

Obrigado, JoaoRRM.

 

JoãoRRM, os focos que citaste são ainda mais caros que as ecoled? Eu já vi, nas pesquisas que fiz, aquários com focos, mas eram focos bem mais baratos que as led tubulares a que me referi. Atenção, não estou a duvidar de ti...

 

Eu fui ao teu tópico, mas o aquário que vi por lá não tinha plantas... será mesmo esse?

 

Cumprimentos.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é esse, nessa altura ainda não tinha plantas.

Os focos que falei são os de Par 38 casquilho E27 essas lâmpadas tem vários leds individuais ate 3w.

Depois tens outros que tem apenas um led de 10w/20w...

Um de 10w servia para o teu aquário: http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=735_1125&products_id=57661

Fica a ideia.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

o leroy tem uma promoção mais em conta (não sei por quanto tempo)

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Iluminacao/Iluminacao-exterior/Projetores/16264724_PROJECTOR-EXT-LED-6000K-20-W-CZ-LUZ-BRANC.aspx

 

Até gostei da luz, mas alterava o ângulo, 120º é muito aberto para um aquário. O preço é muito aliciante!

Nada que um pouco de DIY não resolva.

 

Tenho um LFL-C100S para 1 metro e estou contente (18w).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas respostas, JoãoRRm e tmiravent.

 

São estas as PAR38? As dos chineses valem o dinheiro que se paga por elas? Espera-se é 1 mês por elas...

 

http://www.ebay.com/itm/FREE-SHIPPING-PAR38-E27-Spotlight-12W-LED-Plant-Grow-Light-Red-Blue-Color-SEAART-/200940200510?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2ec8f8223e

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As PAR38 são bastante escassas em portugal, principalmente as com menor consumo em watts. Tenho procurado em muitos sites da área de iluminação e nada.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais